Texto
Áureo
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em
tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados
irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1º Ts 5.23)
Verdade
Prática
Nossa tríplice natureza – física, mental e
espiritual – deve ser plenamente consagrada a Deus, para que o mundo veja, em
nosso ser, a imagem e a semelhança do Criador.
LEITURA
BÍBLICA
Gênesis 1.26-28; 2.7
Gênesis 1.26-28 “E disse Deus: Façamos o
homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do
mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre
todo réptil que se move sobre a terra. 27. E criou Deus o homem à sua imagem; à
imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. 28. E Deus os abençoou e Deus
lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e
dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal
que se move sobre a terra.”
Gênesis 2.7 “E formou o Senhor Deus o
homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente.”
INTRODUÇÃO
Na aula de hoje, estudaremos as partes que
constituem a natureza humana. Veremos que o nosso ser, em virtude das partes
que o compõem, é de tal forma maravilhoso, que chega a ser inexplicável (Sl
139.14). Além da substância física (o corpo), possuímos também uma substância
imaterial (o espírito e a alma). Habilitou-nos Deus, assim, a relacionar tanto
com o mundo físico quanto com o mundo espiritual.
O ser humano é constituído de corpo, alma
e espirito. O ser humano é um ser complexo. Essa complexidade passa pela a
materialidade e imaterialidade da pessoa que se revelam na constituição do
corpo, da alma e do espirito.
O objetivo desta lição não é apenas
explorar a natureza humana, mas levar você a consagrar inteiramente o seu
corpo, a sua alma e o seu espírito ao Criador e Mantenedor de todas as coisas.
Torna-se mais fácil para nós solucionarmos
os nossos problemas e compreendermos como e por qual razão nos comportamos
desta ou daquela maneira, quando entendemos melhor a natureza humana.
É verdade que o homem é uma criatura
complexa, é dotado de um corpo admirável, de uma mente fértil e da capacidade
de distinguir entre o que é certo e o que é errado. Essas são apenas algumas
das muitas características do ser humano. Essa descrição revela-nos que ele tem
um aspecto material ou físico, que é palpável ou pode ser visto, e um aspecto
imaterial ou não-físico, que não pode ser visto, medido e nem analisado em
laboratório. (Livro Fundamentos da Verdade - ICI - Floyd C. Woodworth - David
D.Duncan - Páginas 165-166)
I. A
COMPLEXIDADE DO SER HUMANO
A natureza do ser humano é distinta tanto
em relação a Deus quanto em relação aos anjos. Vejamos por quê.
1. A
Natureza de Deus.
Ao contrário do homem, Deus é um ser
simples; possui uma única natureza. Por essa razão, Ele foi definido, pelo
próprio Filho, como sendo espírito (Jo 4.24). Isso significa que, para existir,
o Senhor não necessita, como nós, de uma natureza composta de corpo, alma e
espírito. O Todo-Poderoso define a si mesmo como aquele que simplesmente é: “EU
SOU O QUE SOU” (Êx 3.14). Ele existe por si mesmo (Jo 5.26).
1.1.
Como pode Deus não ter um corpo físico e ser uma pessoa?
Quais são as partes essenciais do corpo de
uma pessoa? Os braços? A voz? Os olhos? Se um indivíduo vier a perder qualquer
desses membros, ainda assim continuará sendo uma pessoa. Podemos concordar que
uma pessoa é algo que não se restringe ao corpo.
Uma pessoa é alguém dotado de capacidade
de pensar, de sentir e de tomar resoluções. Embora não tenha um corpo físico,
certamente tem inteligência e também a capacidade de sentir, de pensar e de
raciocinar.
A Bíblia revela-nos que Ele se comunica
com outros seres (Sl 25.14) e que é afetado pelas reações deles a Ele (Is
1.14). Deus pensa (Is 55.8) e toma decisões (Gn 2.18). Todas essas são
características de um ser pessoal. Logo, Deus é um Ser Pessoal.
1.2.
Entenda que Deus é Espírito, e nunca foi visto.
Em que você pensa, quando fecha os olhos e
procura imaginar como é Deus? Se em sua mente forma-se uma espécie de imagem,
então a sua maneira de pensar não corresponde inteiramente àquilo que as
Escrituras ensinam. Deus não tem forma alguma, porque Ele é Espírito (Jo 4.24),
e um espírito é invisível. Diz-nos o trecho de João 1.18: “Deus nunca foi
visto...”
Deus é espírito! Essa é uma declaração
que, com uma única palavra, diz-nos o que Deus é. Esse não é um conceito fácil
de explicar.
Deus é invisível, imaterial e não se
compõe em partes. Disse Jesus: “... um espírito não tem carne nem ossos...” (Lc
24.39). Deus não tem quaisquer das propriedades ou características que
pertencem à matéria.
Paulo descreve Deus como “... Rei dos
séculos, imortal, invisível, ao único Deus...” (1ª Tm 1.17), e também como “...
bem-aventurado e único poderoso Senhor, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;
aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem
nenhum dos homens viu nem pode ver...” (1ª Tm 6.15,16).
1.3.
Como entender algumas passagens bíblicas onde pessoas dizem ter visto À Deus?
Ora, se Deus realmente é um espírito
invisível, então como podemos entender as instâncias existentes na Bíblia, como
aquela descrita em Êxodo 33.19-23, onde somos informados que Moisés viu a Deus?
Na verdade, não temos ali qualquer contradição com o fato que Deus é invisível
e imaterial. Em algumas dessas ocasiões homens viram os reflexos da glória de
Deus, mas não viram a Sua essência propriamente dita. Outras ocasiões revelam
que um espírito pode manifestar-se sob formas visíveis. Deus é perfeitamente
capaz de revelar-se por intermédio de alguma manifestação física. Isso
aconteceu, por exemplo, quando o Espírito Santo pairou por sobre Jesus como uma
pomba, quando Ele acabara de ser batizado nas águas (Jo 1.32-34).
1.4.
Talvez você esteja pensando: Se Deus é imaterial, por que razão, então, a
Bíblia fala sobre as mãos, os pés, os ouvidos, a boca, o nariz ou a face de
Deus?
Por que existem passagens bíblicas que falam como se Deus estivesse fazendo
alguma coisa que um ser humano também faria? Para exemplificar, Salmo 98
refere-se à “Sua destra e o seu braço santo” (Sl 98.1); Salmos 99.5 fala sobre
alguém a adorá-lo “diante do escabelo de seus pés”; e salmos 91.4 refere-se a “suas
penas” e “suas asas”.
Visto que é muito difícil para nós
realmente compreendermos a essência divina, Ele impulsionou os escritores
sagrados a usarem objetos que nos sãos familiares, aplicando algumas
características dos mesmos a Deus. Dessa forma, obtemos alguma compreensão do
desconhecido, através do que é conhecido. (Livro Fundamentos da Verdade - ICI -
Floyd C. Woodworth - David D.Duncan - Páginas 20-22)
2. A
Natureza dos Anjos.
Seres criados e finitos, os anjos possuem
igualmente apenas uma natureza. Eles são descritos como espíritos (Hb 1.14). E,
diferentemente de nós, não se reproduzem através do sexo (Lc 20.34-36). O corpo
angélico é espiritual (1ª Co 15.44; Hb 1.14).
2.1.
Os Anjos são criaturas.
