TEOLOGIA EM FOCO

quarta-feira, 31 de março de 2021

EM JESUS SOMOS VIVIFICADOS

 


INTRODUÇÃO.

Quando, aceitamos a Cristo como Senhor e Rei de nossa vida, estamos mudando de reino, ou seja, saímos do reino das trevas e entramos no reino da luz que é Cristo Jesus

“Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).

Por isso nem todas as pessoas são filhos de Deus no sentido bíblico, somente os que creem que Jesus é o Salvador e tem uma vida de obediência a Sua Palavra, têm o direito de serem chamados filhos de Deus.

“Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12).

Quando o pecador recebe Jesus, nasce de novo e é feito filho de Deus. É por isso que Paulo diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14).

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1.13).

I. O HOMEM SEM JESUS ESTÁ MORTO ESPIRITUALMENTE

Ef 2.1-3 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”.

No capítulo 2.1-10 da carta aos Efésios, Paulo compara o crente que foi vivificado e o descrente que está nos domínios de Satanás. Neste trecho os descrentes são descritos como:

1. Mortos em pecados. Incessíveis e impotentes como cadáveres (corruptos, mortos espiritualmente).

1.1. Separados de Deus pelo pecado. “Todos pecaram e estão destituído da glória de Deus” (Rm 3.23).

1.2. O pecado separa o homem de Deus. “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça” (Is 59.1-2).

Em virtude do pecado de Adão, toda a humanidade está espiritualmente morta. Somente Deus pode dar-nos a nova vida e salvar-nos dessa terrível situação. Por Sua imensa misericórdia, o Senhor entregou Seu Filho por nos quando ainda éramos Seus inimigos. Ele nos amou muito antes de nós o amarmos (1ª Jo 4.9,10).

2. Tínhamos Satanás como príncipe.

“...andávamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

2.1. Andando segundo o curso deste mundo. Um andar não necessariamente imoral ou irreligioso, mas um andar mundano, ou seja, sem Deus e afastado dele.

2.2. Estávamos sem Cristo. “Estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Ef 2.12).

2.3. Levados por Satanás. O grande espírito mestre que dirige o curso deste mundo e determina a maldade e ações nos filhos da desobediência.

3. Vivendo em concupiscências carnais. Entregues aos prazeres do corpo e da mente.

1ª Jo 2.16-17 “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre”.

II. QUANDO RECEBEMOS A JESUS COMO ÚNICO SUFICIENTE SALVADOR

1. Quando ouvimos a pregação do evangelho.

Estávamos mortos espiritualmente. Um dia ouvimos o evangelho e o Espírito Santo despertou nossa fé.

A fé vem pela pregação da Palavra (Rm 10.17).

Fé + arrependimento = conversão.

2. Recebemos a Cristo em nosso coração. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap 3.20).

3. Fomos salvos pelo seu grande amor que se manifesta em misericórdia. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)

4. Fomos vivificados. Efésios 2.1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.”

Ef 2.4-7 “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus irá mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”

4.1. Nos deu vida em Cristo Jesus. O versículo 5 tem sido traduzido assim: Estando nós também mortos em nossas ofensas, nos chamou para partilhar da vida de Cristo pela graça sois salvos.

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” (1ª Co 3.14). “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24).

4.2. Do seu poder vivificador, que se chama à vida os mortos e os assenta juntamente com Cristo nos lugares celestiais. (V. 5 e 6).

2ª Co 5.20De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.

5. Fomos salvos pela graça.

Ef 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Aquele que é perdoado, liberto do domínio do pecado e de Satanás, está separado do mundo e agora vive para Deus, na comunhão com todos os demais salvos pela fé em Cristo.

5.1. A natureza da salvação.

Salvos pela graça. Não pelos nossos méritos, mas pelos méritos de Cristo.

5.2. A salvação é dom de Deus. É uma dádiva de Deus. Não há nada que possamos fazer para obter a nossa salvação.

6. O verdadeiro sentido das obras.

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).

