A Bíblia nos ensina que Cristo
nasceu em Belém da Judéia há quase dois mil anos. Ensina também que Cristo já
existia ETERNAMENTE, antes do seu nascimento físico.
A divindade de Cristo é comprovada
pelos nomes divinos a Ele aplicado, conforme conta na Bíblia Sagrada.
I. O SIGNIFICADO DO NOME
Em hebraico, Yehoshua (ou Yahushua), por conseguinte, corresponde ao nome Josué, em língua portuguesa, que significa: “YHWH é salvação”. Em outros países Yeshua é usado principalmente pelos judeu-messiânicos.
II. A PREEXISTENCIA DE
CRISTO - ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO
Jo 17.5
E agora, glorificam-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que Eu tive junto de
Ti, antes que houvesse mundo. v. 24b
... porque me amaste antes da função do mundo.
III.
CRISTO É DEUS
Jo
1.1 “No
princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”. Vimos
como o termo “o verbo” se refere sempre a Jesus. João declara abertamente: “O
Verbo era Deus”.
1. Jesus é o Verbo conforme Ap 19.13 “Está vestido com um manto tinto de
sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus”.
O vocábulo “Verbo” é às
vezes traduzido por “Palavra”, pois na língua grega é “logos”.
Para os gregos o “logos” era um princípio divino que
governava o universo. O vocábulo por si só significa: “razão, palavra,
pensamento” etc… Não tem correspondente em língua moderna.
O “logos” da filosofia era impessoal, mas o de João é uma pessoa. O “logos” da filosofia não é o mesmo de
João 1.1.
O Verbo eterno tornou-se
Filho encarnado, quando foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria,
cumprindo-se assim a promessa de Deus: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”
(Salmo 2.7; Atos 13.33). A partir daí “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”
(João 1.14). A ideia de João 1.1 é progressiva, uma declaração vai esclarecendo
a anterior até culminar com a declaração enfática: “e o Verbo era Deus”.
Essa passagem é o tropeço
das Testemunhas de Jeová. Vertem na Tradução do Novo Mundo: “e a Palavra era
[um] deus”. Tal (ter) versão os torna um movimento religioso heterodoxo
politeísta: creem em mais de um Deus. O próprio Jeová declara em sua Palavra:
“antes de mim deus nenhum se formou e depois de mim nenhum haverá” (Is 43.10);
“além de mim não há Deus” (Is 44.6). O que fazem agora as Testemunhas de Jeová
com Jesus? Há um só Deus verdadeiro (João 17.3), as demais divindades são
falsas.
2. Paulo explica para os
filipenses que Jesus era Deus. Fl 2.5-11 “De sorte que haja
em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. 6 Que, sendo em
forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas fez a si mesmo de
nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à
morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe
deu um nome que é sobre todo o nome. 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo
o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. 11 E toda a
língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”
3. Tomé reconheceu que
Jesus era Deus. João 20.27-29 “Depois disse a Tomé:
Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu
lado; e não sejas incrédulo, mas crente. 28 E Tomé respondeu, e disse-lhe:
Senhor meu, e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste;
bem-aventurados os que não viram e creram.”
4.
Jesus veio revelar o Pai.
Jo 1.18“Ninguém
jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem o
revelou”.
Esta é uma declaração
clara da deidade de Jesus Cristo.
IV.
CRISTO É ETERNO
Fl
2.6
“Ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação ser o ser igual a
Deus. Evidentemente, se Cristo é igual a Deus, compartilhou igualmente da
eterna existência de Deus”.
Jesus é Deus forte e pai da
eternidade. Is 9.6
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os
seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai
da Eternidade, Príncipe da Paz.”
Em
primeiro lugar este texto está falando de Jesus. Porque um menino nos nasceu...”.
Segundo
lugar Deus forte aparece com o D maiúsculo.
Em terceiro lugar Ele é o Pai da eternidade, isto é, não teve começo e nem fim.
V. CRISTO É UM DEUS VERDADEIRO
1ª João 5.20 “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”
Ap 3.7 “E
ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que
é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha,
e ninguém abre.”
Jo
1.1-3 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com
Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas
foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.
Gn
1.1 “No
princípio criou Deus o céu e a terra”. Jesus como Deus eterno estava na criação
de Deus.