Negar a criação dos anjos implica em
deixar de reconhecer a realidade do mundo espiritual. Eles não são meras
figuras de retórica nem simbologias irreais, mas criaturas de Deus, superiores
às criaturas humanas e também dotados de qualidades morais e espirituais.
2.2.
Os Anjos são seres Espirituais.
O autor da Epístola aos hebreus os chama
de “espíritos ministradores” (Hb 1.14). Eles são espíritos criados sem corpos
materiais, neste aspecto diferente de nós, que somos espíritos com corpos
físicos. Portanto, as limitações físicas, próprias dos humanos, os anjos não as
têm. Eles são superiores à matéria e não estão sujeitos à lei da gravidade, por
isso, podem locomover-se de um lugar para outro com extrema rapidez. Várias
aparições angelicais indicam essa característica (Gn 18.1-10; 28.10-22).
2.3.
Os Anjos são seres pessoais.
Eles possuem todos aqueles atributos de
personalidade que os homens têm, tais como inteligência, vontade, sentimento,
livre-arbítrio. Eles pensam, falam, sentem e se comunicam com Deus e com os
homens (Sl 148.2; Mt 24.36). (Pr. Elienai Cabral - Revista CPAD - 1T - 2001 -
Página 36-37).
3. A
natureza dos homens.
Já os seres humanos possuem uma natureza, que pode ser descrita como dupla: uma
física (o corpo) e uma espiritual (a alma e o espírito – 1ª Ts 5.23). Para
vivermos neste mundo, necessitamos de nossa natureza completa. Se uma
apartar-se da outra, morremos (1º Rs 17.21,22).
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
É importante que você aproveite a
introdução da aula para mostrar a classe que o ser humano é um ser integral, ou
seja, global. Use este trecho para aprofundar essa reflexão: “Considerar o ser
humano uma unidade condicional resulta em várias implicações. Primeira: o que
afeta um elemento do ser humano afeta a pessoa inteira. A Bíblia vê a pessoa
como um ser global, ‘e o que toca numa parte afeta a totalidade’. Em outras
palavras, uma pessoa portadora de doença crônica (no corpo) por certo terá
afetadas as emoções e a mente e até o canal da comunhão normal com Deus.
Erickson observa: ‘O cristão que deseja ter saúde espiritual dedicará atenção a
questões tais como a dieta, o repouso e o exercício’. De modo semelhante, a
pessoa que sofre certas pressões mentais poderá manifestar sintomas físicos ou
até mesmo doenças físicas” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.252).
II.
AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO
O corpo humano tem as seguintes
características: materialidade, visibilidade e mortalidade.
1. O que significa a palavra corpo.
A palavra corpo no
hebraico é basar, no grego
é somma. A palavra sarx traduz, também, a palavra
hebraica basar. A tradução mais comum da palavra sarx é “carne.” A marca distintiva
de sarx é a transitoriedade
e denota o corpo de animais e seres humanos. Neste sentido, pode ser um
sinônimo de soma. Na
literatura paulina, a palavra é usada tanto para o aspecto físico do homem (Gl
4.12) como as suas inclinações carnais e pecaminosas. Para Paulo, nada de bom
reside na sua carne que pode ser instrumento de pecado (Rm 7.18).
A palavra corpo,
biblicamente falando, é a parte visível para habitar no mundo físico; é a parte
física do ser humano. O corpo é a parte que se separa na morte física.
Mas o corpo físico pode
também ser considerado um “veículo”, que pode servir tanto para santidade
quanto para o pecado. Em gênesis 3.1, Satanás utilizou não de um corpo humano,
mas de um corpo animal, mais especificamente de uma serpente, para poder se
comunicar com Eva para tentá-la. Em contrapartida, Deus precisou do corpo
humano de Jesus (Filipenses 2.6 - 11) para se manifestar como Salvador. Jesus
teve de nascer de um corpo físico (virgem, é claro) para assim se manifestar. A
Bíblia, é bem enfática ao dizer que Jesus em tudo se fez homem, mas também era
100% espírito. Mas para Deus, o corpo é a sua morada, ou santuário, ou
tabernáculo de carne.
O homem físico do ser
humano é diferente de todos os demais seres vivos, embora alguns cientistas
tentam afirmar na semelhança com o macaco, mas também o homem não se parece com
seu criador no aspecto físico, visto que Deus é espírito, e espírito não possui
forma, a natureza física do homem foi criada única e especialmente para o
homem, nem Deus, nem os anjos, nem os animas deste planeta possuem
características parecidas.
2.
Materialidade.
Ao contrário dos anjos - seres espirituais
-, criados de uma só vez pela palavra divina (Sl 33.6), o homem - ser material
e físico - veio à vida a partir de uma matéria já existente: a terra. Deus,
pois, formou Adão, o primeiro genitor da humanidade, do pó de nosso planeta (Gn
2.7). O mesmo pode-se dizer de Eva, que, provinda do homem, possui a mesma
substância deste (Gn 2.21,22). Desde a sua criação, o ser humano vem
reproduzindo-se e enchendo a terra (Gn 1.28; At 17.26).
A constituição material do corpo humano
faz com que ele esteja submetido às leis da natureza, às leis físicas (“physis”, em grego, quer dizer natureza),
de forma que o corpo humano, enquanto tal, é idêntico aos demais corpos
existentes na natureza, tendo, assim, as mesmas qualidades e características
das demais substâncias corporais, tais como, peso, massa, extensão, submissão a
espaço e a tempo.
Vemos, portanto, que o fato de o corpo ser
uma substância material não é um mal em si. Muito pelo contrário, o corpo foi
feito substância material por expressa vontade de Deus e tudo o que Deus fez
foi muito bom (Gn.1.31).
3.
Visibilidade e tangibilidade.
Envolto num corpo material, o ser humano
pode ser visto e tocado. Aliás, a visibilidade e a tangibilidade (aquilo que se
pode tocar) foram as provas que o Senhor Jesus apresentou a Tomé como
evidências de sua ressurreição física (Jo 20.27). O discípulo incrédulo só veio
a convencer-se da verdade depois de ter visto e tocado as feridas do Cordeiro
de Deus (Jo 20.29).
É bastante fácil para nós identificarmos o
aspecto físico ou material do homem. É aquilo que vemos em outra pessoa. É
aquilo que um médico examina e sobre o que um cirurgião opera. Esse corpo
físico pode ser pesado, medido e analisado em laboratório. É o corpo humano.
(Livro Fundamentos da Verdade - ICI - Floyd C. Woodworth - David D.Duncan -
Páginas 166).
3. O
corpo do homem segundo a Bíblia.
O corpo é como o átrio externo do homem,
ocupando assim uma posição externa e visível a todos.
A Bíblia usa alguns nomes para figurar o
corpo do homem enquanto ele viver nesta vida terrena.
3.1.
O corpo é o instrumento, o tabernáculo, a oficina do espírito. O corpo é órgão
dos sentidos e o laço que une o espírito ao universo material. Pelo corpo o
homem pode ver, sentir e apalpar o que está ao seu redor.
As impressões vêm do exterior pelo corpo,
porém elas só têm significado quando reconhecidas e atendidas pelo espírito. A
consciência própria, a direção própria, o poder de pensar, querer e amar,
pertencem exclusivamente a alma. Diante disto se entende que a alam é o agente,
enquanto o corpo é a agência.
