TEOLOGIA EM FOCO: AS DUAS DIVISÕES DA ADORAÇÃO

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

AS DUAS DIVISÕES DA ADORAÇÃO


“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.19-23-24).

A partir desta declaração de Jesus, a adoração pode ser dividida em duas partes: Espírito – Verdade.

I.         O QUE É ADORAR ERSPIRITUALMENTE?

O maior problema da falta de adoração na igreja não é a falta de instrumentistas, cantores ou compositores bons; é a falta de santificação e reverencia e fé no Espírito Santo. Para criar um ambiente propício de adoração tudo o que é necessário é agir de acordo com a Palavra, em vez de agir segundo a justiça humana, porque a Palavra de Deus, que é Espírito, é o que nos orienta pelo Espírito. Somente desta forma é possível adorar, porque fazemos o tempo todo a vontade do Pai, como Jesus faria, e criamos o ambiente que o Espírito precisa para agir em nosso lugar.

Os verdadeiros adoradores são aqueles que adoram em espírito e em verdade. Eles se aproximam de Deus para adorá-Lo espiritualmente! Mas o que é adorar espiritualmente?

Primeiramente é preciso que fique bem entendido que Jesus não estava falando sobre espiritismo nem espiritualismo. Espiritismo é a crença de que os espíritos – isto é, espíritos de pessoas que já morreram – podem ter contato com as pessoas que ainda estão vivas na Terra. Isto é condenado na Bíblia. (Dt 18.0-13).

Em segundo lugar, a adoração espiritual não é simplesmente uma adoração animada e espirituosa. Talvez nem seja necessário dizer, que a verdadeira adoração emana de um coração fervoroso e cheio de devoção por Deus, e, portanto normalmente manifesta fervor em vez de indiferença – mas, ao mesmo tempo, entusiasmo e disposição jovial em si mesmo não constituem adoração espiritual.

Em terceiro lugar, a adoração espiritual deve fluir do meu espírito para Deus. O desejo do Espírito Santo é encher todo o crente de Sua plenitude e que adore a Deus em espírito e em verdade.

II.      ADORARAÇÃO EM ESPÍRITO

Em 1ª Tessalonicense 5.23, as escrituras referem-se ao homem como um ser tridimensional. É composto de espírito, alma e corpo.

O corpo do homem refere-se ao mundo pelos seus cinco sentidos (consciência do mundo); A alma do homem é sua própria consciência; O espírito do homem é a consciência de Deus.

Deus é espírito e os que o adoram devem adorar em espírito e em verdade. A única forma de adorar é através do espírito. Isto é não é a alma ou corpo que adoram, mas o espírito.

Adorar o Pai “em espírito” ocorre quando o espírito do homem fica em comunhão íntima com Deus através do Espírito Santo. O problema neste ponto – segundo o que afirmou Watchman Nee – é que muitos crentes ignoram a existência e modo de agir do espírito humano. Alguns acham que o espírito deles é igual à mente ou emoções. Achamos que não!

Adorar a Deus “em espírito” significa a adoração que nasce da operação do Espírito Santo dentro da nova criação. É a adoração que o Espírito Divino inspira dentro do espírito humano regenerado.

O apóstolo Paulo declarou que a verdadeira adoração é aquela que se oferece a Deus pelo Espírito, não confiando na carne, mas gloriando-se em Jesus (Fl 3.3).

[...] Adorar “em espírito” significa aquilo que é interior, mental e espiritual. Deus não tem corpo visível nem partes físicas. Se Ele fosse assim talvez se esperasse que O adorássemos com coisas materiais – mas sendo Deus puramente espírito, Ele deve ser adorado em espírito. Charles Spurgeon disse: “Não é adorando a Deus com hinos e orações, ou se sentado em certo lugar, ou cobrindo o rosto em certos momentos que nossa adoração se torna aceitável a Ele. A adoração verdadeira está no coração que O reverencia, na alma que O obedece e na natureza interior que chega à conformidade de Sua própria natureza, pela obra do Seu Espírito em sua alma” [O Púlpito Metropolitano, volume 12, página 333].

[...] “Religião não é limitar-se a formas e cerimônias exteriores. Para O servirmos devidamente, é mister nascermos do divino Espírito. Esse é o verdadeiro culto. É o fruto da operação do Espírito Santo. É pelo Espírito que toda prece sincera é ditada, e tal prece é aceitável a Deus. Onde quer que a alma se dilate em busca de Deus, aí é manifesta a obra do Espírito, e Deus Se revelará a essa alma. A tais adoradores Ele busca. Espera recebê-los, e torná-los Seus filhos e filhas” (D.T.N., 189)

A adoração espiritual não exige nenhum cenário físico nem condições em particular.

Jesus fez o contraste da verdadeira adoração com o culto judaico, envolvendo sacrifícios e ritos tradicionais.

