TEOLOGIA EM FOCO

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

A CONDIÇÃO HUMANA SEM DEUS


Efésios 2.1-3 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. 2- Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3- Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” 

INTRODUÇÃO:

Paulo inicia dizendo: “Ele vos deu vida”. Mas na sequência Paulo vai descrever, o que é nosso assunto principal nessa mensagem, e que é: 

A CONDIÇÃO HUMANA SEM DEUS 

I. A VERDADEIRA CONDIÇÃO HUMANA OU AQUILO QUE SOMOS POR NATUREZA 

1. Nós Estávamos Mortos. 

1.1. A morte a que Paulo se refere não é uma metáfora. É sim a descrição exata do estado em que se encontram todas as pessoas que não estão “em Cristo”. 

1.2. As condições espirituais das pessoas diante de Deus. Nessa condição, os seres humanos: 

·         Andam na vaidade dos seus próprios pensamentos.

·         Têm obscurecido o entendimento.

·         São alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza dos seus corações.

·         Tornaram-se insensíveis.

·         Entregaram-se à dissolução para com avidez cometerem toda sorte de impurezas. 

Efésios 4.17-18 “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos. 18- obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.” 

1.3.. Nesta condição, apesar de estarem vivos estão realmente mortos. 

1ª Timóteo 5.6 “Mas a que vive em deleites, vivendo está morta.” 

Entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta.

Este estado de verdadeira morte é atribuído a duas coisas: delitos e pecados.

Essas duas palavras foram cuidadosamente escolhidas pelo apóstolo Paulo porque nos fornecem uma descrição abrangente do mal que percebemos nas nossas sociedades. 

Vamos analisar estas duas palavras de maneira mais aprofundada:

Em primeiro lugar Paulo usa a expressão παραπτώμα paraptóma traduzida por delito e que quer dizer, literalmente, “um passo em falso”. Como tal esta expressão descreve: 

O ultrapassar um limite estabelecido como uma linha imaginária. 

2. Desviar-se do caminho certo. 

Em segundo lugar Paulo usa a expressão ἁμαρτία amartía que significa pecado e que, literalmente, quer dizer: 

Errar o alvo.

Não alcançar determinado padrão estabelecido.

Estas duas palavras juntas cobrem todos os tipos de transgressões que podemos imaginar. Elas fazem referência tanto aos nossos pecados ativos quanto passivos; aos nossos pecados de comissão e de omissão. 

Diante de Deus nós somos tanto pessoas fracassadas quanto rebeldes. O resultado direto desta condição é que nós estamos mortos ou “alheios à vida de Deus”. 

Efésios 4.18 “Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.” 

Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. 

Quando nós, que somos reformados, falamos acerca da “depravação total” dos seres humanos não estamos nos referindo a orgias e bebedeiras sem fim ou práticas pecaminosas perversas de qualquer natureza. Estamos nos referido ao pecado, seja ele de comissão ou de omissão. E isto porque não existe nada pior que um ser humano possa fazer contra Deus, o próximo, a natureza e contra si mesmo do que pecar! 

3. Nós Éramos Escravos.

3.1. Neste texto Paulo nos diz que apesar de uma aparente liberdade, os seres humanos são realmente escravos do mundo, do diabo e da carne. 

3.2. Do mundo. Paulo usa a expressão “curso deste mundo”. Essa expressão descreve um rio caudaloso que vai arrastando as pessoas, apesar de as pessoas terem bastante “liberdade”, elas estão sendo arrastadas. No sentido ético o termo descreve a humanidade alienada da vida de Deus, pecaminosa, sob o severo juízo de Deus e precisando de salvação. 

3.3. Do diabo. Aqui chamado de príncipe da potestade do ar e do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. A Bíblia diz que o diabo é o “pai da mentira” (Jo 8.44). Seu controle se manifesta sobre os centros políticos e financeiros e sobre os centros culturais. Praticamente tudo que produzido, culturalmente falando, todas as decisões políticas e financeiras deste mundo estão envoltas, na maioria das vezes, em grossas mentiras e outras vezes em mentiras sutis, mas é tudo sempre mentira. 

3.4. Da carne. Paulo diz: segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. Nossa condição de seres humanos caídos e possuidores de uma natureza pecaminosa representa, realmente, uma enorme escravidão. 

3.5. Somos chamados de “filhos da desobediência” porque nos rebelamos contra Deus. Nossa rebeldia contra Deus é consciente e voluntária. Porque nos rebelamos contra Deus somos presas fáceis do diabo e suas hostes. 

