TEOLOGIA EM FOCO

quarta-feira, 18 de março de 2015

AS DUAS TESTEMUNHAS NA GRANDE TRIBULAÇÃO - APOCALIPSE 11

 


Apocalipse 11.1-6 “E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo e disse: Levanta-te e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2- E deixa o átrio que está fora do templo e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a Cidade Santa por quarenta e dois meses. 3- E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco. 4- Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. 5- E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. 6- Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.” 

Depois dos acontecimentos exibidos pelo toque da 6ª trombeta, antes de se iniciar o toque da 7ª trombeta, Deus faz uma pausa na história dos acontecimentos para enviar a Terra às duas testemunhas que irão anunciar o evangelho em Jerusalém.

“Levanta-te e mede o templo...”. João recebe a ordem para medir o templo, o altar e local dos adoradores. Mas que templo? Note que João escreveu o livro de Apocalipse no ano 95 d.C., Jerusalém e o templo tinham sido destruídos no ano 70. Portanto, a medição do templo (v. 1, 2), refere-se à reconstrução do templo de Salomão em Jerusalém durante Grande Tribulação onde será profanado pelo Anticristo (Mt 24.15; 2ª Ts 2.4).

Quando o texto diz: “deixa o átrio que está fora do templo...”, refere-se do átrio exterior, porque era aberto para os estrangeiros adorarem no templo (Ez 42.14 e 44.19). Jesus disse que Jerusalém seria pisada pelos gentios (Lc 21.24), se referindo ao tempo em que a cidade seria tomada por outros povos por séculos. 

1. A mensagem das testemunhas. Quando o Anticristo estiver com as nações mundiais sobre seu domínio e os judeus o adorando-o como seu “messias tão aguardado, então aparecerá em Jerusalém duas grandes testemunhas. Deus enviá-lo-ás para anunciar o evangelho do Reino de Cristo e profetizar a respeito do futuro. Terão grande poder sobrenatural (Ap 11.1-14). Essas testemunhas do Senhor irão pregar num período de 1.260 dias (que são três anos e meio). Vestidos se saco: “Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco” (Ap 11.3).

O Evangelho do Reino começou a ser pregado por João Batista, que estava preparando o caminho do Senhor Jesus, e ainda será pregado na primeira fase da Grande Tribulação pelas duas testemunhas procurando converter o coração dos pais aos filhos (Ml 4.6). Este evangelho é o mesmo que João Batista pregava na primeira vinda de Cristo, há quase dois mil anos dizendo: “arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus” (Mt 3.2), este não é o mesmo evangelho que pregamos nos dias de hoje, existem duas formas de pregar o evangelho: 

1. O Evangelho da graça (Mc 16.15): O Evangelho que é pregado hoje para a salvação.

2. O Evangelho do Reino (Mt 24.14): As duas testemunhas irão pregar na Grande Tribulação, anunciando que está próximo o reino de Cristo.

Enquanto o falso profeta estará apresentado Anticristo ao mundo como o verdadeiro messias, as duas testemunhas irão pregar que o reino de Cristo está próximo e Ele virá com poder e grande glória para reinar por mil anos e isto irá acontecer no mundo todo. 

2. Quem são as duas testemunhas? A palavra testemunha no original grego é μάρτυς mártir que significa testemunhas.

A Bíblia não diz quem são as duas testemunhas. Apenas diz o que vão fazer quando forem reveladas. Provavelmente surgirão no início da Tribulação. Não sabemos quando isso será. Esse é um mistério que ainda não foi revelado.

Uma das perguntas polemica do apocalipse é: Quem são as “Duas Testemunhas”. Há neste texto Bíblico, muitas divergências teológicas, para saber com precisão quem serão as duas testemunhas.

Alguns pensam em dois profetas: Elias e Moisés com o poder que exerceram ninguém poderia tocá-los e porque apareceram na transfiguração com Jesus. Outros acham que seria Enoque por que foi arrebatado para Deus e precisa voltar para morrer. Entretanto, não será Moisés, Elias, Enoque ou outro personagem bíblico. Os sinais realizados pelas “Duas Testemunhas” são semelhantes aos de Moisés e Elias, mas isso não significa que sejam literalmente estas pessoas.

Muitos usam a referência de Malaquias 4.5, onde diz que Elias virá antes do grande dia do Senhor. Jesus disse que a profecia sobre a vinda de Elias (Zc 4.5) se cumpriu através do ministério de João Batista (Mt 17.11-13), o precursor do Messias. Ele veio para pregar o evangelho do reino. Existem muitas razões para afirmar que não serão nenhum destes personagens bíblicos:

Primeiro, não será Enoque, porque está escrito em Hebreus 11.5: “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte”. Portanto se Enoque foi translado para não ver a morte então não será ele.

Segundo, não será Elias e nem Moisés, porque eles aparecem em um corpo glorifica no monte da transfiguração junto com Jesus (Mt 17.1-9).

Terceiro, o apóstolo Paulo afirma “que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. (1ª Co 15.50). Paulo está falando do corpo que é corruptível de herdar o céu; “Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” 1ª Co 15.53).

Quarto, Elias e Enoque foram arrebatados para céu, tipificando a Igreja de Cristo que será arrebatada. Portanto, eles foram transformados e arrebatados. Elias deixou cair sua capa (2ª 2.12-14), simbolizando que despiu-se dos seus andrajos humanos. O que vai acontecer com o arrebatamento ou a transladação da Igreja é a mesma coisa. Todos os crentes fiéis serão tomados pelo Espírito Santo e elevados aos céus. No momento de serem tomados (num abrir e fechar de olhos) serão transformados, isto é, deixaram os seus andrajos e serão capacitados de entrarem no céu, diante do Trono de Deus, sem mais a necessidade de morrer. Conforme o ensino paulino a igreja de Tessalônica ele diz: “Os mortos ressuscitarão primeiro e depois nós, os que estivermos vivos, seremos transformados num corpo glorificado e levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor nos ares” (1ª Ts 4.16-17).

“Se admitirmos que Moisés, Elias ou Enoque, volte viver em corpo mortal para ser uma das duas testemunhas, estaremos concordando plenamente com a doutrina espírita da reencarnação, a qual Deus condena ao longo do texto bíblico (Hb 9.27).” [Valdemar Pereira Paixão, livro apocalipse, pg 83]. 

3. As duas testemunhas são as duas oliveiras. “São estas as duas Oliveiras (testemunhas), e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra” (Ap 11.4).

“Junto a este, duas Oliveiras...”. Quando estudamos a luz da hermenêutica podemos ter uma ideia de quem serão as duas testemunhas comparando com o profeta Zacarias.

“E disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Senhor meu, que é isto?” (Zc 4.3-4).

Não sabendo responder o significado da revelação o anjo continua lhe perguntando e lhe explicando:

“Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal? E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado? E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra” (Zc 4.11-14).

