A Igreja tem enfrentado perigos e sofrimentosameaças as mais diversas ao longo da sua história. No princípio Satanás usou os governantes, principalmente os imperadores romanos, com o fito de destruir a Igreja. Nesse periodo da história, a começar com o martírio de Estevão (At 7.59), milhares de fiéis discípulos de Jesus foram mortos por causa da fé que professavam. Deus, porém, reverteu os intentos do Diabo, transformando as perseguições numa das principais causas do triunfo da igreja. Os próprios imperadores, patrocinadores das perseguições à Igreja, foram forçados a constatar que o sangue dos cristãos que ensopava a areia das arenas, era como semente lançada em terra fértil. Suncubia um cristão fiel e isto se transformava em elemento germinador de novos cristãos.
Vendo frustados os seus intentos de destruir a Igreja por meio da perseguição, Satanás lança mão doutra arma, segundo ele desta vez infalivel. Ele semeou o joio das heresias e enganos no meio do trigal (Mt 13.39).
II. OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE PEDRO
“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2ª Pe 2.1-3).
O apóstolo Pedro, bem como os apósotolos João, judas e Paulo, pelos olhos do Espírito Santo, previram dias sombrios quanto ao futuro da Igreja. Estes apóstolos do Senhor Jesus Cristo vislumbraram o surgimento dos falsos profetas e o estrago espiritual que eles causariam no meio do rebanho do Senhor.
1. Os falsos mestres sob a perspectiva de Pedro.
Quanto ao surgimento dos falsos mestres nos arraiais cristãos, previu o apóstolo Pedro: “entre vós surgirão falsos mestres” (v.1).Quanto ao que eles farão e o que lhe sucedertá, diz o apóstolo que:
a. Eles introduzirão encobertamente heresias de perdiçaão no meio do rebanho (v.1).
b. Eles negarão o Senhor que os resgatou (v.1).
c. Eles sofrerão repentina perdição (v.1).
d. Muitos seguiorão as suas dissoluções (v.2).
e. Eles blasfemarão o caminho da verdade (v.2).
Farão negociata envolvendo o povo de Deus como se esse fosse objeto e negócio de venda (v.3). [Raimundo Ferreira de Oliveira, lição bíblica 1º trimestre de 1986, CPAD, Rio de Janeiro RJ].
III. COMPARANDO JUDAS E 2 PEDRO
Uma leitura atenta dos dois capítulos permitirá ao próprio leitor deixar-se convencer pelo argumento de que uma carta é uma espécie deespelho da outra. Não que a carta de Pedro inteira seja a mesma coisa de Judas – mas só o capítulo dois da carta. E, mesmo assim, não se trata de uma mera cópia. Teremos oportunidade de ver que 2ª Pd 2, reescreveu Judas para limpar, digamos assim, na sua ótica, a carta primitiva.
Antes vamos analisar as duas cartas:
Judas 2 Pedro 2
Falsos profetas infiltram-se na comunidade. v. 3-4 v. 1 “Houve” falsos profetas, e haverá mais.
Os falsos profetas negam Jesus Cristo. v. 4 v. 1 Os falsos profetas negam o Senhor.
Os falsos profetas estão atrás de seus próprios interesses. v. 12.19 v. 3 Os falsos profetas fazem da comunidade “negócio”.
Os anjos rebeldes foram aprisionados. v. 6 v. 4 Os anjos rebeldes não foram poupados.
Sodoma e Gomorra foram castigadas. v. 7 v. 6-9 Sodoma e Gomorra foram castigadas.
Os falsos profetas convertem a graça em pretexto de licenciosidade. v. 4.8 v. 10 Os que seguem a carne, entregando-se a paixões imundas.
Os falsos profetas desprezam as Autoridades (no gr. kurioteta) e injuriam as Glórias (no gr. doxas). v. 8 v. 9b-10 Os falsos profetas desprezam as Autoridades (no gr. kuriotetos) e blasfemam contra as Glórias (no gr. – doxas)
O comportamento de Miguel para com o diabo diante do Senhor. v. 9 v. 11 O comportamento dos anjos para com as Glórias diante do Senhor.