Certa vez, os fariseus e escribas acusaram os discípulos de Jesus de não cumprirem a tradição dos anciões, e tiveram como resposta a citação de Isaías 29.13: “E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Mc 7.6-7).

Deus não está procurando a adoração limitada ou legalista, mas espontânea. Esta adoração provém do espírito (coração), e não das cordas vocais.

O Espírito de Deus não habita em formas legalistas ou ritualistas. Uma forma legalista é algo que fazemos por causa da obrigação ou da tradição religiosa.

Então, a fim de adorar de maneira certa, temos que reconhecer a insuficiência total de todas as coisas físicas e a incapacidade total da carne. Repetimos: “A carne para nada aproveita” (Jo 6.63). Só uma pessoa na qual habita o Espírito Santo – um crente verdadeiro – tem acesso por esse Espírito ao Pai (Ef 2.18). No poder e sob a direção do Espírito Santo podemos chegar com confiança ao Pai, através de Cristo.

O objetivo fundamental de um culto é tornar Deus pessoal. A maneira como uma igreja adora reflete a teologia da comunidade, isto é, do povo da igreja. Quando o culto concentra-se no homem, em vez de Deus, parece que Deus é um mero espectador que acompanha as atividades dos cultuantes.

III.   ADORARAÇÃO EM VERDADE

Ás vezes, mesmo quando entendemos o que é adorá-lo em espírito, não sabemos o que significa adorá-lo em verdade. Outra coisa que notamos no texto bíblico é que a adoração que Deus procura é a que é “em verdade”. E isto fica de mãos dadas com o adorar em espírito. Porque o Espírito Santo testifica com nosso espírito como “o espírito da verdade”. (Jo 14.16-17; 15.26; 16.13). Isto descreve a natureza do Espírito Santo – e enfatiza ainda mais a obra principal do Espírito Santo na aplicação da verdade. É através do Espírito divino que os crentes experimentam o poder da verdade revelada em seus corações.

1. O que é esta verdade revelada? A Bíblia. A Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17). A fim de adorar a Deus em verdade temos que adorar em harmonia com as Escrituras. O Espírito da verdade nunca guiará na direção oposta à Palavra da verdade, e nos desviamos de Deus cada vez que nos afastamos das Escrituras (Mt 22.29). Adoramos de acordo com as Escrituras da verdade pelo poder do Espírito da verdade. Todas as outras formas de “adoração” devem ser rejeitadas. O próprio Deus não as levará em consideração.

2. A Bíblia também revela Jesus como “a Verdade” (Jo 14.6). A verdade não é encontrada num sistema filosófico, mas numa Pessoa! Adorar “em verdade” é adorar o Pai através do Filho. Isto é difícil para algumas pessoas aceitarem – tais pessoas acreditam na mentira de que todos os chamados “evangelhos” são igualmente bons e que todas as religiões são igualmente válidas. Por isso dizem que nós, os crentes, somos severos porque ensinamos que Cristo Jesus é o único caminho ao Pai. Elas não seguem o caminho de Deus nem creem na verdade de Deus. O Apóstolo Paulo disse que não recebem “o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação de erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade” (2ª Ts 2.10-11).

Multidões de pessoas religiosas, no mundo inteiro, tentam todos os dias adorar a Deus, mas é em vão – elas se aproximam com os lábios, mas o coração está longe Dele (Mt 15.8-9).
Qualquer ensinamento religioso que tenta depreciar a verdadeira adoração espiritual e que tenta tornar a cristandade em mero culto formal e cerimônia externa não é aceito por Deus e é indigno aos santos. Só em espírito e em verdade é que podemos nos aproximar do Pai através do Filho – não numa mera formalidade, ou aceitação mental ou fingimento hipócrita, mas numa realidade espiritual. E o Pai fica satisfeito com isso. Só assim Ele encontra o que procura.

Aprendemos com Davi que, se amamos o Senhor de todo o coração, devemos andar na verdade. Ele quer ser adorado em verdade, e que esta verdade seja depositada em meu coração. “Sei que desejas a verdade no íntimo e no coração me ensinas a sabedoria” (Sl 51.6).

3. Deus deseja verdade em meu interior, em meu coração. Deus é a verdade, e a verdadeira adoração fará com que meu coração caminhe nesta verdade. Falarei com honestidade, sinceridade e verdadeira santidade.

“Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome” (Sl 86.11).

O adorador em verdade é alguém cujo coração é integro. A verdade unirá meu coração na adoração para que minhas emoções, a minha mente e a minha vontade estejam focados Nele. Minha vontade não estará na adoração enquanto minha mente estiver no jogo de futebol. Cada parte do meu ser é fervorosamente unidade quando todo o meu ser for a Ele.