2.6. A consequência disto tudo e... 

A. Nós Estávamos Condenados. 

B. Não estávamos somente mortos e escravizados, mas estávamos também sob a terrível condenação de Deus. Literalmente Paulo diz que éramos “filhos da ira”. 

C. A ira acerca da qual Paulo se refere é a santa ira de Deus que se manifesta contra toda impiedade e perversão: 

Romanos 1.18-32 “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detê- a verdade pela injustiça; 19- porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20- Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21- porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22- Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23- e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24- Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25- pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26- Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27- semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28- E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29- cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,-30- caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31- insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32- Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. 

D. Sim, existe um Deus pessoal que manifesta tanto Sua ira quanto sua graça. Certos ramos do ateísmo bem como as religiões orientais, principalmente aqueles originárias da Índia, negam a existência de um Deus pessoal. Preferem pensar na existência de uma força impessoal e desinteressada no que se passa entre os seres humanos. Para os adeptos do hinduísmo e do budismo os seres humanos estão presos em um ciclo cármico — A expressão carma tem sua origem na expressão “karman” do idioma sânscrito e nas filosofias da Índia, e representa o conjunto das ações dos homens e suas consequências.  Liga-se o carma às diversas teorias de transmigração das almas, e por meio dele se definem as noções de destino, do desejo como força geradora do destino, e do encadeamento necessário, por força desses dois fatores, entre os diversos momentos da vida dos homens. 

E. Mas o Deus da Bíblia é um Deus pessoal e que está muito interessado com a sorte das suas criaturas. É um Deus que se sente pessoalmente ofendido pelos pecados cometidos pelos seres humanos, porque ele é um Deus santo! 

Nossos pecados são terríveis porque ofendem o Deus Eterno. Como tal ofendem a Deus também eternamente. Sua Santa ira é plenamente justificada. 

Deus derramou Sua ira sobre o Senhor Jesus na cruz do Calvário. Quando o ser humano recusa aceitar o que Deus fez através de Jesus a nosso favor, nada mais resta ao pecador, senão encarar a “ira de Deus”.  

João 3.16 e 36 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 36- Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” 

CONCLUSÃO:

A. Já no Antigo Testamento o Senhor havia nos revelado através do profeta Isaías, o fato de que: 

Isaías 59.2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”

E mais: 

Isaías 64.6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam. 

B. Essa é a tragédia mais básica ou fundamental do ser humano: Pessoas que foram criadas por Deus e para Deus, vivem agora suas vidas sem Deus. 

C. O apóstolo João deixa bem clara a opção feita pela humanidade: 

João 3.19 “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.” 

D. Fora de Cristo o ser humano está morto em seus delitos e pecados, escravizado pelo mundo, pelo diabo e pela sua própria natureza caída e, completamente, condenado sob a ira de Deus. 

E. Deus em sua misericórdia nos tem confiado a mensagem das boas novas que oferece, gratuitamente: vida para aqueles que estão mortos, libertação para aqueles que estão escravizados e perdão para aqueles que estão condenados no corredor da morte.

domingo, 29 de dezembro de 2024

A CHAMADA PARA O EVANGELHO

 

Is 55.1-3 “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi”. 

INTRODUÇÃO. As primeiras palavras do verso primeiro, fazem-nos lembrar as de nosso Senhor Jesus Cristo no dia grande dia da Festas dos Tabernáculos:

Jo 7.37 “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” 

1. É um evangelho de graça.

V. 1Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” 

1.1. Um convite divino ao pecador. “Todos vós que tendes sede,” (v. 1)

O convite é universal. 

1.2. A salvação de Deus. “...vinde às águas” (v. 1).

Jo 413-14 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

A Água representa nosso desejo de nos refrescar. É o refrigério para nossa alma. 

1.3. Vinde para o descanso da alma.

Mt 11.28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” 

1.4. Tudo é oferecido “sem dinheiro e sem preço”. Todos os pecadores podem crer e ser salvos.e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço” (v. 1). 

A Salvação é ato da justiça divina, não algo que se compra com dinheiro.

Por isso, convida a quem “não tem dinheiro”.

Ef 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” 

1.5. A alegria da salvação. “Sim, vinde e comprai vinho e leite” (v. 2).

O vinho significa a alegria.

O leite significa a Palavra, o leite racional. 

2. É um evangelho de fé e não de obras.

V. 3 “Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.”

Rm 10.17 “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.”

Hb 11.1Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.”

