1. Definição
do termo.
No hebraico, a palavra corpo é basar, no grego a palavra corpo é somma. A palavra sarx traduz, também, a palavra
hebraica basar. A tradução mais comum da palavra sarx é “carne.” A marca distintiva
de sarx é a transitoriedade
e denota o corpo de animais e seres humanos. Neste sentido, pode ser um sinônimo
de soma. Na literatura paulina, a palavra é usada tanto para o aspecto
físico do homem (Gl 4.12) como as suas inclinações carnais e pecaminosas. Para
Paulo, nada de bom reside na sua carne que pode ser instrumento de pecado (Rm
7.18).
Quando falamos de corpo, biblicamente falando, estamos
falando da parte visível para habitar no mundo físico; é a parte física do ser
humano. O corpo é a parte que se separa na morte física.
Mas o corpo físico pode também ser considerado um
“veículo”, que pode servir tanto para santidade quanto para o pecado. Como
assim? Em gênesis 3: 1, Satanás utilizou não de um corpo humano, mas de um
corpo animal, mais especificamente de uma serpente, para poder se comunicar com
Eva para tentá-la. Em contrapartida, Deus precisou do corpo humano de Jesus
(Filipenses 2:6 - 11) para se manifestar como Salvador. Jesus teve de nascer de
um corpo físico (virgem, é claro) para assim se manifestar. A Bíblia, aliás, é
bem enfática ao dizer que Jesus em tudo se fez homem, mas também era 100% espírito.
Mas para Deus, o corpo é a sua morada, ou santuário, ou tabernáculo de carne.
O homem física do
ser humano é diferente de todos os demais seres vivos, embora alguns cientistas
tentam afirmar na semelhança com o macaco, mas também o homem não se parece com
seu criador no aspecto físico, visto que Deus é espírito, e espírito não possui
forma, a natureza física do homem foi criada única e especialmente para o
homem, nem Deus, nem os anjos, nem os animas deste planeta possuem
características parecidas.
O corpo: É
como o átrio externo do homem, ocupando assim uma posição externa e visível a
todos.
2. O corpo do homem segundo a Bíblia.
A Bíblia usa
alguns nomes para figurar o corpo do homem enquanto ele viver nesta vida
terrena.
2.1. O corpo
é o instrumento, o tabernáculo, a oficina do espírito. O corpo é órgão dos
sentidos e o laço que une o espírito ao universo material. Pelo corpo o homem
pode ver, sentir e apalpar o que está ao seu redor.
As impressões vêm do exterior pelo corpo, porém
elas só têm significado quando reconhecidas e atendidas pelo espírito. A
consciência própria, a direção própria, o poder de pensar, querer e amar,
pertencem exclusivamente ao espírito. Diante disto se entende que o espírito é
o agente, enquanto o corpo é a agência.
2.2. O corpo
é um vaso de barro. Paulo escreveu que nosso corpo é vaso de barro (2ª Co
4.7), evidentemente o corpo é terreno (1ª Co 15.47), e como tal, um corpo de
humilhação (Fl 3.21), sujeito às enfermidades e à morte (1ª Co 15.53), de
maneira que gememos por um corpo celestial (2ª Co 5.2). Mas, nunca devemos nos
esquecer de que o nosso corpo é também “santuário do Espírito Santo” (1ª Co
6.19) e “membros do corpo de Cristo” (1ª Co 6.10; 12.27). E o Espírito Santo
fortalecerá o nosso tabernáculo terrestre para que possamos corresponder às
necessidades da obra de Deus e para que nem nossa vida, nem o reino de Deus
sofram por causa das fraquezas do corpo.
2.3. Templo do Espírito Santo.
Mediante o
corpo o homem é um ser social religioso e por meio do corpo é que ele será
julgado. O corpo é o Templo do Espírito Santo (1ª Co 3.16), o homem também é Templo de Deus, e da mesma maneira
tem três partes: CORPO, ALMA e ESPÍRITO.
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que
o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o
templo de Deus, Deus o destruirá porque templo de Deus que sois vós é santo”
(1ª Co 3.16-17).
O apóstolo está assim doutrinando os crentes da igreja
de Corinto para que eles soubessem analisar o que eram eles em relação a Deus.