4. É importante ter o espírito e a verdade no ato da adoração. Se você adorar em verdade, conhecerá a Palavra de Deus. Entretanto, adorar em espírito permitirá que você conheça o Deus da Palavra. As duas práticas devem caminhar juntas na adoração. Uma sem a outra é incompleta e pode levar ao fanatismo religioso. Se a adoração em espírito não se verifica com a Palavra de Deus, as pessoas tendem a ser fanáticas. A adoração em espírito sem verdade não tem poder. A adoração em verdade sem o espírito torna-se sem vida, desanimada e morna.

Deus se move em nossa vida de forma diferente a cada dia. Uma parte da adoração em espírito é dar a Ele liberdade de tocar-nos da forma como deseja, e não da forma como achamos que deve ser. Nosso alvo deve ser deixar nosso ser interior, nosso espírito, comunicar-se com Ele sem que nossa carne interrompa essa comunhão.

Às vezes, as melhores oportunidades de adorar são os momentos que nos parecem os menos prováveis. Deus sempre está à nossa procura. Ele deseja que permaneçamos n’Ele para que nosso espírito seja cheio de Seu Espírito, e nosso coração exemplifique Sua verdade.
A hora de adorar a Deus é agora, não ontem ou amanhã. Não devemos esperar o SÁBADO OU DOMINGO para adorar. Não precisamos esperar até chegar na igreja. Deus está disponível para nós todo o tempo.

5. É muito difícil descrever o que adoração realmente é. É mais fácil descrever o que o adorador faz. Adorador pode se prostrar, ajoelhar, declinar seu rosto em adoração, mas não é se prostrar ou ajoelhar que faz um verdadeiro adorador.

Adoração é uma resposta a um relacionamento com Deus, mas um relacionamento muito intimo é muito difícil de ser descrito. Isto envolve:

Companheirismo; revelação pessoal de Deus para o indivíduo; mas é basicamente um rendimento interior aos pensamentos de Deus frequentemente acompanhados pelas emoções e ações expressivas do corpo. Devemos lembrar que é quase impossível descrever em palavras o sentimento interior e sentimentos que envolvem um relacionamento.

Os adoradores somos nós, mas a adoração é como vivemos! Se vivermos uma vida de adoração verdadeira, teremos mais motivos para cantar, tocar e até compor canções, porque a adoração será sincera e verdadeira!

6. O que é necessário para adorar a Deus em espírito e em verdade
É necessário ser gerado de Deus, pois somente os nascidos do Espírito são espirituais e verdadeiros “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6); “E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações” ( 1ª Jo 3.19 ).

Para adorar a Deus é necessário ao homem ser espiritual, e para ser espiritual é necessário ser nascido de Deus. Todo aquele que crê no Filho de Deus alcança a filiação divina (Jo 1.12 ), pois aos que creem é concedido poder para serem feitos filhos de Deus: verdadeiros e espirituais (Ef 4.24 ).

Todos os que creem no Unigênito Filho de Deus que foi enviado ao mundo nascem de novo (Jo 3.16; Jo 3.5), pois Cristo é Espírito vivificante, o último Adão (1ª Co 15.45), e todos que dele são gerados, são tal qual Ele é neste mundo “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais” (1ª Co 15.48 -49; 1ªJo 4.17 ).

Somente os filhos de Deus, aqueles que são gerados segundo o último Adão, podem adorar a Deus em espírito e em verdade, pois somente os filhos de Deus são espirituais e estão naquele que é verdadeiro (1ª Jo 5.20 ). Diante desta verdade o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso demonstrando que eles foram criados segundo Deus em verdadeira justiça e santidade “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4.24 ).

Todos que são criados segundo Deus são novas criaturas, pois estão assentados nas regiões celestiais em Cristo. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ª Co 5.17; Ef 1.3).

Deus é Espírito; assim, Ele não pode estar preso ou vinculado fisicamente a lugar algum. Deus está em todo lugar, e se Ele está em todo lugar, então Ele pode ser adorado em todo lugar. Minha vida deve ser então um culto diário.

O dever de todo homem adorar a Deus em espírito, tanto quanto é o dever do homem temê-Lo (Jo 4.24; Ec 12.13). Adoração verdadeira nada mais é do que atribuir a Deus a honra que Ele merece. Não se engane, sendo levado a crer que as cerimônias, movimentos ou posições do corpo superam ou igualam à adoração espiritual. Lembre-se que Deus olha no coração (1º Samuel 16.7, “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”; (ver Salmos 147.10-11; 1ª Pedro 3.3-4).


Adoração é simplesmente expressar a Deus Seus méritos, Sua excelência por isso precisamos adorar a Deus em todos os momentos; no carro, no trabalho, em casa, na rua, na igreja, - em qualquer lugar onde pudesse ter momentos silenciosos. Sem dúvida, Deus vai tocar tocando as profundezas de nossos corações com Sua Santa Presença.

Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário