INTRODUÇÃO. Neste estudo iremos ver o significado de religião e quem é a nossa religião
e sua função. Existem duas coisas que são bem diferentes: “religião” e “igreja”.
Religião é um
conjunto de crenças e fé, num ser Criador, Eterno e sustentador de tudo quanto
existe; é um conjunto de atitudes, práticas e regras associados a essas
crenças. Prestar culto a Deus, ou a um poder superior de certo modo, doutrina,
princípios.
A Igreja é a
união de todos aqueles que foram chamados por Deus, os quais, pela ação do
Espírito Santo, creem que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus enviado ao
mundo para redimi-los de seus pecados. É por isso que a Igreja é definida como
sendo o corpo de Cristo (Efésios 1.22,23). Porém o assunto que será evidenciado
será religião.
I. O
QUE SIGNIFICA A PALAVRA RELIGIÃO
A palavra
religião vem do latim, religio, que significa “respeito pelo sagrado”. Já
o termo “religare” e significa “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou
“religar” “unir” ou “atar”,
A palavra religare,
significa ligar novamente no sentido de retornar às origens, ou seja, ao Criador.
II. PORQUE
ESTUDAR RELIGIÃO?
1. Por
causa do pecado do homem. Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de
Deus”. O pecado se originou com Satanás
(Is 14.12-14), entrou no mundo através de Adão (Rm 5.12).
O apóstolo Paulo
diz em sua carta que todos pecaram, ou seja, o pecado separou o homem de Deus e
perdeu a comunhão e a glória que desfrutava no Jardim do Éden.
O homem foi
criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua
desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu
relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus,
caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a
Bíblia chama de pecado. Portanto, o pecado desligou o homem de Deus.
2. O pecado de Adão suscitou morte. Rm 5.12 “Portanto,
assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte,
assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”.
A
transgressão de Adão é explicitada no relato da Queda (Gn 3), quando ele
rejeitou seguir o caminho traçado por Deus para seguir seu próprio caminho, o
resultado foi a condenação. Adão tinha uma recomendação: não comer da árvore do
conhecimento do Bem e do Mal. O criador Lhes disse: “Mas da árvore do
conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela
comeres, certamente morrerás.” (Gn 2,17).
A morte não é natural para a humanidade,
mas é o resultado direto do pecado. “Porque
o salário do pecado é a morte…” [separação espiritual de Deus] (Romanos 6.23).
3. O
pecado desligou o homem do Criador. Isaías 59.2 “Mas
as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos
pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
Em virtude do pecado de Adão, toda a humanidade está
espiritualmente morta. Somente Deus pode dar-nos a nova vida e salvar-nos dessa
terrível situação. Por Sua imensa misericórdia, o Senhor entregou Seu Filho por
nos quando ainda éramos Seus inimigos. Ele nos amou muito antes de nós o
amarmos (1ª Jo 4.9,10).
Mas
suas iniquidades fizeram uma separação. A quantidade do
que é dito é que eles não podem dizer que Deus mudou, como se ele tivesse
desviado de sua disposição natural, mas que toda a culpa está em si mesmos;
porque, por seus próprios pecados, eles, em certa medida, impedem sua bondade e
se recusam a receber sua assistência.
III.
O QUE DEUS FEZ PARA SALVAR A HUMANIDADE CAÍDA?
1.
Enviou Seu filho para nos salvar. João 3.16 “Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele
que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Deus não indicou
uma igreja para salvar a humanidade, mas enviou o Seu próprio Filho para nos
salvar.
Deus nos deu o
que tinha de melhor, de mais precioso, para que fosse sacrificado naquela cruz
e tivéssemos vida eterna.
O sacrifício foi
feito de uma vez por todas. Mas somente aqueles que aceitam é que são salvos. É
um cheque em branco e assinado. Basta preencher. Mesmo assim, muitos não o
querem.
Jesus não veio
para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Ele veio trazer
salvação. Jo 3.17-18 “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que
condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18- Quem crê nele
não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome
do unigênito Filho de Deus.”
2. Para
aquele que Nele crê. Aquele que crê que Jesus é o Messias e reconhece
como Senhor e salvador de sua vida, não entra em juízo. Da mesma forma que os
que creem em Cristo são justificados em virtude de sua fé, os que não creem são
condenados por sua falta de fé. Deus predestinou que os que creem sejam salvos
e que os descrentes sejam condenados, mas deixou a critério de cada pessoa
escolher crer ou não. Nesse sentido, o destino de crentes e descrentes foi, em
perspectiva, decidido quando o plano da salvação foi formulado; mas é dada ao
indivíduo a possibilidade de escolha. Esta é a predestinação bíblica. Por isso
Jesus lhes disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.16-
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Mc 16.15,16).
3. Deus
é santo e o homem é pecador. Um grande
abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e
a vida abundante, através de seus próprios esforços: vida reta, boas obras,
religião, filosofias, etc… Porém, a Bíblia diz: “Mas todos nós somos como o
imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós
murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.” (Is
64.6).
4. O
homem não pode salvar a si mesmo. Como já vimos
que as nossas justiças para Deus são como trapo de imundícia. “Como está
escrito: Não há um justo, nem um sequer.” (Rm 3.10).
5.
Deus se fez homem para cumprir o Seu plano de salvar a humanidade. É certo que, sendo Ele Deus, poderia salvar o homem sem precisar vir à
terra, se encarnar. Mas sem derramamento de sangue não poderia haver remissão
de pecados (Hb 9.22).
Deus também se
tornou homem para mostrar que nos entende e tem um caminho melhor para nós. Ele
viveu e sofreu como todos nós, mas não pecou. Jesus venceu o pecado e pode nos
ajudar a vencer também (Hb 2.17-18).
6. Jesus
morreu em nosso lugar. Romanos
5.8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo
fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”1ª
Coríntios 15.3 “Porque primeiramente vos entreguei o que também
recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.”
7. Jesus
ressuscitou dentre os mortos. 1ª Coríntios 15.3-6 “…Cristo morreu pelos nossos pecados… foi sepultado e ressuscitou ao
terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze.
Depois disso apareceu a mais de quinhentos..”.
1ª
Co 15.4 “E foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia,
segundo as escrituras”.
IV.
O QUE FEZ JESUS POR NÓS
1.
Nos reconciliou com o Pai. 2ª Co 5.20 “De sorte que somos embaixadores por
Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que
vos reconcilieis com Deus.”
Deus tomou a iniciativa
de ligar o abismo que nos separa dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para
morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço de nossos pecados.
Por um homem
entrou o pecado.
Romanos 5.15-21 “Mas não é assim o dom
gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito
mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo,
abundou sobre muitos. 16- E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que
pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o
dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17- Porque, se pela
ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a
abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus
Cristo.18- Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens
para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos
os homens para justificação de vida. 19- Porque, como pela desobediência de um
só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos
serão feitos justos. 20- Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas,
onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21- Para que, assim como o pecado
reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por
Jesus Cristo nosso Senhor.”
O apóstolo Paulo faz uma analogia entre
Adão o representante ou progenitor de toda raça humana e entre Jesus Cristo o
representante de uma nova humanidade.
O homem estava
separado de Deus e, uma vez reconhecendo seu pecado, precisava de algo que o
ligasse novamente a Deus. Por era razão Deus providenciou a salvação para o
homem através de Seu Filho amado.
2.
Nos deu vida.
Efésios
2.1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.”
Ef 2.4-7 “Mas Deus, sendo
rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós
mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois
salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares
celestiais em Cristo Jesus irá mostrar, nos séculos vindouros, a suprema
riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”
2.1.
Nos deu vida em Cristo Jesus. O versículo 5 tem sido traduzido assim:
Estando nós também mortos em nossas ofensas, nos chamou para partilhar da vida
de Cristo pela graça sois salvos.
Fomos vivificados. Sem
Jesus estávamos mortos em nossos pecados, mas ao abrir o nosso coração para
o evangelho (Ap 3.20), somos recebidos como filhos de Deus (Jo 1.12), por meio
de Jesus Cristo.
“Nós sabemos que já passamos da morte para
a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” (1ª Co
3.14). “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê
naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da
morte para a vida” (Jo 5.24).
Do Seu
poder vivificador, que se chama à vida os mortos e os assenta
juntamente com Cristo nos lugares celestiais. (Vs. 5 e 6).
2.2.
Jesus declarou o propósito de Sua vinda à terra com as seguintes palavras. João 10.10 “Eu vim para que
tenham vida e a tenham em abundância”.
Jesus providencia esta vida melhor,
oferecendo a solução para os problemas que tornam a vida difícil: culpa,
insatisfação e medo. Ele não promete riqueza ou luxo, mas nos conforta com uma
mensagem de um Pai amoroso no Céu, que cuida de seus filhos e que proverá as
coisas de que eles verdadeiramente necessitam.
3. Jesus
é o único caminho. João 14.6 “Respondeu
Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por
mim.”
Na vida em que peregrinamos existem dois
caminhos “caminho de vida e caminho de morte”, o caminho largo e o caminho
estreito.
Jesus disse em Mateus 7.13,14, que
haveriam dois caminhos a se seguir. Um seria a porta larga, do caminho
espaçoso, confortável, mas que levaria à destruição. Porém, ele disse que
haveria também uma porta apertada, com um caminho estreito, sinuoso, difícil de
se caminhar, mas que conduziria à vida. Ele foi enfático: “Esforçai-vos em
entrar pelo caminho estreito... poucos são os que o acham”.
Portanto, Jesus diz que Ele é o único caminho,
única verdade, e vida, e somente através Dele é que podemos chegar ao Pai. Por
isso Jesus diz: “...porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15.5).
Nunca houve e
jamais haverá outro caminho que nos leve a Deus Pai. Jesus é a suprema ponte de
ligação (religare) entre Ele o Pai. E nenhum outro há salvação (At
4.12).
4. Jesus
é a nossa a paz.
O profeta Isaías diz: “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele” (Is
53.5).
João
14.27 “Deixo-lhes
a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu
coração, nem tenham medo.”
João
16.33
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês
terão aflição; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”
Cl
1.20 “E
que, havendo por Ele feito a paz pelo seu sangue da sua cruz”.
Rm
5.1
“Sendo, pois, justificado pela fé, temos paz com Deus, por meio de Nosso Senhor
Jesus Cristo”.
Efésios
2.13-14
“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de
Cristo chegastes perto. 15 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos
fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.”
5. Jesus é nossa redenção. Ef
1.7
“No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a
riqueza da sua graça”.
De acordo com o latim a palavra é “redemptio”
que vem de “redimere”, onde “emere” significa “comprar, obter ou
ganhar”. Então a junção das palavras forma: recomprar ou reobter, ou seja:
comprar de volta, obter novamente.
Em grego a palavra é “lutron”,
literalmente significa resgate, preço de soltura ou o preço de um resgate. Que
significa reabilitação, libertação, salvação, reparo, resgate.
A redenção cristã significa que a
libertação do homem foi feita por meio de Jesus Cristo.
O pecado é uma ameaça mais séria contra nosso
bem-estar do que qualquer perigo físico, econômico ou social, que enfrentemos.
Entretanto, todos nós somos culpados de pecado e incapazes, por nós mesmos, de
remover sua mancha. O pecado é violação da lei de Deus e somente Deus pode
perdoá-lo. Ele providenciou nosso perdão através de Jesus.
Redenção é o ato ou efeito de remir ou
redimir (se livrar, libertar, conseguir, resgatar).
Redenção é o ato de soltar escravos
através de um preço.
1ª
Pd 2.24
“Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados”.
Depois de Seu sacrifício por nós, Jesus
explicou como aqueles que estão perdidos no pecado podem ter a remissão dos
pecados e serem salvos.
Lc
24.46-47
“Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os
mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para
remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”. “Quem crer e
for batizado ser salvo” (Mc 16.16).
6. Jesus
é o único Salvador. “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1.21).
“E tende por
salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo
vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.” (2ª Pedro 3.15), Jesus
Cristo é o único e suficiente salvador da humanidade, porque Deus assim o
determinou e isto não muda com decretos e sumulas do homem seja ele quem for só
existe um salvador. O pecador perdido precisa reconhecer-se pecador, implorar o
perdão de Deus por meio de Jesus Cristo isto através da Fé não há outro meio,
recurso ou instrumento que possa dar ao homem real certeza de salvação só Jesus
Cristo o nosso único é suficiente salvador. At
4.12
“E em nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos”.
1ª Tm 1.15 Paulo diz: “...que Cristo
Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal.” Lc 19.10 Jesus diz: Pois o Filho do
homem veio buscar e salvar que se havia perdido.
7.
Jesus é o único mediador. 1ª Tm 2.25 O apóstolo Paulo diz: “Porque há um só
Deus, e um só mediador, entre Deus e os homens.”
Os homens não tinham como ter acesso a
Deus, de modo que Deus providenciou um mediador e sumo sacerdote, Jesus
Cristo-homem, o Ungido (escolhido) do Senhor escolhido entre milhares,
encarregado de anunciar aos homens que Deus providenciou um resgate.
Em tudo o Verbo eterno encarnado tornou-se
semelhante aos homens, pois só assim poderia ser misericordioso para com os
pecadores e fiel sumo sacerdote para administrar aos homens o conhecimento de
Deus.
“Por isso convinha que em tudo fosse
semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo
que é de Deus, para expiar os pecados do povo” (Hb 2.17).
Nem uma religião tem um Salvador
ressuscitado, que dá perdão dos pecados e vida eterna, somente Jesus Cristo.
Por isso, meu amigo, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode
perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova aqui e vida eterna no porvir.
8.
Jesus é nosso advogado. 1ª Jo 2.1 João escreveu dizendo: Meus filhinhos,
estas coisas vos escrevo para que não pequeis; se, porém, alguém pecar, temos
um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”
Embora Jesus Cristo, nosso Senhor, tenha
concluído sua obra de redenção na cruz, Ele continua seu ministério no céu,
pois Jesus é nosso advogado junto ao Pai.
Mas quando um filho de Deus, que realmente
converteu-se a Cristo e tem seu coração sincero na caminhada cristã peca, então
o Senhor Jesus é nosso advogado e intercede por nós a nosso Deus e Pai, a fim
de que nos livre do mal, nos faça arrependermo-nos de nosso pecado e nos
consertemos com Ele, em vez de nos afastarmos e sermos destruídos, apegando-se
à prática do pecado.
9.
Jesus é o pão da vida. Alimento Espiritual. Jo 6.45, 50, 51 “Eu sou o pão da vida. 50 Mas aqui está o pão que
desce do céu, do qual se o homem comer não morre. 51 Eu sou o pão vivo que
desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é minha
carne, que eu darei pela vida do mundo.”
O que significa comer do pão da vida?
Significa crer em Jesus e considerá-lo como fonte pessoal de vida. Crer vai
muito além do simples acreditar. Biblicamente, crer tem como sinônimo se
entregar em confiança e dependência (cf. Salmo 37.5). O que Jesus quis dizer à
multidão que o ouvia é que eles deveriam tê-lo como Deus, como a única e
verdadeira fonte de vida, entregando-se em confiança e dependência a Ele.
10.
Jesus é a luz do mundo. Is 9.2 Ele já profetizava dizendo: O povo que
andava nas trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na região da
sombra da morte, resplandeceu a luz.
Éramos trevas. Efésios 5.8 “Porque
noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da
luz”.
Quando Jesus, a luz do mundo, o Verbo (a
Palavra) de Deus, fez-se carne e habitou entre nós, Ele ofereceu a luz a todos,
dizendo: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12). João, porém, declarou: “E a luz
resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (Jo 1.5, Ed. Revista e
Corrigida). Por que as trevas não a compreendem? Encontramos a resposta para
essa importante questão em João 3.19-20: “O julgamento é este: que a luz veio
ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras
eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para
a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras”.
Jo
8.12
“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da
vida.” Jo 12.46 “Eu vim ao mundo
como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.”
11.
Jesus é a porta das ovelhas. Jo 10.7 “Eu sou a porta das ovelhas. V. 9 Eu sou
a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”.
Jesus revela que Ele é a porta, sendo o
único acesso, o único caminho através de quem a vida eterna é recebida (Jo 14.6),
“ninguém vai ao Pai a não ser por Ele”. O acesso é por uma entrada única (Ef 2.18).
12.
Jesus é o bom Pastor. Jo 10.11 “Eu sou o Bom Pastor: o Bom Pastor dá sua
vida pelas ovelhas”.
Ninguém se compara a ele. Jesus é a
manifestação e revelação do amor de Deus por nós. Não é à toa que ele recebeu
este título, em seus dias, o bom pastor tinha pelo menos 4 funções:
·
Guiar
as ovelhas;
·
Proteger
as ovelhas;
·
Alimentar
as ovelhas;
·
E
salvar as ovelhas quando estivessem em perigo (buraco, perdida, etc.)
Jesus apresenta a si mesmo como bom
pastor, e diz que está disposto a dar a Sua vida pelas ovelhas, algo que
realmente acontece com a sua morte na cruz (João 10.11-15).
13. Jesus é pedra principal ou
angular.
Ef 2.20 “Edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a Pedra
Angular”.
At
4.11
O apóstolo Pedro diz: “Este Jesus é a Pedra rejeitada por vós, os construtores,
a qual se tornou pedra angular”.
A pedra angular é o elemento essencial que
dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção.
No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente
representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia
Sagrada há referências sobre a pedra angular.
No Livro dos Salmos, capítulo 118,
versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica)
rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual (Jesus
Cristo, o Messias), conforme se lê: “A pedra que os edificadores rejeitaram,
essa foi posta como pedra angular”. A Pedra Angular escolhida por Deus para
edificar a Igreja, conforme a planta divina, foi Jesus Cristo.
Portanto, uma pedra angular na construção
de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura
programada, sem cair. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na
qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que
acreditam na Palavra de Deus.
13.1.
Jesus a pedra reprovada pelos homens. 1ª Pe 2.4,6 “E chegando-vos para Ele pedra Viva,
reprovada na Verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. 6 Pois
na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa;
e quem nela crer não será confundido”.
Jesus Cristo nosso Senhor e salvador, é a
‘pedra viva’ conforme citou o apóstolo Pedro e conforme escreveu o salmista
Davi: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Sl
118.22). Embora os homens tenham reprovado a Cristo, a pedra viva aprovada por
Deus, para Deus Ele é a pedra eleita e preciosa.
13.2.
Jesus mesmo diz nos Seu evangelho que Ele é a pedra principal. Mt 21.42 “Nunca leste nas
Escrituras; A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a Pedra
Angular; o Senhor fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos”.
A pedra. A figura é tirada
da construção de uma casa. A principal pedra para o tamanho e a beleza é a que
geralmente é colocada como a pedra angular.
13.3. Que os construtores
rejeitaram.
Por falta de beleza ou tamanho, ela foi deixada de lado ou considerada imprópria
como pedra angular. Isso representa o Senhor Jesus, proposto aos judeus como
fundamento ou pedra angular sobre a qual construir a igreja, mas rejeitado por
eles – os construtores – por causa de sua falta de beleza ou beleza; isto é, do
que eles consideravam agradável ou desejável (Isaías 53.2-3).
Lucas
20.17 “Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto,
pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, essa foi feita
cabeça da esquina.”
13.4. Na tipologia no Velho
Testamento.
1ª Co 10.4 “E beberam todos da Pedra
espiritual que os seguia e a Pedra era Cristo”.
A rocha da qual saiu água para matar a
sede dos israelitas (Êx 17.6; Nm 20.7-11; Sl 78.15-16). Alguns mestres judeus
diziam que essa rocha acompanhou o povo durante as viagens pelo deserto.
Segundo Paulo, a rocha era espiritual, ou seja, foi através dela que Deus
preservou a vida de seu povo. Nesse sentido, era a presença do próprio Cristo
entre o povo de Deus daquele tempo.
13.5.
Jesus o único fundamento da igreja. Is 28.16 “Portanto assim diz o Senhor Deus:
Vede, assentai em Sião uma pedra, uma já provada, pedra preciosa de esquina,
que está bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido.”
Colocar uma pedra angular em Sião
significa que seu reino seria fundado em uma rocha e estaria seguro em meio a
todas as tempestades que pudessem cair sobre ela.
O Targum (do Hebraico תרגום , no plural
targumim) são as traduções, comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh),
processa isso: “Eu nomeio em Sião um rei, um rei forte, poderoso e terrível.
Que a passagem diante de nós se refere ao Messias, não há dúvida. Ou seja, eu
ponho uma base firme que nada pode mover. Eu a construo sobre uma rocha para
que as tempestades e tempestades da calamidade não possam varrê-la: “Todo
aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei
ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e
correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu,
porque estava edificada sobre a rocha” (Mateus 7.24-25).
Romanos 9.33 “Como está
escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma ROCHA de
escândalo.
O apóstolo Paulo diz Romanos 10.11 “Porque
a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”
Jesus Cristo mesmo vai dizer que que ouve
e pratica as Suas Palavras serão comparados aquele que construiu a casa sobre a
Rocha e vindo o vento e a tempestade não puderam destruí-la. (Mateus 7.24-25).
E embora muitos tenha falhado e caído ao
querem impor suas próprias ideias aos textos bíblico, o que não é permitido, ao
examinarmos as Escrituras e mesmo como nossas limitações humanas vejo uma única
mensagem cruzando de Genesis ao Apocalipse: Jesus Cristo, a Pedra Principal,
Pedra Angular, Pedra de Tropeço e uma Rocha.
Daí a necessidade de conhecermos as
Escrituras mais e mais.
13.6. Paulo também confirma que
Jesus é o fundamento da Igreja. 1ª Co 3.11 Porque ninguém pode
lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
obs: Jesus é o fundamento da Igreja
somente por Ele é que o mundo deve ser salvo At 4.10-12 “era conhecido de vós
todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno,
aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos,
nesse nome está este aqui, são diante de vós.”
13.7.
A igreja é um corpo. Ef 4.4-6 “Há somente um corpo e um Espírito, como
também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma
só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos”.
É bom para nós adorarmos e trabalharmos
com outros indivíduos salvos, que são ligados conosco em Cristo por estes laços
da união. Mas, se ingressamos em outro corpo (denominação), aceitamos outro
senhor (autoridade religiosa) ou aderimos a outra fé (credo), estamos deixando
a unidade pela qual Jesus orou, em João 17.20,21.
13.8. Jesus é a cabeça da Igreja. Efésios 5.23 “Porque
o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo
ele próprio o salvador do corpo.”
14.
Jesus é o Filho do Deus vivo. Mt 16.16 “Simão Pedro respondeu:
Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”.
Jesus se revela como
Cristo o Messias através da confissão de Pedro, essa confissão foi, como o
próprio Cristo disse revelado pelo próprio Deus que, Pedro exaltou seu Filho,
para que o mundo pudesse perceber que só existe uma forma de salvação, se
achegando ao Filho de Deus e nos alicerçando na verdadeira Rocha que é o Filho
de Deus Jesus Cristo nosso Senhor.
15. Jesus é nossa ressurreição e vida. Jo
11.25-26 Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim,
ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, nunca
morrerá”.
Essa
ressurreição, além disso, assume o caráter de grande revelação sobre como Deus
é, quais serão os seus planos para o mundo e qual será o destino de todo ser
humano; a sua mensagem central culmina na confirmação de que, apesar de todas
as estruturas de morte que marcam a história do mundo, a vida finalmente
triunfará sobre toda morte e toda negatividade, porque Deus é o Deus da vida.
Disso Deus deu seu testemunho ao ressuscitar Seu Filho da morte. Dessa forma, a
ressurreição permanece sendo, até o fim da história, a base e o ponto central
de tudo aquilo em que, por nossa fé, acreditamos.
16.
Somente Jesus Cristo pode dar-lhe a vida eterna. Jo 3.36 “Aquele que crê
no Filho tem a vida eterna, aquele que não crê no Filho não terá a vida, mas a
ira de Deus sobre ele permanecerá”.
Salvação
significa que recebemos vida eterna se tivermos uma relação pessoal com Deus. A
Bíblia diz em João 17.3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o
único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” O plano de
Deus é salvar todas as pessoas, mas infelizmente nem todos aceitarão ser salvos.
Quando aceitamos
o evangelho, recebemos a salvação e arrependemo-nos dos nossos pecados. A
Bíblia diz em Atos 2.37-38: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu
coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em
nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do
Espírito Santo.”
A Bíblia ensina que quando confessamos com
a nossa boca que Jesus é nosso Senhor e cremos no coração que Deus o
ressuscitou dentre os mortos somos salvos (Rm 10.9-10).
Crer é receber Jesus como único meio de
salvação, crer é obedecer A Sua Santa Palavra.
17. Somos
salvos pela graça. Efésios 2.8-10 “Porque pela graça sois salvos, por
meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9- Não vem das obras, para
que ninguém se glorie; 10- Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus
para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
A declaração
“pela graça sois salvos” significa que a salvação é obra de Deus e não do
homem. O pecador é incapaz de salvar-se a si mesmo, pois seu coração é
inclinado ao mal e sua vontade é escrava do pecado. Em outras palavras, à parte
da obra da redenção o estado do homem é de morte espiritual.
A Salvação é
graça de Deus entregue a nós por meio do sacrifício de Seu único Filho: Jesus
Cristo; e não há nada que possamos fazer que se compare ao Sangue de Cristo
derramado no Calvário.
Porém, quando
salvos, somos transformados pelo Espírito Santo de Deus, e essa transformação
gera frutos que podem ser vistos nas obras do Cristão.
Tiago escreve no
capítulo 2.17-18 “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si
mesma. 18- Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua
fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”
É claríssimo que
as obras não são uma condição para a salvação, elas não (compram) a salvação,
contudo elas não são excluídas da vida do Cristão, elas precisam ser uma
evidencia de quem experimentou uma genuína experiência de conversão, quem
passou por uma genuína conversão sabe a importância de “estender a mão”, pois é
isso que constantemente vemos nas escrituras o nosso Jesus fazendo pelo
próximo.
A graça de Deus
perdoa e salva o pecador da maior de todas as condenações. Essa graça é a
expressão do amor de Deus para com homens culpados e indignos. O apóstolo ainda
explica que essa graça salvadora nos alcança através da instrumentalidade da
fé. Por isso ele diz “pela graça sois salvos, por meio da fé”. Essa fé, porém,
não é qualquer tipo de fé, mas é a fé genuína, cujo objeto é unicamente Cristo.
Somente a fé em Jesus Cristo é o canal da graça salvadora. Saiba o que é a fé.
18. Tiago
nos mostra alguns componentes necessários a vida Cristã verdadeira. A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor. A
Bíblia diz em Tiago 1-22-27 “E sede cumpridores da palavra, e não somente
ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23- Porque, se alguém é ouvinte da
palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu
rosto natural; 24- Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece
de como era. 25- Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da
liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da
obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.26- Se alguém entre vós cuida
ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a
religião desse é vã. 27- A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é
esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da
corrupção do mundo.”
Mas não é
suficiente conhecer essas três leis…
Assim muito mais
que teórico nosso evangelho será prático pois, será mais do que meras palavras
incoerentes, evidenciará através das atitudes e obras uma genuína experiência de
conversão pois mais do que apenas teórico será um evangelho prático, que
testemunha de Jesus e conduz pessoas a também experimentarem essa conversão que
transforma.
18.1.
O que é a verdadeira religião? O texto lido
acentua as características ou atitudes de quem vive a verdadeira religião,
seguirmos a Cristo e seus mandamentos. Mas qual seria essa religiosidade que
nos afasta de Deus? O texto de Tiago nos mostra a qual tipo de religião devemos
nos afastar e qual devemos praticar.
Devemos nos
afastar da religiosidade farisaica, baseada apenas em discursos e vãs
discussões, mas que em obras são vazias. E devemos buscar ser praticantes da
palavra de Deus, cumprindo seus mandamentos, seguindo os ensinamentos, exemplos
e procedimentos de Jesus, assim como o texto nos diz vivendo de forma a
glorificar a Deus evidenciando um evangelho prático e real.
“A religião que Deus, o nosso Pai aceita
como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades
e não se deixar corromper pelo mundo.”
Assim muito mais que teórico nosso
evangelho será prático pois, será mais do que meras palavras incoerentes,
evidenciará através das atitudes e obras uma genuína experiência de conversão
pois mais do que apenas teórico será um evangelho prático, que testemunha de
Jesus e conduz pessoas a também experimentarem essa conversão que transforma.
19.
Você pode tornar-se um filho de Deus. Jo 1.12 “Mas, a todos quanto o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.
1ª
Jo 3.2
“Amados, agora somos filhos de Deus, ainda não é manifestado o que havemos de
ser. Mas sabemos, que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele,
porque assim como é o veremos”.
20. Deus
ama você. Jo 3.16
Jesus disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”.
Deus nos ama porque Ele é amor. Quando
Deus criou o universo viu que tudo era bom, mas ao criar o homem disse, que era
muito bom. Ele se satisfez em nos criar e ter um relacionamento conosco.
O Seu amor vai além da nossa compreensão. Jesus
nos ama baseado no que Ele é (1ª João 4.16). O amor é parte da sua essência. Eu
não o mereço. Nunca vou merecê-lo. Mas é inevitável para Ele.
Rm
5.8
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós
ainda pecadores”.
Cristo morreu por nós... Em nosso
lugar; para nos salvar da morte. Ele tomou o nosso lugar; e morrendo na cruz,
nos salvou de morrer eternamente no inferno.
CONCLUSÃO. O pecado havia
desligado o homem com o Criado, mas pelo Seu infinito amor Ele enviou Seu Filho
Unigênito ao mundo, para salvar o homem, religar com o Pai. Ele se apresenta
aos homens, como solução de todos os problemas e o único mediador com o Pai.
Basta nos entregarmos a nossa vida a Cristo e Ele tudo fará por nós como diz em Sl 37.5
“entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará”. Portanto, “Não
há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome,
dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4.12). No evangelho segundo Mateus
Jesus diz: “Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido.” (Mt 18.11).
As pessoas perdidas necessitam mais do que
perdão dos pecados. Elas precisam de recuperação daquela íntima união com Deus
que perderam por seu pecado. Enviando Jesus ao mundo, “Deus estava em Cristo
reconciliando consigo o mundo” (2ª Co 5.19).
Jesus declarou que só se pode chegar a
Deus através dele. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém
vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).
Muitos dos que desejam seguir a Cristo são
repelidos pela multidão de igrejas e de doutrinas conflitantes ensinadas por
aqueles que professam ser cristãos. Não precisamos fazer parte desta confusão.
Jesus não a aprovou.
Pr. Elias Ribas
Assembleia de Deus
Blumenau - SC