“As Duas Testemunhas são chamadas de duas oliveiras e dois candelabros como um símbolo de frutos e luz, lembrando da profecia sobre a reconstrução do templo após sua primeira destruição, quando o sacerdote Josué e o governador Zorobabel foram chamados de duas oliveiras perto do candelabro (Zc 4.3 e 11-14). A oliveira produz o azeite para acender o candelabro. O poder das palavras destas duas testemunhas é representado pelo fogo (Jr 5.14).” [Fonte de pesquisa https://www.esbocosermao.com/2020/11/apocalipse-11-as-duas-testemunhas.html].

“Os dois ungidos”, portanto, nesta visão representam Josué e Zorobabel (Zc 3.1; 4.9). Josué era o sumo sacerdote e Zorobabel o herdeiro do trono Judá (1º Cr 3.17-19). Zorobabel era no seu tempo representante da monarquia de Davi (Ag 2.20-23), e está na linhagem direta de Cristo (Mt 1.12). Foi nomeado por Ciro rei da Pérsia para ser o condutor e governador do povo Judeu no regresso para Judá (Ed 1.8; cap. 11; 5.11-14).

As duas oliveiras nesta revelação dada a Zacarias são Josué e Zorobabel uma autoridade política e outra religiosa nos dias deste profeta. Mas as duas testemunhas de apocalipse 11, tipificam duas autoridades desconhecidas (política e religiosa da nação israelita), ungidos por Deus para profetizar aos Judeus na Grande Tribulação. Portanto, não será nenhum personagem bíblico do V.T., ou seja, nem Josué, Zorobabel ou outro. Eles apenas tipificam as duas testemunhas. Se as testemunhas fossem Moisés e Elias, ou Enoque e Elias, por que a Escritura ficaria em silêncio sobre suas identidades? 

4. As duas testemunhas serão chios do Espirito Santo. “Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem” (Ap 11.5-6).

Como Moisés no Egito e Elias no monte Carmelo, as duas testemunhas serão revestidas de poder, autoridade e dotados com o dom de maravilha pelo Espírito Santo. Eles têm poder para trazer seca sobre a terra, para transformar as águas em sangue, e para ferir a terra com todas as pragas. E se alguém desejar causar o mal, serão devorados com fogo procedente de sua boca. 

5. O que acontecerá com as duas testemunhas? Ap 11.7-13 “E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará. 8 E jazerá o seu corpo morto na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. 9 E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seu corpo morto por três dias e meio, e não permitirão que o seu corpo morto seja posto em sepulcros. 10 E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra. 11 E, depois daqueles três dias e meio, o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre os pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. 13 E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu”.

Por três anos e meio, ou seja, na primeira fase da Grande Tribulação, as testemunhas serão preservadas do mal. Mas, quando eles terminarem de realizar a obra a que foram designados por Deus, a besta que sobe do mar (Ap 13), o Anticristo, que unido com o falso profeta (Ap 13.12), virar-se-á contra as duas testemunhas e os matará na praça da cidade e depois de três dias e meio o Senhor ressuscitará num corpo glorificado e subirão ao céu numa nuvem diante dos olhos de todos (Ap 11.6-12) até que os dias da tribulação se completem.

“A grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito” (v. 6). Jerusalém é aqui chamada de Sodoma por causa de seu orgulho, indulgência, facilidade próspera e indiferença às necessidades dos outros (veja Ez 16.49). E é chamado Egito por causa de sua idolatria, perseguição e escravidão ao pecado e injustiça.

Depois do arrebatamento das duas testemunhas haverá um grande terremoto e a décima parte da cidade (Jerusalém) será destruída e morrerão sete mil pessoas. Após o julgamento divino, o remanescente de Israel aceitará a mensagem das duas testemunhas e dará glória a Deus.

Pr. Elias Ribas Dr. em Teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

terça-feira, 10 de março de 2015

AS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE

      

Apocalipse 8.1-2 “E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. 2 E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.” 

No capítulo 6, estudamos sobre os seis selos que foram abertos pelo Cordeiro. O intervalo do capítulo 7 nos assegurou da proteção dos fiéis. Quando se abre o sétimo selo surgem sete anjos com trombetas prontos para tocar. Antes acontece um momento de silêncio no céu, um suspense, preparando para grandioso que irá acontecer.

Em primeiro lugar precisamos entender o significado do uso das trombetas. A palavra trombeta, vem do termo hebraico shophar e significa chifre, ou chifre de carneiro. Foi um instrumento instituído por Deus para ser tocado em uma infinidade de momentos da vida nacional de Seu povo no Antigo Testamento. As trombetas eram usadas para chamar o povo à batalha (Nm 10.9), levantar o acampamento (Nm 10.2), derrubar os iníquos (Js 6.13-16), proclamar as festas solenes (Nm 10.10) e manifestar a terrível majestade de Deus (Êx 19.16).

As trombetas anunciam uma série de juízos contra a humanidade (Ap 8.13). Elas são advertências aos habitantes da Terra, a fim de que eles sejam levados ao arrependimento antes que seja tarde, pois o dia do juízo final chegará.

As quatros primeiras trombetas (vs. 7-12), trazem castigos sobre os quatro aspectos mais importantes da criação: a terra, o mar, as águas e os corpos celestiais. As três últimas trombetas falam de sofrimentos impostos diretamente aos homens. Elas são chamadas também de AIS. 

1ª Trombeta. “O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde” (Ap 8.7).

Esse castigo é semelhante à sétima praga derramada sobre o Egito na época de Moisés que devastou a agricultura (Êx 10.21-25). Trata-se de uma chuva de saraiva (granizo), misturado com fogo e sangue que desce do céu. Esta chuva queimará um terço de toda terra fértil, das árvores e de todas as plantas. O julgamento é limitado a uma terça parte da terra, porque o propósito do julgamento é advertir as pessoas a trazê-las ao arrependimento (Ap 9.20-21). 

2ª Trombeta. “O segundo anjo tocou a trombeta, e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue, e morreu a terça parte da criação que tinha vida, existente no mar, e foi destruída a terça parte das embarcações” (Ap 8.8-9).

Essa grande montanha em chamas demonstra ser uma descrição de vulcões, que ao explodir causam terremotos e tsunamis nunca visto antes na Terra. As cidades a beira mar serão totalmente destruídas e muitos acidentes marítimos com um grande número de mortes.

Quando este grande monte for lançado sobre o mar, as águas tornam-se em sangue assim como aconteceu no rio Nilo do Egito. Morrerá a terça parte da vida marinha e destruirá muitas embarcações; isso agravará ainda mais a crise de fome (Ap 6.5-6). Esse julgamento se mostra ainda mais severo que o primeiro. 

3ª Trombeta. “O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma grande estrela, ardendo como tocha. O nome da estrela é Absinto; e a terça parte das águas se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas” (Ap 8.10-11).

João descreve o que vê, uma grande estrela que cai do céu e recebe o nome de Absinto, que significa amargor. Esta estrela pode se referir a um meteoro e ao cair sobre as águas contamina um terço das águas do planeta. Está grande estrela é símbolo da ira divina derramada sobre as águas potáveis.

