TEOLOGIA EM FOCO

segunda-feira, 27 de março de 2023

O MILÊNIO, O REINADO DE CRISTO



“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.5-6). 

Em Apocalipse 11.15, o anjo toca trombeta anunciando ao mundo inteiro que o Milênio irá começar: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Ap 11.15).

Com o fim da batalha do Armagedom, se iniciará um tempo sem igual na história. Cristo implantará Seu Reino sobre toda a Terra. Todas as nações, povos e línguas estarão sob o governo do Messias (Mt 1.22-23).

O milênio não é uma fantasia nem uma criação poética. É o reino de Deus que o Senhor Jesus Cristo, juntamente Sua Igreja, implantará neste mundo logo após a Grande Tribulação. 

I. O QUE É MILÊNIO 

O termo “milênio” não aparece na Bíblia, mas provém de duas palavras latinas: “Mille” que significa “mil”, e “annum” que significa “anos”. O período de mil anos é mencionado no capítulo 20 do livro do Apocalipse. O milênio de Cristo se dará após a segunda vinda de Cristo em glória, e antes da destruição do velho céu e da velha Terra. Os crentes em Cristo devem saber que o milênio é uma doutrina essencialmente bíblica e consistentemente teológica.

O Milênio preparará a Terra para o estabelecimento do reino eterno de Cristo, conforme as promessas das Sagradas Escrituras, será o esplendoroso reinado de Cristo na Terra por mil anos (Ap 5.10; 20.4-7; Is 65.20, 20, 25; Dn 2.35, 44; Lc 1.32, 33). Ocorrerá após a volta de Jesus, (Ap 20.1-7). Trata-se de um reino literal, cujo principal objetivo é a exaltação de Jesus não somente como Messias de Israel, mas como o Desejado de todas as nações (Ag 2.7).

O milênio pode ser considerado ainda a manifestação plena do Reino de Deus na Terra. E isto nada tem a ver com a doutrina de algumas seitas que, renegam as verdades bíblicas acerca do arrebatamento da Igreja, ensinam que este mundo haverá de melhorar, pouco a pouco, até transformar-se num paraíso. 

II. QUANDO SERÁ O MILÊNIO 

1. A última dispensação. O Milênio não é ainda o fim e nem a consumação de todas as coisas. O milênio será a última dispensação na história deste mundo. O milênio também pode ser considerado ainda a “Dispensação da Plenitude dos Tempos”, quando Jesus estabelecer o Seu reino.

Muitos teólogos afirmam que a Terra foi recriado em 6 dias, de acordo com o relato de Genesis 1, e no 7º dia descansou o Senhor Deus. Afirmam também que a Terra deve durar 6 mil anos, com um dia para cada ano e no 7º será o descanso, ou seja, mil anos de paz. Passados seis mil anos após a criação de toda criação da Terra, ocorreria a Segunda Vida de Cristo a Terra, que marcaria o termino de todos os Impérios Mundiais terrenos, dando início o reino de mil anos de Cristo com Seus santos nessa terra, isso entre a Sua segunda vinda e o julgamento final, ou seja, a Terra teria uma duração de 7 mil anos e seria destruída para a criação do novo céu e da nova terra (Ap 21). 

2. A Nova Aliança durante o milênio. A Nova Aliança é um conceito teológico que se relaciona com o reinado de mil anos de Cristo, o Milênio, de acordo com a Bíblia. Esta nova aliança não é o 'Novo Testamento, como muitos dizem, trata-se de uma aliança no milênio, Deus estabelece um novo coração para Israel, uma conversão genuína e autêntica.

A obra da Nova Aliança, a morte e ressurreição de Jesus para reconciliar os corações com Deus já foi realizada na cruz do Calvário. Entretanto, Israel por ter rejeitado o Messias, ainda está separado de Cristo, portanto ainda não vimos o cumprimento completo. Veja a profecia de Jeremias 31.33 diz: “Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no seu coração as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.” O profeta Ezequiel 36.28 dá mais detalhes: “Vocês habitarão na terra que eu dei aos seus pais. Vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” Isaías 59.20–21 “E virá um Redentor a Sião e aos que se desviarem da transgressão em Jacó, diz o Senhor. 21 Quanto a mim, este é o meu concerto com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua posteridade, nem da boca da posteridade da tua posteridade, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre.”

Hoje, Israel está separado de Deus por ter rejeitado a Cristo, mas naquele dia eles irão reconhecer Jesus como o Messias e se converterão ao Senhor. Assim, vemos que a nova aliança será plenamente operante, demonstrando em todo o mundo, e mui particularmente na Palestina suas bênçãos, resultando em que a maioria dos homens do mundo buscarão a Deus e aprenderão a Sua justiça. 

3. O milênio será após a Grande Tribulação. No evangelho segundo Mateus, Jesus apresentou a realidade da Grande Tribulação (Mt 24.21). No verso 28, Jesus retrata o que estará acontecendo na Sua vinda usando a ilustração dos abutres atraídos pela matança, referindo ao Armagedom (Ap 19.11-21). Prosseguindo no v. 29, dá a entender que a Sua vinda será logo depois da tribulação daqueles dias. No verso 30, Ele fala de Sua vinda visível: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”

O milênio terá início no final da Grande Tribulação, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, na companhia de todos os Seus santos (Igreja e Seus anjos), houver aniquilado o dragão (diabo), o falso profeta e a besta (Anticristo), (Ap 19.11-21). O milênio, por conseguinte, dar-se-á, logicamente, depois do arrebatamento da Igreja (1ª Ts 4.16-17).

Neste período, Satanás estará amarrado até que se completem os mil anos. Em seguida, importa que ele seja solto por um pouco de tempo, até que seja definitivamente lançado no lago de fogo (inferno) (Ap 20.2, 7, 10). 

4. O milênio será último reino na Terra. “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos e será estabelecido para sempre. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o cobre, o barro, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disso; e certo é o sonho, e fiel à sua interpretação.” (Dn 2.44,45).

Nas visões que da parte de Deus lhe foram enviadas o profeta Daniel viu uma sucessão de quatro impérios mundiais, e também a queda de todos esses reinos.

Qual o significado de que a pedra seria “cortada sem auxílio de mão”? A pedra representa Cristo (Mt 16.18), ela foi “cortada sem auxílio de mão”, ou seja, sem auxílio humano, mas pelo próprio Deus (Dn 2.45; 7.13-14). Daniel viu que este último reino a ser estabelecido na Terra é o reino de Cristo quando Ele for revelado, vindo do céu, vingando-se do Anticristo, o qual será destruído juntamente com o falso profeta e ainda efetuará o julgamento das nações (2ª Ts 2.8).

Quando Cristo voltar a Terra, Ele trará juntamente consigo os santos, revestidos de corpos gloriosos, pessoas essas que morreram em Cristo desde o tempo de Abel (Ap 1.7; Jd 14.15). Estes estarão com Cristo na administração dos reinos e governo da Terra (Ap 11.15). Os judeus perderão grande parte da população durante a Grande Tribulação (Zc 13.8-9). Tendo Cristo como seu Messias e cabeça, Israel tornar-se-á nação líder do mundo e não mais cauda. Assim sendo, os habitantes da Terra durante o milênio consistirão de salvos em Cristo. Os santos ressuscitados, os judeus que abraçaram a fé em Jesus e as nações simpatizantes.