Hb 11.6Ora, sem fé é impossível agradar a Deus.” 

3. É um evangelho de Cristo. V. 4Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. 

3.1. Deus tem nos dado Jesus Cristo como Príncipe e Comandante... para ser o capitão da sua salvação. 

3.2. Que procura acham. V. 6: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 

3.3. Todos os que invocam recebem misericórdia. V 7 “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 

4. É um evangelho de paz e gozo. V. 12 “Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.”

Que recebe sai cantando, como o eunuco da etiópia (At 8.39). 

5. É um evangelho frutífero. V. 13 “Em lugar do espinheiro crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.”

As obras da carne cedem lugar ao fruto da Espírito.

Gl 5.22-23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei.” 

A Igrejas, e a bem-aventurança dos céus constituem um memorial eterno em amor do nosso Deus. 

Pr. Elias Ribas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

A CERTEZA DO CRENTE

 


1ª João 5.1-21 “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 2- Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3- Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 4- Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5- Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6- Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 7- Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 8- E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. 9- Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. 10- Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. 11- E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12- Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13- Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. 14- E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15- E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. 16- Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 17- Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte. 18- Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 19- Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 20- E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21- Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.” 

INTRODUÇÃO. Muitos irmãos nos dias hoje têm dúvida acerca da salvação, ficam preocupados e até perguntam o que devo fazer para herdar a salvação. 

Nesta carta o apóstolo João vai traçar um perfil do verdadeiro crente e a certeza que ele é salvo. 

I. CONHECENDO A EPÍSTOLA DE JOÃO 

João, filho de Zebedeu. É o mesmo que escreveu o Evangelho que leva o seu nome (Jo 20.20; comparar 1ª Jo 1.1; 5.7 com Jo 1.1), e escreveu o livro das revelações. 

João é conhecido como o apóstolo do amor (2ª 1.2,3), também o discípulo amado de Jesus. 

Esta carta foi escrita entre 85 e 90 d. C., de Éfeso, antes do exílio de João na ilha de Patmos (ver Ap 1.9). 

Tema. A Verdade Cristológica e a Conduta Cristã.

Propósito. Defender a cristologia (a fé em Jesus Cristo tal como Ele é – verdadeiro homem e verdadeiro Deus) da heresia gnóstica (cristologia deturpada que negava total ou parcialmente as naturezas de Cristo) e, a moral (a conduta própria do cristão) da anomia dos gnósticos (que afirmava ser impossível às ações humanas prejudicar o relacionamento com o divino). 

Para quem e por que esse livro foi escrito? A primeira epístola de João foi escrita para uma comunidade cristã que se defrontava com a heresia gnóstica do primeiro século. João procurou encorajar os seus membros a viverem uma vida coerente com a comunhão com Deus e Seu Cristo. 

Porque João escreveu. A igreja do primeiro século estava sendo bombardeada por uma perigosa heresia chamada gnosticismo, que significa sabedoria, que negava a Divindade de Cristo. João escreve esta carta para mostrar de fato que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e verdadeiro homem. 

Naqueles dias surgiram na grande cidade de Éfeso e região, área sobre a qual o apóstolo exercia seu ministério pastoral, muitos enganadores que, através de falsas doutrinas, intentavam induzir os crentes ao erro, razão pela qual João escreveu as três cartas (1ª Jo 2.19,26; 3.2; 2ª Jo v.7). Surgiram “anticristos” (1ª Jo 2.18), mentirosos (2.22), e falsos profetas (4.1), e a apostasia se disseminava na Igreja. Uma filosofia em particular que vinha ganhando popularidade era o docetismo, que era parte de um movimento mais amplo, conhecido como gnosticismo. Um dos principais ensinamentos do gnosticismo, em suas diversas formas, era o de que o espírito era puramente bom, enquanto a matéria, o que incluía o corpo físico, era puramente má, contudo, João expôs a hipocrisia de todos esses e confirmou a fé dos autênticos crentes. 

II. A CERTEZA DO CRENTE 

Vamos abordar Sete certeza que você é salvo. 

1. Crê em Jesus. V. 1 “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus...”.

A condição para ser nascido de Deus, para ser filho de Deus, é crer ou confiar em Jesus Cristo. Só a fé correta e sincera produz um nascimento espiritual. 

Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

“A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.” (Rm 10.17).

“Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hb 11.6). 

A crença que Jesus é Senhor de sua vida é uma certeza que você é salvo. 