Cl
1.16 Paulo
diz: “Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis
e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer
potestades. Tudo foi criado por meio d’Ele e para Ele”.
Hb
1.1-2
“Deus... nestes últimos dias nos falou pelo Filho a quem constitui herdeiro de
todas as coisas, pelo qual também fez o universo”.
VII. É O ALFA E O ÔMEGA
Ap
1.7-8 “Eis
que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram;
e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa
e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de
vir, o Todo-Poderoso.”
Ap
21.6
“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.
A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.”
Ap
22.12,13
“E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um
segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro
e o derradeiro.”
Alfa
e Ômega correspondem às letras A e Z do alfabeto grego. Cristo é a razão de ser
do início de todas as coisas (sendo Ele mesmo o Criador). Referimo-nos ao fato
de que Jesus não teve início, nem terá fim. Não precisamos preocupar-nos com
perguntas inúteis como: Quando Cristo começou a existir? Aceitamos sem reservas
a explicação dada na Bíblia, porque é a palavra de Deus.
VIII. CRISTO É IGUAL AO PAI
Jo
10.30
“Eu e o Pai somos um.”
Jo
8.18-19 “Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica
também o Pai que me enviou. 19 Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus
respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim,
também conheceríeis a meu Pai.”
João 14.6-11 “Disse-lhe
Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por
mim. 7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde
agora o conheceis, e o tendes visto. 8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o
Pai, o que nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não
me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu:
Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?
As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em
mim, é quem faz as obras. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim;
crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.”
Cristo
preexistia “com Deus” antes da criação do mundo. Ele era uma pessoa existente
desde a eternidade, distinto de Deus Pai, mas em eterna comunhão com Ele.
Cristo era divino (o verbo de Deus), e tinha a mesma natureza do Pai. Por isso Jesus disse “eu e o Pai somos um”
para mostrar sua perfeita união com Deus Pai. Jesus e o Pai estão completamente
unidos e tudo que Jesus faz é em nome do Pai. A união com Jesus é união com
Deus.
Jesus
declarou que ele e o Pai são um quando alguns judeus lhe pediram para dizer
abertamente se ele era o Cristo, o salvador prometido. Jesus respondeu que ele
já tinha dito isso claramente e os repreendeu por sua incredulidade. Jesus falava,
mas eles não ouviam.
IX. JESUS É O “EU SOU”
No original hebraico é “EU
SEREI”.
João 8.58
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão
existisse, eu sou”.
Jo 8.5
“Antes que Abraão existisse, Eu sou”.
Quando Jesus viveu na
terra, sempre esteve consciente que era Deus. O livro de Êxodos nos diz que o
nome de Deus é Eu Sou. Como já vimos Jesus e o Pai são um.
Jesus afirmou que era
Deus.
“Eu
e o Pai somos um”. Novamente os judeus pegaram as pedras
para lhe atirar.
Jesus afirma para os judeus que: “Antes
que Abraão existisse, Eu Sou”.
Fp 2.9-11 “Pelo que também Deus o exaltou
sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de
Jesus se dobre todo joelho, nos céus, e na terra e debaixo da terra, e toda
língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.
Tt 2.13 “Aguardando a bendita esperança e a
manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.
Jo
17.1
“Pai, é chegada a hora: glorifica o Teu Filho, para que também o Teu Filho Te
glorifique a Ti”.
Jo
3.16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para
que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Mt 16.15-17 “Mas vós continuou ele, quem dizeis
que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus
vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és tu Simão Barjonas, porque não
foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai que está nos céus”.
Mt
14.33,
após presenciarem o milagre da calmaria no mar da Galileia por Jesus, os
discípulos adoraram-no dizendo: “Verdadeiramente és Filho de Deus”.
Mt
8.29,
até os demônios reconheceram a divindade de Jesus, gritando: “Que temos nós
contigo, ó Filho de Deus?”.
Jo
1.34 João
Batista diz: “Pois eu de fato vi e tenho testificado que Ele é o Filho de
Deus”.
Mt
27.54 Também
os soldados romanos disseram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”.
Mt
3.17 Depois
de ser Cristo batizado por João Batista, Deus o Pai falou dos céus: Este é o
meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Mc
9.7, no monte da transfiguração de novo o
Pai falou: “Este é o meu Filho amado, a Ele ouvi”.
At 8.37 “Respondeu Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. Disse ele: Creio que Jesus é o Filho de Deus”.
XII. JESUS É ONIPOTENTE
Mt 28.18 “Jesus, aproximou-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.”
Ap 1.1 “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.”
XIII.
JESUS É O PRIMOGENITO DE DEUS PAI
Hb
1.6 “E outra vez, quando introduz no mundo o
primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”
Ao
longo da história do cristianismo, houve muita discussão a respeito do
significado do termo “primogênito” (grego protótokos) quando usado em
relação a Cristo.
No
Novo Testamento, Cristo é chamado de “o Primogênito” (Hebreus 1:6), “o
primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:15), “o Primogênito dos mortos”
(Apocalipse 1:5), “o primogênito de entre os mortos” (Colossenses 1:18) e “o
primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).
Cristo
é qualificado de “o primogênito de toda a criação” em um contexto que O
enaltece como o Criador que está acima de toda a criação.
O
propósito de Deus ao enviar o seu Filho unigénito foi para que Ele se tornasse
o primogénito entre muitos irmãos (Romanos 8.29), sendo exclusivamente
preeminente entre os filhos de Deus. Em quase todas as referências no Novo
Testamento, o termo irmão é sinónimo de crente. A palavra grega para
“primogénito” é “prototokos”. O antigo filósofo grego, Philo, usou essa
palavra com o significado de arquétipo e ideia primordial. Ao aplicar esta
definição a Jesus, Ele é o protótipo, o padrão, ou a pedra angular. Isto denota
o Seu estatuto e caráter e não a sua origem.
Cl
1.15-17 “O qual é imagem do Deus
invisível, o primogênito de toda a criação. 16 Porque nele foram criadas todas
as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos,
sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele
e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem
por ele.”
Se
o próprio Cristo fosse uma criatura do Pai, como alegam os Tjs, como poderia o
texto acima afirmar que “tudo” o que foi criado foi “por meio d’Ele” criado? Se
Cristo houvesse sido gerado em algum momento da eternidade, como poderia ser
chamado em Isaías 9.6 de “Deus Forte” e “Pai da Eternidade”? Nesse caso, Ele
não seria “Pai da Eternidade”, mas simplesmente uma criatura que veio à
existência em algum momento específico da eternidade! Cremos, porém, que como
“o primogênito de toda a criação” Cristo é o Soberano absoluto sobre toda a
criação, pois “n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2.9).
Então,
isso basicamente significa que Jesus é cocriador com o Pai. E você, eu e esta
Terra fomos criados PARA Jesus!!!
XIV.
JESUS TEM DIREITO À MESMA HONRA QUE É PRESTADA A DEUS
Jo
5.23
“A fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra
o Filho não honra o Pai que o enviou”.
XV. ASSENTADO À DIREITA
DE DEUS
Hb 1.3
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e
sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si
mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas
alturas”.
Nos antigos impérios e
reinos, o lugar de honra era ao lado do monarca, ou do imperador. A comunicação
sobre a posição de Cristo, quando elevado aos céus, evoca essa metáfora. Após
sua ascensão, Jesus foi recebido à direita de Deus.
Mc 16.19
Estevão viu Jesus à destra de Deus, no momento de seu martírio (At 7.55);
(ver ainda Rm 8.34).
Conclusão:
A importância desta palavra é para que você conheça o poder que existe na
pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Talvez você não tivesse o conhecimento da
preexistência de Cristo, nem da Sua suprema importância. Esta é a razão porque
devemos dar só a Ele toda honra, todo o louvor e toda glória.
O mundo hoje vive num
caos porque está pedindo de forma errada, fora da palavra de Deus.
Isaías 59.1-2
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem
surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem
separação entre vós e vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de
vós para que não ouça”.
O homem fora da palavra de Deus logicamente se encontra em pecado, e em pecado está separado do Senhor. Mas aqueles que estão olhando para Jesus e cumprindo sua palavra tem uma vida totalmente diferente, uma vida de paz, tranquila, serena; porque elas têm depositado toda a confiança somente em Jesus que é ETERNO e CRIADOR.
Pr. Elias Ribas - Dr. em Teologia
Assembleia de Deus
Blumenau - SC
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