Os falsos profetas são considerados ignorantes e comparados a animais irracionais. v. 10 v. 12 Os falsos profetas são comparados a animais irracionais, e considerados ignorantes.
Os falsos profetas estão marcados para a sentença. v. 4 v. 12 Os falsos profetas estão destinados às prisão e à morte.
Os falsos profetas são escolhos nos ágapes da comunidade. v. 12 v. 13 Os falsos profetas deliciam-se nos banquetes da comunidade.
A comunidade deve tentar convencer os hesitantes. v. 22 v. 14 Os falsos profetas estão atrás de almas vacilantes.
Os falsos profetas são como Balaão. v. 11 v. 15-16 Os falsos profetas agem como Balaão.
Os falsos profetas são como nuvens sem água. v. 12 v. 17 Os falsos profetas são como fontes sem água.
O tema da carta são os falsos profetas que se apresentam no meio da comunidade. Segundo Judas e 2ª Pd 2, deve-se preservar deles – assim como 1ª Jo defendia a preservação contra os anticristos. Mas que mensagem pregam?
IV. OS FALSOS PROFETAS EM CONTEXTO
Trata-se de uma espécie de mensagem gnóstica – ainda provavelmente relacionada à doutrina docetista de um Jesus Cristo fantasma. Penso assim por conta das reiteradas vezes em que os termos relacionados a paixão e licenciosidade aparecem em Judas e são recuperados em 2ª Pd 2. Em Judas: v. 4, 8, 16, 18, 22; em 2ª Pd 2.2-20. Além disso, (quase) todos os exemplos de castigos, de uma forma ou de outra, estão relacionados à idéia do pecado relacionado à carne (= sexualidade [relacionado ao gnosticismo]): os anjos que deixaram sua morada (Jd 6; 2ª Pd 2.4; cf. Gn 6.2-4; adiante discutiremos isso); Sodoma e Gomorra e a tentativa de violação dos anjos (Jd 7; 2ª Pd 2.6-9; cf. Gn 19); Balaão e o caso das prostitutas sagradas (Jd 11; 2ª Pd 2.15-16; cf. Nm 22).
Pedro está combatendo a inclinação da carne – luxéria e práticas religiosas relacionadas a exercícios sexuais. Práticas assim eram comuns na antiguidade, inicialmente por conta das religiões de fertilidade, onde a relação sexual era encarada como simpática em relação à fertilidade das plantações. Contudo, o elemento especificamente gnóstico das práticas sexuais denunciadas em Judas e 2ª Pd 2. decorre da recorrente referência aos anjos – mas eu não estaria em condições de dizer se se tratavam de práticas religiosas sexuais em que se pressupunham a participação de anjos (cf. a lição seguinte), ou se se tratava de uma consideração da própria existência do crente, liberto da carne pelo conhecimento entregue por Jesus – Para eles, Jesus fazia parte do sistema de conhecimento religioso desses falsos mestres (cf. Jd 4), como uma existência à semelhança dos anjos. O fato é que não se tratava de doutrinas teóricas, mas de propostas de relacionamentos resignificados, caracterizados por uma dissolução da temperança e dos padrões de contingência sexual. Podemos entrever um caminho entre as referências aos anticristos que negam que o Senhor veio em carne, em 1ª João, e esses falsos mestres que, dando azo à doutrina, criam ocasião para pregar a dissolução dos costumes e/ou a prática da licenciosidade sexual em contexto religioso. É provável mesmo que cristãos das comunidades a que 2ª Pd 2 se dirige tivessem saído de outras comunidades religiosas dadas a tais práticas (cf. 2 Pd 2.21-22).
Parece correto afirmar que a carta 2ª Pedro e a carta de Judas têm relações muito próximas. Tratam do mesmo tema, e sob a mesma perspectiva. Estão ambas preocupadas com a questão da verdade nos relacionamentos cristãos.
Pr. Elias Ribas
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Blumenau - SC
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