2. Quem é nascido de Deus, ama a Deus e seus irmão. V. 1b “...e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” 

Mateus 22.35-40 “E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: 36- Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37- E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38- Este é o primeiro e grande mandamento. 39- E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40- Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” 

1ª João 4.20,21 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21- E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” 

2.1. Amar a Deus. Romanos 8.35-39 “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36- Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37- Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38- Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir. 39- Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” 

Salmos 31.23 “Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.” 

Deuteronômio 6.5 “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” 

Deuteronômio 10.12 “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.” 

Judas 1.21 “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” 

2.2. Amar teu semelhante. V. 2 “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus...”. 

Também ama o que é gerado por ele”. Ou seja, ele amará todos os verdadeiros filhos de Deus; todos os cristãos. Veja as notas em 1ª João 4.20. A ideia geral é que, como todos os cristãos são filhos do mesmo Pai; como eles constituem uma família; como todos eles têm a mesma imagem; como eles compartilham o seu favor; como estão sob a mesma obrigação de gratidão por ele e são obrigados a promover a mesma causa comum e a habitarem juntos no mesmo lar para sempre, devem, portanto, se amar. Como todos os filhos de uma família amam seu pai em comum, assim deve ser na grande família da qual Deus é o Cabeça. 

João 13.35 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” 

João 15.12,13 “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13- Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” 

1ª João 4.7-10 “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8- Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9- Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10- Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” 

Se você é nascido de Deus, três coisas vão acontecer na sua vida:

1º Você vai amar a Deus e seu irmão. 

2º Você vai ter tempo para Deus.

Você vai ter uma vida de:

Oração;

Meditação da Palavra;

Você vai dedicar sua vida para Ele. 

3º Você vai procurar agradar esse Deus.

Salmos 37.4 “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.” 

3. Obedece Seus mandamentos. V. 2 “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” 

A prova moral é obediência. “...e guardamos os seus mandamentos.” 

1ª João 2.3-6 “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 4- Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. 5- Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. 6- Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” 

João 15.10 “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 12- O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13- Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” 

João 14.21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

A caridade de Deus requer obediência (Jo 14-15). 

João 14.13-15 “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14- Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15- Se me amais, guardai os meus mandamentos.” 

1ª Jo 5.3 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” 

A caridade de Deus requer obediência (Jo 14.15). Contudo, os mandamentos de Deus não são pesados; antes, libertam os cristãos para ser as pessoas que Deus idealizou na criação: seres santos, que refletem limpidamente a imagem de Deus. 

Esse é o primeiro e grande sinal, a primeira e grande prova. Quem realmente diz amar ao Senhor deve cumprir com Seus mandamentos, com o que Ele ordena em Sua Palavra. Assim está escrito em 1ª João 2.3-6 “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos seus mandamentos. 

4. Crê que Jesus Cristo é Deus. Vs. 6-10 “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 7- Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 8- E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. 9- Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. 10- Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.” 

4.1. Conceitos a respeito de Jesus Cristo.

- Para os espíritas Jesus é apenas um mestre, um iluminado;

-Para os muçulmanos Jesus é apenas um profeta;

- Para os Judeus Jesus é apenas um profeta;

- Para você quem é Jesus? 

- Os fariseus não aceitaram Jesus como Messias. Eles classificavam Jesus como um falso “messias “embusteiro, um falso profeta; outros achavam que Jesus era um religioso fanático. 

- João acusa os hereges de afirmarem “ter” o Pai, mas negar o Filho (2.22-24). Eles ensinavam que Jesus era apenas um homem, filho natural de José e Maria. Em outras palavras, eles não criam em Cristo como o Deus encarnado. 

- Os gnósticos criam que Jesus era apenas um homem sobre o qual Cristo veio no batismo e foi embora dele na cruz. 

- Ario de Alexandria diz que Jesus foi a primeira criação de Deus, e as testemunha de Jeová seguem seus ensinamentos dizendo que Jesus é um Deus com letra minúscula. 

- Embora tais falsos ensinamentos sejam refutados em 1ª João, eles continuaram a existir e infiltraram-se entre os membros da Igreja. Essa e outras doutrinas falsas levaram à Grande Apostasia. 

- Não reconhecer a encarnação de Cristo é negar as profecias do Antigo Testamento e a mensagem do seu cumprimento em o Novo (Is 7.14; 9.6; Jo 1.1,14). Ao dizer que Jesus é o Cristo prometido, João está afirmando que Ele é o Deus encarnado cujo sacrifício resgatou-nos da maldição do pecado. Não considerar esse fato é negar a expiação por Cristo, o Filho de Deus (Is 53.4-10; Jo 4.25,26; 6.69; Mc 15.39). Inclusive, o apóstolo afirmou que a negação deste fato era uma das formas de identificar os “falsos espíritos” (1ª Jo 4.3). 