3.2.
O corpo é um vaso de barro. Paulo escreveu que nosso corpo é vaso de barro (2ª
Co 4.7), evidentemente o corpo é terreno (1ª Co 15.47), e como tal, um corpo de
humilhação (Fl 3.21), sujeito às enfermidades e à morte (1ª Co 15.53), de
maneira que gememos por um corpo celestial (2ª Co 5.2). Mas, nunca devemos nos
esquecer de que o nosso corpo é também “santuário do Espírito Santo” (1ª Co
6.19) e “membros do corpo de Cristo” (1ª Co 6.10; 12.27). E o Espírito Santo
fortalecerá o nosso tabernáculo terrestre para que possamos corresponder às
necessidades da obra de Deus e para que nem nossa vida, nem o reino de Deus
sofram por causa das fraquezas do corpo.
3.3.
Templo do Espírito Santo.
Mediante o corpo o homem é um ser social
religioso e por meio do corpo é que ele será julgado. Segundo o apóstolo Paulo
o corpo é o Templo do Espírito Santo (1ª Co 3.16), o homem também é Templo de
Deus, e da mesma maneira tem três partes: CORPO, ALMA e ESPÍRITO.
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e
que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o
templo de Deus, Deus o destruirá porque templo de Deus que sois vós é santo” (1ª Co 3.16-17).
O apóstolo está assim
doutrinando os crentes da igreja de Corinto para que eles soubessem analisar o
que eram eles em relação a Deus. Os Coríntios antes de serem cristãos tinham
sido da religião pagã. No paganismo os deuses eram adorados através de imagens
que não tem espírito nem vida; mas Jesus disse: “Deus é Espírito”, portanto o
apóstolo estava dizendo aos Coríntios que eles podiam ser morada de Deus em
Espírito. Esta morada fazia referência à existência da presença contínua de
Deus na vida dos membros da Igreja.
O Senhor, pelo Seu Espírito,
habita em nosso corpo. O nosso corpo não é simples invólucro orgânico de
notável composição: é templo do Espírito Santo. Paulo lembra aos cristãos que o
corpo dos salvos é também consagrado templo do Espírito Santo, que de Deus já
havia recebido. Isso implica dizer que onde quer que estejamos, somos
portadores do Espírito Santo, templos em que apraz a Deus habitar. Em função
disso, toda a forma de conduta que não seja apropriada para o templo de Deus
deve ser eliminada, pois nada que seja inconveniente no templo de Deus é decente
no corpo do filho de Deus.
Corpo consagrado, ou
seja, nosso corpo só será totalmente santificado depois de transformado (Rm
8.23 – Fl 2.21 – 1ª Co 15.50-53). Até que isto aconteça, a santificação do
corpo é o processo contínuo de sujeitar a carne (1ª Co 9.27), guardar-se da
imoralidade (1ª Co 6.13-20; 1ª Ts 4.1-8) e usar adequadamente os membros do
corpo. A santificação do corpo abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir
(Ef 4.25,29; 1ª Tm 2.9-10).
3.4.
A matéria não é obstáculo a que se sirva a Deus. O homem foi
criado num corpo material, do pó da terra e habitava em plena comunhão com Deus
no jardim do Éden. A Bíblia mostra-nos que Deus fez o homem reto (Ec7.29) e,
portanto, como o homem já era dotado de matéria quando foi criado, isto indica
que a matéria não é um mal em si, nem empecilho para que se sirva a Deus. Tanto
assim é que, até a queda, o primeiro casal serviu a Deus sem qualquer
dificuldade, embora fossem dotados de um corpo material. Jesus, também, é um
exemplo de quem possuía um corpo material igual ao nosso (Hb 10.5) e que, nem
por isso, pecou (Hb4.15).
As pessoas não podem confundir entre o
corpo e a natureza pecaminosa do homem, que as Escrituras denominam de “carne”.
O corpo (em grego, “soma”-σῶμα) é a
parte material do homem, o homem exterior, a parte do homem que faz contato com
o mundo físico e que pertence ao mundo físico, o “pó da terra”. Já a carne (em
grego, “sarx”-σάρχ) é a natureza
pecaminosa do homem, é a tendência rebelde, egoísta e que leva o homem ao
pecado, a parte do homem que não quer se submeter ao senhorio de Deus, presente
não no corpo, mas no homem interior (alma e espírito). A carne, deste modo, não
são os tecidos, os músculos nem os órgãos do nosso corpo (não estamos aqui falando
de carne como quando nos referimos à carne que compramos no açougue), mas os
sentimentos, desejos e paixões da alma contrários à vontade de Deus, algo que
será objeto de nosso estudo mais adiante neste trimestre. É por causa desta
confusão entre corpo e carne que se chegam a algumas conclusões que aproximam o
pensamento de alguns estudiosos da Bíblia aos dos filósofos já mencionados,
algo que deve ser evitado, pois sem qualquer respaldo bíblico e que tanta
confusão e margem ao ingresso de falsas doutrinas têm ocasionado em nosso meio.
A Bíblia deixa-nos isto bem claro ao
apresentar algumas figuras a respeito do corpo, figuras estas que nos dão a
exata posição do corpo no ser humano, qual o seu papel e o que ele deve
representar na nossa vida.
A Bíblia refere-se ao corpo como sendo um
tabernáculo ou uma tenda. Paulo diz que o nosso corpo é a “nossa casa terrestre
deste tabernáculo” e, mais, que se trata de uma casa que irá se desfazer (2ª Co
5.1). Pedro, também, utiliza-se da mesma figura, ao afirmar que “brevemente hei
de deixar este meu tabernáculo” (2ª Pe 1.14).
4. Os cinco
sentidos do corpo.
4.1. Audição. Através da
audição percebemos os sons, a orelha humana possui mecanorreceptores[1]
que captam as ondas sonoras. Na orelha interna fica a cóclea que é uma
estrutura em forma de cone, nesse tubo cônico ficam localizados os receptores.
4.2. Visão. Os olhos têm a
presença de fotorreceptores, eles respondem aos estímulos luminosos. A retina
do olho é o lugar onde os receptores estão localizados, eles são classificados
em bastonetes e cones. Os bastonetes têm sensibilidade a luz, mas não percebem
cores. A visão em cores é possibilitada pelos cones que não são muito sensíveis
a luz.
4.3. Olfato. Através dele
temos a capacidade de perceber odores, a estimulação do epitélio olfatório que fica
no teto da cavidade nasal e é rico em células nervosas que garante essa
percepção dos odores.
4.4. Paladar. Este unido ao
olfato é responsável pela percepção dos sabores e da textura dos alimentos. A
boca tem as papilas gustatórias, essas papilas percebem sensações táteis além
dos sabores, doce, amargo etc..
4.5.
Tato.
Através do tato percebemos vibrações, somos capazes de captar a pressão, de
perceber a dor e a mudança de temperatura. Esse sentido é diferente de todos os
outros, pois os receptores estão localizados na pele.
[1]. Mecanorreceptores é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico. Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural, ou propriocepção.
[1]. Mecanorreceptores é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico. Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural, ou propriocepção.
5.
Mortalidade.