Absinto é uma erva de sabor intensamente amargo e aroma forte. Na Bíblia, o absinto é usado simbolicamente para descrever os efeitos amargos da imoralidade, idolatria, escravidão, injustiça e da apostasia (Dt 29.18; Pv 5.4; Jr 9.15; Am 5.7). Aqui em Apocalipse 8.11, indica uma substância amarga e venenosa.

Ao cair esta grande estrela, as águas dos rios e das fontes tornam-se contaminadas “e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas”. Com o apodrecimento das águas iniciará uma crise, e a água será vendida por alto preço assim como aconteceu com a nação de Israel (Is 19.5). Que fará o mundo quando estiverem vários dias sem água? O mundo inteiro clamará por água. 

4ª Trombeta. “O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, tanto o dia como também a noite. Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar!” (Ap 8.12-13). 

A quarta trombeta atinge o firmamento na sua totalidade. Agora os quatro elementos da Terra foram fortemente atingidos: terra, mar, água e firmamento. 

Um terço do sol, lua e estrelas deixaram de brilhar. Haverá trevas na terça parte do dia e as noites serão mais escuras, pois a lua e estrelas também foram atingidos, dificultando ainda mais a situação do mundo. Com respeito a volta de Cristo em glória o Senhor Jesus diz: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas” (Mt 24.29). 

O texto bíblico declara que a segunda vinda de Cristo seria precedida por um grande terremoto, bem como por sinais cósmicos no Sol, na Lua e nas estrelas (ver Jl 2.31; Mt 24.29; Mc 13.24, 25; Lc 21.25; Ap 6.12, 13). 

Em seguida João vê uma águia no céu gritando três vezes “aí”. Os aís exprimem a cena de horror e de terror que está por vir, pois serão ainda mais terríveis do que as anteriores. 

As quatro primeiras trombetas atingem a natureza e uma águia avisa que as próximas três serão para a humanidade, chamando-as de “três ais”.

5ª Trombeta (Ap 9.1-11). “E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2- E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar. 3- E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder como o poder que têm os escorpiões da terra. 4- E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na testa o sinal de Deus. 5- E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião quando fere o homem. 6- E naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. 7- E o aspecto dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre a sua cabeça havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e o seu rosto era como rosto de homem. 8- E tinham cabelos como cabelos de mulher, e os seus dentes eram como de leão. 9- E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. 10- E tinham cauda semelhante à dos escorpiões e aguilhão na cauda; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses. 11- E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego, Apoliom.” 

As primeiras trombetas atingiram os elementos da natureza física. Mas, a partir da 5ª trombeta, podemos observar que os julgamentos passam a atingir os infiéis e incrédulos de forma direta, ou seja, eles passam a sofrer em seu próprio corpo.

No sopro da sétima trombeta João vê uma estrela cai do céu. Simboliza um anjo decaído (Is 14.12). Jesus disse: “Eu via a Satanás cair do céu como relâmpago” (Lc 10.18). Satanás receberá poder na Grande Tribulação para abrir o poço do abismo (v. 1). Junto com a fumaça saem também do abismo demônios personificados de cor verde.

O termo abismo no grego é ἄβυσσος, abysos e significa inferno, mundo dos mortos. No grego clássico, a palavra é sempre um adjetivo e é usada literalmente, como algo “muito profundo”, “sem fundo”. No Novo Testamento esta palavra é usada para prisão, onde uma classe de demônios é mantida em cadeias (Lc 8.31; 1ª Pe 3.19; 2ª Pe 2.4 Jd 6). É também o lugar de origem da besta (Ap 11.7; 17.8). Além disso, será o lugar onde Satanás será aprisionado durante o reinado de Cristo (Ap 20.2,3).

Satanás receberá poder na Grande Tribulação para abrir o poço do abismo. Junto com a fumaça saem também do abismo terrível exército de gafanhotos de cor verde. Não são gafanhotos normais, mas demônios personificados que receberão ordens para não causar danos à “erva da terra, mas somente aos homens”, ou seja, gafanhotos normais causam danos a erva, mas não causam este tipo de dor aos homens. Portanto, eles representam um exército de demônios que serão soltos do abismo (com a permissão de Deus), com um propósito especifico: E tinham cauda semelhante à dos escorpiões e aguilhão na cauda; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.” (V. 10).

“Hoje existe Ufólogos, pessoas que se dedicam ao estudo da ufologia, ou seja, aqueles que estudam os fenômenos relacionados à presença de discos voadores, aparição de extraterrestres e demais elementos que podem ser indícios da existência de vida em outros planetas. Os ufólogos estudam os relatos das pessoas que dizem ter presenciado essas aparições, verificam a descrição de eventos semelhantes em livros antigos e analisam documentos, fotos e vídeos.” [O que é Ufologia? https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/o-que-e-ufologia. Acesso dia 7/09/2022].

Naquele dia as pessoas ímpias, iram dizer que os ETs (extraterrestres) invadiram a Terra para destruir a humanidade, mas esses ETs são demônios personificados e enganadores. Eles terão o poder como de escorpiões (Lc 4.10) para ferir os homens e causar dores e grande sofrimento. Os gafanhotos atacarão os ímpios na terra num período de 5 meses, mas não lhes será permitido atormentar aqueles que têm o selo de Deus (as 144 testemunhas - Ap 7.4). A dor provocada pelos gafanhotos demoníacos será tão severa que os infiéis buscarão a morte, e não a acharão. A morte será tirada da terra por cinco meses.

O aspecto dos gafanhotos era semelhante: (vs. 7-10).

·         Cavalos: nos fala de força.

·         Coroas: são como reis.

·         Rostos de homens: nos fala de inteligência.

·         Cabelos de mulheres: nos fala de sedução, sujeição completa a Satanás.

·         Dentes de leão: símbolo de destruição cruel.

·         Couraças de ferro: símbolo de impiedade.

·         Asas com estrondos iguais a muitos cavalos nos carros de guerra, barulho infernal e aterrador.

·         Picadas semelhantes às de escorpiões: esta é semelhante ao estar queimando-se no fogo. 

“E tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom” (v. 11).

Abadom e Apoliom são os nomes que designam o anjo do abismo. Estes gafanhotos são referências a demônios porque servem ao Abadom que significa destruidor em hebraico e Apoliom tem o mesmo sentido grego. Destruição é a missão e a especialização deste grupo e do seu rei, que é Satanás, ou anjo (estrela) que recebe o poder para abrir o abismo (v. 1). 

6ª Trombeta. Ap 9.13-21. “E tocou o sexto anjo a trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus, 14- a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que estão presos junto ao grande rio Eufrates. 15- E foram soltos os quatro anjos que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. 16- E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. 17- E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e a cabeça dos cavalos era como cabeça de leão; e de sua boca saía fogo, e fumaça, e enxofre. 18- Por estas três pragas foram mortas a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam da sua boca. 19- Porque o poder dos cavalos está na sua boca e na sua cauda, porquanto a sua cauda é semelhante a serpentes e tem cabeça, e com ela danificam. 20- E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. 21- E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem das suas ladroíces.” 