4.2. Três testemunhas no céu que Jesus é Deus. V. 7 "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um."

Este é um versículo mais claro sobre a trindade. “...e estes três são um.” 

A igreja cristã não crê no politeísmo. Nós cremos em um único Deus que subsiste em três pessoas: o Pai; o Filho e o Espírito Santo. 

- João chama o Filho a Palavra, o Verbo que no grego é Logos. Portanto, os três dão testemunho da divindade de Cristo: o Pai, a Palavra (Jesus) e o Espírito Santo. 

4.3. As testemunhas na terra. V. 8 “E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.” 

- Os três são unânimes em um só propósito; testificar que Jesus é Deus. 

- Espírito Santo testifica, de acordo com a água e o sangue (1ª Jo 5.6), que Jesus é o Filho de Deus. 

- Água e Sangue. V. 6 “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue.” 

Tertuliano um dos pais da igreja disse: “que o batismo tem haver com o batismo e a morte de Jesus. 

João está refutando os gnósticos. Eles diziam que Jesus era somente homem, e jamais Jesus seria Deus. E jamais Deus desceria nesta terra. 

V. 10 “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.” 

5. Aquele que crê no Filho de Deus, tem a vida eterna. Vs. 11-13 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12- Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13- Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” 

- A palavra sabemos aparece 39 nesta epístola e 8 só neste capítulo. Estas coisas vos escrevi para vos a dar avida eterna. 

João 20.31 “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” 

João 11.25,26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” 

- O evangelho de João foi escrito para os incrédulos, para ensinar que: se eles crerem em Jesus como único e suficiente salvador terão a vida eterna. Mas a carta de 1ª João foi escrita para os crentes. 

- Muitos crentes não tem certeza da a salvação, vivem numa incerteza, numa insegurança. Mas note que João diz: “Quem tem o Filho tem a vida...”. Isso é certeza, convictos que somos filhos de Deus. 

João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” 

A salvação é uma dádiva de Deus, um presente de Deus. Efésios 2.8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” 

Não há salvação fora de Jesus. Nem uma religião pode salvar o homem. V. 12 “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” 

Atos 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” 

João 14.6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” 

1ª Timóteo 2.5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 

5. Temos certeza que Deus responde nossas orações. Vs. 14-15 “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15- E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. 

Oração é um diálogo como Pai. Não é para você. impor a vontade de Deus e nem dobrar a vontade do Pai, Para ele abra mão de Sua vontade para aceitar a sua vontade.

Deus é soberano e faz tudo segundo seu propósito. 

Exemplo: o Pai nosso: “seja feita a tua vontade”. 

- A oração é respondida por Deus, quando você faz segundo a vontade de Deus e para glorificar o Seu nome. 

- Nós não sabemos orar como convém, nós não sabemos o que é melhor para nós. 

- Deus atende sua oração quando você faz de acordo com a vontade d’Ele. “qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2). 

Quando Deus deixa de responder sua oração? Primeiro: quando você tem um pecado inconfesso ou escondido na sua vida. 

Salmos 66.18 “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.”

Segundo: Quando tua oração não é intenção correta. 

Tiago 4.3 “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”

Se você pedir mal e para o vosso deleite, Deus não responde. 

Quando Deus responde nossas orações? 1ª Jo 5.14 “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”

- A oração é sublime. Se você orar com propósito e com intenção correta, Deus nos ouve.

 - Você vai receber quando o teu coração estiver afinado com o coração de Deus. Quando estiver submisso a vontade soberana do Criador. 

V. 15 “E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” 

Lucas 11.9-13 “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10- Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. 11- E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 12- Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12- Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13- Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” 

6. A certeza que Deus pode salvar pessoa da morte pela nossa instrumentalidade das nossas orações.

1ª Jo 5.16-17 “Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 17- Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.” 

6.1. O pecado que não é para morte. O cristão deve interceder por um irmão cristão que peca desde que o cristão veja seu irmão cometer pecado e o pecado não leve à morte. A morte pode significar a morte física ou a espiritual, embora provavelmente a morte física seja o caso aqui. Dará a vida. 

Tiago 5.15 “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” 

Salmos 145.14 “O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.” 

Mateus 5.43,44 “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44- Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” 

- Não se alegre com a queda de seu irmão. 

