TEOLOGIA EM FOCO

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS QUESITOS DE UMA VERDADEIRA IGREJA Atos 2



At 2.40-47
“Com muitas outras palavras de seu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 -Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 - Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 - Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 - Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, á medida que alguém tinha necessidade. 46 - Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. 47 - Louvando a Deus e contando com simpatia de todo o povo. Enquanto isso acrescentavam-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

INTRODUÇÃO. Os apóstolos já haviam passado pela escola do Mestre Jesus, porém lhes faltavam à presença do Espírito Santo. Mas, após dia o pentecoste a Igreja estava revestido de autoridade e capacitada para evangelizar o mundo. Na primeira pregação do apóstolo Pedro quase três mil almas se renderam a Cristo, pois o Espírito Santo atuava de modo pleno na Igreja. 

No contexto acima encontramos alguns requisitos deixados pela Igreja Primitiva para ser seguido. Vejamos: 

1. Bill Hybes em um dos seus livros pergunta: “Qual é a igreja mais importante do mundo?” É a igreja que Deus está edificando dentro de você. 

2. Hoje vemos igrejas que revelam grandes desequilíbrios: As igrejas que zelam pela doutrina, não celebram com entusiasmo. As igrejas ativas na ação social desprezam a oração. Aquelas que mais crescem em número mercadejam a verdade. 

3. A Igreja primitiva tinha as evidências da Igreja de Cristo. 

A Igreja primitiva estava firmada na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, nas orações, em cada crente havia temor, praticavam a obra social, perseveravam unidos e no templo louvavam ao Senhor. 

5. Vamos olhar para a igreja de Jerusalém como nosso exemplo e modelo: 

I. PERSEVERAVAM NA DOUTRINA 

1. Firmeza doutrinária. V. 42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos...”.

• A igreja de Jerusalém nasceu sob o bastão da verdade. A igreja começa com o derramamento do Espírito, a pregação cristocêntrica e a permanência dos novos crentes na doutrina dos apóstolos. 

Perseverar é continuar; é firmeza na doutrina. Doutrina no grego didache que significa: ensino, aquilo que é ensinado, ensino a respeito de algo, o ato de ensinar, instrução, fazer uso do discurso como meio de ensinar. 

1. O Que é doutrina Bíblica? Doutrina é o conjunto de verdades reveladas por Deus nas escrituras e transmitidas ao longo da história que fundamentam a Verdade de Deus. 

É o que fundamenta a nossa cosmovisão e nos dá um vislumbre sobre as verdades que Deus nos revelou sobre sua natureza, plano, sua criação, redenção e etc… 

No que se refere a doutrina cristã são os pontos fundamentais de nossa fé e prática ensinada por Cristo e pelos Apóstolos. Do Latim (didache) Ensino ou Instrução. 

O ensino é uma doutrina. 

Tipos de doutrinas existentes. A Bíblia fala sobre três tipos de doutrina e divide-se em 4: 

- Doutrinas de homens (Mc 7.6-9; Mt 15.6-9).

- Doutrinas de hereges (Ap 2.6,15).

- Doutrinas de demônios (1ª Tm 4. 1-2).

- Doutrina de Deus (Jo 7.16; Tt 2.10). 

1.1. Doutrina bíblica. São ensinamentos de Deus. Elas são imutáveis. 

As doutrinas de Deus possuem 3 divisões que são: 

A. Doutrina da Salvação. Arrependimento, conversão, novo nascimento, santificação, etc. 

B. Doutrina da fé. Teontilogia, Trindade, Espírito Santo, Cristo, vida após a morte, etc. 

C. Doutrina das últimas coisas. Arrebatamento, ressurreição, tribunal de Cristo, etc. 

1.2. Doutrina de homens. São ensinamentos e tradições de homens. 

São ensinos de homem e não de Deus. E as tradições mudam de tempo em tempo (Mt 15.1-9). 

Muitos líderes fundamentam suas doutrinas no legalismo; em leis do Velho Testamento. Por exemplo, guardar o sábado para se salvar, outros em dogmas e tradições; (doutrina criada pelos homens). Os tais pensam em estar agradando a Deus, mas não. Em Mt 15.1-3 Jesus diz que eles invalidavam os mandamentos de Deus pelas suas tradições. 

1.3. Doutrina de demônios.

São ensinos inspirados por demônios, e contrariam a Palavra de Deus. Ex: Negam a inspiração divina sobre os autores da Bíblia; negam a divindade de Jesus; negam a vida eterna. Etc. 

1ª Tm 4.1 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. 

OBS. Sem Palavra (ensino), o crente é imaturo e muitas vezes se torna herético (falso). 

II. TINHAM COMUNHÃO UNS COM OS OUTROS 

V. 42 “... e na comunhão...”. 

1. Comunhão. [Do grego – koinonia; do latim comunicare, comunicar].

É um intimo relacionamento entre duas pessoas. 

2. Comunhão com Deus.

Relacionamento que o crente passa a manter com Deus mediante o sacrifício de Jesus Cristo no Calvário. 

