1. Por quê vocês guardam apenas um
dos sábados cerimoniais judaicos ordenados por Deus? A cada sete anos, no
sétimo ano, acontecia o ano de sábado, ou sabático. Também o ano do jubileu era
um sábado (Levítico 25.1-22). Por que guardam apenas um e deixam de guardar os
outros, conforme ordenado por Deus?
2. Por que baseiam tanto a sua religião no dia do
sábado judaico, quando sabemos que o Senhor ensinou que tanto a lei como os
profetas estão baseados no amor e não em guardar a lei levítica? (Mateus 22.34
– 40; 13.8 Romanos 10).
Obs. tradutor: Conheço várias famílias que
enfrentam grandes necessidades, fome e privações por que são obrigadas a não
aceitarem trabalhar no sábado cerimonial judaico, uma imposição cruel e
desumana da religião. Essas famílias não recebem nenhum auxílio da grandiosa,
rica Associação Adventista, seja mundial ou local. Será que não veem que
envergonham e contradizem os ensinos do Senhor Jesus Cristo que quer
misericórdia e não sacrifício? (Mateus 9.13)
3. Por que é que acendem fogo no sétimo dia, embora
isto fosse estritamente proibido na lei levítica? (Êxodo 35.3). Não percebem
que ao fazer isso vocês quebram a lei do sábado cerimonial judaico que
pretendem guardar?
Obs: O “quebrar” do sábado cerimonial judaico impõe a
pena de morte ao transgressor. E isso faz parte da lei do sábado, que não pode
ser separado. Portanto, se querem guardar a lei que cumpram toda ela, começando
por apedrejar os que quebram o sábado cerimonial judaico. (Êxodo 31.15, Tiago
2.10) (Ver pergunta 13)
4. Diga-me quando e onde o Senhor Jesus ensinou ou
ordenou (ou alguns de seus apóstolos, ou qualquer outro escritor do Novo
Testamento tenha ordenado), que algum gentio estivesse obrigado a guardar os
dez mandamentos, conforme o guardavam os judeus, após a ressurreição do Senhor
Jesus Cristo? Eu ficarei satisfeito se mencionarem apenas o capítulo e o
versículo do livro.
Obs: O Senhor Jesus Cristo, ao contrário, quebrava a
lei mosaica e o sábado judaico. Isso é afirmado categoricamente como um dos
motivos pelos quais os judeus odiaram o Senhor Jesus Cristo (João 5.18).
5. Podem me dar alguma
passagem da Bíblia onde se é ordenado aos gentios convertidos ao cristianismo,
no Novo Testamento, a obrigatoriedade da observância do sábado cerimonial
judaico de acordo com a lei dada a Israel no Velho Testamento? Outra vez, simplesmente
deem-me o capítulo e o versículo.
6. Vocês afirmam, embora não provem que se guardava o
sábado cerimonial judaico antes de ser dada a lei a Moisés no monte Sinal. A
lei de a circuncisão também foi dada antes de Moisés (Gênesis 17.10) COMO UM
CONCERTO.. Então, por que vocês não praticam a circuncisão, sendo que este é um
dos mais claros mandamentos da lei levítica? Lembrem que os gentios só poderiam
guardar a lei cerimonial judaica, que incluía o sábado como vocês pretendem
guardar, após serem circuncidados (Atos 11.2-3, 15.2) Outra vez eu
pergunto: Por que guardam um mandamento e desprezam outro? (Tiago 2.10)
7. O apóstolo Paulo escreve em
Gálatas 3.19 que a lei foi dada por causa das transgressões. Vocês ensinam que
a parte da lei que se refere à guarda do sábado cerimonial judaico foi dada ao
homem imediatamente depois de sua criação, mas as escrituras dizem que a lei
foi dada a Moisés, muito tempo depois da queda. Não veem que a doutrina
dos adventistas, que a lei foi dada em dois momentos, está em completo
desacordo com a realidade bíblica?
8. Por que será que com as
ordens dadas aos nossos primeiros pais no Éden, e àquelas que foram dadas aos patriarcas
Noé, Abraão, e outros, não há nem uma única referência ao ter que se guardar o
sábado cerimonial judaico? Por que não se menciona a palavra sábado senão
quando já havia se passado mais de dois mil anos após a criação do homem? Se as
doutrinas dos adventistas fossem corretas, então, não deveria haver referências
claras, frequentes e explícitas na Bíblia ao ter-se de guardar-se o sábado
cerimonial judaico antes do capítulo 16 do Livro do Êxodo?