“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.5-6).

Há uma ideia entre o povo de Deus que a ressurreição será em só momento. Mas na realidade não será assim. A ordem é a seguinte: A primeira ressurreição é inaugurada por Jesus Cristo, que é as primícias dos que dormem (1ª Co 15.20, Cl 1.18). Seguindo a sequência os que são de Cristo por ocasião da sua vinda (1ª Co 15.23; 1ª Ts 4.16-17), e sete anos depois os mártires da Grande Tribulação (Ap 6.9-11; 20.4). Portanto, a primeira ressurreição abrange da ressurreição de Cristo, até os mártires da Grande Tribulação. Esta “Bem-aventurança” é aplicada a “ressurreição dos justos”. O bem-estar e a felicidade dos justos advêm deste acontecimento. 

5. Quem estará na Terra durante o milênio. Haverá duas classes de pessoas: 1. Glorificados, isto é, a Igreja a noiva do Cordeiro. 2. Não glorificados. Os glorificados são os crentes do AT e NT e os não glorificados são os judeus sobreviventes da Grande Tribulação, gentios remanescentes das nações e os nascidos no Milênio.

Portanto, estarão na Terra, durante o milênio, os mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4-6; 12.15), os judeus salvos pelo Senhor na Grande Tribulação (Mt 25.34), e os gentios que houverem sobrevivido à Grande Tribulação e ao Juízo das nações (Mt 25.31-41). A Igreja, estará, juntamente com Cristo, regendo o mundo. Afinal, dele receberemos está promessa (Ap 2.26-27; Ap 5.9-13). 

III. COMO SERÁ O MILÊNIO 

1. O mundo em geral no milênio. É evidente que multidões nascerão durante o Milênio (Zc 8.4-6; Is 65.20; Mq 4.1-4). Os mortais continuarão a viver na Terra e a ter filhos durante o Milênio. Todas as nações do mundo irão a Jerusalém buscar a Lei do Senhor (Is 2:2-4; Zc 14:16-19). Durante o Milênio o mundo se encherá do conhecimento do Senhor (Is 11.9). Será um período de verdadeira paz sobre a Terra (Ap 20.1-3). O Senhor Jesus governará toda Terra (Zc 14.9) e reinará de Jerusalém (Is 2.2-5). Nesta época haverá muita fertilidade no solo (Am 9.13-14) e não haverá desertos (Is 35.1-6). Os animais selvagens voltarão a ser dóceis (Is 11.6-9; 65.25) e as armas se converterão em implementos agrícolas (Is 2.4; Mq 4.3). Haverá longevidade para os seres humanos (Is 65.20) e aumentará o índice de natalidade (Zc 8.5; 10.8). No Milênio haverá abundância de saúde (Is 33.24; 35.5-6) e muita prosperidade (Is 65.21). Neste tempo haverá abundância de salvação (Is 33.6; Zc 9.16) e paz entre as nações (Mq 14.3). Durante o Milênio haverá grande derramamento do Espírito Santo (Is 44.3; Ez 39.29; Zc 12.10). O Egito será uma nação temente a Deus e unida com Israel (Is 19.21-25). 

2. A vida espiritual durante o milênio. Milênio será um reino não só de bênçãos espirituais, como também matérias, pois a glória do Senhor encherá a Terra (Sl 72) e o Espírito Santo será derramado sobre toda a carne.

Durante o Milênio haverá grande derramamento do Espírito Santo (Is 44.3; Ez 39.29; Zc 12.10). No dia do Pentecoste Pedro declarou aos judeus dizendo: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.” (At 2.17).

No dia do Pentecoste o Espírito Santo foi derramado sobre todos os que estavam reunidos em oração em Jerusalém, note que Pedro continua dizendo que a promessa do Espírito Santo também seria “para a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.” (At 2.39).

Aos vossos filhos refere-se aos Judeus, e a todos que estão longe refere-se aos gentios. Porém, o Espírito Santo é derramado hoje somente aos que creem no Senhor e Salvador Jesus Cristo. Porém, a profecia cumpriu-se em partes, mas no milênio ela será cumprida plenamente, isto é, todos os que estiverem no milênio com Cristo Jesus serão cheios do Espírito Santo.

O mundo em si não conhece o Espírito Santo. Mas, no Milênio será diferente, todos conhecerão o Senhor e haverá santidade ao Senhor e aí vai se cumprir o que Joel profetizou (Jl 2.28-29; Is 32.15; Êx 36.27 39.22; Zc 12.10; At 2.19-20). 

3. Como será a Terra no milênio. Isaías 43.20 “Os animais do campo me servirão, os dragões e os filhos do avestruz; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.” 

O capítulo 43 fala da restauração da Terra no reino milenial. Os desertos desaparecerão e haverá abundancia de águas e de árvores.

Na visão de Ezequiel 47.7-10, encontramos uma descrição detalhada do rio da vida que fluirá do templo durante o milênio. As águas que saiam do templo corriam para o mar morto, transformando a água salgada em água doce. Esta água representa a cura espiritual e física que fluirá para as nações durante o reinado de Cristo.

“... para o oriente”. Ou seja, para a Palestina, os vales da Galileia e do Jordão, até o Mar Morto e dali até o Golfo de Ácabá. 

4. O conhecimento do Senhor será universal. Tal qual hoje prevalece o mal entre muitas nações que jazem nas trevas da idolatria, naquele tempo a justiça prevalecerá e todas as nações conhecerão o nome de Jeová (Ml 1.11; Is 11.9). Durante o milênio, será estabelecido um padrão divino onde os moradores da Terra adorarão o ao Rei dos reis, o Senhor dos Exércitos. 

IV. CRISTO NO MILÊNIO 

1. O reinado de Cristo. Ao soar a 7ª trombeta, o governo da Terra ficará a cargo de Cristo: O Rei dos reis e Senhor. Portanto, no Milênio, Cristo Jesus estará presente na Terra em pessoa e se assentará sobre o trono de Davi (Is 2.1-5). Ele reinará sobre toda a Terra (Sl 72.6-11; Zc 14.9). Seu reino será caracterizado por duas coisas: paz universal (Sl 72.7; Is 2.4; Mq 4.3), e justiça universal (Is 11.4-5; Jr 23.5-6). O Reino de Cristo será Universal (Is 2.2-4; 11.10-12; Zc 8.22-23; Jr 3.17; Is 60.3 e 66.20). O Senhor Jesus reinará com cetro de ferro (Ap 19.15). Julgará as nações que não andarem conforme a Sua vontade (Zc 14.17-19).

O Reino de Cristo será estabelecido na Terra e tem como finalidade estabelecer a justiça, obediência, santidade, verdade, plenitude do Espírito Santo, cumprimento da Nova Aliança, derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne, aprisionamento de Satanás, eliminação dos ímpios, fazer com que Israel veja o Senhor em Sião, conhecimento universal do Senhor e submissão dos gentios à Cristo. 

2. Mil anos de Paz. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14.27).

Hoje os esforços humanos para promover a paz entre os homens são vãos. Porém chegará o dia em que o Príncipe da Paz estabelecerá a perfeita harmonia entre as nações. Não haverá mais necessidade de forças armadas, pois Cristo será o protetor de todas as nações.

Jesus promete uma paz que vem através de Sua morte e ressureição. No milênio os homens desfrutaram de uma perfeita paz, harmonia, pois será um tempo em que o Príncipe da paz terá domínio sobre os povos. Há passagens do Antigo Testamento que narram a respeito de um período de plena paz, sob o reinado do Messias na Terra (Zc 14.9). Este será um período de paz até mesmo para os animais da terra, pois o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão e o animal cevado andarão juntos, o leão comerá palha como o boi (Is 11.6-9).

O reinado de do Messias comandará a paz mundial, quando judeus e gentios se unirão para adorar o Senhor. 

3. A forma de governo será teocrática. A Terra nesse tempo será regida nem por monarquia nem democracia, mas sim por teocracia (Dn 7.13-14), isto é, o próprio Deus regerá o mundo na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo (Lc 1.32-33).

Algumas passagens das Escrituras indicam que o rei Davi, de cuja linhagem veio Jesus, segundo a carne, tomará parte no governo de Israel já restaurado servindo como príncipe ou correagente (Jr 30.9; Ez 37.24, 25; Is 2.2). Cristo também disse a seus discípulos que se assentariam em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28). 

V. A IGREJA NO MILÊNIO 

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. (Ap 20.6). 

Segundo o capítulo 20 do Apocalipse, o último livro da Bíblia, os santos viverão e reinarão com Cristo durante o Milênio.

Durante o Milênio, a Igreja estará com Cristo para reinar (Ap 5.9-10; 20.4-6) com Ele sobre as tribos de Israel (Mt 19.28). Paulo confirma essa missão da Igreja durante o Milênio: “se perseveramos, também com ele reinaremos” (2ª Tm 2.12). No Milênio os remidos em Cristo tomarão parte da adoração, esse será o momento no qual a oração “venha a nós o Teu Reino” (Mt. 4.17) será respondida. Nesta época a Igreja já estará glorificada, isto é, os santos crentes estarão revestidos dum corpo como o do Senhor Jesus (Fp 3.21), que se locomove sem obstáculos e barreiras (Lc 24.30-43; Jo 20.19-27). Em Mateus 17.1-6, vemos que Moisés e Elias não estavam sujeitos às limitações físicas, da mesma forma estará a Igreja no Milênio; aliás, não só no Milênio, mas, para toda a eternidade. Nenhum mortal poderá descrever a glória futura da Igreja do Senhor, nem mesmo as imaginações mais férteis; porque são coisas que: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1ª Co 2.9). 

VI. ISRAEL NO MILÊNIO 

1. O que acontecerá com Israel? A aliança de Deus com Davi estabelecia que a linhagem de Davi nunca morreria e que o herdeiro de Davi reinaria em Israel para sempre. Os estudiosos da Bíblia concordam que Jesus cumpriu essa aliança, mas na Sua volta em glória Israel se converterá a Cristo (Ez 36.16-38; Zc 12.10-13; Rm 11.25-26). Quando eles se arrependerem o Senhor Deus os purificará, irá restaurá-los espiritualmente e porá o seu Espírito dentro deles (Ez 36.25-27).

No Milênio, todas as 12 tribos serão reunidas sob um líder. Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul) serão um reino novamente. Zacarias diz que o Messias purificará Seu povo, chamará Israel de “meu povo” e Israel responderá: “Yahweh é meu Deus”. Todos eles serão trazidos de volta sob a dinastia davídica como nos dias antigos. Davi voltará a governar um reino e uma nação, como se o reino dividido nunca tivesse existido. Israel como nação adorará seu Messias. 

2. A sede do governo de Cristo. A capital do mundo será Jerusalém, a desprezada cidade tantas vezes pisada pelos exércitos invasores (Is 2.2). Esta cidade será totalmente restaurada cumprindo-se a visão do salmista Davi que disse: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado na cidade de nosso Deus, Seu santo nome, belo e sobranceiro é a alegria de toda a terra, o monte Sião para todos os lados do norte a cidade do grande Rei. Nos palácios dela Deus se faz conhecer como alto refúgio” (Sl 48.1-3).

Jerusalém será a sede do governo messiânico como também o centro de adoração divina (Zc 14.16). Jerusalém se chamará beulá, que significa “meu prazer está nela”, e Beulá significa “Desposada”, esses nomes indicam que Deus renovou seu concerto com Jerusalém tudo nos mostra que Israel sempre foi à menina dos olhos de Deus e o centro geográfico do mundo. Jerusalém não será mais chamada Shemamá (Assolada), mas Beulá, (casada) (Is 62.4).

As nações do mundo não terão supremacia, exceto Israel que será a cabeça das nações, sendo Jerusalém a capital. 

3. O território de Israel. Sabemos que a terra prometida a Abraão em Gênesis 15.18-20 e Números 34.1-12., jamais foi totalmente ocupada por esta nação, nem mesmo durante os prósperos reinados de Davi e Salomão. A concessão original estende-se do rio Egito até o rio Eufrates. As referências de Dt 11.24 e Ez 47.18 mencionam o mar Ocidental (Mediterrâneo) e o mar Oriental, que possivelmente refere-se ao Oceano Índico. 

4. A Palestina nos dias do milênio. Já antes que Israel entrasse na terra de Canaã, Deus já havia chamado de terra de trigo e cevada, figueiras e romaneiras, terra de oliveiras, de azeite e mel (Dt 8.8).

Antes de os israelitas entrarem na terra prometida, Moisés explicou as consequências da obediência e da desobediência às leis de Deus. “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.” (Dt 11.13-14). 

Assim que Israel entrou na terra prometida esqueceu-se de Deus e de Seus mandamentos e a bênção lhe foi retirada, a qual resultou na retenção das chuvas e durante séculos esta terra permaneceu abandonada, sendo verdadeiramente arruinada. Hoje pelo restabelecimento de Israel, a Palestina e o emprego de métodos modernos e científicos de agricultura, a terra está novamente florescente. As águas do Jordão foram canalizadas em direção ao sul até o deserto de Negueb, esse ermo está agora transformando em producentes fazendas de toda espécie.

As chuvas temporã e serôdias, já voltaram a regar a terra, cremos que tudo isso que está acontecendo hoje é prenúncio das bênçãos que se evidenciarão ali durante os mil anos de paz sob o regime de Jesus Cristo (Is 35.1; Ez 36.8.11). 

5. A cidade milenar. De acordo com Ezequiel 48.1-35, a repartição do território de Israel entre as doze tribos, estender-se-á do Oeste ao Leste, a partir da tribo de Dã no norte e terminando com Gade no sul. Colocada entre as tribos de Judá e Benjamim, haverá uma área conhecida como região Santa, um território de extensão. É interessante notar que as tribos de Judá e Benjamim, que eram as mais leais a Davi no tempo da divisão do reino, agora achar-se-ão em lugar mais privilegiado quanto à proximidade da região Santa. 

6. O templo de Jerusalém. O templo em Jerusalém será reconstruído (Is 44.26-28). O templo que na época da Grande Tribulação fora reconstruído, com ajuda do Anticristo, segundo Apocalipse 11.2, ficará sendo um templo profanado pelos gentios, mas no mesmo livro do Apocalipse 11.13, dá a nos entender que nessa hora o templo profanado pelo Anticristo e pelos gentios, fora destruído pelo grande terremoto que matou 7 mil homens (Ap 11.13). 

7. O culto de adoração na época do milênio. O profeta Ezequiel teve uma visão extraordinária sobre a ordem dos acontecimentos, tanto civil como religioso durante o milênio. Essa visão traz uma descrição detalhada do próprio santuário dos sacerdotes e levitas e as instruções minuciosas para os sacerdotes e ao povo, quanto ao culto celebrado a Jeová (ver Ez 40.1-44).

Sofonias 3.9 e Isaías 45.13, afirmam que no Milênio a linguagem e a adoração serão puras. A pura adoração será possível por causa da maravilhosa presença de Deus (Ez 37.27.28). 

VII. O FIM DO MILÊNIO 

O fim do milênio marcará também o fim de todas as dispensações terrestres e o fim do tempo. 

1. Satanás será solto por pouco tempo. Ap 20.7-10 “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. 10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”

Mil anos se passam entre os vs.6 e 7. Então encerrando-se a dispensação de paz sobre a Terra, o inimigo de Deus, de Cristo e dos homens será solto do poço do abismo por um pouco de tempo. 

2. Qual a finalidade de Satanás ser solto final do milênio? Mais uma vez Satanás irá promover uma rebelião de ordem mundial, e irá enganar muitos cujo número será como areia do mar. Esta será a última rebelião de proporção mundial, conhecida como Gogue e Magogue.

Depois de tanto mal e sofrimento que Satanás já fez, porque soltá-lo? Se em todos os seres humanos foram tentados na sua vida terrena, no milênio Deus irá soltar Satanás de sua prisão para tentar e provar a fidelidade de cada habitante milenar; para mostrar que o homem apesar de toda prosperidade, abundância e paz, dará ouvido ao tentador e se levantar-se-ão contra o reinado de Cristo.

Satanás será solto para provar as pessoas que nasceram durante o milênio. Para mostrar a falta de sinceridade de alguns que estarão vivendo nesta época; porque mesmo depois de um Reino tão glorioso, multidões como a areia do mar, seguirão a Satanás na primeira oportunidade. Assim como Adão e Eva pecaram no ambiente perfeito do jardim do Éden, da mesma forma uma inumerável multidão rebelará contra Cristo apesar das bênçãos advindas do Seu reinado milenial. O juízo é tão rápido quanto à rebelião das nações dos quatro cantos da Terra. A sorte destes rebeldes e de Satanás está selada nas seguintes palavras: “Mas desceu fogo do céu, e os consumiu” (Ap 20.9-10). Jesus diz que “o príncipe deste mundo já está julgado.” Isto é, Satanás será lançado no lago de fogo e enxofre para todo o sempre, onde está a besta e o Falso Profeta (Ap 20.10). De lá, jamais escapará; nunca mais tentará ninguém nem fará oposição aos planos de Deus. Satanás terá como destino final o inferno (Mt 25.41), onde será atormentado eternamente (Ap 20.10).

O livro de Apocalipse mostra que o diabo, o mundo, o anticristo, o falso profeta e todos os ímpios perecerão, mas a igreja triunfará. 

VIII. O MILÊNIO TERMINARÁ QUANDO CRISTO ENTREGAR O REINO AO PAI 

“Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força” (1ª Co 15.24).

O apóstolo Paulo explica que o fim virá quando Cristo entregar o reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo domínio, toda autoridade e todo poder. O último inimigo a ser destruído é a morte. 

Deus havia dito a Noé que nunca mais destruiria a terra por água e essa promessa Deus tem cumprido à risca. Portanto, esta vez a destruição será pôr fogo como Pedro o revela em 2ª Pe 3.7.12.

Assim como os salvos da época antediluviana foram guardados dentro da arca, assim Deus guardará redimidos desta dispensação milênial enquanto a terra é renovada pôr fogo (Is 51.16).

Pr. Elias Ribas Dr. em Teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O JULGAMENTO DOS ANJOS CAÍDOS

 


1ª Coríntios 6.3 “Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” 

Tendo como base na teologia paulina, que vai haver um tribunal celestial onde os anjos serão julgados. É certo que, estes anjos que sentarão no banco dos réus, serão os anjos caídos, isto é, os demônios serão julgados por sua escolha em seguir a Satanás e virar as costas para Deus.

Originalmente todos os anjos foram criados perfeitos e sem pecado. Eles foram criados plenamente estabelecido pelo caráter de Deus que é absolutamente santo (Ap 15.3-4).

Os anjos caídos são basicamente criaturas que se rebelaram junto com Lúcifer contra Deus, desistiram de seguir o caminho virtuoso. Por isso, se tornaram anjos maus ou demônios.

A maioria dos teólogos afirmam que a queda dos anjos aconteceu antes da criação citada em Gn 1.2, entre os vs. 1e 2; que foi esta queda que fez a criação original tornar-se “sem forma e vazia” (Gn 1.1).

Segundo alguns eruditos a queda de Satanás e seus anjos tem como base bíblica nos profetas Ezequiel 28.12-17e Isaías 14.12-14. Destas passagens, podemos deduzir que Satanás era, no princípio, o querubim da guarda, o ungido, o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Ele vivia no Éden, um jardim mineral. Ocupava uma posição sobre as demais criaturas celestiais. Ao criar os anjos Deus deixou o livre arbítrio, ou seja, tinham vontade própria, capacidade de pecar e a capacidade de não pecar. Lúcifer também tinha uma vontade com a qual ele podia escolher livremente.

Lúcifer, como Adão, tinha uma decisão a tomar. Ele poderia aceitar que Deus era Deus ou poderia decidir escolher que ele seria o deus para si mesmo.

A queda dos anjos foi lidera por Lúcifer, uma revolta deliberada contra o seu Criador. Embora apontado e designado para ser guarda do trono de Deus (conf. Ez 28), aspirou a posse de um trono para ele mesmo, e governar sobre “as estrelas de Deus”, isto é, os anjos (Jó 38.7; Jd 13; Ap 12.3-4).

Por causa da desobediência os anjos perderam sua santidade original e se tornaram corruptos na sua conduta (Mt 10.1; Ef 6.11-12; Ap 12.9), se tornaram ímpios e pecadores.

Os anjos foram levados a duvidar da bondade e amor de Deus, presumindo o “novo líder” superior, como aconteceu ao primeiro casal humano.

A ambição e o desejo de possuir aquilo que não era seu, levou Satanás a ruína. De qualquer forma foi o egoísmo, descontentamento com aquilo que ele tinha e o desejo ardente de conseguir tudo o qualquer outro tivesse. Sem dúvida a queda de Satanás foi também a queda dos outros. Por isso diz o apóstolo João no livro das revelações: “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra...” (Ap 12.4).

A terça parte dos anjos foram seduzido por Lúcifer, tornando se rebeldes ao Criador. Porém o fim deles será de condenação. O apóstolo Pedro descreve o destino deles. O juízo de Deus sobre eles não tarda para destruí-los. “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo! (2ª Pe 2.4). Sobre esse assunto, devíamos usar uma passagem similar de Judas 6 que diz: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”.

Pedro e Judas tinham os mesmos anjos em vistas. Nem Pedro nem Judas falam da natureza do pecado dos anjos. Segundo Judas, os anjos não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada. A queda dos anjos é descrita como abandono de suas funções nos céus, seu lar original. Como punição para este pecado, Deus os lançou no inferno. Inferno do hebraico Sheol, do grego hades, que significa: lugar de suplício, penas e açoites.

“Precipitando-os no inferno”. É uma única palavra em grego tartaroo, que ocorre somente aqui, e que significa “lançar dentro; manter cativo”.

Na mitologia grega, tartaroo, designava a área mais profunda do hades, reservado para a punição dos deuses desobedientes. Pedro usa essa expressão para designar a ideia de que os anjos caídos agora estão na prisão de trevas e morte, separados da divina fonte de vida.

No mundo antigo, os presos eram geralmente forçados a trabalhar e em muitos casos ficavam aguardando o julgamento em execução da pena já sentenciada contra eles (Lv 24.10-12; Nm 15.32-36). De acordo com Pedro, os anjos caídos estão encarcerados em trevas espirituais, no reino dos mortos esperando a execução de sua sentença. Eles já foram julgados. Embora uma parte dos demônios estão livre e ativos no mundo dos humanos (1ª Pe 5.8; Jd 9) sob o comando de seu líder Satanás.

O tempo quando os anjos serão julgados, nos parece que ocorrerá depois da volta em Cristo em Glória, depois do reino milenar de Cristo. Esse julgamento será para os anjos caídos. Satanás e algumas de suas hostes estão em liberdade para operarem os seus desígnios, dentro dos limites estabelecidos por Deus.

Satanás será primeiramente algemado no início do Milênio e então, no final de mil anos ele será solto por um pouco de tempo, e por fim será lançado no lago de fogo.

É claro que o Milênio não é o estado final. Os mil anos que Satanás passará no abismo não produzirão nenhuma mudança em seu caráter maligno. A Bíblia ensina que, terminado o Milênio, Satanás será solto de sua prisão por algum tempo (Ap 20.3, 7-10).

A Igreja fará parte desse julgamento. A Bíblia assegura que Deus é o juiz do mundo (Sl 96.13; At 17.31; Ap 20.11-15), até mesmo dos anjos maus (2ª Pe 2.4; Ap 12.9). Por que, então, Paulo afirma que os cristãos serão os juízes do mundo e dos anjos?

Na teologia paulina, ele nos ensina sobre o juízo arbitral da Igreja (6.1-6). Sabemos que por nós mesmos não temos qualquer condição de nos colocar na posição de juízes. Somos apenas os instrumentos mediante os quais Deus executa o Seu julgamento. Não competirá a nós tomar as decisões finais.

A Bíblia afirma quando Cristo voltar estaremos como Ele, ou seja, participaremos com Ele do grande julgamento, pois estaremos na posição de perdoados, de justificados. O que Paulo está dizendo, que em virtude do relacionamento com Cristo, os crentes julgaram o mundo e os anjos juntamente com Ele, isto é, Igreja está unida ao grande Juiz de toda terra por isso estaremos juntos nesse julgamento.

Depois deste julgamento (1ª Co 6.3), serão lançados no lago de fogo (Mt 25.41-46; Jd 6; 2ª Pe 2.4) e logo após o julgamento dos anjos caídos acontecera o juízo do Grande Trono Branco e da destruição do antigo céu e Terra.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

sábado, 11 de fevereiro de 2023

O JULGAMENTO DAS NAÇÕES

 


Mateus 25.31,32 “E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32- e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. 33- E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34- Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35- porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36- estava nu,e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37- Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38- E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39- E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? 40- E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41- Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42- porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43- sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes. 44- Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos? 45- Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando o a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46- E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.” 

Após a vinda de Jesus em glória (Ap 19.11-21) e a derrota final do Anticristo e do Falso profeta no Armagedom (Ap 19.11-21), Satanás será preso por mil anos e lançado no abismo (Ap 20.1-3). Portanto, ao findar os sete anos da Grande Tribulação, ou seja, a última semana do profeta Daniel (9.25-27), dar-se-á o julgamento das nações, e sequenciado pelo Milênio. O alvo imediato desse julgamento será pôr fim à guerra de rebeldia instalada de ordem mundial, e trazer a ordem ao mundo (Ap 16.12-21; 19.11-21). Então assentar-se-á como Rei e Juiz, em glória e poder e todos os povos comparecerão perante Jesus.

Este julgamento será para todas as nações, ou seja, o restante dos povos que não morreram na Grande Tribulação. Esse julgamento, não é o julgamento do “Grande Trono Branco” o “O Juízo Final” de Apocalipse 19 e sim daqueles “ …que restaram de todas as nações que vieram contra Jerusalém …” (cf Zc 14.16), mas que, sem dúvida, incluirá também aquelas nações que durante séculos reconheceram Israel como nação do Senhor (Sl 122.6; Mt 25.40).

Mateus é um julgamento dos vivos; Apocalipse é um julgamento dos mortos. O julgamento de Mateus acontecerá antes do milênio e Apocalipse depois do milênio. O julgamento de Mateus será na terra, porém, Apocalipse será no espaço. Em Mateus Jesus fala de grupos, a saber: ovelhas, bodes e irmãos presentes. Apocalipse só os perdidos. Em Mateus, será um julgamento coletivo. Apocalipse será um julgamento individual. Em Mateus sem ressurreição exceto dos mártires da Grande Tribulação. Em Apocalipse após a segunda ressurreição.

Esse primeiro julgamento de Mateus 25.31-46 objetiva selecionar as nações que ingressarão no Milênio, ou seja, as que farão parte no reino milenar de Cristo. Vejam: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o REINO que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34). O segundo julgamento de apocalipse 20.11-15, será um julgamento para pôr fim toda a maldade do universo e estabelecer o estado eterno.