3. Comunhão entre os santos. [Do latim comunio sanctorum]. É o vínculo espiritual e social estabelecido pelo Espírito Santo entre os que recebem a Cristo como seu Único e Suficiente Salvador. Tendo como base o amor, esse vínculo faz com que os crentes sintam-se ligados num só corpo, do qual Cristo é a cabeça (Ef 4.1-16). 

Segundo o dicionário estrongs comunhão é: fraternidade, associação, comunidade, comunhão, participação conjunta, relação, intimidade; oferta dada por todos, coleta, contribuição, que demonstra compromisso e prova de comunhão. 

Comunhão é:

1. Uma só alma.

2. Um só amor.

3. As magoas são perdoadas.

4. Os muros de separação são derrubados. 

Não haverá comunhão se não tivermos prazer gosto pelas verdades da Palavra de Deus. 

4. Os crentes tinham prazer de estar juntos. Vs. 42,44,46

         Onde desce o óleo do Espírito, aí há união entre os irmãos; aí ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre (Sl 133).

         Cessam as brigas, as contendas; brota o perdão e a cura.

         Todos estavam juntos. Partiam pão de casa em casa.

         Eles se reuniam no templo e também nos lares. 

5. Os crentes eram sensíveis para ajudar os necessitados – v. 44-45

• Os crentes converteram o coração e o bolso.

• Desapego dos bens e apego às pessoas.

• Encarnaram a graça da contribuição.

• Quem não ama a seu irmão, não pode amar a Deus. 

III. PERSEVERAVAM NA ORAÇÃO 

V. 42 “... e nas orações...”. 

1. A Igreja de Jerusalém é o exemplo de uma Igreja que hora constante. 

1.1. A oração é um diálogo (do gr. Di-logo), conversa entre duas pessoas.

1.2. A oração traz intimidade com Deus.

1.3. A Igreja primitiva deixou-nos o exemplo da oração.

1.4. A oração é o incenso que oferecemos ao Senhor (Lc 1.9; Ap 5.8).

1.5. Muitos hoje estão vivendo uma vida de sequidão porque não oram mais. Não há milagres, mudanças, porque há falta de oração. (2ª Cr 7.14). 

2. “Todos unânimes perseveravam em oração. (Atos 1.14 “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” 

3. Os líderes da igreja vão orar às 3 horas da tarde. Atos 3.1 “¹ Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.”

Para os judeus a hora nova são 15 hs. Da trade. Ela recebe esse nome por ser rezada na nona hora de luz do dia, em geral. 

4. A igreja sob perseguição ora, o lugar treme e o Espírito desce. Atos 4.31 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” 

5. A liderança entende que a sua maior prioridade é oração e a Palavra. Atos 6.4 “⁴ e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.” 

6. O primeiro sinal que Deus deu a Ananias sobre a conversão de Paulo é que ele estava orando. Atos 9.11 “Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando.”

7. Pedro está preso, mas há oração incessante da igreja em seu favor e ele é liberto miraculosamente. Atos 12.5 “⁵ Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” 

8. A igreja de Antioquia ora e Deus abre as portas das missões mundiais. Atos 13.1-3 1- Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2- Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3- Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.”

9. Paulo e Silas oram na prisão e Deus abre as portas da Europa para o evangelho.

Atos 16.25 “Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.” 

10. Paulo ora com os presbíteros da igreja de Éfeso na praia. Atos 20.36 “Havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles.” 

11. Paulo ora pelos enfermos de ilha de Malta e os cura. Atos 28.8-9 “Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Públio; Paulo foi visitá-lo, e havendo orado, impôs-lhe as mãos, e o curou.” 

12. A oração traz: 

12.1. Cura. Tiago 5.14-15 - “Está alguém entre vós doentes? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. 

12.2 Santificação. 1ª Timóteo 4.5 “Porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado”. 

12.3. É uma ordenança. Colossenses 4.2 “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”. 

12.4. Devemos orar sem cessar. Efésios 6.18 “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. 

Ef 6.18 “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. 

• A igreja de Jerusalém não apenas permanecia no ensino efetivamente orava. 

• A igreja hoje fala de oração, mas não ora. 

IV. A IGREJA TINHA TEMOR 

V. 43a “Em cada alma havia temor...”. 

·         Hoje as pessoas estão acostumadas com o sagrado.

·         Há uma banalização do sagrado.

·         Há uma saturação, comercialização e paganização das coisas de Deus – Os filhos de Eli.

·         Quem conhece a santidade de Deus não brinca com as coisas de Deus – Dn 5.

·         Atos 5 – O pecado da mentira foi punido com a morte.

·         Há crentes que fazem piada com as coisas de Deus. Não há temor. 

1. Temor é o princípio da sabedoria.

Respeito, por Deus e pelos outros. É honrar a Deus como criador.

É responsabilidade com a obra de Deus.

Temor é sentir nojo pelo pecado.

Há exemplos de pessoas que perderam o temor e brincaram com Deus.

Sansão brincou com Deus e perdeu a plenitude do Espírito.