Obs: Nem mesmo Abraão recebeu qualquer ordem de guardar
os sábados cerimoniais judaicos, que foi dado somente a Moisés. Poderiam os
adventistas mostrar algum versículo que provem que os patriarcas guardavam o
sábado cerimonial judaico como eles defendem? Essa teoria só existe nos ensinos
fantasiosos, fraudulentos e falsos de Ellen G. White.
9. Onde dizem as Escrituras que
Deus havia dado algum mandamento para a guarda do sétimo dia como cerimonial de
aliança antes que o povo de Israel fosse redimido da escravidão do Egito?
Lembre-se de mencionar o capítulo e o versículo em cada caso, sem fazer referência
a Gênesis 2.1-3, pois lá não há mandamento algum.
Obs: O sétimo dia foi santificado apenas na mente de
Deus, pois claramente vemos que a Bíblia menciona apenas aquilo que Deus
comunicou verbalmente ao homem somente onde aparecem às palavras “...e lhes
disse...” , além de “...e ordenou o Senhor..dizendo...” (ver Gên. 1.28-29, 2.16).
Nada a respeito do sétimo dia foi dito a Adão ou a Eva.
10. Suponhamos que o mandamento do
sábado cerimonial judaico foi dado a Adão no dia da criação. Então, como é que
ele poderia ter alguma referência para a data em questão? Adão foi criado no
sexto dia, o sétimo dia a que se faz referência no Gênesis se tornaria então o
segundo dia de sua existência. Adão, que teria de trabalhar seis dias e logo
descansar no sétimo, ficaria confuso, pois faltariam cinco dias em seu cálculo.
O sábado cerimonial de Adão não seria o sétimo dia porque trabalharia apenas um
único dia. O sábado de Adão, pela lógica, seria um sábado no segundo dia. Que
confusão haveria então antes mesmo do pecado entrar no mundo, não é mesmo? (1ª
Coríntios 15.33).
Obs: É interessante que os adventistas também fazem
uma grande confusão no cálculo de dias, ocasionada pelo zelo farisaico de
tentarem guardar a lei levítica dada ao povo de Israel e não a nós, cristãos
dentre os gentios. No quarto mandamento, em Êxodo 20.9, lemos claramente que se
devem trabalhar seis dias. É uma ordem, e é parte da lei a ser cumprida. Mas os
adventistas trabalham apenas cinco, pois também aproveitam o “sabath” dos
cristãos gentios, observado no 1º. dia da semana (Apocalipse 1.10), e folgam um
segundo dia, geralmente indo a balneários e passeios. Logo de cara começam
quebrando a lei que tanto tentam cumprir, não sendo reprovados antes mesmo do
final da primeira frase do mandamento.
11. Você já leu alguma vez Neemias 9.12-14,
onde se diz claramente que o sábado cerimonial judaico foi dado a conhecer no
Monte Sinai, ao povo de Israel, por intermédio de Moisés? Vendo que o sábado
cerimonial judaico foi dado somente a Israel, qual a razão de insistirem em
forçar outras pessoas (não israelitas) a guardar o sábado cerimonial judaico?
12. Por que vocês colocam os gentios
debaixo da lei cerimonial do sábado judaico se este nunca foi direcionado a
eles? A lei diz claramente: “Tu, pois, fala aos filhos de Israel,
dizendo...Guardarão, pois, os filhos de Israel,
celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os
filhos de Israel será um sinal para sempre;” Exôdo de 31.13,16-17.
Em nenhum momento é mencionado à ordenança ao povo gentio, que deveria crer no
Messias que haveria de vir (cristãos). Leia também Ezequiel 20.10-12.
13. A lei do sábado judaico, que
vocês adventistas pretender guardar, diz claramente: “Seis dias trabalharás,
mas o sétimo dia vos será santo, o sábado de repouso ao Senhor; todo aquele que
nele fizer qualquer trabalho morrerá.” Exôdo 35.2 – ver também Exôdo 31.14. Se
a primeira parte da legislação for obrigatória para os cristãos, também deve
ser a segunda parte. De que modo vocês tem agido para poder obedecer à lei que
ordena matar àquelas pessoas que trabalhem no dia do sábado cerimonial judaico?