Apesar de material, o corpo humano foi
criado com a possibilidade de manter-se vivo para sempre. Se não fosse o
pecado, Adão e Eva estariam, hoje, entre nós (Gn 2.16,17). Mas, por causa de
sua desobediência, morreram; o salário do pecado é a morte (Gn 5.5; Rm 6.23). O
apóstolo Paulo ensina, porém, que, quando do arrebatamento da Igreja, o que é
mortal revestir-se-á da imortalidade (1ª Co 15.53,54). O homem, portanto, foi
criado imortal. Ou seja: com a possibilidade de viver para sempre, caso não
houvesse pecado. Mas, quando recebemos a Jesus, como nosso Salvador, passamos a
desfrutar, desde já, a vida eterna (Jo 3.15). Ele é Jesus Cristo, o Filho de
Deus! Crer nisso depende a nossa eternidade.
O apóstolo Paulo ensinou que embora nossos
corpos entrem em decomposição após a morte, eles serão miraculosamente
ressuscitados quando o Senhor Jesus voltar: “... a nossa cidade está nos céus,
donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o
nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso...” (Fp 3.20,21).
(Livro Fundamentos da Verdade - ICI - Floyd C. Woodworth - David D.Duncan -
Páginas 166).
“Os escritores sagrados tinham uma ampla
variedade de termos relativos ao ’corpo’. Para os hebreus, ’carne’ (basar, she’er) e ’alma’ (nepresh) podiam significar corpo (Lv
21.11; Nm 5.2, onde o significado parece ser ’cadáver’). ’Força’ (me’od) dizia respeito ao poder físico do
corpo (Dt 6.5). Os escritores do Novo Testamento mencionam a ’carne’ (sarx, que às vezes significava o corpo
físico), a ’força’ (ischus) do corpo
(Mc 12.30) ou, mais frequentemente, o ’corpo’ (sõmo), que ocorre 137 vezes” (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de janeiro: CPAD, 1996, p.246).
III.
ALMA, O NOSSO ELO COM O MUNDO EXTERIOR
Só viremos a entender claramente a nossa
natureza espiritual, se aceitarmos esta proposição: espírito e alma são
inseparáveis. A partir daí, veremos a alma como a janela, através da qual
acessamos o mundo exterior. Nesse sentido, a morte física é a separação entre a
alma e o corpo.
1. O que significa a palavra alma.
A definição da alma se resume da seguinte
forma: Alma do lat. anima, animo, energia, essência, é a parte imaterial do ser
humano; no hebraico nephesh e no
grego psyche. Ambos podem referir-se
ao fôlego de vida, ou a vida biológica. Também podemos entender como: “alma,
ser vivente, vida, pessoa, desejo, emoção, paixão”. O que a palavra designa
deve ser julgado totalmente pelo contexto. Em Is 10.18 e Dt 12.23, por exemplo,
quer dizer aquilo que respira, e como tal é distinguido da carne ou corpo.
Os vários sentidos da
palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa física; devem
ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está contida a palavra
“alma”. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio
inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos como
agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se
com o mundo exterior.
Teologicamente, podemos estabelecer o
seguinte: O homem é composto por uma parte material e outra imaterial.
2.
Alma e espírito são inseparáveis.
Em nosso ser, alma e espírito acham-se tão
unidos, que somente a Palavra de Deus pode alcançar-lhes a junção (Hb 4.12).
Conforme veremos, a alma e o espírito formam a nossa substância imaterial. E
cada um deles tem uma função específica em nosso ser.
Somente a Palavra de Deus estabelece a
diferença real entre a alma e espírito: “Porque a palavra de Deus é viva, e
eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao
ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).
Segundo Gênesis 2.7, o homem compõe-se de
duas substâncias: 1. Substância material – Corpo. 2. A substância imaterial -
Alma.
O espírito e a alma, representam os dois
lados da parte não física do homem, ou como as duas partes da natureza
espiritual. Embora distintos, alma e espírito são inseparáveis; (São
introduzidos um no outro). (Ec 12.7; Ap 6.09; Mt 10.28; Tg 2.26).
A alma é a vida do corpo, quando ela se
retira, o corpo morre.
O homem através da alma, tem conhecimento
de si próprio, através do “espírito” é capaz de ter conhecimento de Deus e
comunhão com Ele e através do corpo tem noção dos sentidos e conhecimento do
mundo”.
Em geral os escritores bíblicos, de uma
forma especial os do Antigo Testamento, não fazem uma distinção precisa entre psyche,
alma, que é a parte inferior do ser humano, pneuma, espírito ou alma
racional, parte superior do homem. Por isso é comum o uso dos vocábulos
psyche (alma), e pneuma (espírito) como sendo a mesma
coisa. Somente o Novo Testamento distingue as três partes corpo, alma e
espírito. (1ª Co 15.44; 1ª Ts 5.23 e Hb 4.12).
O conhecimento do homem como sendo
espírito, alma e corpo é resultado da revelação progressiva de Deus no Novo
Testamento. O apóstolo Paulo foi o primeiro dos escritores do Novo Testamento a
empregar o termo psychê e usou apenas 11 vezes. Paulo distingue e classifica as
três partes do homem: espírito, alma e corpo. (1ª Ts 5.23).
Quando Paulo emprega “psychê” juntamente com “pneuma”,
está meramente descrevendo a mesma parte imaterial do homem, isto é, as duas
substâncias espirituais: alma e espírito.
A alma, no conceito bíblico, é uma
“substância espiritual” que interligada ao espírito forma o “homem interior”
(Jó 12.10; 24.16; Hb 4.12). Está estritamente interligada com o espírito, e
espírito e alma se combinam entre si em cada detalhe. A alma estabelece contato
com o mundo exterior por meio do corpo que é instrumento da alma. Assim, o
sentir, o pensar o exercer vontade e outros atos são atributos tanto à alma
como ao espírito.
3. A
alma vem de Deus.
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o
fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis
2.7). (Outras ref. Zc 12.1; Ec 12.7).
Do pó da terra Deus formou o corpo do
homem. Contudo, este corpo não tinha vida. Somente foi formado, sem vida.
Assim, a Palavra de Deus nos diz que Deus “soprou em suas narinas o fôlego da
vida e o homem foi feito alma vivente”. Portanto, o que é alma? Alma é o que dá
vida ao corpo. Deus criou o corpo e depois deu vida ao corpo.
4. A
Alma é a janela para o mundo exterior.
Através da alma, o ser humano se expressa
e tem acesso ao mundo que o cerca. Para que isso seja possível, a alma serve-se
dos órgãos sensitivos (Lc 11.34). E, por intermédio destes, o homem carnal
deixa-se atrair pelas concupiscências da carne e dos olhos (Tg 1.13,14; 1ª Jo
2.16). Por isso, o Senhor decreta: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.4).
O pecado começa na alma e contamina o espírito e o corpo. Por isso o apóstolo
recomenda a completa santificação de nosso ser (1ª Ts 5.23).
5. As funções da alma.
A palavra de Deus
aponta-nos a alma como composta de três partes, são elas: a mente, a vontade e
a emoção. Estas três faculdades constitui a personalidade humana. A alma é a
sede da nossa personalidade, é o nosso “EU”. É por esse motivo que a Bíblia, em
alguns textos, chama o homem de “alma”. A alma concentra as principais características
do homem, tais como: amor, ideias, pensamentos, etc.
5.1. Função da Mente.
Mente é a sede do entendimento racional, nossa “central
de processamento de dados”. É onde reside nossa capacidade intelectual, nossa
habilidade para pensar, ponderar sobre informações e chegar a conclusões
lógicas a partir das mesmas, através do pensamento.