Saul desobedeceu a Deus o Espírito se retirou dele.

E ainda hoje há muitos que estão brincado com Deus. Tomando a ceia em pecado. 

At 9.31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.” 

Sl 128.1 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos”! 

V. TINHA FÉ 

V. 42 “...e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.” 

Rm 10.17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” 

Hb 11.1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” 

Hb 11.6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” 

1. A manifestação extraordinária de Deus estava presente na vida da igreja. 

1.1. O paralítico é curado. Atos 3.-9. 

1.2. O lugar onde a igreja ora, treme Atos 4.31. 

1.3. Muitos sinais e prodígios são feitos. Atos 5.12,15. 

1.4. Filipe realiza sinais em Samaria. Atos 8.6 

1.5. A conversão de Saulo é seguida da sua cura. Atos 9 

1.6. A libertação de Pedro pelo anjo do Senhor. Atos 12 

1.7. O terremoto em Filipos. Atos 16 

1.8. Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres. Atos 19.11 

1.9. Deus cura os enfermos de Malta pela oração de Paulo. Atos 28.8-9 

• Hoje há dois extremos na igreja: aqueles que negam os milagres e aqueles que inventam os milagres. 

VI. UNIDADE NO CORPO 

V. 44 “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.” 

Não existe unidade sem comunhão ou vice-versa. 

Unidade [do gr. henotes] - unanimidade, consentimento mútuo. 

Um só corpo (a Igreja); Uma só cabeça (Cristo).

Apesar de a igreja primitiva ser formada de judeus, gregos e bárbaros e de suas diferenças culturais e étnicas tinham unidade.

- Cada membro, neste corpo, tem uma função específica, (Ef 4.11), mas trabalham pelo bem comum. 

Ef 4.11-16 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas (propósito) ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.” 

Sl 133.1 “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”. 

VII. A IGREJA PRIMITIVA PRATICAVA O VERDADEIRO AMOR 

1. Praticava a obra social. V. 45 “Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, á medida que alguém tinha necessidade.” 

2. A verdadeira religião. Tiago 1.27 “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. 

Visitar no grego episkeptomai – significa: 

Cuidar ou preocupar-se, inspecionar, examinar com os olhos.

1a) a fim de ver como ele está; visitar, ir ver alguém.

1a1) o pobre e aflito, o doente.

1b) tomar em consideração a fim de ajudar ou beneficiar.

1b1) ser responsável por; ter cuidado de; prover para: de Deus.

1c) procurar por (olhar em torno), selecionar (alguém para escolher, empregar, etc.). 

VIII. A IGREJA TINHA PRAZER DE ESTAR NA CASA DE DEUS 

V. 46. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa....”. 

1. A Igreja de Jerusalém tinha amor pela casa de Deus.

·         O culto era uma delícia. Eles amavam a Casa de Deus (Salmo 84 e 27.4).

·         Uma igreja viva tem alegria em estar na Casa de Deus para adorar.

·         A comunhão no templo é uma das marcas da igreja ao longo dos séculos. 

2. Unânimes: [do grego homothumadon] que significa: com uma mente, de comum acordo, com uma paixão. 

A palavra unânime é usada 10 de suas 12 ocorrências no livro de Atos. Ajuda-nos a entender a singularidade da comunidade cristã. 

Homothumadon é um composto de duas palavras que significam “impedir” e “em uníssono”. A imagem é quase musical; um conjunto de notas é tocado e, mesmo que diferentes, as notas harmonizam em grau e tom. Como os instrumentos de uma grande orquestra sob a direção de um maestro, assim o Santo Espírito harmoniza as vidas dos membros da igreja de Cristo. 

2. Davi tinha prazer de na casa de Deus. Sl 122.1 “Me alegrei quando me disseram vamos à casa do Senhor”. 

· Davi tinha prazer, a igreja primitiva tinha prazer e sabiam que na casa do Senhor eram abençoados e Deus lhes respondia.

·  Quando o crente perde o prazer de vir à casa de Deus tem algo errado.

·  Na casa de Deus Ana orou e Deus lhe abençoou.

·  Josafá buscou socorro e Deus lhe socorreu.

·  Tem compromisso com Deus e Sua obra.

·  Não existe comunhão se deixarmos a casa do Senhor por qualquer coisa. 

IX. ADORAÇÃO - TINHAM O VERDADEIRO LOUVOR 

V. 47 “Louvando a Deus e contando com simpatia de todo o povo...”. 

1. Louvor [do grego aineo], significa: elogiar, honrar, engrandecer. 

Louvar é expressar o amor de Deus em nossas vidas. É agradecer e engrandecer aquele que merece toda honra e louvor. Não estamos aqui para agradar uns aos outros, mas para adorar ao Senhor Criador do universo na beleza da Sua santidade. 

O louvor nos aproxima de Deus, nos enche da plenitude do Espírito e um crente cheio da plenitude os demônios se sujeitam. 

Louvar com instrumentos, com cânticos, com salmos, com palmas com coreografia etc. 