6.1. Aqui temos três referências às obras.

A. A salvação não prove das obras (v. 8).

B. Não podemos merecê-la. Deus é o que opera (v. 10).

C. Somente Ele pode salvar. “Para as boas obras” (10), primeiro salvos, depois trabalhando.

III. CRISTO VIVE EM MIM

A regeneração envolve união com Cristo, e uma mudança de coração e de mente:

1. O Espírito Santo efetua no homem a união de sua alma com Cristo.

Rm 6.3 “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte”?.

2. Somos membros do corpo de Cristo.

Ef 5.30 “Porque somos membros do seu corpo”.

Gl 2.19-20 “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

O conceito de Cristo vivendo no crente é um pouco difícil de se compreender. Fisicamente, o crente não é diferente do que era antes. Há, porém, um poder invisível habitando nele depois da conversão, que fará amar a justiça e odiar o pecado.

2.1. Através de Sua morte, os homens são atraídos a Cristo. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (Jo 12.32).

2.2. O poder de Cristo compartilhado. “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele” (1ª Co 6.17).

2.3. Mantido pelo poder Divino. “Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1ª Pe 1.5).

2.4. O poder Divino passa através do crente para atrair outros a Cristo. “... para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal” (2ª Co 4.11b).

2.6. O poder Divino repele o pecado. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.32).

2.7. O poder Divino atrai para justiça. “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2ª Pe 1.3).

CONCLUSÃO. “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.1-2).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

terça-feira, 30 de março de 2021

COMO POSSO SER SALVO

 


“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (Jo 3.17).

 Deus não podia ter feito maior sacrifício do que este: Dar o seu próprio Filho para reconciliar consigo um mundo rebelde e perdido.

I. A TRANGRESSÃO DE ADÃO TROUXE A CONDENAÇÃO E A MORTE A TODA GERAÇÃO HUMANA

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm 5.12).

Deus decretou uma lei imutável: “... A alma que pecar, essa morrerá.” (Ez 18.4).

II. O PECADO SEPARA O HOMEM DE DEUS

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Is 59.2).

III. PARA NOS APROXIMAR DE DEUS HÁ SÓ UM CAMINHO

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14.6).

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” (1ª Tm 2.5-6).

IV. DEUS, NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA E AMOR, PLANEJOU UM MEIO PELO QUAL O PECADOR PODE SER SALVO

Deus enviou o Espírito Santo ao mundo para convencer homens pecaminosos, da sua condição perdida.

“E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.” (Ef 2.1-6).

Nunca poderemos entrar no céu nem permanecer na presença de Deus enquanto houver pecado na nossa conta.

Temos que ser salvos do pecado pela expiação que Cristo consumou no Calvário, porque:

“... Quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” (Hb 9.22).

“Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vô-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” (Lv 17.11).

V. PARA SALVAR O HOMEM PERDIDO E PECAMINOSO DO CASTIGO CORRESPONDENTE À TRANSGRESSÃO DA LEI, TINHA QUE HAVER UM SUBSTITUTO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16).

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” (Is 53.4-6).

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2ª Co 5.21).

Na cruz, Jesus exclamou: “Está consumado.” Isto significa que estava concluída a obra da redenção.

VI. JESUS SATISFEZ A JUSTIÇA DIVINA POR NÓS

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” (1ª Pd 1.18-19).

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.” (Ap 5.9).

“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” (1ª Pd 3.18).

VII. TODOS AQUELES QUE CRÊEM EM JESUS CRISTO TEM VIDA ETERNA

“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1ª Jo 5.11-12).

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” (Jo 1.12).

Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5.24).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.36).

“Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1ª Jo 5.13).

VIII. SALVAÇÃO É UM ATO DE DEUS - JAMAIS UM PROCESSO

Ato é uma ação de Deus em transferir o direito ao pecador de gozar e participar ao mesmo tempo, a experiência da salvação de sua alma e o perdão de seus pecados.

 O ato de Deus na salvação do pecador é imediato e Eterno.

Lemos na Palavra de Deus que todo aquele que crê em Cristo é salvo. “... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo ...” (At 16.31).

Isto não inclui o crer vulgar. Geralmente as pessoas creem em alguma coisa, mas até os demônios creem e estremecem:

“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.” (Tg 2.19).

Constatamos assim a inutilidade de uma mera crença e não da fé que é o resultado do Novo Nascimento do Espírito Santo, e que é uma exclusividade de Deus, sem as obras da lei.

A Palavra de Deus diz em Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

O pecador recebe imediata e instantaneamente a salvação de sua alma e o perdão de seus pecados, no momento em que crê em Cristo como seu Salvador pessoal.

No caso da salvação de Zaqueu, a Bíblia emprega a palavra “HOJE”, que quer dizer, o dia em que ele do alto de uma árvore, antes que avistasse Jesus, ficou surpreso ao ouvi-lo dizer: “... Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.” (Lc 19.5).

Subiu na árvore o Zaqueu perdido; desceu outro Zaqueu; salvo, alegre, hospitaleiro expansivo.

Na carta aos Hebreus 13.7-8, deparamo-nos com a advertência divina: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”

Novamente se refere à palavra hoje, nunca ao dia de manhã, pois ele não nos pertence.

Quando o carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas: “... Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” Paulo e Silas responderam: “... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (At 16.31).

O carcereiro creu, aceitando Jesus naquele momento, e foi salvo, sem a menor exigência de boas obras nem batismo.

A resposta de Paulo e Silas foi autoritária, não admitindo dúvidas. Eles não disseram “Talvez.”

Por que? Porque a salvação é pela fé na pessoa de Jesus Cristo.

IX. SALVAÇÃO NÃO É UM PROCESSO

Processo significa uma sequência, cujos acontecimentos exigem mais tempo, precisando de uma análise cuidadosamente estudada. Processos há que contém resmas e mais resmas de papel; alguns engavetados há décadas.

Ouvi em certa ocasião um ministro falar, por meio de uma aparelhagem de som, convidando as pessoas que estivessem interessadas em ser salvas, a se dirigirem a sua igreja, afirmando que lá havia salvação. Tive a oportunidade de falar com várias pessoas, membros daquela igreja, as quais afirmaram saber algo sobre a salvação somente após a morte; nesta vida pode-se ser salvo dos vícios e pecados, foi o que disseram.

Outros há que alimentam a possibilidade da salvação de seus adeptos no cumprimento de todos os deveres determinados pelo ministro, chegando a afirmar até, que fora daquela igreja não há salvação.

Amigo (a), receba, pela fé, quem fez a salvação perfeita e completa agora. Jesus Cristo, que morreu derramando seu sangue precioso na cruz, a fim de salvá-lo.

Jesus Cristo afirmou: “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” (Jo 8.24).

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6.23).

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5.1).

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Rm 8.1).

Crê no Senhor Jesus Cristo, agora mesmo, de todo o seu coração e será salvo eternamente!


Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

quarta-feira, 24 de março de 2021

AS CONDIÇÕES PARA SALVAÇÃO

 


As condições da salvação significam o que Deus exige do homem a quem Ele aceita por causa de Cristo e a quem dispensa as bênçãos do Evangelho da graça. As Escrituras apresentam o arrependimento e a fé como condições da salvação e o batismo nas águas é mencionado como símbolo exterior da fé interior do convertido (Mc 16:16; At 22.16; 16.31).

I.          A FÉ PARA SALVAÇÃO

 1. Definição de fé.

A palavra fé do hebraico “heemim”, do grego “pisteuo” do lat. “Fidem”. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hb 11.1). Fé é a confiança (ou confidência), que depositamos em todas as providências de Deus.

Fé é convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas; é a convicção de que Deus existe e é o Criador e Governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo. Fé é a crença de que Ele está no comando de tudo, e que é capaz de manter as leis que estabeleceu. É a confiança que depositamos em todas as providencias de Deus. É a convicção de que Sua Palavra é a verdade. Fé é crer, acreditar e ter confiança. Para o cristão, tal fé deve estar solidamente fundamentada, na pessoa de Jesus Cristo, o Autor da Fé. Enfim, é a tranquilidade que depositamos no plano de salvação por Deus estabelecido, e executado por Seu Filho, no Calvário; fé é o ato de fazer o coração firme, constante e seguro em Yahweh.

2. A origem da fé.

A fé vem de Deus: Nenhum cérebro humano ou laboratório de pesquisa pode produzir esta fé. Ela emana de Cristo; ninguém pode criá-la a não ser Ele mesmo. Podemos observar nas Escrituras que um dos títulos dados a Jesus, é: “o Autor e Consumador da Fé”.

Todos nós procuramos agradar a Deus; toda a religião tem isso por princípio fundamental, mas a Palavra de Deus diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6). A fé é a única condição exigida para obtermos a graça e o favor de Deus. Ela é essencial para uma relação acertada com Deus (Jo 3.36; 3.16-18).

A onipotência de Deus é um de Seus atributos e significa poder total (Gn 17.1; Jó 42.2; Mt 19.26). Sua onipotência nunca fará praticar coisas absurdas. A criação é uma manifestação da onipotência de Deus (Hb 11.3). É Deus que sustenta todas as coisas (Cl 1.17).

A fé é uma virtude divina, parte da natureza de Deus que nos atrai para Ele. O sentido da fé na justificação do homem torna-se o primeiro princípio, como é afirmado por Paulo e outros escritores do Novo Testamento:Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8).

Dom no grego “doron”, que significa “dádiva”, “presente de sacrifícios oferecidos por Deus”. Este presente que Deus oferece aos homens é Seu Filho Jesus Cristo: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Pela fé um homem encontra o amor de Deus em Cristo. Como explica Paulo: “...porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Rm 5.5). Isto acontece pela fé em Cristo. Quando um homem exerce fé em Cristo, ele encontra o amor de Deus. A partir daí, permanece a fé, a esperança e a caridade... (1ª Co 13.13).

Fé nesse sentido é confiança em Jesus como Salvador do pecado mediante o perdão. Essa confiança é incondicional e irrestrita submissão da alma a Cristo. É um tipo de confiança que só pode exercer corretamente em relação a Deus. Salvação do pecador é unicamente obra divina. O pecado é contra Deus e só Deus pode perdoar pecados, mediante a fé.

3. Como obter a fé.

3.1. Pela Palavra de Deus. “De sorte que a fé vem pelo o ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus. Pois quem é rico de conhecimento das Escrituras Sagradas, possuí uma fé viva e poderosa” Rm 10.17). A Palavra de Deus pregada e lida é o instrumento que produz fé no coração do homem.

3.2. Por Cristo. “Olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do Trono de Deus” (Hb 12.2).

A pergunta pode surgir “por que então se fé é obra de Deus, nós não somos responsáveis por tê-la” (Mt 14.18-31). Deus quer operar fé nas suas criaturas. E para obter esta fé é necessário lançar-nos a nós mesmo sobre Ele para produzir esta fé.

Quando então, alguém se aproxima de Cristo em fé, ele está cônscio de que encontra a Deus. A obra de Cristo, então, em salvar, é a mesma obra de Deus. É submissão a Ele como Senhor. A autoridade salvadora e o senhorio de nosso Senhor são inseparáveis. A fé do Novo Testamento envolve o reconhecimento do senhorio de Jesus e submissão a essa autoridade. Paulo fala da obediência da fé (Rm 5.1). Fé, então, é não somente receber Cristo como Salvador, mas dar de si mesmo a Cristo, ou seja, crer e obedecer.

3.3. Pelo Espírito Santo. “Mas nós pela fé aguardamos mediante o Espírito da Justificação pela qual esperamos” (Gl 5.5).

Quando ouvimos, aceitamos a verdade escrita através da Palavra e arrependemos de nossos pecados, o Espírito agem em nosso ser criando uma nova criatura. E, assim nos tornamos filhos de Deus e então, a semelhança de Deus é restituída em nós. “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2ª Ts 2:13).

4. A fé se manifesta sobre vários aspectos.

Quero falar um pouco sobre a fonte. Existe, como arrependimento, um lado divino e um lado humano. Todas as pessoas possuem fé, e está localizada no espírito humano.

4.1. A fé natural.

Todas as pessoas possuem fé, e está podemos chamar de fé natural. A fé está localizada no espírito do homem. É a fé intelectual, a capacidade humana, exercitada nas atitudes comuns do dia-a-dia, como tomar um ônibus, um avião, crendo que vai chegar ao destino. Todo mundo tem fé natural, crentes e descrentes. Esta confiança ou crença é possuída em graus diversos, a qual se fundamente sobre coisa materiais e sobre evidências aparentemente digna de fé. Entretanto, é insuficiente para satisfazer as necessidades morais e espirituais do homem ou as exigências de Deus.

4.2. A Fé para a Salvação.

A fé para salvação ou fé espiritual, é aquela crença ou confiança possuída pelos crentes regenerados, em diversos graus, a qual se fundamente sobre o conhecimento de Deus e de sua vontade, obtido por meio de revelação e experiência pessoal. A nossa fé é assegurada pelo uso de certos meios.

Está trabalha no campo da salvação. Quando você creu em Cristo como o seu e Senhor e Salvador, exercitou a fé que salva: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31). “Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8).

Neste texto, salientamos o ensino bíblico que diz que todo o pecador pode ser salvo somente pela fé. É condição indispensável para o homem perdido, arrepender-se e confessar-se um pecador, neste exato momento a fé opera uma situação de aproximação do homem com seu Salvador, então ele sente-se perdoado e crê de fato que isto aconteceu. Esta fé deve acompanhar o salvo por toda vida. “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus” (Gálatas 3.26).

Fé nesse sentido é confiança em Jesus como Salvador do pecado mediante o perdão. Essa confiança é incondicional e irrestrita submissão da alma a Cristo. É um tipo de confiança que só se pode exercer corretamente em relação a Deus.

A fé é essencial à vida cristã. “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1.17). A justiça de Deus é eficientemente conhecida para a justificação somente pela fé e que é invariavelmente operativa para este fim, no caso de todos os que creem. A fé é o princípio da vida cristã em Deus, por isso que o apóstolo Paulo explica aos romanos que o justo viverá pela fé, a saber, pela fé somente.

O ser humano só obterá esta fé, quando entender que ele necessita de Deus para se salvar, e precisa reconhecê-Lo como soberano e Senhor de sua vida.

O todo da nossa salvação - passado, presente e futuro, é dependente da fé. Nossa salvação aceitação de Cristo (Jo 1.12), nossa justificação (At 26.18); nosso guardar (1ª Pe 1.5), de fato, a nossa salvação toda do começo até o fim é dependente de fé. Essa fé emana de Deus mediante o homem aceitar o Senhorio de Cristo na sua vida. (Ap 3.20). Se qualquer indivíduo, porém, quer abrir a porta do seu coração e ouvir a chamada de Cristo, então Ele entrará para dirigir sua vida e lhe oferecer Sua convivência. Assim fica claro que é Cristo quem salva, não a sua igreja. A igreja é o local de cultuar a Deus; o pastor tem a função de aplicar a Palavra Divina (Bíblia) e o Espírito Santo, é quem convence o homem da justiça e do juízo.

4.3. A fé salvadora é o único meio de salvação.

Quando alguém acrescenta alguma coisa como meio de salvação, além da fé em Cristo, aí já não é Deus que salva, mas o homem tentando salvar-se a si mesmo (Rm 4.1-6). O homem não pode fazer nada para merecer a sua salvação. Nem a fé é uma obra para se ganhar a salvação, mas simplesmente um meio, pelo qual Deus manifesta a sua abundante graça na vida do pecador para salvá-lo. Pois agora sabemos que não é a fé que salva, mas Cristo que salva através da fé.

A fé que salva não se dirige a um credo religioso ou crença doutrinária, mas a uma pessoa Cristo Jesus que é o Autor da fé. Não basta ao homem aceitar as verdades sobre a salvação, se ele não se render a Cristo como seu salvador pessoal e não cultivar uma comunhão intima com Ele (Tg 2.14).

O fato da nossa fé ter Cristo como seu objeto se vê nas expressões bíblicas como: “crê no Senhor Jesus...” (At 16.31), e “n’Ele crer” (Jo 3.16). Observamos que nunca somos admoestados a crer em um fato para ser salvo. “E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 ª Tm 2.15).

Grupos religiosos que tem sua fé dirigida a uma igreja, a um credo, dogma, tradição, ou a um padrão humano, ignora o verdadeiro relacionamento da pessoa salva, com Cristo. Para preencher esta lacuna, eles apresentam algo como substitutivo para tentar unir a brecha existente entre Deus e esses pretensos seguidores dele, tais como uma igreja, intercessores, sacramentos, ritos, santos, espíritos e regras humanas etc.

Fé salvadora não é uma simples confissão ou seguimento ritualístico, mas uma entrega completa a pessoa de Jesus Cristo. Ainda que não podemos contribuir com nada diante de Deus para receber nossa salvação, a fé salvadora requer uma entrega total a Deus de tudo o que temos.

“Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo” (Lc 9.24-25).

Tal entrega a Cristo não pode ficar oculta diante dos outros. Ela resulta numa vida transformada, o que se torna evidente em nosso modo de viver (2ª Co 5.17). Se a fé de alguém não resulta em sua transformação, tal fé está longe de ser a fé viva que salva (Tg 2.16-17).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau SC

sexta-feira, 19 de março de 2021

A CHAMADA PARA A SALVAÇÃO

 


INTRODUÇÃO. Paulo insiste em que todos, sem distinção, carecem de buscar justiça em Cristo, como se dissesse: “Não há outro caminho para a obtenção desta justiça. Não há um método para justificar alguns, e outro método diferenciado para justificar outros, senão que todos igualmente têm de ser justificados por meio da fé, já que todos são pecadores, e ninguém tem como justificar-se diante de Deus.”

I. TODOS OS HOMENS SÃO PECADORES

1. A Bíblia Sagrada nos revela que Deus criou o homem perfeito. Gn 1.26-27 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

Gn 2.7 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”.

2. Entretanto, pelo pecado de Adão, todos os homens foram feitos pecadores.

Quando lemos o texto escrito pelo apóstolo Paulo em Rm 3.9-18, vemos nesse texto uma fotografia da nossa condição passada.

1. “Todos estão debaixo do pecado” (v. 9).

2. “Não há um justo, nem um se quer” (v. 11).

3. “Não há ninguém que busque a Deus” (v. 11).

4. “Não há quem faça o bem, não há um só” (v. 12).

5. “Há línguas que tratam enganosamente” (v. 13).

6. “Bocas cheias de maldição” (v. 14).

7. “Pés ligeiros para derramar sangue” (v. 15).

8. “Em seus caminhos há destruição e miséria” (v. 16).

9. “Desconhecem o caminho da paz” (v. 17).

10. “Não há temor de Deus diante de seus olhos” (v. 18).

(Outras ref. Sl 51.5; Rm 3.23; 5.12; 11.23).

E, somente pelo sangue de Cristo o homem pode ser redimido (Ef 1.7; 1ª Jo 1.7,9).

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

II. O HOMEM MORREU ESPIRITUALMENTE QUANDO PECOU

1. O homem sem Jesus está morto.

Ef 2.1, 5 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”

2. O homem estava separado de Deus.

Is 59.1-2 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 - Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”

3. Sem Cristo. Ef 2.12 “Estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”.

II. DEUS NOS AMOU PRIMEIRO

Ef 1.4-5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. 5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”

Jo 3.16-17 Jesus diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”.

III. A CHAMADA PARA A SALVAÇÃO

Mt 11.28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 2 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

1. O que é o jugo de Jesus.

1ª João 5.3 ele responde esta pergunta dizendo: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são pesados”.

Em contraste com as minuciosas obrigações do legalismo dos fariseus, o jugo de Cristo é suave.

O jugo do Senhor são os Seus mandamentos e não é pesado, mas é suave e leve de carregar.

Amar a Deus acima de tudo, é o grande mandamento, e o segundo semelhante a este é: Amar o teu próximo como a ti mesmo. Crer na pessoa de Jesus como Messias, Filho de Deus, Salvador e nosso Redentor; não jurar pelos céus e a terra (Mt 5.34-35); Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 19.17-18).

III. A SALVAÇÃO É PARA TODOS OS QUE ACEITAM A JESUS COMO SALVADOR

Is 55.1-3 “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi”.

1. É um evangelho de graça. V. 1 “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

2. O convite é universal - Um convite divino ao pecador.

“Todos vós que tendes sede...” (v. 1).

Jesus é a água da vida. “...vinde às águas” (v. 1).

Por meio de Jesus Cristo. Jo 413-14 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

A Água representa nosso desejo de nos refrescar. É o refrigério para nossa alma.

3. O carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas:

At 16.30 “Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?”?

At 16.31“Crê no Senhor Jesus e serás salvo.”

4. Quem abrir seu coração para Jesus. Ap 3.20 “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

4.1. Jesus é o único caminho. Jo14.6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

4.2. Jesus é o mediador. 2ª Tm 2.4 “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

4.3. Somente Jesus. At 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

4.4. Só Jesus pode perdoar nossos pecados. 1ª Jo 2.1 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

5. A salvação é pela fé. Todos os pecadores podem crer e ser salvos.

Mc 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

5.1. A fé vem pala pregação da palavra. Rm 9.31 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”.

5.2. O que é fé.

Hb 11.1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.”

5.3. Sem fé é impossível agradar a Deus.

Hb 11.6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

6. A Salvação é pela graça, é um ato da justiça divina, não algo que se compra com dinheiro.

Por isso, convida a quem “não tem dinheiro”.

Ef 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

7. Nascemos de novo.

Jo 3.1 “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

8. Tornamos filhos de Deus.

Jo 1.12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”

Rm 8.15 “Porque não recebeste o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adopção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”

Rm 8.16 “E o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Rm 8.17 “E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.”

Eu não sou mais um pecador, mas sim um filho de Deus. Eu sou aquilo que Deus diz que eu sou! Eu era um pecador, mas fui salvo e tornei-me uma nova criatura.

2. Nós somos todas criaturas de Deus. Efésios 2.10 “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Deus criou-nos a todos assim como criou todo o mundo. Mas sermos filhos de Deus isso é muito diferente: só é filho de Deus aquele que de Deus nasce, aquele que entrega a sua vida a Jesus e o recebe como seu Salvador.

A palavra “feitura”, significa literalmente “poema”. Deus está construindo a imagem de Cristo em nós. Fomos criados em Cristo, “para boas obras”. Este é o objetivo de Cristo em nós.

Os seus pecados foram perdoados

A Bíblia apresenta a nossa vida de outrora como uma vida de escravidão ao pecado (Jo 8.34; 1ª Jo 3.4-6,8,9). Mas, diz também que, agora, somos servos da justiça (Jo 8.34; Rm 6.14,18,22). A partir de agora, o que você era sem Jesus já não importa. O que importa é o que você é em Cristo: nova criatura (2ª Co 5.17).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau SC

terça-feira, 16 de março de 2021

A QUEDA DO SER HUMANO

TEXTO BÁSICO

Gênesis 3.1-7 “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

INTRODUÇÃO. Ao pecar contra Deus, o homem perdeu o completo domínio sobre a criação e tornou-se vulnerável à morte, em Cristo, porém, temos o Reino e a vida eterna.

I. O LIVRE-ARBÍTRIO DO SER HUMANO

1. O livre-arbítrio.

1.1. O livre-arbítrio é o poder que temos de escolher entre o bem e o mal (Dt 28.1; Js 24.15; 1ª Rs 18.21; Hb 4.7)

1.2. Com o livre-arbítrio somos:

- Seres autônomos.

- Seres conscientes da própria existência.

- Seres conscientes do nosso lugar no Universo criado por Deus.

2. A soberania divina.

2.1. É o direito absoluto que Deus possui sobre toda a Sua criação (Êx 9.29; Dt 10.14; Sl 135.6).

- Deus age como lhe aprouver (Jr 18.6).

- Não nos cabe questionar a sabedoria do Todo-Poderoso (Rm 9.20).