A mente é a função mais importante da
alma. Se a nossa mente for
obscurecida, jamais chegaremos ao pleno conhecimento da Verdade. A renovação da
mente nos possibilita experimentar e entender a vontade de Deus, que é revelada
em nosso espírito.
5.2. Função da Vontade.
Buscar - 1º Cr 22.19:
“Disponde, pois, agora o coração e a alma para buscardes ao SENHOR, vosso
Deus”. Buscar é uma função da vontade e ela está na alma.
Recusar
-
Jó 6.7: “Aquilo que a minha alma recusava tocar”. Recusar é uma função da
vontade.
Escolher - Jó 7.15: “pelo
que a minha alma escolheria, antes, ser estrangulada; antes, a morte do que
esta tortura”. Escolher também é uma função da vontade.
A vontade é o instrumento para nossas
decisões e indisposições. Sem a existência da vontade seriamos semelhantes a um
robô. O pecar ou não pecador está relacionado à vontade.
5.3.
Função da emoção.
A emoção é extremamente importante, ela
traz “cor” à vida humana, no entanto, jamais podemos nos deixar guiar por ela.
As emoções se manifestam de muitas formas, entre elas: amor, ódio, alegria,
tristeza, pesar, saudade, desejo, etc.
“Então, disse Maria: A minha alma
engrandece ao Senhor” (Lc 1.46). “A minha alma anseia pelo Senhor mais do que
os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã”
(Sl 130.6).
6. Os cinco sentidos da alma.
6.1.
Imaginação.
A imaginação é muito poderosa, através dela podemos voltar a qualquer lugar do
passado, podemos imaginar lugares onde nunca fomos. A imaginação pode nos
tornar vencedores ou derrotados, tudo depende do que criamos em nossa mente.
A. Imaginação reprodutora. Aquela que
produz as imagens guardadas.
B. Imaginação criada: É aquela que faz de
uma imagem guardada, uma nova imagem com as que vão surgindo.
C. Imaginação da alma. É aquela que é
formada pela própria alma.
6.2.
Consciência.
No campo filosófico, a consciência psicológica e a função pela qual conhecemos
nossa vida interior.
A consciência é estar ciente das coisas,
saber o que é certo ou errado. É uma ligação entre o ser humano e o mundo.
Consciência é uma capacidade de conhecimento dos valores morais e aplicar em
diferentes situações.
“A consciência é uma instância, um poder
implantado em nós que avalia moralmente os nossos atos, nossos pensamentos,
nossos planos e opiniões” (Bíblia de Estudos de Genebra).
“A consciência é aquela voz interior que
impele a pessoa a fazer o que ela considera correto” (Charles Ryrie).
“A consciência, segundo desígnio divino,
deve ser o nervo central de nosso ser que reage ao valor moral intrínseco de
nossos atos” (Oswald Sanders).
A alma nos leva a um exame de consciência (1ª
Co 11.28).
A. A
alma na moral e na religião. A Bíblia
menciona a consciência em diversas passagens, por exemplo:
“Mas, ouvindo eles
esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por
um, a começar pelos mais velhos...” (Jo 8.9).
“De fato, quando os
gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se
lei para si mesmos, embora não possuam a lei; 15 pois mostram que as exigências
da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a
consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. Isso
acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus
Cristo, conforme o declara o meu evangelho” (Rm 2.14-16).
Através da consciência a
Lei de Deus está inscrita em nossos corações.
1. Testifica no homem (Rm 2.15).
2. Acusa do pecado não perdoado Mt 27.3;
At 2.37. Devemos buscar a aprovação da consciência para servir a Deus, e depois
dizer como Paulo, em At 24.16 e Rm 9.1, devemos confessar e deixar o pecado,
como fez Salomão.
B. A
consciência pode ser classificada das seguintes formas:
Boa: 1ª Tm 1.9.
Pura: 1ª Tm 3:9.
Sem ofensa: At 24.16.
Ou:
Fraca: 1ª Co 8.10-12.
Má: Hb 10.22.
Cauterizada: 1ª Tm 4.2.
Somos também advertidos a não ofender a
consciência alheia (Rm 14.21, 1ª Co 10.28-32).
O Sangue de Jesus nos purifica da má
consciência (Hb 9.14; 10:2-10; 1ª Jo 3.20).
A consciência é a voz secreta da alma! É a
voz que fala em silêncio.
6.3.
Raciocínio.
É a capacidade de pensar, de colocar as coisas em ordem, de calcular. Através
do raciocínio analisamos, comparamos e chegamos a conclusões lógicas.
6.4.
Afeição.
Sentimentos de carinho, afeto e amor, apego as coisas. Quando nos afeiçoamos a
alguma coisa quer dizer que nos apegamos a ela.
6.5.
Memória.
Na memória armazenamos e recuperamos as lembranças das coisas que aconteceram
no passado. É o local aonde guardamos todas as informações adquiridas ao longo
da vida.
7. A imortalidade da alma.
A alma possui natureza espiritual, é muito
conhecido como a consciência do homem, e por isso entendemos que a alma é
eterna, não existe extinção da alma, o pensamento mais popular que diz “Morreu,
acabou” (1ª Coríntios 15.32), não é a expressão da verdade, pois não se pode
matar a alma, a alma pode se separar do corpo no momento da morte física, mais
matar a alma, isto é impossível. Em Apocalipse 20.4 fala sobre a alma daqueles
que foram degolados por amor a Cristo, o corpo foi degolado, mas a alma ainda
vive.
A alma é a parte intelectual do homem, é a
alma que possui os poderes de decisão dentro do corpo, é ela que obedece ou não
a Deus, é ela que decide consagrar se a Deus, ou menosprezar os conselhos do
Espírito, e por esta razão a alma receberá julgamento pelos atos e decisões que
tomou enquanto ainda vivia o corpo.
Na Bíblia encontramos o exemplo da
Parábola do Rico e Lazaro no evangelho de Jesus segundo Lucas 16.19 a 31, ambos
viviam no mesmo mundo, e na mesma época, eram separados pela classe social em
que viviam, e pela fé que possuíam, e quando morreram, ambos continuaram
separados, o corpo se desfez, mas a alma continuou a viver fora do corpo, não
neste mundo, mas num mundo espiritual.
7.1. Após a morte do corpo a alma
continua a viver.
Após a morte do Rico e de Lazaro, ambos
ainda podiam pensar, apreciar, viver bem ou mal, Lázaro de acordo com os
ensinamentos bíblicos, tanto Lázaro como rico, estavam bem conscientes, tinham
lembranças de suas vidas antes da morte, sabiam onde estavam, o rico demonstrou
conhecer a Abraão e também a Lazaro, e também demonstrou arrependimento.
7.2.
A alma não pode voltar ao corpo.
Esta história mostra que a alma é imortal,
mesmo havendo a morte do corpo, o homem continua a possuir o poder de pensar,
enxergar, conversar, falar, arrepender, porém mesmo havendo arrependimento a
alma não tem o poder de voltar a viver no corpo, mesmo que seja em um outro
corpo qualquer, isto não lhe é possível, o rico pediu a Abraão que lhe
permitisse voltar a vida, que ressuscitasse, afim de que pudesse avisar seus
irmãos para não cometem o mesmo erro que ele, porém isto não é possível a alma.