Quando Saul se encontrava perturbado pediu a seus servos que: 

Sm 16.17 “Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-me”. 

2. O louvor da igreja era constante.

·         Uma igreja alegre, canta.

·         Uma igreja viva tem um louvor fervoroso, contagiante, restaurador, sincero, verdadeiro.

·         O louvor que agrada a Deus tem sua origem em Deus, tem seu propósito de exaltar a Deus e como resultado produz quebrantamento nos corações. 

X. UMA IGREJA SIMPLES 

V. 47 “...e contando com simpatia de todo o povo...”. 

A palavra simpatia no grego aphelotes, significa simplicidade, singeleza. 

Simples como uma pomba. 

1. Pelo seu estilo de vida contava com a simpatia de todo o povo

         A igreja era comprometida com a verdade, mas não legalista;

         A igreja era santa, mas não farisaica;

         A igreja era piedosa;

          Os crentes eram alegres, festivos, íntegros. Eles contagiavam.

         • O estilo de vida da igreja impactava a sociedade. 

2. Pela ação soberana de Deus, experimentava um crescimento numérico diário. 

Temos hoje dois extremos: Libertinagem – Legalista. 

Qualidade gera quantidade.

a) A igreja crescia em números.

b) A igreja crescia diariamente.

c) A igreja crescia por adição de vidas salvas.

d) A igreja crescia por ação divina.

• Vejamos o crescimento da igreja:

1) Atos 1.15 – 120 membros

2) Atos 2.41 – 3.000 membros;

3) Atos 4.4 – 5.000 membros;

4) Atos 5.14 – Uma multidão é agregada à igreja;

5) Atos 6.17 – O número dos discípulos é multiplicado;

6) Atos 9.31 – A igreja se expande para a Judéia, galileia e Samaria;

7) Atos 16.5 – Igrejas são estabelecidas e fortalecidas no mundo inteiro. 

Conclusão. Perseverar no ensino, cultivar a verdadeira comunhão, a prática do perdão, na oração, na assistência social, ser assíduos na casa de Deus e louvar a Deus de coração são mandamentos bíblicos. 

João 14.15 “Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos. Jesus promete o Espírito Santo”. 

João 14.21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” 

João 14.23 “Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar.” 

João 15.10 “Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor.” 

1ª João 5.3 “Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos.” 

2ª João 1.6 “E este é o mandamento do amor: que andemos em obediência às suas ordenanças. Como tendes ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que andeis em amor! Os falsos mestres e suas heresias”

É hora de voltarmos ao cenáculo e reviver os tempos de refrigério e avivamento. Nestes últimos tempos podemos considerar uma igreja verdadeira se possuirmos esses requisitos. 

Não existe comunhão se não perseverarmos na doutrina que Jesus e Seus discípulos ensinaram. Não existe comunhão sem perdão, sem amor, sem oração, sem temor e sem louvor. Não existe comunhão se não tivermos frequentando assiduamente os cultos de oração e ensinos da Palavra de Deus. Não existe comunhão se não tivermos uma verdadeira adoração. Adoração de lábios não movemos o coração de Deus (Mt 15.8). 

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

 

 




quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A MISSÃO DE UM LÍDER

“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (2ª Tm 4.1-5).

• Conjuro: (no gr. diamarturomai). Testificar, atestar, afirmar solenemente, dar testemunho solene para alguém, confirmar algo pelo testemunho, testificar, fazê-lo crível.

• Prega: (no gr. kerusso), ser um arauto, oficiar como um arauto, proclamar como um arauto, e uma autoridade que deve ser escutada e obedecida, publicar, proclamar abertamente: algo que foi feito, usado da proclamação pública do evangelho e assuntos que pertencem a ele, realizados por João Batista, por Jesus, pelos apóstolos, e outros mestres cristãos.

• Insta: (no gr. ephistemi), parar-se ao lado de, estar presente, colocar-se sobre alguém, colocar-se acima. O ministério cristão sempre se conserva em estado de prontidão para pregar em cada ocasião que se oferece.

• Corrige: (no gr. elegcho), de afinidade incerta, sentenciar, refutar, confutar, por meio de evidências condenatórias, trazer a luz, expor, corrigir pela Palavra , admoestar , mostrar para alguém sua falta.

• Exorta: (no gr. Parakaleõ) que quer dizer: Consolar, encorajar, assistir, animar, conforme o paracleto.

Os três verbos da exortação:
1. Corrige: Apela para a razão.
2. Repreende: Apela para a consciência.
3. Exorta: Apela para a vontade.

• Sã (no gr. hugiaino), Estar são, estar bem, estar com boa saúde, de cristãos cujas opiniões estão livres de qualquer contaminação de erro.

• Doutrina: (no gr. didache ) quer dizer ensino verdadeiro, o ato de ensinar. Paulo refere-se à doutrina de Deus, imutável e que permanece eternamente. O curso óbvio dos últimos dias da Igreja consiste em advertências constantes para o crente estar alerta para os desvios doutrinários, conhecidos sobre o nome genérico de apostasia.