. Todas as ações de Deus são fundamentadas em seu amor, justiça e sabedoria.

2.2. O que Ele fez agora só viremos a compreender mais à frente (Jo 13.7).

2.3. Nós devemos descansar na vontade Divina.

3. A responsabilidade humana.

3.1. Entre o livre-arbítrio e a soberania divina encontra-se a nossa responsabilidade (Jr 35.13).

3.2. Deus nos chamará, um dia, a prestar contas quanto às nossas escolhas (Ec 11.9; 12.14).

- Haverá o juízo final (Ap 20.11-15).

II. A QUEDA, UM EVENTO HISTÓRICO E LITERAL

1. A possibilidade da queda.

1.1. Deus, no Éden, criou o homem livres para obedecê-lo ou não.

1.2. A ordem do Senhor concernente à arvore da vida foi bem clara (Gn 2.16,17).

- Se ignorassem a ordem, arcariam com as consequências

2. A realidade da tentação.

2.1. Eva foi enganada pela serpente (Gn 3.1-6; 2ª Co 11.3).

2.2. No instante seguinte, Adão e Eva pecaram contra Deus (1ª Tm 2.14).

2.3. Tendo em vista a representatividade de Adão, foi ele responsabilizado pela entrada do pecado no mundo (Rm 5.12).

3. A historicidade da queda.

3.1. A narrativa da queda do ser humano tem de ser acolhida como um relato histórico confiável, (2ª Co 11.3; Rm 15.4).

3.2. A Bíblia Sagrada é - a inspirada, inerente, infalível e completa Palavra de Deus.

III. AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA DE ADÃO

1. A consciência do pecado.

1.1. Nossos pais herdaram uma consciência pecaminosa geradora de obras mortas (Gn 3.1-6; Tt 1.15; Hb 9.14).

- O pecado leva-nos a perder o brilho do rosto e o vigor físico (Sl 31.10; Sl 32.3).

1.2. Eis porque o homem precisa nascer da água e do Espírito (Jo 3.5).

2. A perda da comunhão com Deus.

2.1. No Éden conversavam com Deus, diariamente (Gn 3.8).

2.2. Em consequência de seu pecado, Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus (Gn 3.23,24).

2.3. Agora, o homem para reatar a comunhão com Deus, tem de aproximar-se dele pela fé (Hb 11.6).

- Jesus é o nosso mediador (Rm 5.1).

3. A transmissão do pecado à espécie humana.

3.1. O pecado de Adão acabou por alcançar a todos os homens (Rm 3.23; 5.12).

- Até mesmo o recém-nascido já traz consigo essa semente (Sl 51.5).

- Muitas crianças são recolhidas por Deus, na fase de inocência, apesar da iniquidade dos pais (1º Rs 14.13; Mt 2.16).

3.2. Somente em Cristo podemos vencer tanto o pecado original como o experimental (1ª Jo 1.7).

4. A enfermidade da Terra.

4.1. Por causa do pecado de Adão, até a própria Terra adoeceu. (Gn 3.17).

- A Terra geme (Rm 8.22).

4.2. Desde então o nosso planeta vem sofrendo com fomes, tremores de terra e inundações (Mt 24.7).

4.3. Após a Grande Tribulação, o planeta será curado de todas as suas enfermidades (Is 35).

5. A morte física.

5.1. A morte é a mais triste consequência do pecado (Rm 6.23).

5.2. A pior morte que alguém pode experimentar é a separação eterna de Deus; a segunda morte (Ap 2.11; 20.6).

5.3. Nós que temos a Cristo a morte não terá efeito, pois Ele é a ressurreição e a vida (Jo 11.25).

CONCLUSÃO. Devido à sua rebelião contra o Senhor, a raça humana teve de arcar com pesados encargos: a consciência do pecado, a perda da comunhão com Deus, a transmissão do pecado às gerações subsequentes, a enfermidade da terra e, finalmente, a morte física. A fim de sanear o pecado do homem. Deus, em sua presciência, já havia separado o Imaculado Cordeiro, desde a fundação do mundo, para redimir-nos de todos os pecados (Ap 13.8).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau SC