7.3. O destino da alma.
Enquanto Lázaro estava no seio de Abraão,
o paraíso de Deus, que também Jesus prometeu ao ladrão na cruz, Lucas 23.43, o
rico que neste mundo teve uma vida em desobediência, estava no Hades,
um lugar de tormento, de angustia, e de muita dor, lá a sede é imensa, e as
lembranças dos erros desta vida são constantes, o desejo de voltar ao passado
estão ao todo momento, porém isto não é possível.
Existem dois destinos para a alma, um para
os salvos em Cristo, e outro para aqueles que rejeitaram o amor de Cristo.
8. A alma e o coração.
Tanto as Escrituras como a própria
ciência, dizem que o coração é o “centro de uma coisa”. A palavra ocorre 820
vezes na Bíblia.
No hebraico “lebh” que traduz por
coração e significa: parte interior, ser interior, mente, vontade, coração,
inteligência, consciência, lugar dos desejos, emoções e paixões.
O termo denota vários significados e
aplicações: Às vezes, depende do contexto, podendo ser é apenas um órgão físico
do corpo humano, ou as vezes refere-se a sede da alma. Na Bíblia encontramos
poucas passagens e de algum modo especificadas. Dentre as mais claras é a de 1ª
Samuel 25.37: “...se amorteceu nele o seu coração, e ficou ele como uma pedra”.
Isaías 1.5 também dá a luz sobre o significado do pensamento: “...toda a cabeça
está enferma e todo o coração fraco”.
No Novo Testamento o mesmo emprego é feito
da palavra grega “kardia” em sentido geral e no hebraico “lebh”. Duas palavras mais
são denotadas para o significado do pensamento principal: “nous” (mente), e “syneidesis”
(consciência) que também focaliza-se como sendo sinônimos daquilo que chamamos:
“coração”.
A Bíblia como fonte geral apresenta o
coração como representante legal da vida e de outras atividades e acrescenta:
“sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as
saídas da vida” (Pv 4.23).
Em provérbios 15.13, o coração aparece
como sede da alegria (presenciada no rosto). Já em outras passagens, o coração
é encarado como órgão do corpo e como tal é a sede da vida física (Sl 38.10-11;
Is 1.5). Quando o coração é fortalecido pelo alimento, o homem inteiro se
revivifica (Gn 18.5; Jz 19.5; 1º Rs 21.7).
Outros escritores apresentam o coração
como a sede das emoções, seja da alegria (Dt 28.47), ou da dor (Jr 4.19), da
tranquilidade (Pv 14.30), e da excitação (Dt 19.6, etc.). Pode também ser visto
como a sede do entendimento e do conhecimento, das forças e poderes racionais
(1º Rs 3.12; 4.20), bem como de fantasias e visões (Jr 14.14). De outro lado, a
estultícia (Pv 10.20, 21) e os maus pensamento (Mt 15.19).
O coração sempre está em foco em qualquer
atividade, ou seja, vida física ou vida espiritual. Cabe o interprete ler o
contexto bíblico, analisar o hebraico e o grego para fazer uma boa
interpretação.
9. A
alma e o sangue.
No conceito geral das Escrituras, a ordem
divina é: “Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as
vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis” (Lv 3.17).
No presente texto está a ordem divina de
não comer “sangue”. Um estatuto perpétuo para os filhos de Israel. “Portanto,
tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o
estrangeiro que peregrina entre vós o comerá” (Lv 17.12)
Não apenas segundo se depreende como
prescrição higiênica, mas altamente religiosa, pois pretender aumentar a
própria vitalidade comendo sangue dalgum animal lesa o direito de Deus, único
dispensador da vida.
Todo o animal beneficiado deve ser
sangrado e seu sangue recoberto com pó (Lv 17.13). Esta interdição divina,
segundo é entendido, entrou em regra para os cristãos gentios de Antioquia (At
15.19-21), embora apenas consideração aos cristãos judeus, pois Cristo foi
feito de já Senhor dos vivos e dos mortos (Rm 14.1-9).
Quando se alude ao sentido da proibição do
sangue como sendo a vida, devemos ter em mente o termo usual hebraico “nephesh”
= shamah
em Isaías 57.16 que significa: respiração, fôlego.
“Porque a vida da carne está no sangue. Eu
vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto
é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Lv 17.11).
Conforme gênesis 2.7 deixa claro, seu
significado primário é “possuidora da vida”. Por esse motivo é aplicado
frequentemente aos animais como seu equivalente. Mas isso não quer dizer que a
alma dos animais seja da mesma substância da que foi feita a alma humana.
Quando nos referimos “que a alma é o
sangue, não nos referimos a uma “alma psychê” (a substância
espiritual racional do homem), e sim, a “nefphesh” (o princípio da vida
limitada – vida sensitiva).
Algumas vezes a alma é identificada com o
sangue como essencial à existência física (Gn 9.4; Lv 17.10). Num contexto
geral, até certo ponto, o sangue é a vida (vida limitada que termina com a
morte), mas a vida não é o sangue (vida ilimitada da alma que continua
além-túmulo). O sangue é que anima a carne, assim a Bíblia usa certas
expressões similares dentro do assunto em foco, tais como “a alma de toda a
carne é o seu sangue” (Lv 17.14).
Certas pessoas entendem que a alma é o
sangue. Mas dentro de um contexto bíblico podemos concluir que não. Deus é
espírito (Jo 4.24), mas também possui uma alma que são os Seus sentimentos: “a
minha alma se aborrecerá de vós” (Lv 26.30). “Porei o meu tabernáculo no meio
de vós, e a minha alma não vos aborrecerá” (Lv 26.11). Aqui Deus está falando
num sentido literário e não figurado “e a minha alma não vos aborrecerá”.
Sendo Deus Espírito e como já vimos possui
também uma alma, então a alma não é o sangue. Conforme Paulo ensina o homem
possui corpo, alma e espírito (1ª Ts 5.23), mas o corpo e o sangue não herdarão
o reino de Deus (1ª Co 15.50).
Se para alguns a alma está no sangue, como
pode Deus ter uma alma? Como já vimos a alma e o espírito são imateriais e
sendo assim somos a semelhança de Deus.
Se a carne e o sangue não podem herdar o
reino de Deus e se alma é o sangue, como pode Deus ser contrário a Sua própria
Palavra? Deus não tem sangue, mas tem alma:
“Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o
meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e
ele promulgará o direito para os gentios” (Is 42.1).
Aqui o Deus Pai quando diz: “ao meu
servo”, refere-se a ao Seu Filho Jesus Cristo, que foi ungido pelo o Espírito
Santo. Aqui Deus diz “...em quem a minha alma se compraz...”. Com base neste
versículo e outros, podemos afirmar que a alma não tem sangue. E como já
dissemos o sangue não está na alma. Mas o sangue é a vida limitada que termina
com a morte, ou seja, o sangue é a vida terrena e a alma é a vida após morte.
O apóstolo Paulo em vários de seus
elementos doutrinários emprega o termo psychê (parte imortal) por doze
vezes nas suas epístolas. No Novo Testamento, o vocábulo “psychê” ocorre de onze
vezes com sentido especial. Sendo que em alguns casos denota a existência
“além-túmulo”.