• Fábulas: (no gr. muthos), discurso, palavra, dito, narrativa, estória, ficção, fábula, invenção, falsidade, criação humana.

• Se recusarão a verdade: Verdade (no gr. aletheia). Dois pontos importantes da verdade que são: que é verdade em qualquer assunto em consideração, verdadeiramente, e acordo com a verdade, que é verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano, verdade moral e religiosa, a verdadeira noção de Deus que é revelada a razão humana sem sua intervenção sobrenatural, a verdade tal como ensinada na religião cristã, com respeito a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com respeito aos deveres do homem, opondo-se igualmente as superstições dos gentios e as invenções dos judeus, e as opiniões e preceitos de falsos mestres até mesmo entre cristãos. Verdade como excelência pessoal, sinceridade de mente, livre de paixão, pretensão, simulação, falsidade, engano.Uma ação deliberada, que se torna inevitável na medida em que as pessoas se deixam atrair pelas doutrinas falsas. Quer seja de homens ou de demônios.

• Sóbrio: Significa “lucidez moral, santa”, “vigilância”. Contrastando com “adormecido”, “embriagado” “incessível”. Deixam se levar por fabulas, mitos tradições e negam a eficácia das doutrinas de Deus.
O cristão deve ser sóbrios, vigilantes, refutando e combatendo os falsos ensinos; firmando a vossa fé na sã doutrina. Jesus venceu o tentador com a Palavra “pois está escrito”. A melhor arma nesta batalha espiritual é a Santa Escritura.

Pr. Elias Ribas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A DEFESA DE UM MINISTÉRIO


1ª Ts 2.1-8. “Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada (estada) para convosco não foi vã. 2 Mas, havendo primeiro padecido e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate. 3 Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência, 4 mas como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova nosso coração. 5 Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha. 6 E não buscamos glória dos homens, nem de vós nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; 7 Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. 8 Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis muito queridos”.

I. INTRODUÇÃO

Paulo, ao pregar a mensagem sobre seu encontro com Jesus ressuscitado, está mentindo ou falando a verdade. Paulo afrima que a razão para acreditar nele é que ele não tem nada a ganhar com a pregação desta mensagem. Na verdade, ele estava disposto a continuar pregando apesar de ele ter sido espancado na Phillipi (cf. Atos 16.22), encontrou a oposição lá em Tessalônica, não estava ganhando financeiramente, e não ganhando nenhum prestígio. Na verdade, ele afirma estar pregando a mensagem para agradar a Deus e por causa de seu amor pela Tessalonicenses. Estas são razões para acreditar que Paulo foi sincero e dizer a verdade que ele tinha visto e recebido a sua mensagem de Jesus ressuscitado.

Paulo defende-se, agora, dos ataques do Diabo através dos falsos ensinadores que se haviam intrometido no meio da Igreja em Tessalônica, contra ele e seus companheiros de missão. É provável que alguns irmãos, alcançados pelo evangelho, tenham acreditado nas insinuações malévolas contra os servos de Deus.

II. PAULO ESTÁ DEFENDENDO O MINISTÉRIO

1. Uma entrada abençoada (2.1).
Paulo tinha convicção de que o trabalho desenvolvido na capital da Macedônia fora realizado com amor e zelo.

“A nossa entrada não foi vã” (Vã, no gr. kenov – kenos), vazio, vão, destituído de verdade, que nada contém, de homens, de mãos vazias, de esforços, diligências, ações, que resultam em nada, vão, infrutífero, sem efeito, sem propósito, vazia, oca sem fundamento. (Em outra versão, diz: “Não foi infrutífera”. Um ministério que dá fruto contribui para o reino de Deus. E Jesus nos chamou para darmos frutos) (Jo 15.16).

2. Ousadia e determinação na pregação.
Ousado, no gr. parrhesiazomai, usar a liberdade de falar, falar com franqueza. Com sinceridade, falar livremente, tornar-se confiante, ter ousadia, mostrar segurança, assumir um comportamento corajoso.

Tribulações no gr. Propascho: sofrimentos, tribulações, aflições. As tribulações que o apóstolo experimentou, em Filipos (At 16.19-40), quando foi humilhado, espancado e preso, juntamente com Silas, em lugar de causar medo e temor, na jornada missionária, provocaram um efeito positivo em seu favor na busca das almas perdidas.

Paulo, não tinha meras opiniões para se promover. Ele proclamou com profunda convicção a mensagem que o seu Senhor lhe tinha entregue, e isto em face de uma oposição tremenda. Se os incrédulos de uma cidade o perseguiam, ele ia para outra. Não é que ele fosse ousado por natureza. Existe uma dezena de passagens das Escrituras que nos diz o contrário. Antes, como ele mesmo testifica, quando tornamo-nos ousados em nosso Deus. E assim ele exorta os outros crentes: “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef.6:10).

3. Pregar a Verdade bíblica é um combate.
Combate, no gr. agon, uma batalha, luta. Os sofrimentos de Paulo e seus companheiros: “tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate”.

