Se analisarmos textos de Colossenses 2.16-23, veremos que a
liberdade cristã não leva ao pecado. De posse destas informações, estaremos
estudando a partir deste tópico, alguns ensinamentos que fogem da Palavra de
Deus, tratando-se de meros preceitos e costumes humanos, que, entretanto, levam
o status de doutrina bíblica em algumas igrejas. Estes ensinos tornam a vida
cristã para muitos um fardo pesado condenado por Jesus em Mateus 23.1-5.
Não existe na Bíblia texto algum que sirva de base para que as mulheres cristãs não usem jóias, enfeites e cosméticos em nossa época. No texto do profeta Isaías está escrito: “Diz ainda mais o SENHOR: Visto que são altivas as filhas de Sião e andam de pescoço emproado, de olhares impudentes, andam a passos curtos, fazendo tinir os ornamentos de seus pés, 17 o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, o SENHOR porá a descoberto as suas vergonhas. 18 Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas, e os ornamentos em forma de meia-lua; 19 os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes; 20 os turbantes, as cadeiazinhas para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos; 21 os sinetes e as jóias pendentes do nariz; 22 os vestidos de festa, os mantos, os xales e as bolsas; 23 os espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça e os véus grandes” (Is 3.16-23).
Não existe na Bíblia texto algum que sirva de base para que as mulheres cristãs não usem jóias, enfeites e cosméticos em nossa época. No texto do profeta Isaías está escrito: “Diz ainda mais o SENHOR: Visto que são altivas as filhas de Sião e andam de pescoço emproado, de olhares impudentes, andam a passos curtos, fazendo tinir os ornamentos de seus pés, 17 o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, o SENHOR porá a descoberto as suas vergonhas. 18 Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas, e os ornamentos em forma de meia-lua; 19 os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes; 20 os turbantes, as cadeiazinhas para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos; 21 os sinetes e as jóias pendentes do nariz; 22 os vestidos de festa, os mantos, os xales e as bolsas; 23 os espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça e os véus grandes” (Is 3.16-23).
O texto de Isaías 3.16-26 pode, numa leitura muito
superficial, também aparentar que Deus está condenando o uso de adornos e
enfeites nas mulheres de Sião.
Não eram as jóias em si que eram malignas, muito
menos era pecado usá-las, mas o pecado aqui tratado não era o uso de jóias;
enfeites ou cosméticos, mas ao olharmos todo o contexto, descobrimos que Israel
havia abandonado a Deus e a maldade e a injustiça se espalhava; entretanto o
povo andava orgulhoso como se nada de mal fosse acontecer; suas mulheres
andavam soberbas como se Deus não fosse fazer justiça. O pecado era a apostasia
e o orgulho da nação!
Não se pode incluir numa definição tudo quanto se pode dizer sobre
o pecado. A palavra pecado etimologicamente falando significa: “errar o alvo”, como um arqueiro que atira, mas
erra, do mesmo modo, o pecador erra o alvo final da vida. É também “errar o
caminho” como um viajante que sai do caminho certo. O pecado é um mal moral; é
violência, corrupção.Pecado é uma falta de integridade e de retidão, uma saída
da vereda designada. É uma revolta ou uma recusa de sujeição à autoridade
legítima, uma transgressão da lei divina. O pecado é uma fuga ímpia e culposa
da lei; é também culpa, infidelidade, falsidade, engano, dívida, desordem, iniquidade queda, obstinação, desobediência, falta, derrota, impiedade, erro,
etc. (Gn 6.11; Êx 20.1-17; Sl 1.1; 12.2; 24.4; 37.38; 41.6; 51.13; 58.3; Pv
1.22; 19.5, 9; Is 14.13,14; 53.12; Ez 7.23; Mt 6.2; 7.26; Jo 8.44; Rm 1.18; 2ª
Tm 2.16; Hb 2.1-3; 3.13; 1ª Jo 3.4).
Teologicamente o que é pecado:
“Porque tudo que há no
mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da
vida, não procede de Pai, mas procede do mundo” (1ª João 2.16).
Segundo o apóstolo João, o pecado atinge três área da nossa vida.
A. Nos apetites malignos da carne a
concupiscência da carne.
B.
No materialismo avarento e transitório a concupiscência dos olhos.
C. No
orgulho da vida sem Deus a soberba da vida.
1. Concupiscência da carne – Qualquer
pecado da carne; desejo da carne: paixões carnais, imoralidades, glutonaria,
bebedice, materialismo manifesto pelos prazeres extravagantes, pelos
sentimentos, pelo endeusamento das gratificações mundanas e perversas.
2. Concupiscência dos olhos
– cobiça, avidez, ambição desenfreada por riquezas, desejo incontido por aquilo
que vê, convicto que ficará plenamente satisfeito quando tiver o objeto da sua
avareza, sendo isso um engano.
