1ª
Timóteo 4.1
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da
fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.”
INTRODUÇÃO. O apostolo Paulo
está falando neste texto de um dos sinais que marcaram o retorno de Cristo a
Terra.
Uma das marcas do fim é a apostasia. O
Espírito Santo diz que muitos apostataram da fé dando ouvido a espirito
enganadores.
Paulo dá início aqui a uma série de
instruções especiais a Timóteo. O Espírito expressamente diz. Paulo pode estar
referindo-se a profecias inspiradas pelo Espírito Santo acerca do abandono da
verdade de Deus (Dn 7.25; 8.23; Mt 24-4-12) ou a uma revelação que o Espírito
lhe deu.
I. O
SIGNIFICADO DO TERMO APOSTASIA
A apostasia (gr. apostasia) aparece duas
vezes no NT como substantivo (At 21.21; 2ª Ts 2.3) e, aqui em Hb 3.12, como
verbo (gr. aphistemi, traduzido por ‘apartar’). O termo grego é definido
como ‘decair, deserção, rebelião, abandono, retirada ou afastar-se daquilo a
que antes se estava ligado’.
1. Significado de apostasia. Apostatar
significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união
vital com Ele e da verdadeira fé nEle. Sendo assim, a apostasia individual é
possível somente para quem já experimentou a salvação, a regeneração e a
renovação pelo Espírito Santo (Lc 8.13; Hb 6.4,5); não é simples negação das
doutrinas do NT pelos inconversos dentro da igreja visível. A apostasia pode
envolver dois aspectos distintos, embora relacionados entre si:
(a) a apostasia teológica, isto é, a
rejeição de todos os ensinos originais de Cristo e dos apóstolos ou alguns
deles (1ª Tm 4.1; 2ª Tm 4.3);
(b) a apostasia moral, ou seja, aquele que
era crente deixa de permanecer em Cristo e volta a ser escravo do pecado e da
imoralidade (Is 29.13; Mt 23.25-28; Rm 6.15-23; 8.6-13).
2. Advertência bíblica. A Bíblia adverte
fortemente quanto à possibilidade da apostasia, visando tanto nos alertar do
perigo fatal de abandonar nossa união com Cristo, como para nos motivar,
perseverar na fé e na obediência” [Bíblia de Estudo Pentecostal. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1995, p.1903].
A palavra apostasia (em grego antigo
απόστασις” “apóstasis”, que
significa: “estar longe de”) tem o sentido de um afastamento definitivo e
deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Ao
contrário da crença popular, não se refere a um mero desvio ou um afastamento
em relação à sua fé e à prática religiosa. Pode manifestar-se abertamente ou de
modo oculto.
A enciclopédia “International Standard
Bible” e a “Pequena Enciclopédia Bíblica” de Boyer corroboram no seguinte sobre
a temática:
“Apostasia: (αποστασια, apostasía, ‘um desvio de’): ou seja, uma
queda, uma retirada, uma deserção.
3. No
Novo Testamento tem 14 citações sobre a apostasia. No léxico grego
de Strong menciona duas palavras, a primeira “apóstasis”, concorda com os dicionários mencionados aqui,
encontra-se na Bíblia em Atos 21.21 e 2ª Tessalonicenses 2.3. E a outra palavra
“aphistemi” tem um significado ainda
melhor: retroceder, afastar-se, remover, ir embora, abandonar, etc.
A Bíblia deixa claro: é decair da fé (1ª
Tm 4.1) e desviar-se do Deus vivo (Hb 3.12). Aumenta em períodos de crise
especial (Mt 24.9-10, Lc 8.13) e é encorajada pelos mestres (Mt 24.11, Gl 2.4),
que seduzem os crentes para pureza da palavra com outro evangelho (Gl 1.6-8, 2ª
Tm. 4.3-4, 2ª Pe 2.1-2; Jd 3,4;). A impossibilidade de restauração após a apostasia
é solenemente frisada (Hb 6.3-6, 10.26).”
Apostasia
significa:
·
Negação
e abandono da fé (1ª Tm 4.1; 2ª Tm 2.17-18);
·
A
Revolta Final contra Deus (2ª Ts 2.13).
·
Abandonar
a fé em Deus; afastar-se dos caminhos do Senhor;
·
Desviar-se
de Deus. “O Meu povo é inclinado a desviar-se de Mim” (Os 11.7).
4. Na
Bíblia apostasia significa abandono da verdade de Deus. Apostasia é negar
verdades fundamentais da Bíblia. O apóstata passa a acreditar em uma mentira
sobre a Bíblia ou então rejeita a Bíblia por completo.
Essa pessoa rejeita a verdade que aprendeu
e segue ensinos errados, que vêm do diabo para desviar do bom caminho (Gl 1.6-8).
A apostasia surge quando a pessoa não tem seu coração voltado para Deus. Apesar
de conhecer a verdade, o apóstata rejeita-a e prefere acreditar em uma mentira.
Seu coração fica cego e passa a acreditar em mentiras (Rm 1.21-22).
5. As
mentiras do diabo muitas vezes são misturadas com um pouco de verdade. Isso torna a
mentira mais convincente. Se uma pessoa fala bem, com confiança e parece estar
a contar a verdade, pode convencer muitas pessoas a acreditar em uma mentira,
promovendo apostasia. Pessoas assim se infiltram até nas igrejas e são um
perigo para a comunidade, especialmente os mais novos na fé (2ª Pe 2.1-3).
6. A
apostasia normalmente leva a muitos outros pecados. A vida do
apóstata de degenera e ele não se arrepende. Isso acontece porque ele rejeita a
Deus. A Bíblia avisa que a apostasia traz a condenação de Deus (Hb 6.4-6).
7. A Apostasia Pessoal. Hb 3.12 “Vede,
irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se
apartar do Deus vivo.”
. Veja que, sob a nova dispensação e no
desfrute dos privilégios do evangelho, você não deve manifestar sentimentos que
o excluirão do mundo celestial. O “princípio” foi estabelecido pela
incredulidade de que aqueles que se opõem a Deus serão excluídos de seu
descanso. Isso pode ser demonstrado em todas as dispensações e em todas as
circunstâncias, e não há menos perigo disso no evangelho do que quando os pais
foram conduzidos à terra prometida. Você está viajando através de um deserto –
o deserto árido deste mundo. Você está exposto a provações e tentações. Você
encontra muitos inimigos mortais e poderosos. Você tem corações propensos a
apostasia e pecado. Você está procurando uma terra de promessa; uma terra de
descanso. Você está cercado pelas maravilhas do poder Todo-Poderoso e pelas
provas de infinita beneficência. Desobediência e rebelião em você certamente o
excluirão do céu, como a rebelião deles os fez da terra prometida; e como o
grande pecado deles foi a incredulidade, fique atento para que não manifeste o
mesmo.
II.
OS TRES PILARES DA APOSTASIA
A fé
pode ser perdida; a fé deve ser guardada; como resistir o diabo.
A palavra apostasia “aphistemi” tem um significado ainda melhor: retroceder, afastar-se,
remover, ir embora, abandonar, etc. Lucas 8.13, usa esta palavra no sentido de
desviar-se. Aos 5.37, fala de um falso líder religioso que levou consigo muita
gente. No verso 38, foi usada para deixa ir embora, libere as pessoas. Em
outras 4 vezes, At 15.38; 22.29; 2ª Co 12.8; Hb 3.12 foi usada no sentido de
afastar. Precisamos entender em qualquer sentido que esta palavra traz, sempre
envolve este significado: afastar-se, ir embora e deixar a fé. Isto não teria
sido empregado se não fosse possível afastar-se ou desviar-se da fé.
Como o Espírito Santo denunciaria uma
marca do tempo do fim, de afastamento da fé se isto não fosse possível?
Muitos líderes espirituais relativizando
isso pregando uma segurança de salvação, não importa a forma que as pessoas
vivam. Se você é um eleito, então a tua salvação está completamente garantida e
isto pode comprometer aquilo que Deus iniciou na sua vida.
Na Bíblia nós temos vários textos que
contradizem esta ideia:
1. A
prova da nossa fé.
Lucas 22.31-32 “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu
para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não
desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.”
O que o Senhor Jesus quis ensinar o
apóstolo Pedro é: “Quando, daqui a pouco, você me ver oprimido, saiba que
Satanás emprega essas armas para lutar contra você e que esta é uma
oportunidade conveniente para destruir sua fé”. Este ensino é útil, porque
frequentemente acontece que, por falta de consideração, somos vencidos por
desconsiderar as tentações, que consideraríamos formidáveis, se refletíssemos
que são os dardos inflamados (Ef 6.16). de um inimigo vigoroso e poderoso. E
embora ele agora fale daquele ataque singularmente feroz, pelo qual os
discípulos, ao mesmo tempo, receberam terríveis choques, de modo que a fé deles
estava quase extinta, ele ainda manifestamente transmite uma doutrina mais
extensa, que Satanás continua constantemente rugindo por sua presa. Portanto,
cada seguidor de Jesus deve estar consciente que, enquanto estivermos neste
mundo teremos orara e vigiar para não cair em tentação, pois sabemos que
Satanás deseja nossa destruição, e com grande habilidade e assiduidade se
apodera de todo método de nos ferir. E quando chegamos ao conflito, deixe-nos
saber que todas as tentações, a partir de qualquer parte que elas vierem, foram
forjadas na oficina desse inimigo.
1.1.
Mas como é possível obter fé? Hb 11.1 “Ora, a fé é o firme fundamento
das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.”
Ela é a certeza quando vem ao nosso
coração, quando ouvimos ou lemos a Palavra de Deus, que a Suas promessas nos
pertencem A maneira pela qual podemos adquirir a verdadeira fé é a prova final
de que esta jamais poderá ser irracional. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o
ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10.17)
1.2.
“....Satanás vos pediu...”. Satanás é o príncipe do mal. Uma de suas obras é
tentar a fé dos crentes para colocar tentações e provações em seu caminho.
1.3.
Pode peneirar você como trigo. A metáfora da peneiração não é aplicável
em todos os aspectos.
O grão foi agitado ou sacudido em uma
espécie de leque ou peneira. O grão permaneceu no leque e a palha e o pó foram
jogados fora. Então, Cristo diz que Satanás desejou experimentar Pedro; colocar
provações e tentações diante dele; mas aqui significa simplesmente atirar para
cima e para baixo, ou sacudir com violência. Enquanto tu e os outros estão
lutando pela supremacia, Satanás está tentando destruir todos vocês, mas eu
orei por ti, como estando em maior perigo.
“Agitá-lo” para ver se restaria alguma
coisa de fé ou se não seria achado que tudo não passava de palha.
Satanás já tinha um, Judas; ele quase
conseguiu outro, Pedro; e ele queria ter tudo. Mas vemos com isso que o diabo
não pode sequer tentar um homem, a menos que ele receba permissão. Ele deseja
fazer todo o mal; ele é permitido apenas fazer algumas, provar nossa fé, e para
saber o que está no nosso coração, se guardaríamos os Seus mandamentos ou não.
1.4.
O alvo do diabo é destruir a fé. O de Cristo é restaurar o peneirado, para
que Ele fortaleça o mais fraco (Gl 6.1). Se a fé do crente não desfalece, não
teria necessidade a intercessão de Jesus para que isto não acontecesse.