Porque temos o diabo como nosso adversário; Porque temos os falsos apóstolos semeando o joio no meio do trigo. (O joio se parece com o trigo; e quem não conhece e não tem discernimento espiritual, pensa que tudo é trigo).

III. NÃO AGRADANDO A HOMENS (v. 6)

“E não buscamos glória dos homens, nem de vós nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados”.

A obra de Cristo tem enfraquecido, nestes últimos tempos. E as causas disso são várias:

A grande maioria dos obreiros labuta para defender seus cargos, seus interesses, suas tradições. Os ministros foram chamados para uma vocação santa e digna, mas para ministrar as Verdades da Santa Palavra de Deus e defender a Noiva de Cristo contra os ataques do diabo e de seus ministros. Todavia, isto não é priorizado se as mensagens são apenas bajulações de comodismo, deixando de lado a pregação genuína do Evangelho.

Na falta de entendimento do sentido do evangelho, por outro lado, cria-se uma Igreja imatura que dificilmente experimentará um crescimento normal não sendo capaz de transmitir o evangelho de forma que faça sentido ao restante do grupo. Um dos grandes desafios que temos perante nós hoje é aprender com o nosso passado e pregar um evangelho que faça sentido na sociedade.

A falta de critério sadio e benéfico no corpo de Cristo tem trazido sérios prejuízos á igreja, pois estão deixando de lado a Palavra de Deus para seguir suas regras, conceitos pessoais e denominacionais.

Grande parte do clero religioso está sofrendo porque seus líderes não tomam uma posição com respeito às verdades bíblicas. Faltam-lhes coragem, hombridade, temor com as coisas santas do Criador. Agem como se a obra de Deus fosse algo sem importância. Mas não sabem que serão condenados pelo pecado de timidez e da mentira (Ap 21.8).

Tomamos o exemplo de Paulo, que não temia os inimigos da cruz de Cristo que se infiltravam no meio cristão:

1. Pregando sem engano. Paulo disse que sua exortação (no gr. didako – ensino), não foi com “engano”, “imundícia” ou “fraudulência”.

2. Com Engano (no gr. planao). Desencaminhar da verdade, conduzir ao erro, enganar; ser induzido ao erro; desviar-se ou afastar-se da verdade; ensino herético; fazer algo ou alguém se desviar, desviar do caminho reto; perder-se, vagar, perambular; ser conduzido ao erro e pecado. Ser desviado do caminho de virtude, perder-se.

3. Imundícia, Impureza (no gr. akatharsia). Impureza, no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxúria, vida devassa, de motivos impuro.

4. Fraudulências: (No gr. dolos). De um verbo primário arcaico, dello (provavelmente significando “atrair com engano, astúcia, fraude, malícia”). Era comum na época em que a carta de Paulo aos Tessalonicenses foi escrita, por haver certo tipo de pregadores itinerantes chamados sofistas.

Ef 6.6 -7 “Não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7. servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens”.
Muitos trabalham só quando o chefe está olhando, ou seja, para agradar apenas o chefe e não o dono da obra. O trabalho do Senhor deve ter seriedade, honestidade e acima de tudo, amor pelas almas.

IV. A PREGAÇÃO DE PAULO É SEM SOFISMA

1. O sofisma é um tipo de apostasia.

Vivemos em tempo de apostasia. Apostasia tem aumentado assustadoramente e é um dos grandes sinais da vinda de Jesus.

Existem tem tipos de apostasia:
A. Uma pessoa após apostatar da fé, ou seja , deixar a fé, desviar-se da igreja.
B. Um crente após ter provado da graça, deixa a fé e por fim blasfema contra as coisas sagradas. O autor aos Hebreus escreveu dizendo que impossível à salvação a esta classe de apostata. (Hb 6.4-6; Hb 10.25-30; 2ª Pe 2.20-22).
C. Desviar da doutrina genuína da Palavra de Deus. O apostata desta natureza é aborrecido por Deus. Vede, o justo viverá pela fé, segundo Hb 10.38 e se recuar, Deus não tem prazer nele.

Frequentemente membros da igreja estão se afastando da igreja por coisa banais, outros por coisas insignificantes por exemplo: Tradições impostas pelos homens como meio de salvação.
No original gr. Sofisma, argumentação falsa com aparência de verdade. O sofisma é enganoso e prejudicial por causa do uso indevido que faz da lógica. Esta, como se sabe, leva o pensamento a estar de acordo consigo e não de conformidade com a realidade das coisas (Dicionário Teológico Claudionor Correa de Andrade).

Atividade que resulta em frutos para si. Agradam aos homens, eram bajuladores e avarentos, amavam a si mesmo.

Pregavam com má-fé, “argumentos falsos”, engano, logro, ou tapeação. É preciso ter cuidado com os “lobos” vestidos de “ovelhas”, que andam a enganar os crentes incautos, sob a capa de “muito espiritual”. Acham-se mais santos que os outros.

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mt 7.15).

2. Os sofistas anulam a graça de Cristo.
“Porque pela graça (pelo favor imerecido) sois salvos, mediante a fé (confiança); e isto não vem de vós, é dom de Deus (é presente de Deus); não de obras (não de trabalhos e de ação), para que ninguém se glorie...” (Ef 2.8-9).

Nossos méritos são obras. Se a salvação fosse adquirida por elas (tradições, dogmas e certos costumes humanistas), o ensinamento acima estaria incorreto. Nós próprios, nesse caso, teríamos capacidade para se salvar. E se tradições nos purificassem para chegar à presença de Deus, não seria Cristo quem nos purifica. Não haveria necessidade d’Ele ter vindo ao mundo e morrido por nós. As tradições seriam nosso salvador.
Os imaturos ensinam que somos salvos pelos nossos méritos. E este tipo de heresia contraria a ortodoxia Bíblica.

Não somos salvos por nossos próprios esforços nem pelas obras (Ef 2.8-9), as boas obras foram preparadas para nós de antemão (Ef 2.10) .

V. NÃO BUSCANDO A GLÓRIA DOS HOMENS (2.6)

Ele não lisonjeava os homens “para ganhar votos” ou para se tornar popular entre eles. Também não exibia nenhuma fachada para cobrir um espírito cobiçoso. Tão-pouco procurava a glória, embora como Apóstolo de Cristo pudesse ter-lhes sido pesado, impondo toda a sua autoridade, exigindo isto e aquilo e esperando receber atenção especial. Mas “ser importante” não era uma das características de Paulo.

1. O perigo da lisonja.
Paulo disse que ele e seus companheiros não buscavam a glória dos homens, nem deles próprios, nem de outros (2.6).

• Não era do seu feitio moral buscar o louvor dos homens, nem sua glória. Ele mesmo disse aos Coríntios que tudo o que fizessem o fizessem para glória de Deus (1ª Co 10.31).

• Há pessoas que são movidas a elogios, ou mesmo por lisonjas, que é sinônimo de bajulação. Isso é perigoso para o ministério pastoral e para qualquer servo de Deus.

• Há quem busque a glória para si (“por que eu sou mais santo, jejuo três vezes por semana, oro mais que vocês, porque Deus fala muito comigo, porque Deus só revela pra mim, porque eu oro e as pessoas são curadas”, etc).

• Se, de um lado, o lisonjeiro se compraz em “agradar” a quem deseja enganar (e há pessoas que são movidas a lisonjas, e buscam “a glória”, isto é, o louvor, o elogio dos homens), por outro lado o bajulador, na verdade, busca seus interesses egoístas.

• Este tipo de pregador não fala em pequenos auditórios, só se sentem bem diante de platéias numerosas, para ouvir os aplausos, e até os “glórias a mim”.

2. Louvam a si mesmos.
“Praticam, porém, todas suas obras com fim de serem vistos pelos homens; pois alargam seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas” (Mt 23.5-7).

3. Não sendo pesado aos irmãos.
“... Ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados”. Paulo defendeu a si e aos outros missionários (2.6). Mesmo Paulo tendo direito, como apóstolo, não se aproveitou da circunstância para extorqui e explorar os irmãos. O apóstolo jamais foi rico. Sempre viveu sem ambições materiais. Era homem humilde e resignado (Fl 4.12). Em lugar de buscar a glória dos homens, em termos de contribuição financeira, ele afirmou que “o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Fl 4.19). 1ª Tm 6.6-8 “Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 7 Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. 8 Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (RC).

VI. COMO AMA QUE CRIA SEUS FILHOS

“Antes, fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos” (2.7). Quando se tratava da Palavra de Deus ele conseguia, pela graça de Deus, ser tão ousado quanto um leão, mas ao tratar estes novos convertidos ele era suave como um cordeiro. Ele foi ao mesmo tempo pai e mãe para eles.

Na visão de Paulo, o ministro deve ter o comportamento de uma ama que age como uma mãe. Existe a ama-de-leite, que cria os filhos dos alheios, alimentado-os com o próprio seio. Paulo extrapola o conceito de uma ama, que cuida dos filhos de outros, e tem em mente a ama que cuida de seus próprios filhos. Aos filhos é comparada a Igreja.

Esta palavra “ama” (Gr., trophos), ocorre apenas uma vez nas Escrituras, então a pergunta surge se o Apóstolo está a referir-se à ama e aos filhos que estão a seu cuidado, ou a uma mãe que está a amamentar e a seus filhos. Acreditamos que a última hipótese é o verdadeiro sentido por duas razões: 1) A palavra trophos significa aquela que nutre. 2) A palavra “seus” no grego é claramente “seus próprios”.

Mas a quem pertencem os filhos? A Igreja só tem um Pai que é Deus. Os ministros recebem autoridade para pregar a Palavra de modo correto, mas não para serem donos dela e fazerem como lhe apraz!

A afeição de pastor.
Paulo chama a igreja tessalônica de “muito queridos”. Ele e seus companheiros eram tão afeiçoados para os irmãos. Essa deve ser uma característica do obreiro que tem de fato amor pelas almas que se convertem a Cristo.

Como uma mãe não apenas concede todo tipo de bênção a seus filhos, mas até está disposta a dar a sua própria vida por eles, Paulo também não apenas comunicou alegremente o Evangelho aos Tessalonicenses, como ainda estava disposto a dar sua vida por eles, “porquanto”, diz ele, “nos éreis muito queridos” (v.8). Ou como ele escreve no começo do versículo, “sendo-vos tão afeiçoados”.

O ministério de Paulo foi aprovado por Deus. Em Tessalônica, mesmo tendo passado menos de um mês, deixou uma igreja bem doutrinada através do ensino e da exortação sadia, O adversário levantou falsos obreiros para desviar a igreja, porém estes não tiveram êxito, pois a Palavra da Verdade suplantou os argumentos da mentira e da calúnia”.

Pr. Elias Ribas
Assembleia de Deus
Blumenau - SC

OS FALSOS MINISTROS FALSIFICAM A PALAVRA DE DEUS

“Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus” (2ª Co 4.1-5).

A palavra adulterar no gr. dolow doloo, significa: apanhar numa armadilha; corromper, adulterar.

A Bíblia é a verdade (Jo 17.17), a Palavra do Eterno Criador e a nossa única regra de fé, portanto ela não deve ser interpretada ao nosso bel prazer. Quando ensinamos com aberrações e enganos, estamos adulterando, corrompendo e falsificando o genuíno Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

A primeira vestimenta de um ministro de Deus é estar cingido da verdade. E a segunda é couraça da justiça.

“Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça” (Ef 6.14).

A palavra verdade no gr. aletheia, significa a verdade em qualquer assunto em consideração; que é verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano, verdade moral e religiosa; em verdade, de acordo com a verdade; a verdade tal como ensinada na religião cristã, com respeito a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com respeito aos deveres do homem, opondo-se igualmente as superstições dos gentios e as invenções dos judeus, e as opiniões e preceitos de falsos mestres até mesmo entre cristãos; verdade como excelência pessoal; sinceridade de mente, livre de paixão, pretensão, simulação, falsidade, engano, sofisma.

Cegar no gr. tuphloo, que significa obscurecer a mente; embotar o discernimento mental. Como alguém que coloca uma venda nos olhos para não poder ver.

O deus deste século (Satanás) vedou, cegou, obscureceu o entendimento (a mente) dos seus ministros para que lhes não resplandeça a luz do evangelho. Por está razão o diabo usa seus ministros para enganar e corromper o Evangelho de Jesus para que não resplandeça a luz da Verdade.

Quando um ministro adultera o sentido da Palavra ele está deixando de ser verdadeiro, ou seja, ele não ensina a verdade segundo a Bíblia. Se ele prega seus sermões alterando, sem o verdadeiro sentido da Palavra; ele passa ser um mentiroso. E para estes a Bíblia é clara ao dizer que serão lançados no lago de fogo (Ap 21.8).

Uma das armas que o diabo usa através dos falsos ministros é a proibição do estudo sistemático da Bíblia. Qualquer pregador que despreza a hermenêutica bíblica é presa fácil para Satanás. Um pregador qualificado é difícil de se enganar. Mas o desqualificado está sem conhecimento e preparo. E sem o bom conhecimento o pregador pode mudar o verdadeiro sentido da Palavra de Deus e assim tornar um adúltero no sentido bíblico.

“Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus” (João 3.21).

“Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence à glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (1ª Pe 4.11).

Os dons são concedidos por Deus, não para vantagem pessoal, mas para cumprir Sua vontade no benefício de todos. Os oráculos de Deus (Rm 3.2; At 7.38) referem-se às Escrituras. No sentido aqui seria: “Fale como se as palavras fossem de Deus”, e seja Deus glorificado e não o homem.

“Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2ª Co 2.17).

“Pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade” (2ª Co 4.2).

Sempre que o homem começa a escutar a si mesmo e deixa de escutar a Deus, sua versão da mensagem cristã ficará distorcida e inadequada. Sempre que se esquece de testar suas idéias e seus conceitos pela Palavra e pelo Espírito de Deus, produzirá uma versão da mensagem cristã que é sua e não de Deus. Se continuar fazendo assim, é bem possível que acabará amando mais seu próprio sistema do que a verdade de Deus.

Pr. Elias Ribas
Igreja Evangélica Assembléia de Deus

FONTE DE PESQUISA

1. BÍBLIA PENTECOSTAL. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida - Edição 1995, CPAD, Rio de Janeiro RJ.
2. BÍBLIA SHEDD. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil – 2ª Edição, Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri - SP.
3. BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida 1995. Sociedade Bíblica do Brasil. Barueri - SP.
4.  CLAUDIONOR CORRÊA DE ANDRADE. Dicionário Teológico. 8ª Edição. Editora CPAD. Rio de janeiro - RJ.
5.   STRONG, J. & Sociedade Bíblica do Brasil. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil. 2002, 2005.