Os Coríntios antes de serem cristãos tinham sido da religião pagã. No paganismo
os deuses eram adorados através de imagens que não tem espírito nem vida; mas
Jesus disse: “Deus é Espírito”, portanto o apóstolo estava dizendo aos
Coríntios que eles podiam ser morada de Deus em Espírito. Esta morada fazia referência
à existência da presença contínua de Deus na vida dos membros da igreja.
O Senhor, pelo Seu Espírito, habita em nosso corpo. O
nosso corpo não é simples invólucro orgânico de notável composição: é templo do
Espírito Santo. Paulo lembra aos cristãos que o corpo dos salvos é também
consagrado templo do Espírito Santo, que de Deus já havia recebido. Isso
implica dizer que onde quer que estejamos, somos portadores do Espírito Santo,
templos em que apraz a Deus habitar. Em função disso, toda a forma de conduta
que não seja apropriada para o templo de Deus deve ser eliminada, pois nada que
seja inconveniente no templo de Deus é decente no corpo do filho de Deus.
Corpo consagrado, ou seja, nosso corpo só será
totalmente santificado depois de transformado (Rm 8.23 – Fl 2.21 – 1ª Co
15.50-53). Até que isto aconteça, a santificação do corpo é o processo contínuo
de sujeitar a carne (1ª Co 9.27), guardar-se da imoralidade (1ª Co 6.13-20; 1ª
Ts 4.1-8) e usar adequadamente os membros do corpo. A santificação do corpo
abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir (Ef 4.25,29; 1ª Tm 2.9-10).
3. Os cinco sentidos do corpo.
3.1.
Audição. Através da audição percebemos os sons, a orelha humana possui
mecanorreceptores[1]
que captam as ondas sonoras. Na orelha interna fica a cóclea que é uma
estrutura em forma de cone, nesse tubo cônico ficam localizados os receptores.
3.2. Visão.
Os olhos tem a presença de fotorreceptores, eles respondem aos estímulos
luminosos. A retina do olho é o lugar onde os receptores estão localizados,
eles são classificados em bastonetes e cones. Os bastonetes tem
sensibilidade a luz, mas não percebem cores. A visão em cores é possibilitada
pelos cones que não são muito sensíveis a luz.
3.3.
Olfato. Através dele temos a capacidade de perceber odores, a estimulação
do epitélio olfatório que fica no teto da cavidade nasal e é rico em células
nervosas que garante essa percepção dos odores.
3.4.
Paladar. Este unido ao olfato é responsável pela percepção dos sabores e da
textura dos alimentos. A boca tem as papilas gustatórias, essas papilas
percebem sensações táteis além dos sabores, doce, amargo. etc..
3.5. Tato. Através do tato percebemos vibrações,
somos capazes de captar a pressão, de perceber a dor e a mudança de
temperatura. Esse sentido é diferente de todos os outros, pois os receptores
estão localizados na pele.
Concluímos que o espírito é o
canal de comunhão com Deus e comunhão com ele; a alma é a sede da personalidade
e tem conhecimento de si próprio e o corpo é o tabernáculo, a casa da alma onde
ela se comunica com o mundo físico através do corpo.
[1].
Mecanorreceptores é um receptor sensorial que responde a pressão ou
outro estímulo
mecânico.
Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são
capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são
responsáveis pelo equilíbrio postural, ou propriocepção.
Portanto, a alma está dentro do corpo no lugar
Santo, relacionada aos sentimentos, desejos, ansiedades, consciência, é a vida
interior do homem. Tal é o lugar Santo de uma pessoa regenerada, pois seu amor,
pensamentos, desejos estão iluminados, para que possam servir a Deus como os
sacerdotes no passado. E o espírito No
mais interior, além do véu, já o Santo dos Santos no qual nenhuma luz humana
jamais penetrou, ele é o esconderijo do Altíssimo, a habitação de Deus. O homem
não pode ter acesso a ele a menos que Deus queira rasgar o véu como fez por
ocasião da morte de Jesus (Mt 27.51).
Ele é o espírito do homem, este espírito jaz além da consciência própria do
homem e acima de suas sensibilidades. Aqui o homem une-se a Deus e tem comunhão
com ele sempre através do corpo (1ª Rs
8.12; Sl 104.2; 1ª Tm 6.16).
Pr, Elias Ribas
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