2. O
crente em Jesus deve permanecer firme na fé. Colossensse 1.23 “Se, na verdade,
permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do
evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo
do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.”
2.1.
“....e não vos moverdes da esperança do evangelho...”. É pela fé que
alcançamos a salvação, somente pela fé. E é pelo evangelho que temos as bênçãos
do Senhor! Aqui Paulo está advertindo aos leitores que estavam sendo enganados
por falsos mestres que diziam que eles deveriam voltar a crer na lei como meio
de alcançar a salvação, mas Paulo os adverte: não existe outro caminho senão no
evangelho que lhe foi anunciado, não voltem as antigas práticas, não ouçam
esses falsos mestres, continuem alicerçados na fé. Caso contrário, perderá
todas as bênçãos que já começou a desfrutar.
3. A
preocupação de Paulo. 1ª Tessalonicenses 3.5 “Portanto, não podendo eu
também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos
tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.”
A preocupação de Paulo era que os
tessalonicenses pudessem sucumbir à tentação de Satanás e abandonar a fé
cristã, e o nosso trabalho houvesse sido inútil.
3.1.
Naufragar na fé.
1ª Timóteo 1.19 “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns,
rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”
O apostola Paulo faz uma analogia como se
alguém entrasse em um barco para determinado destino. O nosso destino é a Nova
Jerusalém Celestial, porem devemos manter firme na fé para não naufragar no
meio do mar.
A nossa viagem poderia ser naufragada se
não conservarmos a nossa fé e a boa consciência.
Ao nascer de Novo, pela Palavra e o
Espírito, você não pode permitir que ninguém ou tentação alguma lhe tire de
você essa alegria, esse amor, esse prazer de fazer a obra de Deus em qualquer
lugar ou situação que Ele te colocou.
Paulo disse mais: “E a boa consciência.” O
que é consciência? Consciência é a voz da alma, é o grito da alma que reprova
quando estamos agindo errado, ou aprova quando acertamos. Quando fazemos o bem,
à nossa alma fica leve, sentimos paz.
A perda da boa consciência implica o
naufrágio da fé. Consciência do pecado (sem arrependimento e perdoado) mata o germe
da fé no homem.
4. Negar
a fé.
1ª Timóteo 5.8 “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos
da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”
Quando buscamos a Deus em Sua palavra,
encontramos ordens e mandamentos, dicas de ações e atitudes que devemos tomar
por causa de nossa fé, do testemunho e da santidade do nome de Deus.
Os
cristãos têm o dever de cuidar dos seus familiares. E nesse texto,
temos uma dica preciosa para a família, a questão do cuidado! Os cristãos têm o
dever de cuidar dos seus familiares. E o texto não manda fazer isso, isto é
mandamento entre os servos de Deus, por causa de sua fé! Pois, se você que diz
que cristão e não cuida dos teus familiares, negou a fé e é pior que o infiel.
Não podemos apenas orar, não podemos
apenas desejar, não podemos apenas falar! Pois oração sem ação é reclamação,
desejo sem realização é pensamento, falar sem agir é hipocrisia.
Do mesmo modo que não existe cristão sem
fé, nem servo de Deus incrédulo! Também não existe cristão que deixa de cuidar
da família, porque isso seria negar a fé, isso seria ser um cristão sem fé!
Coisa absurda, a qual Paulo diz que isso é ser “pior que o infiel”.
5. Desviar
da fé. 1ª
Timóteo 6.10 “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e
nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com
muitas dores.”
O dinheiro em si não é um problema, mas o
amor do dinheiro é. O amor ao dinheiro é a raiz dos males. O amor ao dinheiro
pode levar uma pessoa a todo tipo de males. A cobiça pode levar um cristão até
a desviar-se da fé. A ganância e o materialismo podem cegar o cristão a ponto
de ele se distanciar de sua fé.
Hoje vemos muitos líderes mercadejando a
fé por avareza; e muitos cristão avarentos para obra do Senhor por ver a
avareza dos seus líderes. Por esta razão o apóstolo Paulo encerra a 1ª carta a
Timóteo dizendo: “A qual professando-a alguns, se desviaram da fé....” (1ª Tm 6.21).
Eles desviaram da fé. O grego é que
eles foram desviados; isto é, eles foram enganados a ponto de se afastarem da
fé. Muitas vezes começaram bem sua carreira proposta, mas o poder a ganância
levou-os a desviar do caminho e a corromper-se.
6.
Retroceder na fé.
Hebreus 10.38 “Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não
tem prazer nele. 39- Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a
perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.”
A fé é o elemento indispensável na vida do
servo de Deus, dela depende a própria salvação: “Porque pela graça sois salvos,
por meio da fé...” (Ef 2.8). A fé é a mola propulsora que nos impede de recuar,
de voltar as velhas práticas, de nos afastar da vontade do nosso Deus, e assim
a alma dele continua tendo prazer em nós. É por isto que também está escrito
que “sem fé é impossível agradar-lhe” (Hb 11.6)
Viver
pela fé.
Viver é caminhar na direção de concretizar sua visão, realizar sua missão
pessoal e alcançar os sonhos de Deus para nossa vida. Quem não possui o coração
orientado para a conquista destes três objetivos não está vivendo de verdade,
está apenas existindo de maneira vazia em uma vida sem propósito, mesmo que
passe cem anos ou mais sobre a face da terra; mas, certamente este não é o
desejo de Deus para os seus filhos.
A jornada de fé requer de nós perseverança
e paciência para que possamos ver os resultados. Se aquilo que queremos está
mais adiante, precisamos continuar para que a nossa insistência na nossa crença
nos leve ao porto seguro. Há muitas distrações que o diabo promove para nos
tirar dessa determinação de caminhar com a Verdade. O inimigo sabe que, aqueles
que perseverarem, mesmo diante das barreiras, verão o cumprimento das promessas
de Deus. Se mantivermos a nossa fé viva até o final, nada pode impedir o plano
de deus se cumprir. Porém aquele que retroceder na fé, ou seja, abandoaram o
barco, perderam suas almas no mar desta vida. Então, viver pela fé tem que ser
o nosso estilo de vida todos os dias. É esse modo de viver que fará a gente
desfrutar das vitórias a que temos direito.
7. Jesus
elogia alguns que não negaram a fé na Igreja de Éfeso. Apocalipse 2.13 “Conheço
as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o
meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel
testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.”
Se não fosse possível negar a fé, qual o
propósito de Jesus elogiar aqueles que não negaram a fé?
É possível conceber que, nas lutas contra
o mal daqueles que finalmente caíram, pode haver mais a elogiar do que nos
casos em que o caminho da virtude foi seguido como mero resultado das
circunstâncias, e onde nunca houve um conflito com tentação. Os julgamentos do
grande dia farão muito para reverter os julgamentos da humanidade.
Contudo,
você permanece fiel ao meu nome”. Eles não abriram mão do conteúdo da fé
que receberam. Eles permaneceram confessando que Jesus era o seu único e
suficiente salvador.
Em Filipenses o Apóstolo Paulo inspirado
pelo Espírito Santo, orienta o povo de Filipos e a todos nós dizendo: “Irmãos,
quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que,
esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante
de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus.” (Fp 3.13,14).
8. Cuida
da tua fé.
Apocalipse 3.11 “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém
tome a tua coroa.”
8.1.
“...guarda o que tens...” O que é que tu tens? 2ª Timóteo 4.7 “Combati o bom
combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
A verdade ensinada
é que, por negligência ou infidelidade no dever, podemos ser privados da glória
que poderíamos ter obtido se fôssemos fiéis ao nosso Deus e Salvador.
Precisamos estar em guarda constante, para que, em um mundo de tentações, onde
abundam os inimigos da verdade, não possamos ser roubados da coroa que
poderíamos ter usado para sempre. O apóstolo Paulo escreve na sua carta aos
coríntios dizendo:
“Todos
os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma
coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para
sempre.” (1ª Co 9.25).
8.2. “...para que ninguém...”. Quem quer tomar tua coroa,
tua fé, tua família? João 10.10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar,
e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
O diabo veio para destruir, rouba, mas
Jesus veio para te dar vida, vitória em Seu nome.
8.3.
Quem o diabo usa para roubar tua fé. 2ª Coríntios 11.13-15 “Porque tais falsos
apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
14- E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
15- Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da
justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”
9. O
diabo usa um dos dois estremos - O liberalismo ou o legalismo.
9.1.
O liberalismo. Judas
1.4 “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este
mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e
negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.”
A. Os
hereges agiam sutilmente. Quando pervertiam a graça de Deus e negavam a
autoridade do Senhor (Pv 1.29), eles estavam usando suas principais táticas.
Foram astutos o suficiente para se infiltrar na comunidade cristã, mesmo sendo
ímpios. Jesus falou sobre esse tipo de pessoas quando falou de lobos com vestes
de ovelhas (Mt 7.15).
B. Convertem
em dissolução a graça de Deus. O ensino da graça pode ser perigoso
quando pervertido por falsos mestres ou pessoas carnais que acreditam que, por
terem sido salvas pela graça, podem viver como bem entendem (Rm 6.1,2). Único
dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Esses falsos mestres não somente viviam
de modo imoral, mas rejeitavam a autoridade de Cristo. A primeira palavra grega
traduzida como Senhor aqui significa Mestre. Identifica alguém que tem poder
absoluto e, consequentemente, exige obediência. No texto original, está claro
que toda a afirmação se refere a Cristo: Jesus é nosso Soberano absoluto e
nosso Deus. Em Tito 2.13, Paulo usa uma construção grega semelhante em outra
passagem importante que ensina sobre a divindade de Jesus.
9.2.
Ele usa o legalismo.
“Ò insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes á verdade, a vós,
perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado? 2.
Só queria saber isto de vós: Recebeste o Espírito pelas obras da lei ou pela
pregação da fé? 3. Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito,
acabais agora pela carne? 4. Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que
isso também foi em vão. 5. Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera
maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 10. Todos
aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque
escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que
estão escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gl 3.1-5, 10).
O apóstolo Paulo ficou perplexo com a
rapidez com que os crentes gálatas haviam se desviado da fé. Eram filhos da fé
de Paulo, foram evangelizados e doutrinados pelo apóstolo. Tão depressa se
desviaram para seguir a estranhos, e o pior, um evangelho contraditório.
Paulo começa a defesa de seu evangelho
relembrando aos gálatas de que sua vida cristã, que teve início com Cristo
crucificado e foi certificada pelo Espírito Santo, estava completamente
separada da lei. Eles seriam tolos de abandonar o caminho de Deus e tentar
alcançar a perfeição por seus próprios esforços.
A Bíblia Viva contém a seguinte leitura
deste versículo: “Gálatas insensatos! Quem foi o feiticeiro que os sugestionou
e pôs em vocês esse encantamento ruinoso? Em outras palavras: “Vocês
enlouqueceram? Quem roubou a sua mente”? Paulo estava fora de si. Quem havia
hipnotizado os gálatas antes completamente despertos?
“Quem vos fascinou” (v. 1). O verbo no
original para “fascinar” é baskaino,
e só aparece em
todo Novo Testamento nesta passagem. Na literatura grega
clássica da época tem o sentido de “enfeitiçar”. Os gálatas receberam o
Espírito Santo quando creram na mensagem que Paulo pregou, e não pelas obras da
lei. Era uma experiência extraordinária do poder transformador de Deus na vida
deles. Como agora podiam trocar essa experiência verdadeira cristã por um
evangelho espúrio e contrário ao que o apóstolo pregou? Estava agora estupefato
com a insensatez (loucura) dos gálatas. Não podia crer que essa gente pudesse ser
iludida, como se fosse mentira (Jo 8.44).
Os fariseus são como feiticeiros do mal,
desviando os olhos de suas vítimas da cruz para a lei. Entretanto, os gálatas
não têm desculpa, pois Paulo lhes deixou bem claro o significado da cruz. Os
judeus consideravam Abraão como seu pai e fonte de suas bênçãos espirituais.
Eles acreditavam que a simples ascendência física de Abraão os tornava justos.
Paulo mostra que Abraão agradou a Deus pela fé e não por realizar obras da lei,
uma vez que a lei não existia na época de Abraão. Ele também insiste que os
verdadeiros filhos de Abraão, e herdeiros da bênção prometida, são aqueles que
vivem pelo princípio da fé. Paulo apresenta as alternativas da fé (v. 11), e da
lei (v. 12) como formas de justificação. Entretanto, ao invés de justificar, a
lei mal diz (v. 10), pois faz exigências que ninguém pode cumprir.
O legalismo está
fundamentado no uso inadequado da lei. Quando abraçamos o legalismo, abrimos a
porta para a feitiçaria entrar nas nossas vidas. O legalismo libera uma
feitiçaria, um fascínio demoníaco que se manifesta através da manipulação, da
dominação e da intimidação, que roubam nossa sensibilidade e bom senso em
relação ao Evangelho.
9.3.
O diabo usa homens que falam mentiras. 1ª Timóteo 4.2-6 “Pela hipocrisia de
homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.”
A igreja em Éfeso, estava passando por
algumas crises a respeito de falsas doutrinas (1ª Timóteo capítulo 1,
versículos 3 ao 7), tanto que a pedido de Paulo, Timóteo ficou em Éfeso, com o
propósito de exortar os irmãos a fé verdadeira em Cristo Jesus.
E aqui no capítulo quatro, Paulo, continua
alertando Timóteo sobre o perigo das falsas doutrinas e que elas são originadas
por espíritos enganadores, por demônios.
A intenção deles era usar pessoas fracas,
soberbas e hipócritas e que tinham suas mentes fechadas para o verdadeiro
evangelho, para que com seus ensinos pudessem diluir o verdadeiro evangelho,
ensinando falsos ensinos, que vão contra a Palavra de Deus, para que muitos
deixem a verdadeira fé em Cristo e sigam falsas crenças.
9.4.
Ele usa pessoas para distorcer aquilo que o Criador fez. 1ª Timóteo 4.3-6”
Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou
para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com
ações de graças; 4-Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que
rejeitar, sendo recebido com ações de graças. 5- Porque pela palavra de Deus e
pela oração é santificada. 6- Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom
ministro de Jesus Cristo, criado.”
Paulo continua falando de como alguns
falsos mestres estavam corrompendo a igreja de Éfeso; eles estavam proibindo o
casamento e exigindo abstinência de alimentos.
Os falsos mestres em Éfeso menosprezavam o
mundo material como se fosse somente mau. Isso se tornou doutrina central do
gnosticismo desenvolvido no século. Todavia, em Gênesis 1.31, tudo o que Deus
criou foi por Ele considerado muito bom. Os cristãos devem desfrutar de tudo o
que Deus criou e deu-lhes para usar e administrar.
Santificada significa separada. Casamento,
alimentos e bens são, na realidade, assuntos espirituais. Devem ser desfrutados
pelo cristão, sempre reconhecendo seu correto objetivo perante Deus.
Ele usa os falsos ministros que:
·
Usam
a mentira para enganar.
· Distorcem
a Palavra de Deus. Proibindo o casamento e ordenando abstinência de alimentos.
Paulo continua advertindo a Timóteo
dizendo: Para os que conhecem a verdade recebam com gratidão e ações de graça.
Porque pela Palavra e oração é santificado. Assim sereis bons ministros de
Jesus Cristo.
III.
A FÉ DEVE SER GUARDADA
Obviamente que pelo cuidado de Deus não há
possibilidade de Queda. A parte frágil é a nossa e não a do Senhor. Se
dependesse Dele não haveria queda. Ele vai continuar agindo e disponibilizando
seus recursos para que nós sermos vencedores. Ele não mantém nós na ignorância
de que podemos cair e nos afastar Dele.
Se por um lado a fé pode ser perdida, por
outro ela pode ser guardada.
1. Acrescentai
à vossa fé. 2ª
Pedro 1.5-7 “E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai a
vossa fé a virtude, e a virtude a ciência, e a ciência o domínio próprio, e ao
domínio próprio a perseverança, e a perseverança a piedade, e a piedade a
fraternidade, e a fraternidade o amor.”
“Procurai
com toda a diligência”. O aoristo grego implica um efeito ao longo da vida.
Segundo Pedro a nossa fé precisa ser
acrescentada. Aqueles que não se esforçam para acrescentar a sua fé e,
portanto, tem falta destas qualidades são chamados cegos. Uma pessoa que não
mais se lembra que foi lavada dos seus pecados do passado, exatamente como o
homem da parábola dos 10.000 talentos (Mt 18.23-35), que havia esquecido a
generosidade do seu senhor e do que havia sido purificado.
2. O
cristão deve confirmar em seu coração o chamado de Deus para a sua vida. 2ª Pd 1.10,11 “Portanto,
irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque,
fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente
concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”
“...fazendo
isto, nunca jamais tropeçareis.” Ou “pecaremos”, como a versão da Vulgata
Latina e as versões Árabes vertem; não que eles nunca deveriam cair, ou em
qualquer sentido, porque em muitas coisas ofendemos todos nós ou caímos. Porém
se vivermos uma fé genuína e alicerçada na graça de Deus entraremos no reino
dos céus e juntos com Senhor reinaremos eternamente.
Pedro queria despertar os crentes que
haviam ouvido os falsos mestres e acreditavam que, porque a salvação não se
baseia em boas ações, eles poderiam viver de qualquer maneira que quisessem.
O apóstolo Pedro faz lembrar os irmãos
sobre a constância na fé cristã. Ele compartilha os fundamentos para servir ao
Senhor com perseverança além das adversidades que enfrentaremos em nossa vida. 2ª
Timóteo 4.7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
3.
Permanecer firmes na Fé. Atos 14.22 “Confirmando os ânimos dos discípulos,
exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa
entrar no reino de Deus.”
A palavra “tribulação” refere-se a todos
os tipos de provações que podem nos afligir. Isto inclui coisas como necessidades
financeiras ou materiais, circunstâncias difíceis, tristeza, enfermidade,
perseguição, maus tratos ou solidão. Paulo exorta, encoraja a permanecer na fé.
Somente é um verdadeiro vencedor, e será
coroado no final, quem permanece firme até que a trombeta de guerra não seja
mais tocada.
A perseverança é, portanto, um alvo para
todos os nossos inimigos espirituais. Pois Jesus diz em Mateus 24.13 “Mas aquele
que perseverar até ao fim, esse será salvo.”
O mundo não se opõe a que você seja
cristão por um tempo, se ele puder tentá-lo a cessar a sua peregrinação, e a se
estabelecer para comprar e vender com ele na Soberba da Vida.
3.1.
As palavras de Paulo de encorajamento aos coríntios é que devemos estar firmes
na fé. 1ª
Coríntios 16.13 “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e
fortalecei-vos.”
A palavra vigia usada aqui ignifica
manter-se acordado, estar vigilante, etc.; Paulo usa uma metáfora e isso talvez
seja uma metáfora militar derivada do dever daqueles que estão posicionados
como sentinelas para guardar um acampamento ou observar os movimentos de um
inimigo. O termo é frequentemente usado no Novo Testamento, e o dever frequentemente
prescrito: Efésios 6.13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que
possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”
“...havendo
feito tudo, ficar firmes...” A palavra firme (gr. hedraios) significa “o que está sentado, imóvel”. Descreve a
condição de alguém que tem uma firme convicção, que não fica mudando de opinião
a todo instante. Não se trata de uma pessoa que tem um credo para cada dia,
hoje crê numa coisa, amanhã em outra e quem sabe semana que vem em outra
completamente diferente. O termo descreve “o que está firme em seu coração, não
tendo necessidade, mas domínio sobre o seu próprio arbítrio, e isto bem firmado
no seu ânimo” (1ª Co 7.37). A ele não cabe a repreensão “até quando coxeareis
entre dois pensamentos?” (1º Rs 18.21).
4. Conservar
a nossa fé.
1ª Timóteo 1.19 “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns,
rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”
Essa fé é mantida sobre a perspectiva, ou
seja, no ponto de vista da palavra de Deus, pois não existem outros meios pelos
quais podemos conservá-la. Todavia não devemos apenas declarar ter uma vida de
fé, nem ter uma fé disfarçada, mas vivê-la genuinamente. (Hb 11.34) Paulo
advertia a Timóteo a respeito da terrível e temível apostasia que continua
ainda hoje sendo o abandono da fé (1ª Tm 4.1; 5.11-15; 6.9,10). Existem muitas
outras coisas que podem levar o crente a abandonar a fé em Cristo, mas Paulo
nos exorta a fugir delas (1ª Tm 6.11).
5. Guardada
até o fim.
O escritor aos Hebreus faz alusão a guardar firmemente o princípio da confiança
até o fim: “Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos
firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.” (Hb 3.14).
Somos participantes do corpo de Cristo,
mas precisamos permanecer nesse corpo através da fé até o fim.
6. A
batalhar pela fé. Judas
1.3 “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da
salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar
pela fé que uma vez foi dada aos santos.”
O assunto central do pequeno livro de
Judas é o versículo 3. Por isso, desejamos torná-lo o assunto de nossa
mensagem: é dever de todo crente genuíno batalhar pela fé que uma vez por todas
foi entregue aos santos. Procurarei desenvolver o significado desta doutrina
utilizando quatro sentenças.
·
Existe
uma fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos.
·
Esta
fé é digna de que batalhemos por ela.
·
Esta
fé está sendo constantemente ameaçada por elementos de dentro da igreja.
·
Todo
crente genuíno deve batalhar por esta fé.
IV.
O CRISTÃO PRECISA RESISTIR O DIABO
O
objetivo maior do diabo é ceifar a vida das pessoas. Quando falamos
especificamente sobre a Igreja, o corpo de Cristo, percebemos que ele faz isso
de muitas formas, mas a principal delas é através do esfriamento e do consequente
enfraquecimento dos irmãos. Quando o diabo consegue esfriar e enfraquecer a
Igreja, consequentemente os irmãos não conseguirão vencê-lo e ele terá
facilidade para roubar, matar e destruir quem ele desejar.
1.
Estamos em uma luta espiritual. Efésios 6.12 “Porque não temos que lutar
contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as
potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
Deus permitiu Jó entrar em uma grande
prova, a ponto de perder tudo, e a ainda sua mulher dizendo: “Então sua mulher
lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.” (Jó 2.9).
2. A
missão do diabo é destruir a fé do cristão. 1ª Pedro 5.8,9 “Sede sóbrios;
vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão,
buscando a quem possa tragar; 9- Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as
mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”
Às vezes, Satanás é representado como se
transformar em anjo de luz (cf. 2ª Co 11.14); e às vezes, como aqui, como um
leão que ruge: denotando os esforços que ele faz para nos alarmar e dominar.
Portanto seja vigilante contra os projetos sutis e maliciosos de seus inimigos
espirituais.
Resistir
firme na fé.
Para mostrar a eficácia da fé o apostolo Paulo chama isso de escudo que é uma
arma de guerra para resistir à tentação, ou seja, que devemos usar para nos
defender contra a setas malignas.
3. Como vencer o
diabo?
“...”. Tiago 4.7,8 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá
de vós. 8- Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos,
pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”
Para
vencer o diabo em primeiro lugar devemos nos sujeitar a Deus. Segundo lugar vem
a santificação: alimpai as mãos, pecadores; Purificai os corações.
Observe que a missão do diabo é
colocar-nos contra Deus, e nos afastar Dele e de Sua misericórdia. A sua missão
é roubar, matar e destruir. Mas se conservar a tua fé viva em Jesus Cristo: “Olhando
para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava
proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do
trono de Deus.” (Hb 12.2).
Sem
fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11.6 “Ora, sem fé é impossível
agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que
ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
V. O
PERIGO DA APOSTASIA
Hebreus 10.25-31 “Não deixando a nossa
congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e
tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 26- Porque, se
pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade,
já não resta mais sacrifício pelos pecados. 27- Mas uma certa expectação
horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28- Quebrantando
alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três
testemunhas. 29- De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor
aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com
que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?”
O texto acima fala de pessoas que foram
salvas (cristãos), isso é dedutível do fato de que o autor da epístola estava
escrevendo a judeus convertidos, ou seja, ao povo cristão. Nos versos
anteriores, conforme os versos anteriores Hebreus 10.22-24.
1. Elas
já receberam o “pleno conhecimento da verdade” (v. 26). E para isso, era
necessário que Deus lhes abrisse os olhos para que elas compreendessem a
totalidade do evangelho, coisa que só ocorre com pessoas regeneradas (At
26.18).
2. “Não
deixando a nossa congregação...”. O escritor de Hebreus sabe que alguns
podem cair, mesmo que eles reúnam-se com a congregação dos crentes e então
participem deste grande privilégio de vir à presença de Deus (cf.10.19-22).
3. “....como
é o costume de alguns...”. Esta expressão prova que ele não está aqui ainda
falando de apostasia. Mas usando uma expressão de advertência para encorajar
uns aos outros.
O grande problema dos destinatários desta
carta, e que motivados pelas perseguições, umas das primeiras coisas que
“alguns” fizeram, foi deixar de congregar, e o que nos mostra o versículo
supracitado. E é exatamente o que está acontecendo com muitos cristãos
atualmente! Quando as lutas chegam, à primeira coisa que tem acontecido com
muitos, e o desanimo, e em seguida, o abandono da congregação.
4. “Porque,
se pecarmos voluntariamente...”. Em um contexto como esse, é apropriado
entender “profanou o sangue da aliança com que foi santificado ” como com que
foi lhe dado o privilégio de vir perante Deus com a congregação do povo de
Deus. Neste sentido, o sangue de Cristo abriu um novo caminho de acesso a Deus
para a congregação. Isto os santificou em um paralelo ao sentido cerimonial do
Antigo Testamento, e esta pessoa, por associar-se com a congregação, também foi
santificada neste sentido: ele ou ela tiveram o privilégio de apresentar-se a
Deus em adoração.
Mesmo assim, ao invés de ele dizer a tais
pessoas que elas já estavam garantidas e confirmadas na fé até o fim e que de
modo algum poderiam perder a salvação, ele afirma justamente o contrário: que
ainda é possível pecar voluntariamente e que, neste caso, resta-lhes apenas o
fogo do juízo que lhes irá devorar (Hb 10.30). É uma linguagem forte,
especialmente usada para mostrar a condenação que lhes espera em caso de
apostasia. “
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus
vivo.” (v. 31).
5. Se
é possível alguém “retroceder”, é porque antes estava no caminho. Não era um
descrente, mas um regenerado, convertido, alguém que estava na fé, mas
precisava perseverar neste caminho até o fim e não retroceder dele. Todo o
contexto mostra claramente que tais pessoas não perderão apenas a recompensa,
mas serão condenadas no dia do juízo. O autor de Hebreus demonstra isso ao
dizer:
“Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem
misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Quão mais severo
castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou
o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da
graça? Pois conhecemos aquele que disse: ‘A mim pertence a vingança; eu
retribuirei’; e outra vez: ‘O Senhor julgará o seu povo’. Terrível coisa é cair
nas mãos do Deus vivo!” (Hb 10.28-31).
O texto nos mostra que o castigo que
aguarda tais pessoas é maior do que o castigo que passou aqueles que pecaram
sob a lei. Enquanto ali era apenas uma morte passageira (primeira morte, pois
ainda havia a ressurreição), agora é uma morte eterna (segunda morte, a morte
final e irreversível). Logo, pela analogia já podemos perceber que o texto não
trata apenas de perda de recompensa, mas do castigo da morte eterna.
Outros elementos no texto também
demonstram isso, como, por exemplo, o fato de tal pessoa ter pisado os pés no Filho de Deus (v. 29), profanado o sangue da aliança (v. 29) e insultado o Espírito Santo (v. 29).
Será que uma pessoa que pisa em Jesus, que profana o Seu sangue e blasfema
contra o Espírito Santo é salva, e apenas perde uma recompensa? É lógico que
não. Tais pessoas são, obviamente, apóstatas, que se desviaram não
parcialmente, mas totalmente da fé. O verso final mostra isso com ainda mais
clareza, ao dizer que terrível coisa é cair nas mãos de Deus (v.31). Será que
essa coisa tão terrível é estar no Céu sem recompensa?
VI. A
NECESSIDADE DE ADVERTÊNCIA (Ezequiel 3.20,21)
Ezequiel 3.20,21 “Semelhantemente, quando
o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante
dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá;
e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da
tua mão o requererei. 21- Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele
não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.”
1. Um justo pode mudar e fazer
coisas más.
Esse justo vai morrer por causa desses maus atos. As boas obras do passado não
vão salvar esse justo pessoa. Ele vai morrer pelo que fez nos seus últimos dias
de vida. Se Ezequiel não tinha avisado esse crente de seus atos iníquos, então
ele (Ezequiel) seria o culpado por essa morte. Talvez a pessoa não agisse assim
quando Ezequiel o avisou. Em seguida, Ezequiel não era o culpado por tal morte.
Mas Deus não quer que a pessoa sofra. Então, Deus estava enviando o profeta Ezequiel
a fim de dar a essa pessoa que cometeu iniquidade uma outra oportunidade, uma
oportunidade de se arrepender. Se essa pessoa desse as costas ao pecado, então
viveria.
A incumbência que Deus dá ao Profeta é
semelhante ao princípio da responsabilidade pelo sangue descrita em Gênesis 9.5,6.
Isto é, se ele não entregasse a mensagem, seria culpado pela morte deles.
Nosso dever como servos de Deus, é ouvir a
Deus e comunicar Sua vontade às pessoas que estão a nossa volta. Não podemos
cair na tentação de omitir a verdade para ser “agradáveis”. Devemos comunicar
as pessoas que suas escolhas tem consequências e cada um de nós arcará com elas
2. É
fundamental advertir aqueles que apostataram da fé. Devemos trazê-los
de volta (Tg 5.19,20), antes que venham a cometer uma apostasia total. Antes
que venham profanar o sangue da aliança com que foi santificado (Hb 10.29), e
não mais receber mais o perdão de Deus (Mt 12.31).
3. Aquele que apostatou da fé está
sem salvação.
Jesus disse que olhar para trás nos torna indignos do Reino (Lc 9.62). Disse
que, se a pessoa não permanecer nele, será cortada (Jo 15.6). Paulo fala da
possibilidade de sermos cortados do reino se não estivermos firmes na fé e não
temermos a Deus (Rm 11.17-22). O autor aos Hebreus pergunta: “... como escaparemos
nós, se negligenciarmos tão grande salvação?...”. (Hb 2.3). (Veja ainda:
Colossenses 1.23; Ezequiel 18.26; Lucas 15.24; Isaías 1.28.).
VII.
COMO EVITAR A APOSTASIA?
1. Alimentar
a fé.
“Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo
que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está
assentado à direita do trono de Deus.” (Hb 12.2).
Existe uma fé
que de uma vez por todas foi entregue aos santos (Jd 1.3). Às vezes, a palavra “fé” é utilizada significando o sentimento de
confiança em Cristo.
É necessário exaltar Cristo como
grandioso. Somente Cristo pode expressar a verdade. Crendo que as palavras de
Deus realizam tudo, a pessoa é naturalmente capaz de seguir e testificar a
Cristo.
Para evitar a apostasia, você precisa
dedicar sua vida a Deus e conhecer a verdade. Quem conhece a verdade também
consegue reconhecer uma mentira.
2. Ler
a Bíblia. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter
nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. (Jo 5.39).
A palavra
“examinais” traduz o verbo grego ereunao. Esse verbo pode ser traduzido
e lido corretamente tanto como um imperativo como um indicativo. A questão é
que essa variação pode mudar completamente o significado da frase.
A Bíblia é a Palavra de Deus e Deus não
mente; a Bíblia nos ensina a verdade e como reconhecer a mentira (Jo 8.31-32).
3. Ore. Aprofunde seu
relacionamento com Deus; quanto mais você convive com o Pai da Verdade, mais
afinado ficará seu “detetor de mentiras” natural (2ª Pedro 3.17-18).
Analise – não aceite tudo que uma pessoa
diz só porque sim; confira se está em conformidade com a Bíblia (1ª Ts 5.21).
4. Confar em Deus.
Não desista de segui-lo quando as coisas ficam difíceis, mas procure se
aproximar cada vez mais dele e conhecer melhor a verdade da Bíblia. Quem mantém
seu coração dedicado a Deus não cairá em apostasia. “Os que confiam no SENHOR
serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Sl
125.1).
5.
Não deixe de congregar. Hebreus 10.25 “Não deixando a nossa congregação, como
é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto
vedes que se vai aproximando aquele dia.”
Mas aquele que é nascido de Deus, jamais
poderá viver novamente na conformidade do pecado. Isso é incompatível com sua
nova natureza, com a semente de Deus que permanece nele (1 João 3:6; 3:9).
O verdadeiro cristão que é nascido de
Deus, certamente passa por crises e momentos difíceis. Ele é confrontado pelo
pecado por conta de sua natureza humana decaída. Porém, ele não consegue se
conformar com o pecado e viver na prática das obras da carne (1ª João 3.9; cf.
Gálatas 5). Quando o verdadeiro cristão erra, ele busca desesperadamente o
perdão que só Deus pode dar (1ª João 1.19).
A apostasia é um mal que deve ser
identificado e combatido pela Igreja. Porém, ela também deve ser interpretada
como cumprimento das Escrituras. Isso significa que a apostasia serve como um
sinal que aponta para a verdade de que o dia do glorioso retorno de Jesus se
aproxima.
Pr. Elias Ribas
Assembleia de Deus
Blumenau - SC