No Antigo Testamento, especialmente em
Levítico (17.11), faz-se distinção entre a alma dos animais (o sangue) e a alma
dos homens (psychê).
“Porque a vida da carne está no sangue. Eu
vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto
é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Lv 17.11).
O sangue é a vida limitada pela morte.
Tanto o animal como um ser humano ao morrer o seu coração para de bater. A vida
para os animais acaba ali na sua morte. Mas para o homem é diferente, ou seja,
a vida continua após a morte. Pois a morte não faz cessar a existência da alma
humana.
É evidente que, quando as Escrituras
aludem que o sangue é a “vida” ou vice-versa, significa: vida limitada ou vida
sensitiva e não vida racional. O sangue, portanto, é a vida para que seja
vivida através do corpo enquanto que a vida natural da alma é a vida para ser
vivida aqui e na eternidade.
10.
A separação da alma e do corpo gera a morte.
A morte ocorre quando a alma separa-se do
corpo. É o que nos mostra a narrativa da morte de Raquel, a esposa amada de
Jacó (Gn 35.18). Saindo-lhe a alma, ela morreu. Quando isso ocorre, a alma dos
justos é recolhida ao lugar de descanso, ao passo que a dos ímpios é
aprisionada no inferno (Lc 16.20-31). Observe, pois, que a alma (juntamente com
o espírito) permanece consciente até a ressurreição do corpo. Enfatizamos que a
alma e o espírito são inseparáveis; são um único elemento de nossa
imaterialidade
IV.
O ESPÍRITO E O NOSSO CONTATO COM DEUS
O espírito humano, por ser o elo entre o
corpo e Deus, é a sede de nossa comunhão com o Pai Celeste. Na Bíblia, espírito
e alma são tomados, às vezes, como sinônimos.
1. O
que é Espírito.
Em termos simples, o espírito compõe,
juntamente com a alma, a parte imaterial do ser humano. Embora distintos um do
outro, não podem separar-se; somente a Palavra de Deus, como já vimos, é capaz
de alcançar a divisão entre ambos (Hb 4.12). Em virtude de suas faculdades, o
espírito humano atua como a sede de nossas afeições espirituais (Sl 77.3,6).
A palavra “espírito” vem de uma raiz
hebraica: “ruach”, do qual se deriva o vocábulo grego “pneuma”;
e no lat. spiritus. Nas três línguas clássicas, o termo espírito comporta
o mesmo significado: sopro, hálito, vento, princípio de vida. O seu significado
teológico, porém, vai muito além. Espírito é a parte imaterial que o Supremo
Deus insuflou no ser humano, transmitindo-lhe a vida, o movimento e a
semelhança com a divindade. O espírito é o âmago e a fonte da vida humana. É a
sede das qualidades espirituais do indivíduo, ao passo que os traços de
personalidade residem na alma. Maria cantou para Deus e estabeleceu diferença entre
espírito e alma (Lc 1.46-47).
Quando nos referimos ao “homem interior”,
a Bíblia emprega vários termos: alma, espírito, coração e mente. Destes termos,
os dois – alma e espírito, são dadas proeminente especial.
2. O
elo entre o nosso corpo e Deus.
É por meio de nosso espírito que nos
comunicamos com Deus (Ap 1.10). Foi em seu espírito, portanto, que João recebeu
a revelação do Apocalipse. Paulo, no serviço missionário, estava, no espírito,
em comunhão com Deus e com os irmãos (1ª Co 5.4).
3. A
sede de nosso corpo e Deus.
Através de nosso espírito, temos
experiências e encontros com Deus (Sl 143.4,7). Eis a experiência do profeta
(Is 26.9). Portanto, a verdadeira alegria divina manifesta-se, em primeiro
lugar, em nosso espírito, pois é neste que todo o nosso ser consagra-se ao
serviço divino (Sl 51.12; Rm 1.9). 0 nosso espírito tanto fala em mistérios
quanto ora (1ª Co 14.2,14,16).
O espírito também pode abrigar o orgulho e
a soberba (Pv 16.18). Por isso, quando o ímpio falece, o seu espírito (e também
a alma, porquanto ambos são inseparáveis) é aprisionado até o julgamento final
(1ª Pe 3.19).
4. O
espírito humano é obra do Criador.
Números 16.22 e 27.16, dizem que Deus é o
Criador do espírito humano, e que Deus o fez de forma individual. Ele está na
parte interior da natureza do homem, e é capaz de renovação e de
desenvolvimento. O Espírito é a sede da imagem de Deus no homem, imagem perdida
com a queda, mas que pode ser restabelecida por Jesus Cristo (Cl 3.10; 1ª Co
15.49; 2ª Co 3.18).
O
Senhor Deus soprou o espírito de vida no corpo inanimado “e o homem foi feito
alma vivente” (Gn 2.7).
O espírito foi formado na parte interna da
natureza humana, capaz de renovação e desenvolvimento. Este espírito é o centro
e a fonte da vida humana. A alma por sua vez possui e usa essa vida, e lhe dá
expressão por meio do corpo.
Segundo Myer Parlmam “A alma é um espírito
encarnado”. Somos uma alma que habita num corpo e possui um espírito (Gn 2.7 e
Sl 51).
O espírito fez o homem diferente de todas
as demais coisas criadas, é dotado de vida humana e inteligência, e isto
distingue da vida dos irracionais, (Jó 32.8).
O espírito é a lâmpada de Deus dentro de
nós.
5. O
espírito do homem e o Espírito Santo.
5.1. Deus é Espírito. “Deus é espírito;
e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.24).
Entende-se que, para que possamos ter
contato com a matéria precisamos ser matéria, da mesma forma, para que possamos
ter contato com Deus que é Espírito, precisamos ser um espírito também. Não
ouvimos a voz de Deus com os nosso ouvidos físicos e tão pouco o veremos com os
olhos da carne. Mas, a Bíblia afirma que é possível conhecer a Deus e este
contato é possível apenas através de nosso espírito.
Assim como o espírito
humano foi divinamente inspirado no primeiro homem, assim também o Espírito
Santo foi soprado aos primeiros discípulos: “E havendo dito isso, assoprou
sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22). Adão foi feito
vivo pelo sopro de Deus e nós, como “novas criaturas” em Cristo, somos feitos
espiritualmente vivos pelo “sopro de Deus”, o Espírito Santo (2ª Co 5.17, João
3.3, Romanos 6.4). Após a aceitação de Jesus Cristo, o Espírito Santo de Deus
se une com o nosso próprio espírito de maneiras que não podemos compreender. O
apóstolo João disse: “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por
ele nos ter dado do seu Espírito” (1ª João 4.13). Esse Espírito
Santo é o Espírito de Deus. E ele não é o mesmo do espírito do homem. Deus dá o
Espírito Santo a quem Ele quer, “Portanto, quem despreza
isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito
Santo” (1ª Ts 4.8; outra ref. João 20.22).
6. Através do espírito, adquirimos conhecimento espiritual.
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são
loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1ª
Co 2.14).
A Bíblia explica que se
você não tiver o Espírito Santo, você não vai entender as coisas espirituais de
Deus. É o
Espírito Santo que nos dá a capacidade de entender as coisas de Deus. Sem esse
Espírito é impossível tentar entender qualquer coisa espiritual.
Deus exige de você uma condição para Ele
lhe dar Seu Espírito, “E
nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo,
que Deus deu àqueles que lhe obedecem” (Atos 5.32).