Neste julgamento, estarão os judeus e as nações da terra. Segundo Mateus 25.33, as nações serão separadas em dois grupos. As ovelhas e os bodes. E então o Senhor porá as ovelhas à sua direita (aqueles que apoiaram Israel na Grande Tribulação), mas os bodes à esquerda (os inimigos de Israel no governo do Anticristo). Jesus destruirá os bodes com Sua espada (Ap 19.19-21): “reis da terra e seus exércitos” são os bodes referidos em Mateus. Serão colocados pelo Senhor Jesus à sua esquerda, e lançados para o fogo eterno.

As “ovelhas” representam uma classe de nações e os “cabritos” representam outra classe. Os “irmãos” de Jesus (segundo a carne), na opinião de eruditos, são os judeus. A base do julgamento será então a maneira pela qual essas nações trataram Israel (Mt 10.6; Jo 1.11; Rm 9.5). O propósito é determinar quem entrará no Reino de Deus (Dn 7.9-14-22; Ap 11.15) e a dar aos mansos a terra como prometido (Sl 37.11; Mt 5.5). Este princípio de relações divinas com as nações foi estabelecido há muitos séculos passados, na ocasião do pacto com Abraão; “abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” (Gn 12.1-3). Essa promessa refere-se não somente a Abraão. Como também à sua posteridade. 

O remanescente de Israel será salvo. Há uma promessa de Deus, que um remanescente de Israel seria preservado para salvação nos últimos dias pela graça maravilhosa de Deus. “E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados.” (Romanos 11.23-27)

Segundo o novo comentário bíblico do Antigo Testamento a palavra remanescente significa sobrevivente, estes são aqueles que no momento do cerco do Anticristo foram salvos milagrosamente quando o Senhor Jesus vem em glória e Seus pés repousam sobre o monte das oliveiras e monte de abre no meio e os judeus escapam por esta fenda aberta.

Os judeus rejeitaram ao Senhor quando veio ao mundo como Messias (Jo 1.11-12). Porém, mediante a promessa feita, o Senhor resolveu salvar a Israel considerado o filho pródigo, que não quis participar da festa do Pai (Lc 15.25-32). Nesse dia Israel vai entrar para festa do Reino, porque reinará com o Senhor por mil anos na Terra.

Quando a plenitude dos gentios se cumprir, Deus voltará a tratar com Israel. A rejeição de Israel é parcial e temporária. Por isso que afirmamos que Israel continua sendo povo de Deus. O apóstolo prevê a salvação em massa dos judeus (11.26,27), quando o Messias voltar (Ap 1.7), algo também previsto pelos profetas do Antigo Testamento (Is 59.20; Zc 12.10).

Para o povo judeu será um grande e aguardado momento, quando o Senhor cumprirá Sua promessa de reino eterno, feita a Abraão, e confirmada a Davi. A promessa diz que nunca faltaria sucessor em seu trono.

O remanescente de Israel será então recolhido de entre as nações em toda terra e o reino milenial de Cristo terá início, em que Israel será “a cabeça” e não a “cauda” entre as nações. O resto das nações (as ovelhas), reconheceram a Deus e ao lado do povo israelita honrarão ao Senhor (Zc 14.16).

Naturalmente, conforme já notamos, a salvação do povo de Israel será uma prioridade máxima, uma vez que esse país já terá retornado no plano divino. O evento do retorno do Senhor resultará na volta do povo judeu ao Seu Deus, em tristeza e arrependimento.

A vinda gloriosa de Cristo resultará no estabelecimento de um reino mundial de retidão, chamado de milênio ou reino milenar (mil anos de justiça e paz sobre a terra). Este governo de Cristo será mundial e ainda antes do Juízo Final. Aqui também se cumpre o sonho dado a Nabucodonosor em sua íntegra, onde os pés de ferro e barro são esmiuçados, cumprindo-se espetacularmente mais uma profecia (Dn 2.44-45).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

sábado, 28 de janeiro de 2023

A VOLTA TRIUNFAL DE JESUS

 


 À volta de Jesus em glória é um evento a ser realizado em duas fases. A primeira Ele vira para arrebatar a Sua noiva (Igreja), antes da Grande Tribulação ((1ª Ts 4.17); a segunda, Ele com a Sua Igreja em glória, manifestando-se visivelmente aos olhos do mundo (Ap 1.7). É o glorioso retorno de Cristo que, juntamente com Sua Igreja, virá instaurar, neste mundo, o Reino de Deus, de conformidade com as predições proféticas, os apóstolos e o próprio Cristo (Is 9.6; Dn 7.13; Mt 6.10).

1. A manifestação de Cristo em glória. A palavra “epiphanéia” do grego significa manifestação e aparição que só aparece seis vezes no Novo Testamento, com uso exclusivamente paulino, e todas as ocorrências dizem respeito à vinda de Jesus, desde a encarnação do Verbo (2ª Tm 1.10). O termo é também traduzido por “vinda” em referência ao arrebatamento da Igreja (2ª Tm 4.8). O apóstolo o emprega ainda para se referir à segunda vinda de Cristo em glória: “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino” (2ª Tm 4.1), ou “pela sua manifestação e pelo seu reino” na tradução ARA. O apóstolo Pedro já usa o termo apokalypsis para se referir a revelação Jesus Cristo em glória (1ª Pe 1.7). Da mesma forma o apóstolo Paulo também usa em referência ao arrebatamento da Igreja: “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Co 1.7). 

2. Quando se dará à volta de Cristo em glória. A vinda de Jesus em poder é o momento mais importante da história da humanidade. Enquanto estivermos nos céus, participando das bodas do Cordeiro e recebendo se Suas mãos os galardões, a quem farão jus pelo trabalho que realizaram em prol do Reino de Deus, estará a terra vivendo a septuagésima semana de Daniel (Dn 9.24-27), que profeticamente terá a duração de sete anos, isto é, no final da Grande Tribulação, Cristo virá com Sua Igreja em Glória para estabelecer um Reino Eterno. 

3. Como se dará o retorno triunfal de Cristo. Mateus 24.29,30 “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”

O segundo advento de Cristo não será o tranquilo cenário da manjedoura. Será o acontecimento mais dramático e estarrecedor de toda a história do Universo. Conforme as palavras do mestre Jesus, Sua vinda seria precedida por um grande terremoto, os céus hão de estar escuros pelos juízos de Deus, mas naquele momento uma luz brilhante e sobrenatural se propagará pelos céus, assombrando a terra inteira.

Após estes acontecimentos Ele irá descer sobre uma nuvem e aparecer abertamente para todas as nações e tribos e isso cumpre a profecia em Apocalipse: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! (Ap 1.7).

Essa será a cena do Senhor descendo abertamente sobre uma nuvem, e todos os olhos os verão. Até mesmo os que resistiram e condenaram Deus Todo-Poderoso conseguirão vê-Lo descer sobre uma nuvem, por isso “todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele”. As profecias da volta do Senhor foram quase todas cumpridas agora. A única que falta é a profecia de que Ele descerá abertamente sobre uma nuvem após o desastre.

Esse espetáculo, sem dúvida, será aterrador, milhões de homens e anjos refletindo a glória de Deus e sendo liderados por Cristo montado num cavalo branco, símbolo de um conquistador. No início, o mundo se encolherá de pavor ante esse espetáculo e os exércitos em conflito no Armagedom, logo esquecerão suas divergências; procurarão unir-se e lutar contra os exércitos dos céus.

A vinda de Cristo em glória será antes do Milenio, e acontecerá de forma literal, a fim de cumprir a Palavra a respeito desse evento (At 1.11). 

3. A Identidade de Jesus.

3.1. O Grande Cavaleiro. “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Ap 19.11).

No primeiro advento de Cristo na terra, Ele veio para servir (Mt 20.28), montou num jumento (Mc 11.7), foi rejeitado pelo Seu povo (Jo 1.12), foi julgado, condenado (Mt 27.22), humilhado e crucificado (Lc 23.33). Porém, agora, Jesus virá como Rei (Ap -19.16), montado num “cavalo branco” (Ap 19.11), Ele será aceito pelos judeus (Mt 24.22,30), julgará e condenará os seus inimigos (Ap 17.14) e todo joelho se dobrará perante Ele (Fp 2.10).

João vê o céu aberto e Jesus montado em um Cavalo Branco. Ele vem do céu como Messias e vencedor (2ª Ts 1.7-8), para estabelecer a verdade e a justiça (Sl 96.13), julgara as nações e aniquilara mal (Jo 5.30). O cavalo branco é a expressão de honra real, de juízo sobre os seguidores da besta. O cavaleiro deste cavalo branco não deve ser confundido com o mesmo de Ap 6.2, o cavaleiro do primeiro selo. A volta de Cristo nesta secção, vencendo os inimigos, não será um ato de vingança própria ou de manifestação arbitrária. Será sim um ato de justiça, refletindo a fidelidade de Deus. 

3.2. O seu cavaleiro é “Fiel e Verdadeiro”. Este nome é conhecido para João. No princípio do Livro do Apocalipse, Ele fora chamado “a testemunha fiel e verdadeira! (1.5; 3.7; 3.14). Ninguém na terra tem alcançado este nome, porque em todos os imperadores e homens habita o pecado e o engano (Rm 3.4).

Jesus é fiel e verdadeiro, Ele não mente. Podemos confiar nessas promessas porque Deus é fiel e verdadeiro, pois Ele é a verdade (Jo 8.32; Jo 14.6). 

3.3. O nome do Messias. “E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo” (Ap 19.12).

O olhar de Jesus como chamas de fogo, Ele vê todas as coisas, o homem só vê o exterior, mas Ele conhece o nosso interior, nossos pensamentos e atitudes. Não há nada encoberto para aquele que sonda mentes e corações, que “trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, e também manifestará os desígnios dos corações” (1ª Co 4.5).

Na Sua crucificação Ele recebeu uma coroa de espinhos dos homens, mas no céu João vê Jesus com diademas, em outras palavras, o sinônimo de diadema é coroa.

A palavra coroa no hebraico é “nezer” que significa “alguma coisa separada”; “uma grinalda”; “consagração”; “coroa”; “separação”. A palavra Diadema no grego é “diadema” é algo que é atado à cabeça. Está diadema ou coroa é algo que está sobre a cabeça, e que simbolizava a realeza ou autoridade de alguém superior aos outros. O significado de diadema na bíblia é visto por dois pontos de visto, primeira a representativa da autoridade do céu e a outra a autoridade na terra.

Na terra foram dados muitos nomes e títulos para Jesus, porém quando Ele se manifestar em gloria para reinar, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, terá um nome que ninguém sabia. Pela expressão ninguém sabia, senão ele mesmo, parece que existem partes do caráter do eterno e ilimitado Deus (1ª Tm 6.15,16) que apenas Ele próprio conhece, embora Cristo possa revelar esses assuntos em Sua segunda vinda. Na antiga sociedade, um nome era mais do que um título; ele revelava o caráter de uma pessoa. Portanto, quando Cristo vier em glória as nações conhecerão o verdadeiro caráter de Cristo. 

3.4. As Suas Vestes salpicadas de sangue. “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus” (Ap 20.13).

Ele traja um vestido salpicado de sangue se refere a duas coisas: a morte redentora de Cristo na Cruz (Ap 7.9), e também de seu pisar no lagar do vinho do furor e da ira do Deus (Ap 19.15; 14.19,20), o sangue dos inimigos no dia da vingança do nosso Deus. Este trecho é uma citação de Isaías 63.1-6, veja também Is 34.8.

“...o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus...”. Essa expressão Somente o apostolo João é que aplica este título a Cristo, o verbo, a palavra (Jo 1.1; 1ª Jo 1.1; 5.7). 

4. Jesus vem com a Igreja. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. (V. 14).

O Senhor Jesus descerá do céu (cf. 17.14), ao som da trombeta do arcanjo. Todo o olho o verá (Ap 1.7). Os salvos de todas as épocas que já estão no céu (cf. 17.14), descem com Cristo até as nuvens e todos como vencedores, montados em cavalos brancos e com vestiduras brancas (Ap 19.8). Estes exércitos são compostos de anjos, e os santos que constituem a “esposa do Cordeiro” e dos amigos do esposo (Jo 3.29). Em meio as trevas, o céu se encherão de Gloria, o mundo e as nações se lamentarão, ao ver o Senhor vindo com grande poder e Glória.

Judas também descreve este momento sublime dizendo: “Eis que é vindo o Senhor com milhares se seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que os ímpios pecadores disseram contra Ele” (Jd v. 14-15). 

5. Jesus vem para fazer Juízo. “E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.” (V. 15).

Espada é o símbolo máximo da força armada e vitória no mundo antigo. O texto nos ensina que a boca do Filho do Homem exerce grande poder, como o de uma espada de dois gumes. É capaz de ferir e matar os inimigos.

A espada aqui representa a Palavra de Deus a Bíblia Sagrada. O escritor da Epístola aos Hebreus que provavelmente a escreveu antes que o Apocalipse fosse composto, coloca desta forma: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4.12).

A única arma existente neste exército é a espada que saía da sua boca (Is 11.4). Não se refere, portanto a nenhuma arma carnal, mas a Sua Palavra viva e poderosa (Is 49.2; Hb. 4.12).

A Palavra é um instrumento de julgamento: “Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último Dia. (Jo 12.48).

Jesus vem para pisar no lagar e julgar as nações (Mt 25.31-46). Isaías 63.3, é dito que: “Eu sozinho pisei no lagar …”; e os pisei na minha ira; e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou os meus vestidos e manchei toda a minha vestidura”. Essa cor vermelha aponta para a existência de sangue, até porque as uvas do lagar foram “pisadas na minha ira” disse o Senhor. O texto aponta para o que resulta, ou seja, a consequência da vinda de Jesus Cristo, pois Ele virá para pisar, aniquilar os ímpios, os injustos. Lembramos do texto do Apocalipse 14.19: “E o anjo meteu a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra lançou-as no grande lagar da ira de Deus.”