14. Por que vocês comem comidas
preparadas em fogo aceso durante o sábado judaico? Não sabem que assim
infringem a lei em que baseiam sua salvação eterna? (Êxodo 16.23-30 e 35.1-3)
15. Por que não cumprem toda a lei do
sábado oferecendo os sacrifícios que a lei levítica exige? Eles são parte
essencial da lei do sábado, de acordo com Números 28.9,10. Mas vocês não
respeitam o decreto e infringem a lei do sábado desobedecendo às exigências da
guarda do sábado.
16. Se os mandamentos da lei se
referem apenas aos Dez Mandamentos como vocês adventistas pretendem, por que o
Senhor Jesus Cristo respondeu acerca da lei citando dois mandamentos que não se
encontram entre os dez? (ver Mateus 22.35-40) Ele citou um que está no livro de
Levítico 19.18 e outro que se encontra no livro de Deuteronômio 6.5. Por acaso
Jesus cometeu um engano? Só uma das alternativas pode estar correta: ou os
adventistas estão com a razão e o Senhor Jesus Cristo errado, ou o Senhor Jesus
Cristo está com a razão e os adventistas errados.
17. O Apóstolo Paulo descreve a lei
como um ministério de morte gravado em pedras (2ª
Corintios 3.1-18 - Éxodo 20.1-17 - Éxodo 31.18 - Éxodo 32.15-16 - Éxodo 34.1-28). Ele também nos diz que este
ministério havia de perecer, sendo ele transitório (2ª Coríntios 3.7-11). Podem
os adventistas contradizer a Paulo e, principalmente, a Palavra de Deus nos
dizendo que este ministério de morte retornou à vida, suplantando a Nova
Aliança da Graça que nos foi trazida por Cristo? (Hebreus 12.24)
18. Em Gálatas 3.19 lemos que a lei
foi posta até que viesse a posteridade, deixando assim claro que a lei não
seria perpétua, senão que serviria por um tempo definido. A posteridade,
Cristo, já veio e nos redimiu da lei. (Gálatas 3.13) De maneira que, segundo as
escrituras, já findou o período para a qual nos foi dada a lei. Somos livres
dela (Romanos 7.1-6). Vocês aceitam o que a Palavra de Deus diz neste sentido
ou negam as escrituras?
19. Se os cristãos estão obrigados a guardar
o sábado cerimonial judaico, porque não foi incluído este detalhe na
importantíssima carta enviada às igrejas, após o concílio dos apóstolos e
anciãos realizado em Jerusalém para considerar a questão da necessidade dos
gentios guardarem ou não a lei? (Atos 15.1-29).
20. Se os cristãos devem guardar o
sábado cerimonial judaico, como se explica que o Senhor Jesus Cristo não faz
nenhuma menção do tema, ao enumerar os mandamentos ao jovem rico em Mateus 19.16-22?
Como é que o apóstolo Paulo escrevendo por inspiração do Espírito Santo, não
trata em nenhuma parte de suas várias epístolas da suposta importância de se
guardar o sábado?
21. Nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse
se encontram sete cartas às igrejas, dirigidas às sete igrejas locais. São as
últimas mensagens dadas diretamente às igrejas sobre a terra. Se fosse verdade
o que enfatizam os adventistas, não se deveria ter sido recordada a importância
da guarda do sábado em algumas dessas cartas?
22. Se dizem que o domingo se iniciou
com Constantino no século IV. Como explicam então que os “pais” da igreja, que
escreveram durante os primeiros três séculos depois de Cristo, falem do
primeiro dia da semana como sendo aquele em que aconteciam as reuniões dos
crentes cristãos?
Obs: Os cristãos da Igreja Primitiva decidiram
naturalmente dedicar o domingo para adorar ao Senhor Jeová, por ter sido o dia
da ressurreição de Jesus, fato sem a qual a nossa fé seria vã: (1ª Co 15.14).
“Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às
igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de
parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não
façam coletas quando eu for” (1º Co 16.1-2).
O primeiro dia da semana foi o dia adotado pelos apóstolos como o “dia
do Senhor”, que era o domingo.
“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de
partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e
prolongou o discurso até à meia-noite” (At 20.7).
O domingo veio substituir o sábado como dia de culto em celebração da
ressurreição.
“Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de
mim, grande voz, como de trombeta” (Ap 1.10). Na época de ser escrito este
Livro (95 d.C.), o domingo já tinha sido consagrado pela a igreja como dia
especial de cultuar o Senhor Jesus Cristo.
“Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual
igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o
ressuscitou dentre os mortos” (Cl 2.12).
O batismo simboliza a morte do velho homem (2ª Co 5.17; Gl 6.15), ou
seja, quando fomos batizados, fomos também sepultados com Cristo, e no batismo
também fomos ressuscitados com Ele por meio da fé. Se Jesus ressuscitou no primeiro
dia da semana e este dia foi considerado como o “Dia do Senhor” pela
igreja primitiva, e, também nós cristãos que recebemos este batismo, fomos
ressuscitados com Ele na Sua morte. Então consideramos também este dia como o
“Dia do Senhor”.
Assim esta prática foi tornada comum, sem decreto humano e sem
imposição. Foi algo espontâneo. Constantino apenas confirmou uma prática antiga
dos cristãos.
Nesse período da graça, não precisamos guardar
o sábado de descanso, como os israelitas. A Igreja não está debaixo da lei
mosaica (Rm 6.14; Lc 16.16; Gl 4.1ss). A Palavra de Deus afirma: “ninguém vos
julgue [...] por causa dos [...] sábados, que são sombras das coisas futuras”
(Cl 2.16,17). Isso não significa, evidentemente, que devemos desobedecer aos
outros mandamentos.
23. Por que afirmam que um dos papas
mudou o dia de descanso do sétimo dia para o primeiro? Há provas históricas
cabais de que os cristãos observavam o primeiro dia durante séculos antes que
houvesse papa algum! Como explicam isso?
24. Se devemos guardar o sétimo dia,
como é que os apóstolos e os cristãos primitivos celebravam suas reuniões de
maior importância, como a ceia do Senhor, no primeiro dia em vez do sétimo?
Obs. Os
cristãos da Igreja Primitiva decidiram naturalmente dedicar o domingo para
adorar ao Senhor Jeová, por ter sido o dia da ressurreição de Jesus, fato sem a
qual a nossa fé seria vã: (1ª Co 15.14).
25. Como sabem que realmente guardam
o sétimo dia? Podem estar seguros que não houve erros nos cálculos desde o dia
em que Deus descansou? Vocês tem de levar em conta as trocas efetuadas no
calendário no ano de 46 a.C., quando se convinha que o ano tivesse somente 345
dias, para corrigir os erros que se haviam acumulados. Deve-se pensar também na
lei do ano 1751, essa para “corrigir o calendário”, e que ordenou retirar 11
dias do mês de setembro. Com estas e outras modificações, estão seguros que
sabem contar os dias desde a criação de forma absolutamente correta?
26. Por acaso os sabatistas já leram
Colossenses 2.14-17 que nos mostra que a “cédula foi riscada” e “tirada do meio
de nós” significando que os rituais cerimoniais da lei mosaica (incluindo a
guarda do sábado judaico que vocês defendem) foi cravada na cruz?
27. Nos versículos 16 e 17 do mesmo
capitulo, vemos que certas coisas exigidas pela lei mosaica, entre elas a
observância do cerimonial sabático, não são mais que uma sombra do que haveria
de vir, o corpo espiritual de Cristo. Guardar o sábado é assim uma sombra. Como
explicam isso?
28. Por quê Romanos 14.5-6 que mostra que
alguns fazem diferença entre dia e dia, mas que outros julgam iguais todos os
dias? Ainda se diz: “Cada um esteja seguro em sua própria mente.” Por que o
apóstolo Paulo não insiste que aqueles que julgam iguais todos os dias deveriam
amar o sétimo dia como superior a todos os demais dias e “santificá-lo”
conforme defendem os adventistas?
Obs:: Por acaso os ensinos de Ellen White são mais
importantes que os de Paulo? Acreditam mesmo que ela estaria na verdade
corrigindo um erro deste apóstolo ao exigir a guarda do sábado para salvação do
crente?
29. O tema principal do sabatismo é
guardar a lei, especialmente a lei do sábado. Agora, no Novo Testamento
encontramos que 50 vezes se faz menção de se pregar o Evangelho, 17 vezes para
se pregar a Palavra, 23 vezes para se pregar a Cristo e 8 vezes para se pregar
o Reino. Nem uma vez somente se fala de pregar a lei do sábado, como vocês
tanto defendem. Como explicam isso?
Obs: Não veem que os que defendem é
uma afirmação herética de que a Bíblia estaria errada e incompleta e os
escritos de Ellen White seriam mais importantes que a própria Palavra Eterna de
Deus, a ponto de acrescentar nela o que Deus não revelou? Já leram por acaso
Provérbios 30.5-6 e Apocalipse 22.18-19?
30. No Novo Testamento se encontra a
palavra sábado 70 vezes. Vocês admitem que em todos os casos, menos em um, se
faz referência ao dia de sábado conforme o cerimonial judaico, sem qualquer
problema. Porém, neste caso único, a saber, o texto de Colossenses 2.16, onde a
palavra é a mesma dos textos no grego, querem nos fazer crer que ela tem outro
sentido. Por quê? Não será por que vocês têm consciência de que Colossenses 2.16,17
faz cair por terra seus argumentos doutrinários de que os cristãos estão
obrigados a guardar a lei cerimonial mosaica, onde está incluído o sábado que
vocês defendem como tábua de salvação?
31. Vocês sabem que em Gálatas
3:22-25 se diz que a lei nos foi dada como aio (mentor) para nos levar a
Cristo, pelo que, vinda a fé, já não estamos debaixo de aio? Portanto, já não
estamos debaixo da lei. Devemos desacreditar deste trecho da Bíblia?
32. Há uma advertência no Novo
Testamento contra cada pecado moral (e não cerimonial) mencionado em cada um
dos dez mandamentos, menos do quarto. Na verdade, não se faz menção em todo o
Novo Testamento da obrigatoriedade de se guardar o sábado cerimonial judaico
como atestado moral do crente. Observem as citações das Sagradas Escrituras
fazem de cada caso do capítulo 20 de Êxodo (como obrigatoriedade moral e não
cerimonial), com sua correspondente menção no Novo Testamento:
a.
Não terás outros deuses diante de mim (Êxodo 20.3; 1ª Coríntios 8.4-6; Atos 17.23-31);
b.
Não farás para ti imagem de nenhuma semelhança (Êxodo 20.4-5, 1ª João 5.21);
c.
Não tomarás o nome do Senhor Teu Deus em vão (Êxodo 20.7; Tiago 5.12).
d.
Guardar o dia de sábado (Êxodo 20.8 – NÃO HÁ NENHUMA REFERÊNCIA NO NOVO
TESTAMENTO);
e.
Honra a teu pai e a tua mãe (Êxodo 20.12; Efésios 6.1-3).
f.
Não matarás (Êxodo 20.13; Romanos 13.9).
g.
Não adulterarás (Êxodo 20.14; Romanos 13.9; 1ª Coríntios 6.9; Efésios 5:3)
h.
Não furtarás (Êxodo 20.15; Efésios 4.28).
i.
Não dirás falso testemunho (Êxodo 20.16; Colossenses 3.9; Tiago 4.11).
j.
Não cobiçarás (Êxodo 20.17; Efésios 5.3).
Agora, se é pecado não guardar o sábado como os
judeus, como é possível que em todo o Novo Testamento não apareça esta
advertência, especialmente quando figuram todos os outros mandamentos das
listas dos dez?
33. O sábado judaico é parte da lei,
portanto, colocar-se debaixo da obrigatoriedade de se guardar o sábado como os
judeus é pôr-se debaixo da lei. Em Gálatas 3.10 nos é dito que todos os que
estão debaixo da lei estão debaixo de maldição. Como vocês podem desejar tanto
a maldição de Deus?
34. Gálatas 5.4 nos diz que
“separados estão de Cristo” os que voltam a se colocar debaixo da
obrigatoriedade de se guardar a lei como os judeus e que “da graça tendes
caído”. Como explicam isso? Ou rejeitam o claro ensino das Escrituras Sagradas?
35. Se Romanos 7.4 nos ensina que o
crente em Cristo está morto para a lei, por que a doutrina adventista apresenta
aos seus “crentes” como estando vivos para a lei? Como explicam essa grave
contradição com a Palavra de Deus?
36. Os dez mandamentos gravados em
“letras de pedra” são um ministério de morte, segundo 2ª Coríntios 3.7. Este
ministério de morte haveria de perecer (2ª Coríntios 3.11). Porém, não é certo
que os senhores adventistas, ao citar os mandamentos, quase sempre deixam fora
estas palavras introdutórias? Seria por que este texto demonstra que os
mandamentos foram dados somente a Israel (por mais que manifestem a nós gentios
a santidade de Deus), e deixam a entender que a doutrina adventista está
errada?
37. Já observaram que os dez
mandamentos começam com: “Eu Sou o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do
Egito, da casa da servidão.” (Êxodo 20.2)? Não veem que novamente estamos
frente a uma manifestação clara de que se trata das ordenanças dadas
especificamente a Israel?
38. Os dez mandamentos se repetem em
Deuteronômio 5 e ali se encontram as seguintes palavras: “Porque te lembrarás
que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com
mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que
guardasses o dia de sábado”. (Deuteronômio 5.15) Novamente vemos claramente que
a ordenança do sábado foi dada a um povo que havia saído do Egito. Não veem que
isto não se enquadra com a doutrina adventista que afirma que os cristãos
gentios do Novo Testamento estão obrigados a guardar o sábado dado a Israel?
39. Os ensinos adventistas ensinam
que há duas leis: (1) os dez mandamentos, que eles chamam de a lei de Deus, e
(2) a lei cerimonial, que eles chamam de a lei de Moisés. Poderiam dar-me, por
favor, um só capitulo e versículo (no Antigo ou no Novo Testamento) onde é
feita esta distinção?
Obs: Os
Dez mandamentos faziam parte do antigo concerto que, por sua vez, abrangia os
cinco livros da Bíblia conhecido como Pentateuco, constituído de 613
mandamentos, e não apenas dez (Dt 4.12-13; 9.8; Ex 34.27-28).
A Lei foi
escrita por Moisés em pergaminhos e foram identificados como sendo “o Livro da
Lei”. “E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num
livro... deu ordem Moises aos levitas... tomai este livro da lei, e ponde-o ao
lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus” (Dt 31.24).
A Lei continha
os “Dez Mandamentos”. Os mandamentos foram originalmente escritos em duas
tábuas de pedra pelo dedo de Deus. Moisés os transcreveu das tábuas de pedra e
os incluiu no “Livro da Lei” (Êx 31.18; 34.28).
É chamada lei de
Deus, porque teve sua origem n’Ele. A lei de Moisés, porque foi Moisés o
legislador que Deus escolheu para promulgar a lei no Sinai. Os preceitos, tanto
do Decálogo como fora dele, são chamados de lei de Deus ou do Senhor e lei de
Moisés (Lc 2.22-23; Hb 10.28). São, portanto, sinônimos e, por isso, não há
distinção alguma (Ne 8.1-2, 8, 18).
A Lei e os dez
mandamentos precisam ser distinguidos ao lermos o Novo Testamento. Paulo se
refere a eles como sendo termos distintos e não sinônimos.
40. Observemos Neemias 8.1-3; 8:14;
9:3. Ao se falar de um único livro que se lia, aquelas passagens chamam (1) a
lei de Moisés, (2) a lei de Deus, (3) o livro da lei, (4) a lei de Jeová seu
Deus. As palavras se mesclam indiferentemente por tratar-se de um só livro, uma
lei somente. Ou vocês desprezam mais esta verdade bíblica?
Obs: Quais as diferenças e como identificar a lei
moral, lei civil e a lei cerimonial no Antigo Testamento? Qual o lugar de cada
uma delas.
Os sabatista dizem que a lei de Deus é o Decálogo, e
a de Moisés é a lei cerimonial, ou seja: os demais preceitos, que não são
universais. Porém, a Bíblia afirma que existe uma só lei. O que existe, na
verdade, são preceitos morais, preceitos cerimoniais e preceitos civis. São
divisões distintas, mas uma só lei.
A estes sabatistas, acredito que lhes falte a
leitura de um folheto explicativo com o plano de salvação.
Amém.
Deus te abençoe.
Tradução
do espanhol para o português com inserção de algumas notas de comentários
breves:
Pr Miguel Ângelo Luiz Maciel e Pr. Elias Ribas