Enquanto na quinta trombeta pessoas sofrem, mas não morrem e a praga dura cinco meses, nesta trombeta, em apenas um momento, numa data marcada e num momento exato a terça parte dos homens serão mortos. 

O rio Eufrates localiza-se na Região do Iraque, ele flui do lugar onde era o Jardim do Éden e onde os eventos futuros serão culminantes.

João ouve a voz que vinha do altar de ouro que estava diante de Deus dizendo: “Solta os quatro anjos que estão presos junto ao grande rio Eufrates.” (V. 14b). Esses quatro anjos que foram soltos estavam amarrados, o que significa que eles eram anjos decaídos, pois os anjos de Deus não ficam amarrados ou presos, mas eles se encontram soltos. Portanto, agora, estes anjos foram soltos especialmente para este momento na história. Eles comandam um exército de duzentos milhões de cavaleiros para matar a terça parte dos habitantes sobre a terra.

Trata-se de uma cavalaria infernal, assim como os da quinta trombeta; é uma nova onda de demônios com poder de matar as vítimas. Na quinta trombeta as forças malignas apenas podiam torturar as suas vítimas, porém agora, elas podem matar a saber “Por meio destes três flagelos, a saber, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre que saíam da sua boca, foi morta a terça parte dos homens”. (V. 18).

Esses demônios expressam a ferocidade de um leão, mas eles não precisam correr atrás de suas vítimas, pois espalharão fogo, fumaça e cheiro de enxofre por toda a parte. O veneno que ferirá o povo será mortal, diferente de Satanás, pois o veneno que ele lança sobre as pessoas hoje em dia é espiritual, o qual pode afastá-las de Deus. Porém, naqueles dias, o veneno físico que será lançado contra a terça parte da humanidade, fará com que esta se afaste para sempre da presença do Eterno.

Apesar dos homens estarem diante dos grandes sofrimentos, não se arrependerão e continuarão a pecar contra Deus, servindo aos demônios e aos ídolos, a se prostituírem, a praticarem a feitiçaria, e também com os homicídios (Ap 9.20-21). Esses demônios são comissionados a destruir a terça parte da humanidade, e apesar de multidões deles terem sido destruídos, o restante continuou seu apego sem sentido a ídolos idiotas feitos por mão de homens. 

7ª Trombeta. Ap 11.15-19 “E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. 12- E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus, 13- dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste. 14- E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. 15- E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva.” 

No capítulo 11 dos versos 1-14, são um interlúdio antes do juízo final. Quando o anjo tocar a sétima trombeta, não haverá mais chance para os pecadores. Então, será tarde demais, pois a sétima trombeta aponta para o juízo final.

O último dos sete anjos (Ap 8.2) toca a sua trombeta e João ouve grandes vozes no céu, mas não identifica quem são. Nesta trombeta João ouve os seres espirituais dizendo que os reinos do mundo vieram a ser no nosso Senhor e do seu Cristo. Quando todos reconheceram que o perfeito reino do Senhor e de Seu Cristo duraria para sempre, os vinte e quatro anciãos se prostraram sobre seus rostos para adorar a Deus e lhe dar graças por aquilo que Ele havia feito. Eles se dirigem a Deus como “Senhor Deus Todo-Poderoso” (Ap 11.17). A grande consumação havia chegado, o período há tanto tempo desejado quando Deus deveria reinar na terra havia chegado, e isso lança os alicerces da alegria e ação de graças no céu.

Os dois verbos “tomado” e “começaste” estão em tempos diferentes. O contexto seria “tomaste o reino” e “começaste a reinar”. Com a entrada do pecado no mundo, “o deus deste século” (2ª Co 2.4) (referindo-se a Satanás), instalou seu império entre as nações, por isso João diz: “o mundo jaz no maligno” (1ª Jo 5.19). Porém, o reino do pecado a onde atua Satanás só existiu pela permissão divina com o propósito de que se revelasse aos seres criados a verdadeira natureza do mal. Quando se cumprir este propósito, então, o Senhor retornará a Terra com grande poder e Glória e uma vez mais reinará de forma soberana (1ª Co 15.24-28). Cristo se sentará no trono de Davi e governará sobre todas as nações da Terra (Is 2.1-55) e Seu governo será eterno (Is 9.6).

De certa forma, este reino já está presente (Lc 17.21), o Senhor Jesus Cristo já está reinando na vida daquele que o receberam (Ap 3.20); porém, um dia este reino se manifestará de uma forma visível.

Pr. Elias Ribas Dr. em teologia

Assembleia de Deus

Blumenau -SC

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS - APOCALIPSE 5


Ap 5.1-2 “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?” 

Depois de terminar as cartas aos anjos das sete igrejas, João passa a narrar as doutrinas escatológica. O capítulo 5 é uma continuação do trono majestoso de Deus que João vê no capítulo 4. 

“Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono...”. João vê um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos, na mão direita d’Aquele que está assentado no trono. O ato de desatar os selos significa “revelar” a mensagem do juízo. Não era o livro da vida, mas a escritura da terra (Jr 32), um livro das pragas da ira de Deus (Zc 5.1-4) a serem derramadas sobre a Terra depois do arrebatamento da Igreja. É um meio que Deus usará para expurgar o mal que está sobre a Terra e estabelecer o reino de Deus.

João vê o anjo que brama em alta voz: “Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?” “Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele” (vs. 2-3).

Todo o universo emudeceu diante da interrogação do anjo e ninguém podia abrir o livro ninguém apareceu para tomar o livro da mão daquele que está assentado sobre o Trono. Com este acontecimento o apóstolo rompe em choro, como fez Jesus sobre Jerusalém (Mt 23.37-39).

“E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele” (v. 4).

A promessa feita ao apóstolo: ‘Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas’ (Ap 4.1), parecia ter sido frustrada. João se achou sem esperança. Ele chorava porque temia que não houvesse alguém capaz de abrir o livro selado. Os habitantes aqui, referem-se aos anjos. Eles poderiam até ser capazes, mas não eram “dignos” por terem sido criados (cf. Cl 1.16). Teria de alguém que fosse apto para cumprir os propósitos daquele que estava assentado sobre o Trono (Ef 1.21), e pudesse vencer o mal, e ter autoridade sobre todos os principados, poderes da maldade, potestades e domínio e, assim, pôr um fim ao grande conflito espiritual entre a humanidade.

“Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos” (v. 5).

O leão é o Senhor Jesus Cristo, Ele é o Rei dos reis e da tribo de Judá. Este título, Leão da tribo de Judá, traz a antiga profecia de Jacó que diz: “Judá é o leãozinho” (Gn 49.9-10). O Leão venceu o mundo (Jo 16.33); venceu Satanás (Hb 2.14); venceu a morte e o inferno (Ap 1.18); e venceu e assentou-se no Trono com Seu Pai (Hb1.3, 13; Ap 3.21). A Raiz de Davi, fala do Senhor da casa de Davi (Is 11.10; 2º Sm 7.12, 16; Is 9.6-7; 11.1-2; Lc 32.33).

“Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra” (v. 6).