O espírito do homem regenerado é o lugar
onde o homem opera junto com Deus. Nosso espírito é regenerado e renovado e
Aquele que habita neste novo espírito é o Espírito Santo. Os dois dão
testemunho juntos. “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos
filhos de Deus” (Rm. 8.16).
7.
Os cinco sentidos do espírito.
7.1.
Fé.
Significa confiança, crença. Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela
Palavra de Cristo (Rm 10.17).
Então de acordo com a Bíblia posso
garantir que a fé está ligada ao ouvir, mas ela também está ligada ao imaginar.
Ao ouvir a Palavra ficamos mais fortes e confiantes e imaginamos o que queremos
atingir com a nossa fé. Em Hebreus 11.1 diz que a fé é o firme fundamento das coisas
que se esperam e a prova das coisas que não se veem. Podemos dizer também que a
fé sem ação é uma fé morta, então não adianta nada ter fé e não por ela em
ação. Para agir usamos nosso corpo e nossa mente, ou seja, corpo e alma.
7.2.
Esperança.
É quando desejamos muito que aconteça alguma coisa na nossa vida e por mais que
demore esperamos que aconteça. A esperança está ligada à nossa mente, ela nos
fortalece para que possamos seguir em frente, mesmo quando tudo dá errado. A
esperança está ligada a fé, pois mesmo quando tem tudo para dar errado
continuamos confiantes e esperançosos.
7.3.
Devoção.
É uma dedicação a Deus, as pessoas têm canalizado a devoção para o lado errado.
Então devoção é um encontro diário com Deus, é um momento intimo entre você e o
criador. Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava. A devoção está
ligada a fé e a esperança, devemos nos dedicar, crer e esperar em Deus.
7.4.
Reverência.
Sentimento de respeito, amor e humildade. Quando reverenciamos Deus
demonstramos nossa gratidão, pois sem a presença dele somos vazios, solitários
e inúteis. De joelhos em reverencia demonstramos nossa fé, nossa esperança e
nossa devoção.
7.5.
Adoração. A
adoração verdadeira é a honra prestada a Deus, a adoração exige amor, honra e
respeito. A adoração é espiritual, pois Deus é espirito. A verdadeira adoração
exalta a grandeza e a gloria de Deus. A adoração verdadeira está descrita na
oração que Jesus deixou, o pai nosso, basta seguir e será um verdadeiro
adorador. A Bíblia diz que Deus habita nos louvores, então cante e exalte ao
Senhor. Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no
esplendor do seu santuário.
8.
Os animais têm espírito e alma?
Os animais não têm espírito. Eles somente
possuem alma (Ec 3.21, Jó 32.8). Os irracionais não podem conhecer Deus, (1ª Co
2.11; 14.11; Ef 1.17; 4.23, e não
tem relações pessoais com Ele.
Os animais têm uma nephesh
(Gênesis 1.20), mas os seres humanos têm uma neshamah. Neshamá é a consciência e intelecto do
homem que é uma parte da Divindade e, portanto, imortal, por isso
quando lemos no relato das escrituras hebraicas que Deus assoprou nas narinas
do homem o Fôlego da vida, em hebraico lemos a palavra neshamá.
Deus fez o homem
diferente dos animais por ter nos criado “à imagem de Deus” (Gênesis 1.26-27).
Portanto, o homem é capaz de pensar, sentir, amar, projetar, criar e desfrutar
de música, humor e arte. E é por causa do espírito humano que temos um
“livre-arbítrio” que nenhuma outra criatura na terra tem.
9. O
Espírito tem vida própria?
Efésios 2.5: “Estando nós ainda mortos em
nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”.
Sem Jesus o homem está morto
espiritualmente é o que diz o apóstolo Paulo. Estávamos mortos em nossos
pecados, mas quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, somos vivificados
nascemos de novo pela Sua graça.
Portanto, para mantermos nosso espírito
vivos precisamos alimentá-lo, pois ele necessita basicamente de três
“alimentos”, que são: LOUVOR, PALAVRA E ORAÇÃO. Ele deve buscar renovação
constante no Espírito de Deus.
10.
O espírito do homem representa a natureza suprema do homem, e a qualidade de
seu caráter.
Há dois pecados que o homem pode cometer
no seu espírito. Orgulho e rebeldia.
Aquilo que domina o espírito torna-se tributo
de seu caráter. Por exemplo:
10.1.
Orgulho. Arrogância
de viver, orgulho, jactância, insolência, presunção; o homem que pensa e fala
muito de si mesmo e seus bens e benefícios, suas riquezas, seus feitos, sendo
estes quase sempre falatórios e exageros seus; um petulante convencido e
vaidoso. O grande sábio Salomão a respeito diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito
precede a queda” (Pv 16.18).
Isto reflete a queda do caráter, vejamos a
seguir, outros espíritos que podem levar-nos a queda de caráter.
10.2.
Espírito rebelde. Rebelde é um adjetivo para qualifica alguém que não
obedece ninguém e nem escuta conselhos, que acredita que possui uma autoridade legítima. Vejamos alguns
exemplos:
“Porém Samuel disse: Tem
porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se
obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e
o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o
pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu
rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas
rei” (1ª Samuel 15.22-23). “Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz:
rebelaram-se e foram-se” (Jeremias 5.23). “E Moisés e Arão reuniram a congregação
diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura
tiraremos água desta rocha para vós”? (Números 20.10). “E não fossem como seus
pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo
espírito não foi fiel a Deus” (Salmo 78.8).
Quando o espírito luta, mas perde, o homem
torna-se vítima de seus sentimentos e apetites naturais (é carnal). Esse estado
de vida é descrito como morte espiritual, então faz-se necessário um novo
nascimento (Ez 18.31; Sl 51.10). Uma mudança de mente (Rm 12.2).
O espírito do homem pode ser: Espírito
impaciente (Is 19.14). Espírito de servidão Sl 106.33; Pv 14.29; Rm 12.15, e
outros. Porém, em Ez 18.31, nos fala sobre o arrependimento que renova o
espírito.
11.
A fusão do espírito com a alma após a morte.
“E o pó volte à terra, como o era, e o
espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7).
O homem interior “espírito e alma” se
desintegram do homem exterior “corpo físico” e seguem o seu destino: Céu ou
Inferno, dependendo do contexto (cf. Lc 16.31). Esse é o momento em que se
descreve o momento da morte. A morte é, então, a separação da alma e espírito
do corpo, e através dos quais (alma e espírito) são introduzidos no mundo
invisível.
Mas o corpo foi formado do pó da terra (Gn
2.7). A herança do pecado é a morte física: “No suor do rosto comerás o teu
pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó
tornarás” (Gn 3.19).
CONCLUSÃO
O homem é um ser tanto físico quanto
espiritual. Por essa razão, Deus requer nossa completa e uniforme santificação
(1ª Ts 5.23). Temos de ser santos no corpo, na alma e no espírito.
Jesus morreu e ressuscitou, a fim de que
sejamos santos em todo o nosso ser. E, quando do arrebatamento da Igreja,
apesar de nossas limitações, o Senhor nos revestirá da imortalidade e da
incorruptibilidade.
Busquemos a santificação. Todo o nosso ser
pertence a Deus. Somos o templo do Espírito Santo. Aleluia!
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