3. Soberba da vida – Arrogância
de viver, orgulho, jactância, insolência, presunção; o homem que pensa e fala
muito de si mesmo e seus bens e benefícios, suas riquezas, seus feitos, sendo
estes quase sempre falatórios e exageros seus; um petulante convencido e
vaidoso.
Os profetas bíblicos condenaram enfaticamente os pecados que
aceleravam a deteriorização espiritual do povo: a sensualidade e o luxo (Isaías
3.16-23; Amós 4.1); a embriaguez (Isaías 5.11 e 22); a infidelidade (Oséias
2.5,7ss.); a hipocrisia (Amós 5.21-24).
Olhares impudentes (v.16). Ao leitor
desarmado de preconceito, entretanto, fica claro que a retidão desses enfeites
veio como castigo de Deus por um outro pecado: Andar de pescoço emproado, com
altivez de coração. O pecado aqui não é o ornamento, e sim, a prepotência o
orgulho ostentado.
Devido ao pecado da nação, a alegria cessaria. Veja esta
realidade na tristeza que a nação viveu quando foi levada em cativeiro no Salmo
137.1-5.
Contudo pode-se argumentar que foi o uso de jóias e de
adornos que tornou essas mulheres arrogantes e altivas. Sim, é verdade que uma
pessoa altamente preocupada com jóia, moda e adornos, podem tornar-se ainda
mais arrogante. Mas a preocupação obsessiva com outros valores também pode
gerar soberba. Paulo advertiu a Timóteo que o amor ao dinheiro pode levar a um
fracasso espiritual (1ª Tm 6.6-10). A ganância pelo poder pode levar uma pessoa
ao orgulho. Salomão ensina-nos que a comida, o sono (Pv 20.13) e o sexo (Pv
5.18-20), desde que mal usados por nós, também podem ser danosos.
[....] Devemos entender que o problema não está no dinheiro,
na comida, nos adornos e jóias, mas sim, na atitude do coração daqueles que
deixam o orgulho entrar. Quantos ministros hoje têm caído por causa do poder ou
pelo dinheiro e até por mulher. O pecado não está nos usos e costumes, mas na
lei moral que rege o ser humano. Uma mulher usar um brinco dentro da igreja
está em pecado, mas desviar o dinheiro ou aplicar mal, ou adulterar, parece não
ser mais problema?” [Godim. P. 85].
Quem se utiliza destes textos para proibir o uso de jóias,
também não deveria usar toucas
(v. 18), perfumes, nem cintos (v. 20), espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça e os véus grandes (v. 23),
vestido de festa, os mantos, os xales e
as bolsas (v. 21). Este texto definitivamente não serve para formular
doutrinas, visto que o Senhor está tirando tudo de que as jovens se agradam, e
que são coisas boas, por causa do seu pecado. Até mesmo Paulo, se entendesse
desta forma este texto, jamais teria recomendado o uso do véu às irmãs de
Corinto (1ª Co 11.5-6), pois no texto referido o véu também é “tirado” por
Deus.
As passagens acima demonstram que se Deus tivesse aversão ao
adorno externo feminino, Ele teria usado essas ocasiões, que seriam óbvias,
para avisar ao seu povo que Ele não queria o uso desses enfeites. De fato,
personagens bíblicas deram, usaram e receberam jóias, enfeites e roupas bonitas
sem recriminação da sua parte. Ele embelezou o seu tabernáculo e os sacerdotes
com jóias e adornos. O maior exemplo do significado das sublimes bênçãos
divinas, que Ele mesmo mencionou, é o do homem que procura satisfazer à sua
amada, cobrindo-a de adornos por inteiro. Ele conclui a sua revelação aos seus
filhos descrevendo a beleza da sua igreja e da futura Jerusalém, usando a noiva
enfeitada como a ilustração mais adequada.
Pr. Elias Ribas
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Blumenau - SC
Pelo que eu pude perseber lendo esse texto o pecado não estava tanto no uso das jóias, as pulceras cordões nos tornoselos, os brincos, mas sim a maneira de como eram usadas as coisas para lhes deixar vaidosas, com seus modos de andar, os seus chales, suas camisas finas, tudo isso contribuiu para o pecado do povo de aiasrael, tudo isso os lçevou ao pecado de todas as nações.
ResponderExcluirREALMENTE O PECADO NÃO ESTAVA NOS USOS DE JÓIAS, MAS NO ORGULHO DO CORAÇÃO, OU SEJA NA SOBERBA E ARROGÂNCIA QUE TAMBÉM FOI O PECADO QUE LEVOU LÚCIFER PARA AS TREVAS EXTERIORES.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirpelo que li entendi tu dizes sobre a graça esquece que somos devedores da graça; Rom. 4.4; 6.1-4 e sobre os enfeites leia Ex. 32.2-4 e 33.3-6. Isa. 5.18-21.
ResponderExcluirObrigado 👏
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