- Não o julgue, mas ore para que ele se levante.

Mateus 7.1-5 “Não julgueis, para que não sejais julgados. 2- Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3- E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4- Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5- Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.’ 

- O cristão pode orar com confiança, sabendo que é da vontade de Deus que os cristãos parem de pecar. 

6.2. Pecado para a morte. Pecado para morte pode significar blasfemar contra o Espírito Santo, rejeitar Cristo como Salvador, rejeitar a humanidade ou a divindade de Jesus, um pecado específico como o homicídio (1ª Jo 3.12,15) ou uma vida de contínuo pecado. 

Mateus 12.32 “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” 

- Os fariseus diziam conscientemente que Jesus operava milagres por Belzebu, e dizer que Jesus expulsa demônio pelo espírito de Belzebu é a maior blasfêmia da humanidade (Mateus 12.29– 32). Fere a sua santidade, ensino e dedicação. Além disso, profana a divindade de Deus e o Espírito Santo que dirigia ao Senhor. 

- Esse tipo de blasfêmia contra a santidade do Espírito de Deus, ou seja, atribuir as evidentes obras de Deus ao Diabo, não têm perdão, disse o Senhor Jesus.

E o apóstolo João disse que por esses não adianta a orar. 

- Qualquer que seja ele, o pecado parece ser uma violação flagrante da santidade da comunidade cristã (At 5.1-11; 1ª Co 5.5; 11.30). Em outras palavras, João está incentivando-nos a ajudar os irmãos que estejam desviando-se; podemos ser instrumentos de Deus na restauração de nossos irmãos à verdadeira comunhão. 

7. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado. Vs. 18-19 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 19- Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” 

- Satanás não toca naquele que nasceu de Deus (v. 18), mas tem todo o mundo em suas garras e sob seu domínio. 

Qual a diferença de pecar e viver na pratica do pecado.

Pecar é resultado da nossa natureza que ainda existe em nós. Mas o pecado da nossa vida não é um hábito. Pecar é um acidente. 

Prática do pecado. É o pecado deliberadamente, conscientemente. 

“...mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo...”. Quem nasceu de novo e não vive na prática do pecado, Jesus nos guarda de todo o mal. 

O maligno não lhe toca. O que é nascido de Deus o diabo não lhe toca por que ele está revestido de Cristo. 

Gálatas 3.27 “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.” 

Romanos 13.14 “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” 

Se não cometemos pecados deliberadamente o diabo não pode tocar em nós, porque estamos revestidos de Cristo e de Seu poder. 

Tiago 4.8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” 

Passamos por aflições, mas somos guardados por Jesus. Guardados significa protegido, por Jesus, no sentido que o Diabo não pode destruir o projeto que Deus tem em nossas vidas. 

O mundo jaz no maligno, mas o crente jaz em Cristo. 

8. Temos a certeza que a vida cristã é a vida verdadeira. Vs. 20-21 “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21- Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.” 

“....conheçamos ao Verdadeiro ...”. Jesus é o verdadeiro Deus; a verdadeira vida; o verdadeiro caminho; a verdadeiro luz, vindo ao mundo ilumina todos os creem. 

-O entendimento concedido por Cristo nos permite conhecermos Deus pessoal e intimamente. Jesus Cristo é o verdadeiro Deus; conhecê-lo é ter a vida eterna. 

Filhinhos, guardai-vos dos ídolos...” João quer nos ensinar dizendo que o mundo que jaz no maligno tem muitos deuses e que estão seguindo ídolos que não pode andar, nem ver, tens mãos, mas não apalpão. 

Eles estão seguindo ídolos mortos que não tem vida, que não tem poder para libertar, que não tem poder para salvar não tem poder para guardar. 

Isaías 46.6,7-8 “Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam. 8-Sobre os ombros o tomam, o levam, e o põem no seu lugar; ali fica em pé, do seu lugar não se move; e, se alguém clama a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação.” 

Salmos 115.4-9 “Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5- Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem. 6- Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7- Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8- A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. 9- Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.” 

- Devemos dar toda honra e toda glória ao Seu nome, por amor da tua benignidade e da tua verdade. (Salmos 115.1). Fuja dos ídolos e segui o verdadeiro.

CONCLUSÃO. Creia firmemente em Jesus, só Ele tem a palavra da vida eterna, só ele pode te salvar, te guardar.

Sl 37.5 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” 

V. 12 “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”

Pr. Elias Ribas

Assembleia de deus

Blumenau-SC