Quando João levantou os olhos para ver aquele poderoso Leão, vê no meio da glória ao redor do Trono, a figura de um Cordeiro com sete pontas, que simboliza a plenitude de poder (Dt 33.17); e sete olhos que tudo veem, que são os sete Espíritos de Deus enviado por toda a terra (Is 11.2-5).

Se João vê o Cordeiro “como tinha sido morto”, isso indica a validade eterna da redenção. O Cordeiro que tira todo o pecado do mundo (Jo 1.29; 1ª Pe 1.19; Is 53.7); o sangue derramado de Jesus tem efeito eterno (Hb 9.12). Porque n’Ele foi executado o juízo sobre o pecado de todo mundo, somente Ele é digno de julgar este mundo inimigo da cruz, que se colocou fora da Sua obra.

“Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono” (v.7). Somente Ele poderia tomar o livro. A majestade e a força do Leão, e a docilidade e o espírito de sacrifício do Cordeiro, se evidenciam no Filho de Deus. Na Terra não lhe deram lugar (Mt 8.20). Mas como Cordeiro de Deus, que tem Seu corpo os sinais dos cravos, agora Ele alvo da adoração do próprio céu.

“E, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (v. 8).

Antes de o Cordeiro de Deus desatar o primeiro selo, dando início a uma série de juízos contra a Terra (Ap 6), João viu o Cordeiro estava no meio do trono, dos quatro animais e dos anciãos, com sete chifres e sete olhos. (Ap 4-5). E estes representam a totalidade dos crentes do Antigo e do Novo Testamento, e aí estamos incluídos. Isso prova que, desde o início da Grande Tribulação, na terra, os salvos já estarão no Céu. Glória ao Cordeiro, pois estaremos com Ele nesse período de trevas e aflições.

Os vinte e quatro anciãos representam os crentes do Antigo e do Novo Testamento, e aí estamos incluídos. Vimos igualmente que eles se prostram diante do Cordeiro e o adoram. Eles não vieram de mão vazias: “...tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (v. 8). No início da adoração do Cordeiro estão, portanto, incluídas as orações de todos os santos. Pois aqui começa o tempo em que as orações de todos os santos, que oram durante os séculos, desde que Jesus ensinou esta oração, são ouvidas. Quais as orações? As orações pela vinda do Seu reino e pela realização da sua vontade; “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10). Esta é a oração que foi feita bilhões de vezes e tem sua origem no Cordeiro, pois n’Ele, por meio d’Ele e para Ele foram criadas todas as coisas (Ap 4.11; Cl 1.16).

O fato de o Cordeiro tomar o livro da mão direita daquele que está assentado no Trono, produz um louvor grandioso, que abrange todo o universo. Ele começa com os quatro seres viventes (querubins) e os vinte quatro anciãos que prostram, O adoram e exclamam: “Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação” (v. 9). Nos salmos o povo de Deus é conclamado a cantar um cântico novo (Sl 40.3; 144.9-10), especialmente para celebrar a salvação pela mão do Senhor. Agora os vinte quatro anciãos louvam ao Cordeiro que pela Sua morte e ressureição nos deu a vida eterna.

Após esta adoração, o coral de milhões de anjos entoa ao redor do trono outro louvor: “vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: digno é o cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Ap 5.11 e 12).

A cena dos que entoam o louvor abre-se ainda mais: “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: àquele que está sentado no trono e ao cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: amém!” (vs. 13 e 14).

Adoração iniciou com os anciãos, mas João percebeu que toda a criatura dos céus e da terra participaram. Anjos, seres viventes, anciãos. Milhões deles deram honra ao Cordeiro. Os seres viventes cultuam a Yahweh com um “amém” bem forte!

João encerra este capítulo, mostrando como será a verdadeira adoração celestial, onde todo o louvor é dirigido ao Pai e ao Cordeiro. As mesmas palavras de adoração aplicam igualmente aos dois.

Se em nossos cultos de adoração já ficamos emocionados quando participamos do louvor com a igreja aqui na terra, imagine como será o louvor de milhões e milhares ao redor do trono adorando o Cordeiro que nos resgatou com Seu sangue precioso. Aleluia!



Pr. Elias Ribas Dr. em Teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A REVELAÇÃO DO ANTICRISTO


O Anticristo irá esperar a Igreja sair da terra, para depois assumir o comando do mundo de forma total. Em Apocalipse 6.1-2, surgirá um cavalo branco, cujo cavaleiro será o Anticristo.

Ele apresentar-se-á às nações como sendo o messias redentor da humanidade, já esperado por muitos, inclusive os judeus (2ª Ts 2.4-9; Ap 13.10).

O Anticristo surgirá como um líder do reino do mal completamente personificado por Satanás (1ª João 2.18).

I.  O QUE ACONTECERÁ APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA


O cristianismo deixará de existir, as Bíblias serão queimadas em praças públicas, os templos evangélicos passarão a pertencer ao governo. As propriedades dos crentes que foram arrebatados serão confiscadas pelo governo do Anticristo, e serão dadas às pessoas que vivem em favelas nesta época, as favelas deixarão de existir, pois o Anticristo tem o prazer em dizer que é amigo dos pobres e dos menos favorecidos da sociedade. Carros, sítios, fazendas, lojas, casas, utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, roupas, terrenos, enfim, tudo o que a Igreja deixou neste mundo será do Anticristo.

Que resposta o Anticristo dará à humanidade com respeito a grande multidão, que sumirá da terra? Dirá o Anticristo: Este povo que sumiu e foram levados por extraterrestre, pois eles eram diferentes e não eram deste planeta - foram levados por discos voadores a outro planeta. Com este povo na terra não poderíamos instalar um governo de paz, pois eles não têm uma mente aberta acessíveis para nossa forma de governo. Mas esta resposta não convencerá a muitos, principalmente aqueles que ficaram e que conheciam a Bíblia. Mas, contudo, ele lutará até o fim para tirar da cabeça do povo de que Cristo veio e levou a Sua Igreja.

O mundo nesta época estará falido economicamente e espiritualmente, será nesta hora que o Anticristo revelará o seu plano de governo ao mundo e os homens o aceitarão.

[....] O terreno para o Anticristo está sendo preparado. Atualmente observamos o fortalecimento das grandes organizações geopolíticas e a unificação dos blocos econômicos. Na verdade trata-se de uma preparação para um único governo mundial, pois de acordo com a Palavra de Deus, o Anticristo assumirá grande poder político (Dn 7.8), comercial e religioso (Dn 8.25; Ap 13- 16.17). Segundo as Escrituras, ele terá o controle da economia mundial (Ap 13.16-17) [Antônio Gilberto. Lições Bíblica. 3º Trimestre de 2009. P. 53. CPAD].

II.    O QUE SIGNIFICA O ESPÍRITO DO ANTICRISTO


“Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o Anticristo, também, agora muitos anticristos tem surgido; pelo que conhecemos que é a última hora” (1ª Jo 2.18).

João deixa claro que já é a última hora, ou seja, a vinda de Cristo dar-se-á em breve. João é o único escritor do Novo Testamento a utilizar a palavra Anticristo, e isto por cinco vezes. E de acordo com João, o espírito do anticristo já está no mundo (1ª Jo 4.3).

Embora o Anticristo não haja manifestado ainda plenamente, o seu espírito já está transformando igrejas e torcendo as Sagradas Escrituras, alterando a configuração política das nações e apoderando-se dos organismos internacionais, objetivando a instauração de seu império numa rebelião aberta contra Deus.

Quando o apóstolo João afirmou que o mundo jaz no maligno, queria ele deixar bem claro que todos os recursos, quer humanos, materiais, acham-se bem aparelhados para receber o homem do pecado.

O espírito dele está no mundo (v. 18). Assim a Bíblia o intitula:

1. O príncipe que há de vir (Dn 9.26).
2. O que vem em seu próprio nome (Jo 5.43).
3. Aquele que assentar-se-á no templo de Deus (2ª Ts 2.4).
4. O homem do pecado (2ª Ts 2.3).


III.      O QUE SIGNIFICA O TERMO ANTICRISTO


“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho” (1ª Jo 2.22).

O Anticristo no grego “anti” quer dizer: “Contra e em lugar de”. O Anticristo é aquele que se coloca no lugar de Cristo e contra o verdadeiro Cristo levantará-se-á. Todo o que é contra Cristo (2ª Jo 1.7); mas em particular, o líder da grande tribulação (2ª Ts 2.1-4).

Este termo só é encontrado nas epístolas de João (1ª Jo 2.18, 22; 4.3; 2 Jo 7) e pode significar “alguém que toma o lugar de Cristo”, neste caso, “anti” é entendido no sentido de “em lugar de”; ou “alguém que, embora assumindo a aparência de Cristo, opõe-se a Ele”; neste caso, “anti” é empregado no sentido de “contra”. Lendo a primeira epístola de João, devemos entender a diferença entre “anticristos” e “Anticristo”. Quando o apóstolo usa o termo no plural “anticristos” (1ª Jo 2.18), fala acerca dos falsos mestres que negavam a divindade de Cristo; e, quando usa o termo no singular “Anticristo”, refere-se acerca do líder mundial, que virá, no fim dos tempos, para governar o mundo e liderar uma grande rebelião contra a fé cristã (Ap 13.1,8,18; 19.20; 20.10). Podemos dizer, então, que o espírito do Anticristo já estava em ação nos dias de João; mas, só no fim dos tempos é que o Anticristo exercerá seu domínio sobre a humanidade.


IV.   QUEM É O ANTICRISTO?


É revelado à Igreja, através da Bíblia, como o Anticristo será e como governará, durante seu império, que será manifestado durante a Grande Tribulação. Esta pessoa que representará Satanás, na terra, será ao mesmo tempo o arqui-inimigo de DEUS e seu CRISTO, o representante maior do Diabo e é conhecido pela Bíblia como “A Besta”.

Ao começar o Dia do Senhor, o Anticristo aparecerá neste mundo como um governante mundial. Ele será um “cristo” para todas as religiões um imitador de Jesus. Um inimigo de Deus e de Cristo. O Anticristo será a mais completa personificação de Satanás e o seu mais autêntico representante.

Segundo mostram os textos bíblicos, o Anticristo, ainda que pareça sobrenatural, será um ser humano como outro qualquer (Ap 13.1-12), a Besta que subiu do mar; Ele será um homem personificando, o diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus (Dn 11.36); ele será usado por Satanás (Ap 13.1-2); ele terá apoio religioso (Ap 13.11-12); ele será um líder mundial (Ap 13.8); será um gênio em oratória (Dn 11.36); na política, no comércio e na economia (Ap 17-11, 12, 13 e 17). Será um gênio intelectual (2ª Ts 2.9-10); um gênio militar (Ap 19.19); um gênio religioso (2ª Ts 2.4). Sua sabedoria e capacidade serão sobrenaturais, pois, além da ação diabólica em seu apoio, outros fatores contribuirão para a implantação de seu governo, tais como: poder político (Dn 7.8,25) e comercial (Dn 8.25; Ap 13.16,17). Não fará caso ao amor das mulheres, ou seja, será um homem homossexual (Dn 11.37); ele perseguirá os santos (Ap 13.7). Por enquanto, algo detém a sua manifestação (2ª Ts 2.6-10). O quê? O mandado de Deus.

A Bíblia diz que toda a terra maravilhar-se-á após a Besta (Ap 13.3), que será recebido, ao aparecer, com a solução dos problemas e crises sociais e políticas que fustigam o mundo inteiro, para as quais os líderes mundiais não encontram solução. Porém, é importante salientar que, de acordo com as Escrituras, o Anticristo só há de manifestar-se ao mundo depois do arrebatamento da Igreja. Devemos evitar toda e qualquer especulação sobre o nome deste personagem, pois, não sabemos se o mesmo já está, ou não no mundo.

A besta, o Anticristo, será o último império mundial, é um dos sete, ou seja, sete impérios mundiais passados na história, que são: Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Império Romano. Isto pode ser o oitavo, que significa que o Anticristo pertença ao mesmo sistema mundano, que os sete primeiros impérios pertenceram também.

Será nesta época que a doutrina terrível da Nova Era, vai atuar na terra assustadoramente, quando o casamento deixará de existir, quando as mulheres tiverem tantos parceiros e a criança pertencerá ao estado, por não saberá dizer quem é o pai. Estará bem claro que a prostituição passou a ser como se fosse uma religião.

Terá todo poder maligno: “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” (2ª Ts 2.9; Ap 13.2). O Anticristo, ainda que se pareça sobrenatural, será um ser humano como outro qualquer (Ap 13.12). Entretanto um representante do próprio Lúcifer na terra.

1. Os nomes do Anticristo.
Diversos nomes e títulos são dados ao Anticristo nas Escrituras1: Anticristo (1ª João 2.18). Iníquo (2ª Ts 2.8); injusto, cruel, perverso e mal; a besta (Ap 11.7; 13.1); filho da perdição (2ª Ts 2.3); homem do Pecado (2ª Ts 2.3); o líder de muitas nações (Sl 111.6); o pequeno chifre (Dn 7.8); o príncipe que há de vir (Dn 9.26); o homem vil (Dn 11.21); o rei que fará segundo a sua vontade (Dn 11.36); o pastor inútil (Zc 11.16,17). A estes podem ser acrescentados: aquele que vem em seu próprio nome (Jo 5.43), o rei feroz (Dn 8.23), o abominável da desolação (Mt 24.15), o assolador (Dn 9.27). Assim, é possível ver quão extensa a revelação deste indivíduo. Não é de admirar, já que esta é a obra-prima de Satanás na sua tentativa de imitar o plano de Deus.

2. Receberá os reis da terra todos os reinos. 
“Porque Deus tem posto em seu coração que se cumpra o seu intento, e tenham uma mesma ideia, e que deem à besta o seu reino até que se cumpram as palavras de Deus” (Ap 17.17).



3. Será o senhor da terra. “E deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua e nação”. (Ap 13.7b).

4. Quais são as atividades pessoais do Anticristo?
Fazer a vontade de Satanás, como Judas (Ap 13.2). Opor-se sistematicamente contra Deus (Dn 7.25). Promover a expansão da apostasia e da impiedade no mundo (Dn 11.36). Atuará como um ditador tirano e cruel (Dn 7.23; 2ª Ts 2.9).


 V.   COMO SURGIRÁ O ANTICRISTO


Aparecerá no início da Grande Tribulação (1ª Ts 2.1-9). No início do seu reinado, o Anticristo, fará uma aliança com Israel que vai durar um período de três anos e meio. Nesta época os israelitas estarão confusos e olharão para o Anticristo como o messias prometido.

Terá um auxiliar (o falso profeta), que fará o povo adorá-lo através de prodígios (Ap 13.11-17), e Satanás entregar-lhe-á todo o poder que tem, será considerado o senhor da terra (Ap 13.7; Dn 11.36; Ap 13.14 -15).





 VI.    O MUNDO JÁ ESPERA O ANTICRISTO


A O.N.U. (Organização das Nações Unidas) é uma organização mundial de estados criada para manter a paz e a segurança no mundo. Esta organização com mais 50 anos de existência, está apavorada com a situação dos povos em todo o mundo. Um dos seus mais eminentes líderes, declarou: “A única coisa que pode resolver o caos político e económico atual, em nível mundial, é o aparecimento de um homem especial, super talentoso, inteligentíssimo, que una a economia (globalização econômica) de todas as nações, e estabeleça um sistema financeiro mundial. Precisamos deste homem. Estamos esperando. Ele tem que aparecer, venha de Deus ou do Diabo, nós o aceitamos”.

 VII.      QUANDO APARECERÁ O ANTICRISTO


“Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão” (1ª Ts 5.3).

Na primeira epistola aos tessalonicenses, Paulo garantiu que todos os crentes serão arrebatados para encontrar o Senhor nos ares e assim ficaram para sempre com Ele (1ª Ts 4.16-17). Este evento os livrará da ira futura de Deus sobre a terra (1ª Ts 1.10; 5.9-10). Porém, na segunda epístola aos tessalonicenses, os falsos mestres estavam ensinando que o Dia do Senhor (Dia de Cristo) já havia começado, e que a ira final de Deus estava sendo derramada sobre a terra e por isto Paulo diz:

“A que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor” (2ª Ts 2.2).

Os tessalonicenses estavam perturbados por causa do ensino dos falsos mestres sobre o Dia do Senhor. Paulo lhes responde dizendo que o dia da ira de Deus ainda não havia chegado. Duas coisas assinalaram esta chegada:

“Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição” (2ª Ts 2.3).

Aqui, Paulo declara que dois eventos serão necessários para o início do “Dia do Senhor”, que são:

1. Haverá uma apostasia geral. 
A apostasia chega ao auge, na rebelião total contra Deus e Sua Palavra; Deus envia uma influência enganadora sobre aqueles que não amam a verdade (2ª Ts 2.9-11). 




2. E a manifestação do “o homem da iniquidade”.

“...sem que primeiro”. A sequência dos eventos será assim:

No decurso de toda a época da igreja, “um ministério da injustiça” está em ação, o que nos faz lembrar que o fim está chegando; a maldade tornar-se-á cada vez mais desenfreada à medida que a história chega ao fim.

O detentor, o que resiste o “ministério da injustiça”, e então será tirado do meio:

“E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém” (2ª Ts 2.6-7).

2. O que detém. 
Algo está detendo “o homem do pecado”. Quando aquele que o detém for tirado do meio, começa o Dia do Senhor.

3. “O ministério da iniquidade já opera”. O ministério da injustiça é uma atividade secreta dos poderes malignos no decurso da história da humanidade, preparando o caminho para apostasia e o “homem da iniquidade”.

É um processo enganoso, que ilude os incrédulos, e induzirá a muitos a se desviarem da verdadeira fé e aceitar a mentira personificada na igreja apóstata. É um espírito ou movimento contra a verdadeira fé bíblica e a lei divina, levando as pessoas a acreditarem no espírito do erro.

“E com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira” (2ª Ts 2.10-11).

Embora estas tendências malignas já operassem nos dias de Paulo, ela será comum e geral no mundo, perto do fim da presente era (Mt 24.11; 2ª Tm 4.3-4).

VIII.    A MISSÃO DO ANTICRISTO


A Sua missão será de implantar o domínio de Satanás em todo o mundo, a fim de que esteja transformado no Reino das Trevas. Eis suas missões:

1. Criar uma nova religião. “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentiras” (2ª Ts 2.9).

Esta religião será montada para que Lúcifer seja adorado por todos os que desprezam a verdade, e apegam-se a mentira. Hoje ela já existe em forma de sincretismo religioso (Nova Era). Porém será implantada totalmente após o arrebatamento da Igreja e terá uma duração de sete anos.

O Anticristo não vai atuar enquanto a Igreja estiver na terra (2ª Ts 2.7), o Espírito Santo está formando a grande barreira contra a plena manifestação do Anticristo.

2. Colocar-se no lugar de Deus.
Concretizar o que, desde que fora expulso do paraíso, o Diabo intenta fazer. O diabo colocar-se-á no lugar de Deus, a fim de que ele receba uma adoração que exclusiva do Todo poderoso. A resposta de Deus para todas estas maquinações do maligno está no Salmo 2; 2ª Ts 2.8; Ap 19.19-20.

3. Oferecer uma economia fortemente centralizada.
Através da qual forçará os habitantes da terra a aceitarem o sinal da besta (Ap 13.16-18).

Para o Anticristo ter um total controle econômico, obrigará a todos colocar o sinal, ou no nome da besta ou o número do homem, para que possam comprar e vender. Quem recusar aceitar será procurado e morto (Ap 13.5; Dn 11.44).

4. Destruir as bases da religião divina: Para que todos venham a crer nas suas mentiras. Este rei será grande: “E esse rei fará conforme sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus” (Dn 11.36).

5. Destruir os que se hão de se converter durante a Grande Tribulação: O Objetivo do Anticristo será de destruir da terra quaisquer testemunhos concernentes ao Deus Único e Verdadeiro e ao Seu Unigênito Filho (Ap 7.9-17; Ap 11.7-9).

IX.    O ANTICRISTO NO TEMPLO DE DEUS



Já que a besta e o falso profeta atuarão como anti-Deus, o reinado de Satanás haverá de funcionar como anti-reino de Deus. Portanto, o momento de maior triunfo de Satanás será introduzir o seu representante no Santo Templo de Jerusalém.

1. Os judeus aceitem o Anticristo como seu messias.
“Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis” (Jo 5.43).

Fingindo ser o seu messias predito pelos profetas, numa tentativa de destruir e de frustrar os planos de Deus com respeito aos seus estabelecimentos definitivo e pleno dos filhos de Abraão na formosa terra.

2. A verdade seja erradicada. “E com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberão o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira” (2ª Ts 2.10-11).

3. Sejam suspensos os sacrifícios a Deus. Ele firmará um concerto com Israel por uma semana: “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa da abominação virá o assolador, e isto até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador” (Dn 9.27; outra ref. Ap 12.12-17).

O estabelecimento do concerto entre o príncipe e Israel marca o início da septuagésima semana, os últimos sete anos da presente era conforme já mencionado anteriormente.

O Anticristo certamente fará um tratado de paz com Israel no tocante à disputa territorial. E Israel aceitará o Anticristo como o verdadeiro messias, para se cumprir à profecia de Jesus (Jo 5.43).

Na metade dos sete anos, (após três anos e meio), o príncipe romperá seu concerto com Israel, declarar-se-á Deus, apoderar-se-á do templo em Jerusalém, proibirá a adoração ao Senhor e fará cessar os sacrifícios e a oferta de manjares no templo dos judeus: “O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2ª Ts 2.4).

O Anticristo blasfemará contra Deus, (o “Ancião de Dias” - Dn 7.13) e solicitará ser adorado como se fosse Deus, e perseguirá aqueles que não se encurvarem em sua adoração (Ap 13.5-6). Opor-se-á ao Altíssimo e assentar-se-á como um Deus. “Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos ser-lhe-ão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo” (Dn 7.25).

Como se fora ele o messias que haveria de trazer a libertação a Israel e a salvação a toda a humanidade. Quando os judeus perceberem que o Anticristo não é de fato o seu cristo, mas um impostor tentará ele destruir os descendentes de Abraão (Dn 9.27). Irá perseguir os santos (Israel) durante um período de três anos e meio até serem destruídos.

Cristo referiu-se à visão de Daniel quando disse: “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda)” (Mt 24.15).

Aqui Jesus refere-se a futura destruição do templo de Jerusalém pelo Anticristo (2ª Ts 2.3-4; Ap 13.14-15), no segundo período da Grande Tribulação.

Quando isto acontecer, será deflagrada toda a ira de Deus tanto sobre o Anticristo como sobre os seus adoradores. Mostrará Deus, uma vez mais, que não dividirá a sua glória com ninguém.

X. VEJAMOS ALGUMAS FIGURAS DO ANTICRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO

1.       Caim – foi figura do Anticristo – matou Abel, servo de Deus (Gn 4.5).
2.       Faraó – uma figura do Anticristo – oprimiu o povo de Deus (Êx. 1.22).
3.       Coré – promoveu uma rebelião (Nm 16.1-3).
4.       Saul – intrometeu-se no Santuário (1ª Sm 13.9-13).
5.       Senaqueribe – esforçou-se por destruir Jerusalém (2ª Rs 18.13).
6.       Nabucodonozor – fez uma estátua de ouro para ser adorada (Dn 3.1-7).
7.       Hamã – fez um propósito de exterminar com os judeus (Éster 3).

XI. O FIM DA GRANDE TRIBULAÇÃO O QUE ACONTECERÁ COM O ANTICRISTO

Depois que Satanás e o Anticristo realizarem sua obra de engano e maldade (2ª Ts 2.9-10), o Anticristo será destruído pela Palavra de Deus (2ª Ts 2.7-8), na vinda de Jesus em glória. No Apocalipse, assim está narrado o seu fim: “E a besta foi presa e com ela o falso profeta, que diante dela, fizeram os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre” (Ap 19.20).

É interessante observar que quase todas as passagens que mencionam as atividades do Anticristo também incluam uma advertência quanto à sua destruição final, pois este acontecimento ocupa um lugar de destaque no plano de Deus. As Escrituras afirmam que após sete anos de governo mundial, o governo do Anticristo será eliminado por um juízo direto de Deus (Ez 28.6; Dn 7.22,26; 8.25; 9.27; 11.45; Ap 19.19,20). Este juízo acontecerá quando ele estiver ocupado em uma campanha militar na Palestina (Ez 28.8,9; Ap 19.19), e ele será lançado no lago de fogo (Ap 19.20; Ez 28.10). Este juízo acontecerá na segunda vinda de Cristo (2ª Ts 2.8; Dn 7.22) e constituirá uma manifestação da Sua autoridade messiânica (Ap 11.15). E, o reino sobre o qual o Anticristo governou, passará para a autoridade do Messias e tornar-se-á o reino dos santos (Dn 2.34,35, 44,45; 7.27).

O Senhor Jesus Cristo mostrará a todos que o seu poder é irresistível. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O Senhor Jesus, não nos deixa ser seduzidos pelo engano nem pelas mentiras do adversário. Ele deixou Sua Palavra que é a nossa bússola para nos orientar o caminho certo. Ele é um Pai bondoso e maravilhoso que outro não existe igual. Ele revelou todas as coisas aos seus filhos através de Sua Palavra, para que soubéssemos os acontecimentos das últimas coisas. Porém, Lúcifer não deixou nem uma orientação com respeito aos últimos dias para os seus adeptos, todavia, ele não tem nada para dar no porvir, mas, apenas nesta vida. O que ele pode trazer para seus seguidores nesta vida? Apenas a mentira e engano, pois ele veio para matar roubar e destruir, mas Jesus veio para que tenham vida e vida com abundância (Jo 10.10).

XII. VAMOS ESTUDAR SOBRE O CONTRASTE QUE EXISTE ENTRE O SENHOR JESUS, E O ANTICRISTO


cristo
ref.

Anticristo

ref.
A.             
A imagem de Deus
Hb 1.3
É imagem de Satanás
2ª Ts 2.9
B.             
Segunda Pessoa da Trindade Divina
Mt 28.19
Segunda pessoa da trindade satânica
Ap 16.13
C.             
Desceu do céu
Jo 6.38
Subirá do mar
Ap 13.1
D.             
É o Cordeiro
Ap 5.12
É a Besta
Ap 13.1
E.             
É o filho de Deus
Jo 1.49
É o filho da perdição
2ª Ts 2.3
F.             
É o Santo
At 3.14
É o iníquo, cruel
2ª Ts 2.8
G.            
É o mistério de Deus
Jo 1.18
É o mistério da iniqüidade
2ª Ts. 27
H.             
Veio em nome do Pai
Jo 5.43
Virá em seu próprio nome
Jo 5.43
I.              
Subiu ao céu
Mc 16.19
Irá para o lago de fogo
Ap 19.20
J.             
Recebe louvor dos santos
Fp 2.10-11
Receberá adoração dos iníquos
Ap 13.3-8
K.             
Número simbólico é o 7
Ap 5.6
Seu número simbólico é o 6
Ap 13.18
L.             
Tem uma noiva – a Igreja
Ef 5.22-23
Suma mulher – prostituta
Ap 17.16-17
M.            
É a verdade
Jo 14.6
É a mentira
2ª Ts 2.9-11
N.             
É a luz
Jo 12.46
É a treva
Ap. 16:10
O.            
Seus seguidores andam na luz
Jo 8.12
Seus seguidores andarão nas trevas
Ap. 16:10
P.             
Seu reino é Eterno
Ap 1.8
Seu reino é de apenas 7 anos
Dn 9.27

 Pr. Elias Ribas
Doutor em Teologia