Ele vem para o julgamento e colocar os seus inimigos debaixo dos seus pés. No momento de tão grande aflição proporcionada pela ação do Anticristo, e juntamente com a Igreja que fora anteriormente arrebatada, Jesus Cristo intervirá no mundo para destruir o Anticristo e o falso profeta (Ap 19.14), fazer cessar a guerra sem proporção na história do mundo e estabelecer um Reino de Paz universal, o Milénio. 

6. A Manifestação do Rei reis. “E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.” (V. 16).

Era um costume antigo entre os militares adornarem seus nomes nas suas vestes. Jesus usa as simbologias da época. João vê o Rei dos reis, Ele também tem escrito este nome nas Suas vestes e na Sua coxa. O propósito desta narrativa é exaltar Aquele que é a Palavra de Deus e demonstrar a derrota total das forças do mal. 

7. Um convite para um grande banquete na terra. “E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.” (V. 17, 18).

O número de anjos que apareceram para João, conforme mencionado no livro de Apocalipse, foi muito grande, e cada um veio com uma nova missão, ou com uma nova mensagem. Agora ele vê o anjo que estava no sol, ele convoca todas as aves que voam no céu, para um grande banquete. Há um contraste aqui. Enquanto a noiva de Cristo vem de um grande banquete no céu (Ap 19.8), aqui na terra os vencidos servem de alimentos para as aves de rapina. Portanto, a guerra do Armagedom será a maior mortandade jamais conhecida na história (Ap 19.21; Jr 25-29-33), que o anjo convida todas as aves para devorar os corpos dos mortos. Todos os adoradores da Besta, agora serão consumidos. 

8. Jesus vem para socorrer Israel. O primeiro objetivo de Satanás é destruir Israel, para destruir todos os planos de Deus em referência a terra, pois desses planos dependem todos os concertos divinos para o governo do mundo e para a redenção da humanidade (Sl 83.4,13; Dn 2.35). Deus usará Israel para atrair as nações enquanto o Dragão usará as nações para destruí-las.

“Eis que porei Jerusalém como um copo de tremor para todos os povos em redor e também para Judá, quando do cerco contra Jerusalém.” (Zc 12.2).

Zacarias prevê o dia futuro em que Israel será liberto de seus inimigos, quando as nações gentias ímpias serão então destruídas. O profeta está sugerindo que o estabelecimento final do Reino de Deus deverá ser precedido de uma oposição concentrada, mas sem sucesso, contra o povo de Deus.

Jerusalém é representada como um copo de vinho, ou uma bebida forte, que causa tremor. O cerco na guerra significava rodear a cidade para impedir que seus habitantes fugissem e, ao mesmo tempo, recebessem suprimento de água e comida, forçando-os a render-se.

E acontecerá, naquele dia, que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que carregarem com ela certamente serão despedaçados, e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra. (Zacarias 12.2,3).

Jerusalém aqui é comparada a uma pedra de grande peso para todas as nações da terra. O objetivo do Anticristo é destruir os Judeus, mas aqueles que tentaram levantá-la ou removê-la, serão tributados em pedaço.

Zacarias, antevendo a angústia de Israel durante a Grande Tribulação, mostra de que forma o Senhor intervirá em favor de seu povo:

“Eis que vem o Dia do Senhor, em que os teus despojos se partirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, as mulheres, forçadas; e a metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. E o Senhor sairá e pelejará contra as nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul” (Zc 14.1-4).

Quando Israel estiver sitiado pelo exército da besta, aparecerá o Senhor para socorrer os israelitas. O mesmo monte, em que ocorreu a ascensão de Jesus e cujos anjos afirmaram que Ele voltaria do mesmo jeito que subira (At 1.11,12), Seu retorno também será semelhante. Assim como YAWEH livrou Israel do exército egípcios no Mar Vermelho (Êx 14.14; 15.3), abrindo caminho para eles escaparem, assim também o Senhor irá dividir em dois “o Monte das Oliveiras” (Zc 14.4) abrindo um caminho para e o remanescente de Israel escaparem. O povo de Deus haveria de fugir pelo vale entre os montes que se estenderia até Azal (v. 5), como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá e aí, sim, o Senhor viria com todos os seus santos (1ª Ts 3.13). 

8. A derrota dos inimigos pelo Rei dos reis. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” (Vs. 19-21). 

João vê detalhadamente o fim de todos os impérios mundiais. A besta, juntamente com os dez reis sob seu domínio, que congrega o maior exército jamais visto em todo mundo, após a convocação astuta e bem preparada por Satanás, pelo trabalho dos três espíritos imundos (16.13-14) cuja a finalidade é destruir o remanescente de Israel. Porém, eles não previam uma intervenção divina. O Cavaleiro Branco e Seu exército visivelmente no céu. Uma batalha do bem contra o mal. Agora Cristo no céu e o Anticristo na terra. Jesus não necessita de armas bélicas, mas Ele mesmo derrotará os exércitos do Anticristo com a “Palavra que sai de Sua boca”. O Senhor os vencerá com o assopro de sua boca (2ª Ts 2.8; Is 11.4).

E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. Isso mostra que todo o poder terreno chegou ao fim. A vitória de Cristo é completa. 

A derrota de Satanás. Apocalipse 20.1-3 “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2- Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. 3- E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” 

A vitória na batalha de Armagedom (19.11-21) não será completa apenas com a destruição dos exércitos das nações e ao lançar o Anticristo e o Falso Profeta vivos no lago de fogo e enxofre. É necessário também prender a Satanás, pois ele que estimulou a rebelião que atingiu tanto os céus como a terra.

A derrota final de Satanás está diretamente relacionada à ação da Mulher vestida de sol e se insere no contexto de um contínuo e gigantesco combate entre as forças do bem e do mal que se trava no domínio espiritual, envolvendo os anjos e os demônios e a humanidade inteira, desde períodos imemoriais (Ap 12, 7-9); é uma luta tremenda e incessante entre os espíritos fiéis ao Criador e os sequazes de Satanás, desencadeada pelo orgulho e soberba de Lúcifer em ser maior do que Deus. Expulsos do paraíso e precipitados no inferno, os demônios atuam sobre a humanidade, buscando prostrá-la sob o jugo do ódio, da violência, das guerras, do egoísmo, do prazer, da soberba e da apostasia.

No verso 2, João vê outro anjo descer do céu e tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. O abismo é a casa de prisão dos espíritos maus (Jd 6; Ap 9.1-2), e os encerrados ali estão expulsos da esfera humana. É o que vai acontecer com Satanás. Ele por mil anos vai ficar fora da esfera humana, não podendo ter nenhuma influência sobre a mesma. Não confundir abismo com lago de fogo.

Os mil anos de Satanás no abismo, não produzirão nenhuma mudança em seu caráter maligno, uma vez que seja liberto provara ser o mesmo antigo diabo. Mas enquanto estiver presa a terra se sentira aliviada, e o reino de Cristo trará paz e prosperidade a todos.

Após a prisão de Satanás, dar-se-á o início do milênio. Neste período, os ímpios mortos permanecerão no Hades, até o julgamento final que acontecerá depois do milênio.

Pr. Elias Ribas Dr. em teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC