TEOLOGIA EM FOCO: A DIVINDADE DE JESUS

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

A DIVINDADE DE JESUS

 


A Bíblia nos ensina que Cristo nasceu em Belém da Judéia há quase dois mil anos. Ensina também que Cristo já existia ETERNAMENTE, antes do seu nascimento físico.

 

A divindade de Cristo é comprovada pelos nomes divinos a Ele aplicado, conforme conta na Bíblia Sagrada.

 

I. O SIGNIFICADO DO NOME 

Em hebraico, Yehoshua (ou Yahushua), por conseguinte, corresponde ao nome Josué, em língua portuguesa, que significa: “YHWH é salvação”. Em outros países Yeshua é usado principalmente pelos judeu-messiânicos. 

II. A PREEXISTENCIA DE CRISTO - ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO

 

Jo 17.5 E agora, glorificam-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo. v. 24b ... porque me amaste antes da função do mundo.

 

III. CRISTO É DEUS

 

Jo 1.1 “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”. Vimos como o termo “o verbo” se refere sempre a Jesus. João declara abertamente: “O Verbo era Deus”.

 

1. Jesus é o Verbo conforme Ap 19.13 “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus”.

 

O vocábulo “Verbo” é às vezes traduzido por “Palavra”, pois na língua grega é “logos”.

 

Para os gregos o “logos” era um princípio divino que governava o universo. O vocábulo por si só significa: “razão, palavra, pensamento” etc… Não tem correspondente em língua moderna.

 

O “logos” da filosofia era impessoal, mas o de João é uma pessoa. O “logos” da filosofia não é o mesmo de João 1.1.

 

O Verbo eterno tornou-se Filho encarnado, quando foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, cumprindo-se assim a promessa de Deus: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” (Salmo 2.7; Atos 13.33). A partir daí “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1.14). A ideia de João 1.1 é progressiva, uma declaração vai esclarecendo a anterior até culminar com a declaração enfática: “e o Verbo era Deus”.

Essa passagem é o tropeço das Testemunhas de Jeová. Vertem na Tradução do Novo Mundo: “e a Palavra era [um] deus”. Tal (ter) versão os torna um movimento religioso heterodoxo politeísta: creem em mais de um Deus. O próprio Jeová declara em sua Palavra: “antes de mim deus nenhum se formou e depois de mim nenhum haverá” (Is 43.10); “além de mim não há Deus” (Is 44.6). O que fazem agora as Testemunhas de Jeová com Jesus? Há um só Deus verdadeiro (João 17.3), as demais divindades são falsas.

 

2. Paulo explica para os filipenses que Jesus era Deus. Fl 2.5-11 “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

 

3. Tomé reconheceu que Jesus era Deus. João 20.27-29 “Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. 28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.”

 

4. Jesus veio revelar o Pai.

Jo 1.18“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

 

Esta é uma declaração clara da deidade de Jesus Cristo.

 

IV. CRISTO É ETERNO

 

Fl 2.6 “Ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação ser o ser igual a Deus. Evidentemente, se Cristo é igual a Deus, compartilhou igualmente da eterna existência de Deus”.

 

Jesus é Deus forte e pai da eternidade. Is 9.6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

 

Em primeiro lugar este texto está falando de Jesus. Porque um menino nos nasceu...”.

 

Segundo lugar Deus forte aparece com o D maiúsculo.

 

Em terceiro lugar Ele é o Pai da eternidade, isto é, não teve começo e nem fim. 

V. CRISTO É UM DEUS VERDADEIRO 

1ª João 5.20 “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” 

Ap 3.7 “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.”

 

VI. CRISTO, O CRIADOR

 

Jo 1.1-3 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.

 

Gn 1.1 “No princípio criou Deus o céu e a terra”. Jesus como Deus eterno estava na criação de Deus.

 

Cl 1.16 Paulo diz: “Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio d’Ele e para Ele”.

 

Hb 1.1-2 “Deus... nestes últimos dias nos falou pelo Filho a quem constitui herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”.

 

VII. É O ALFA E O ÔMEGA

 

Ap 1.7-8 “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

 

Ap 21.6 “E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.”

 

Ap 22.12,13 “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”

 

Alfa e Ômega correspondem às letras A e Z do alfabeto grego. Cristo é a razão de ser do início de todas as coisas (sendo Ele mesmo o Criador). Referimo-nos ao fato de que Jesus não teve início, nem terá fim. Não precisamos preocupar-nos com perguntas inúteis como: Quando Cristo começou a existir? Aceitamos sem reservas a explicação dada na Bíblia, porque é a palavra de Deus.

 

VIII. CRISTO É IGUAL AO PAI

 

Jo 10.30 “Eu e o Pai somos um.”

 

Jo 8.18-19 “Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou. 19 Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.”

 

João 14.6-11 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.”

 

Cristo preexistia “com Deus” antes da criação do mundo. Ele era uma pessoa existente desde a eternidade, distinto de Deus Pai, mas em eterna comunhão com Ele. Cristo era divino (o verbo de Deus), e tinha a mesma natureza do Pai. Por isso Jesus disse “eu e o Pai somos um” para mostrar sua perfeita união com Deus Pai. Jesus e o Pai estão completamente unidos e tudo que Jesus faz é em nome do Pai. A união com Jesus é união com Deus.

 

Jesus declarou que ele e o Pai são um quando alguns judeus lhe pediram para dizer abertamente se ele era o Cristo, o salvador prometido. Jesus respondeu que ele já tinha dito isso claramente e os repreendeu por sua incredulidade. Jesus falava, mas eles não ouviam.

