No dia da queda do homem Deus prometeu enviar um salvador. Ele
disse a respeito da mulher: “Porei
inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente.
Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15).
Na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher
(Gl 4.4). A promessa se cumpriu literalmente. Foi uma expressão de seu amor (Jo
3.16).
Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2ª Co 5.19).
Se a morte na cruz foi tremenda para Jesus, também foi para o pai. Foi o Seu
grande amor que pagou o sacrifício e foi Sua justiça que recebeu o preço pago
por Jesus (Hb 9.24-26). A obra propiciatória de Jesus Cristo nosso Senhor é a
maior revelação do grande propósito de Deus no plano da redenção em salvar a
humanidade.
I.
O PROPÓSITO
DE DEUS
A soteriologia trata da previsão de
salvação através de Cristo e sua aplicação através do Espírito Santo. A
salvação é a grande obra espiritual de Deus com relação ao homem. Através de
sua presciência, Deus estava ciente da queda do homem, por causa disso, Ele
planejou uma maneira de resgatá-lo. O propósito de Deus de providenciar
salvação para a raça humana está relatado nas Sagradas Escrituras, começando em
Gn 3.1.5.
As aparições de Deus a Moisés e, às vezes, a todos os judeus
acampados, serviram para confirmar e desenvolver a fé em um Deus pessoal. As
exigências da lei mosaica com as suas punições para os que não as cumprissem,
serviram para despertar uma convicção de culpa e um temor das conseqüências do
pecado (Rm 3.20). O estabelecimento de um sistema de sacrifício e sacerdócio
para ministrá-lo, indicam a necessidade de algum método para remover a culpa do
homem. E finalmente, pela voz profética, Deus anunciou Seu propósito. A vinda
do Salvador é claramente prevista pelos profetas, e muitos falam da Sua
humilhação com o propósito de nos livrar do pecado (Is 53.1-12; 59.20; 63.8; Jr
23.6; Os 13.4; Zc 9.9,16). O apóstolo Paulo diz que o Senhor Deus nos desvendou
“o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,
de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as
coisas, tanto as do céu como as da terra” (Ef 1.9,10-ARA) e fala do “eterno
propósito que estabeleceu em
Cristo Jesus nosso Senhor” (Ef 3.11-ARA). Não resta a menor
sombra de dúvida de Deus ter um propósito bem definido de salvar a humanidade.
II.
O
ALCANCE DA SALVAÇÃO
A encarnação e a propiciação de Jesus
constituem a maior prova da boa vontade de Deus. As Sagradas Escrituras ensinam
que Deus providenciou salvação na pessoa e obra de seu Filho. Este Filho teve
que encarnar, morrer em nosso lugar, ressurgir dos mortos, subir até o Pai,
receber o lugar de poder à mão direita de Deus e interceder perante Deus em
favor do crente. Esta obra realizada pelo Filho de Deus foi feita com o
propósito de nos salvar da culpa, do castigo e do domínio do pecado. A Salvação
foi providenciada para o mundo inteiro, pois, “Ele é a propiciação pelos nossos
pecados, e , não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo
inteiro” (1ª Jo 2.2-ARA). Apesar do Senhor Jesus ter morrido pelos pecados do
mundo inteiro, a salvação é para aqueles que crêem em Cristo e que andam em
Seus caminhos. A salvação depende da reconciliação do homem com Deus (2ª Co
5.18-20; Jó 1.29; 3.15-18; Rm 5.18; 2ª Co 5.14,15; 2ª Tm 2.4,6; 4.10; Hb
2.9,10; 2ª Pe3.9; 1ª Jo 4.14).
III.
A
CONDIÇÃO DO HOMEM PERANTE DEUS
Não se pode compreender perfeitamente a doutrina da salvação sem
saber-se qual a condição do homem perante o Deus Santo. O homem, apesar de
criado com todas as tendências para o bem, caiu, e não só perdeu a sua justiça
original, como também corrompeu a própria natureza. Isto aconteceu com Adão
quando a raça se resumia nele, isto é, quando a raça humana se compunha apenas
de duas pessoas: Adão e Eva. O apóstolo Paulo ensina que “como por um homem
entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a
todos os homens, por isso que todos pecaram" (Rm 5.12-ARC). Desta
afirmação de Paulo se vê claramente que a condição do homem é a de morto, isto
é, o ser humano está morto em seus pecados (Rm7.12,13; 6.23; Ef 2.1-10). A
Bíblia deixa bem claro que todas as pessoas pecaram e precisam de um Salvador e
que elas não podem salvar a si mesmas (2ª Tm 1.9,10; Tt 2.11-14).
Assim sendo, a origem da salvação e sua
manifestação está em Deus e não no homem. Se Ele não tivesse tomado tão sublime
decisão primordial na salvação da criatura, ninguém seria salvo. Assim este ato
criador de Deus, não é apenas uma manifestação da sua vontade, mas também, a
sua satisfação, pois Ele é amor e, como tal, ama e deseja o bem estar de todos.
Pr. Elias Ribas
pr.eliasribas2013@gmail.com.br
Graças a Deus por nos ter colocado juntos nesse importante veículo de divulgação da palavra. Tenho aprendido muito aqui. Que Deus abednçoe o irmão! Louvo a Deus por sua vida. Amém!
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