 

IX. JESUS É O “EU SOU”

 

No original hebraico é “EU SEREI”.

João 8.58 “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou”.

 

Jo 8.5 “Antes que Abraão existisse, Eu sou”.

Quando Jesus viveu na terra, sempre esteve consciente que era Deus. O livro de Êxodos nos diz que o nome de Deus é Eu Sou. Como já vimos Jesus e o Pai são um.

 

Jesus afirmou que era Deus.

“Eu e o Pai somos um”. Novamente os judeus pegaram as pedras para lhe atirar.

 

Jesus afirma para os judeus que: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou”.

 

X. CRISTO É SENHOR

 

Fp 2.9-11 “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.

 

Tt 2.13 “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.

 

XI. CRISTO É O FILHO DE DEUS

 

Jo 17.1 “Pai, é chegada a hora: glorifica o Teu Filho, para que também o Teu Filho Te glorifique a Ti”.

Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

 

Mt 16.15-17 “Mas vós continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és tu Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai que está nos céus”.

 

Mt 14.33, após presenciarem o milagre da calmaria no mar da Galileia por Jesus, os discípulos adoraram-no dizendo: “Verdadeiramente és Filho de Deus”.

 

Mt 8.29, até os demônios reconheceram a divindade de Jesus, gritando: “Que temos nós contigo, ó Filho de Deus?”.

 

Jo 1.34 João Batista diz: “Pois eu de fato vi e tenho testificado que Ele é o Filho de Deus”.

 

Mt 27.54 Também os soldados romanos disseram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”.

 

Mt 3.17 Depois de ser Cristo batizado por João Batista, Deus o Pai falou dos céus: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

 

Mc 9.7, no monte da transfiguração de novo o Pai falou: “Este é o meu Filho amado, a Ele ouvi”.

 

At 8.37 “Respondeu Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. Disse ele: Creio que Jesus é o Filho de Deus”.


XII. JESUS É ONIPOTENTE 

Mt 28.18 “Jesus, aproximou-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.” 

Ap 1.1 “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” 

XIII. JESUS É O PRIMOGENITO DE DEUS PAI

 

Hb 1.6 “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”

 

Ao longo da história do cristianismo, houve muita discussão a respeito do significado do termo “primogênito” (grego protótokos) quando usado em relação a Cristo.

 

No Novo Testamento, Cristo é chamado de “o Primogênito” (Hebreus 1:6), “o primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:15), “o Primogênito dos mortos” (Apocalipse 1:5), “o primogênito de entre os mortos” (Colossenses 1:18) e “o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).

Cristo é qualificado de “o primogênito de toda a criação” em um contexto que O enaltece como o Criador que está acima de toda a criação.


O propósito de Deus ao enviar o seu Filho unigénito foi para que Ele se tornasse o primogénito entre muitos irmãos (Romanos 8.29), sendo exclusivamente preeminente entre os filhos de Deus. Em quase todas as referências no Novo Testamento, o termo irmão é sinónimo de crente. A palavra grega para “primogénito” é “prototokos”. O antigo filósofo grego, Philo, usou essa palavra com o significado de arquétipo e ideia primordial. Ao aplicar esta definição a Jesus, Ele é o protótipo, o padrão, ou a pedra angular. Isto denota o Seu estatuto e caráter e não a sua origem.

 

Cl 1.15-17 “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”

 

Se o próprio Cristo fosse uma criatura do Pai, como alegam os Tjs, como poderia o texto acima afirmar que “tudo” o que foi criado foi “por meio d’Ele” criado? Se Cristo houvesse sido gerado em algum momento da eternidade, como poderia ser chamado em Isaías 9.6 de “Deus Forte” e “Pai da Eternidade”? Nesse caso, Ele não seria “Pai da Eternidade”, mas simplesmente uma criatura que veio à existência em algum momento específico da eternidade! Cremos, porém, que como “o primogênito de toda a criação” Cristo é o Soberano absoluto sobre toda a criação, pois “n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2.9).

Então, isso basicamente significa que Jesus é cocriador com o Pai. E você, eu e esta Terra fomos criados PARA Jesus!!!

 

XIV. JESUS TEM DIREITO À MESMA HONRA QUE É PRESTADA A DEUS

 

Jo 5.23 “A fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou”.

 

XV. ASSENTADO À DIREITA DE DEUS

 

Hb 1.3 “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas”.

 

Nos antigos impérios e reinos, o lugar de honra era ao lado do monarca, ou do imperador. A comunicação sobre a posição de Cristo, quando elevado aos céus, evoca essa metáfora. Após sua ascensão, Jesus foi recebido à direita de Deus.

 

Mc 16.19 Estevão viu Jesus à destra de Deus, no momento de seu martírio (At 7.55); (ver ainda Rm 8.34).

 

Conclusão: A importância desta palavra é para que você conheça o poder que existe na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Talvez você não tivesse o conhecimento da preexistência de Cristo, nem da Sua suprema importância. Esta é a razão porque devemos dar só a Ele toda honra, todo o louvor e toda glória.

O mundo hoje vive num caos porque está pedindo de forma errada, fora da palavra de Deus.

 

Isaías 59.1-2 “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que não ouça”.

 

O homem fora da palavra de Deus logicamente se encontra em pecado, e em pecado está separado do Senhor. Mas aqueles que estão olhando para Jesus e cumprindo sua palavra tem uma vida totalmente diferente, uma vida de paz, tranquila, serena; porque elas têm depositado toda a confiança somente em Jesus que é ETERNO e CRIADOR. 

Pr. Elias Ribas - Dr. em Teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

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