TEXTO
ÁUREO
“Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal
aos olhos do SENHOR.”
VERDADE
PRÁTICA
Somente o revestimento da graça divina, na
força e no poder do Espírito Santo, pode livrar-nos do pecado – a ofensa
premeditada contra Deus.
LEITURA
BÍBLICA
2
Samuel 11.1-18
1 - E aconteceu que, tendo decorrido um
ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus
servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e
cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.2 - E aconteceu, à hora da tarde,
que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no t erraço da casa real,
e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui
formosa à vista. 3 - E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram:
Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu? 4 -
Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se
deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou
ela para sua casa. 5 - E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e
disse: Pejada estou. 6- Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o
heteu. E Joabe enviou Urias a Davi. 7 - Vindo, pois, Urias a ele, perguntou
Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra. 8 - Depois,
disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa
real, logo saiu atrás dele iguaria do rei. 9- Porém Urias se deitou à porta da
casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa. 10 - E o
fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a
Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa? 11 - E
disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu
senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar
na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua
vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. 12 - Então, disse Davi a
Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em
Jerusalém aquele dia e o seguinte. 13 - E Davi o convidou, e comeu e bebeu
diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os
servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. 14 - E sucedeu que, pela
manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias. 15 -
Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e
retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. 16- Aconteceu, pois,
que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que
havia homens valentes. 17 - E, saindo os homens da cidade e pelejando com
Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o
heteu. 18 - Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela
peleja.
INTRODUÇÃO.
- Uma das coisas mais importantes da
narrativa bíblica é sua imparcialidade ao contar a história dos personagens
bíblicos, tanto destacando seus acertos e feitos heroicos quanto seus erros.
Nesta lição, introduziremos o assunto definindo a palavra pecado; destacaremos
alguns falhas cometidas por Davi, o homem segundo o coração de Deus;
elencaremos quais os passos que deu e que o levaram a queda espiritual;
pontuaremos as subsequentes atitudes erradas para tentar reparar o seu erro, e,
por conseguinte quando confrontado pelo profeta quais as atitudes certas que
tomou a fim de se reconciliar com Deus; e por fim, finalizaremos falando a
respeito das atitudes de Saul e de Davi ante o seu pecado.
- A Bíblia não se limita a descrever as
façanhas de seus heróis, mas revela igualmente seus pecados, erros e
fragilidades. Homens como Noé, Abraão e Jacó cometeram graves faltas na
caminhada espiritual (Gn 9.20,21; 20.1-6; 27.19), e a Bíblia não as
esconde. Davi, embora ungido do Senhor,
deu lugar ao Diabo, e veio a cometer dois gravíssimos pecados. Por isso, Jesus
nos alerta e orar e a vigiar constantemente (Mt 26.41).
I.
DEFINIÇÃO DA PALAVRA PECADO
- A palavra “pecado” segundo o dicionário
significa: “desobediência a qualquer norma ou preceito” (HOUAISS, 2001, p.
2160). Teologicamente pode ser definido como “transgressão deliberada e
consciente das leis estabelecidas por Deus” (ANDRADE, 2006, p. 295). A palavra
hebraica “hatah” e a grega “hamartia” originalmente significam:
“errar o alvo, falhar no dever” (Rm 3.23). Existem outras várias designações
bíblicas para o pecado e cada palavra apresenta a sua contribuição para formar
a descrição completa desta ação. Em um sentido básico pecado é: “a falta de
conformidade com a lei moral de Deus, quer em ato, disposição ou estado”
(CHAVES, 2015, p. 128). Podemos afirmar ainda que: “O pecado é a transgressão
da Lei de Deus” (1º Jo 3.4). No grego o termo “hamartia” sugere a ideia de “fracassar”, “errar o alvo” ou
“desviar-se do rumo”. Porém, o termo também sugere alguém que erra o alvo
propositadamente; ou seja, que atinge outro alvo intencionalmente (CABRAL,
2008, p. 302).
II.
SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
1. O
homem segundo o coração de Deus. A expressão um homem segundo o seu
coração fala de alguém que procura agradar ao Senhor. A Bíblia declara que Davi
era esse homem (1º Sm 13.14).
- Davi era rei que agradava a Deus, porque
em tudo priorizava a Sua vontade. Davi sabia esperar; seu coração sentia
segundo os sentimentos do Senhor. Ele não se apressava, não agia
precipitadamente, não frustrava os planos divinos nem buscava sua própria
vontade; mas agia consciente e moderadamente (Fp 4.5). O líder segundo o
coração de Deus tem intimidade com o Pai. O Senhor quer nos dar pastores
segundo o seu coração (Jr 3.15).
2.
Davi era o escolhido de Deus, mas deu lugar ao Diabo. Davi era o
escolhido de Deus, mas, infelizmente, cometeu pecados graves; não foi um
exemplo de perfeição absoluta como líder espiritual nem como homem público. A
grande diferença entre Davi e Saul foi o arrependimento. O Salmo 51 revela a
confissão de Davi, sua súplica por perdão e seu rogo por renovação espiritual.
Ele não escondeu as suas transgressões; confessou-as e buscou o perdão.
- Enquanto o nosso corpo não for
plenamente redimido lutaremos contra a tentação e o pecado. Mas chegará o dia
que o que é “mortal se revestirá de imortalidade e o que é corrupto, de
incorruptibilidade” (1ª Co 15.54). Enquanto isso, trilhemos o caminho da santidade,
da oração, da leitura da Bíblia e da fuga da aparência do mal (1ª Ts 5.22;
4.12). Deixo, porém, este alerta: é possível, sim, termos uma vida
irrepreensível tanto diante de Deus quanto diante dos homens.
III.
O AMBIENTE EM QUE DAVI PECOU
1.
Criando um ambiente propício ao pecado. O texto inicia dizendo que Davi não partiu
para guerra, quando deveria ter ido (1º Sm 11.1). A indolência do rei era o
primeiro passo que lhe preparava para a queda, pois quanto mais tempo
desocupado, mais chance de ser tentado. Davi não pecou apenas por ter visto
Bate-Seba, mas porque seu olhar foi pecaminoso; ele não procedeu como Jó, que
fez concerto com os seus olhos para não pecar (Jó 31.1). No lugar de andar
ocioso pelo palácio, Davi deveria ter fugido da aparência do mal.
- Ser tentado não é pecado, mas ceder à
tentação é. Jesus foi tentado, mas não cedeu à tentação; repreendeu o Diabo com
as Escrituras (Mt 4.1; Hb 2.18). A tentação pode vir tanto de fora (do mundo e
do Diabo) quanto de dentro de nós (Tg 1.14).
2.
Os meios que contribuem para a prática do pecado. Em geral, quando
uma pessoa começa a desejar o pecado, ela aprofunda esse desejo, fecha-se para
as coisas de Deus, levando o Espírito Santo a retirar-se dela. Assim foi com
Davi. Ele indaga sobre a mulher que se banhava e, por meio de seus poderes
reais, ordenou que a buscassem (2º Sm 11.4). Ele mandou buscá-la, mesmo sabendo
que se tratava de uma senhora casada.
- Nada mais podia detê-lo no caminho do
pecado, mesmo a informação de que Bate-Seba era mulher de um dos seus oficiais
mais fiéis. Nessas condições, Davi já estava longe de Deus. Todas as ações
descritas no texto mostram que ele abriu a porta do coração para o pecado e não
desviou os olhos da vaidade (Sl 119.37).
- Frente ao mau exemplo de Davi, e de
acordo com as Escrituras, o cristão deve fugir do pecado e resguardar-se em
Cristo, pois somente nEle é que se consegue vencer os ataques do Maligno.
IV.
A BÍBLIA REGISTRA AS FALHAS DE DAVI
- Embora a Bíblia destaque as muitas
qualidades de Davi (1º Sm 16.18), e acrescente dizendo que ele foi chamado o
“homem segundo o coração de Deus” (1º Sm 13.14; At 13.22); ela não oculta ou
encobre as suas falhas, evidenciando assim sua imparcialidade e também um dos
seus objetivos que é de ensinar as gerações futuras através dos erros cometidos
pelos personagens bíblicos, até os mais célebres, a fim de que não caiamos na
mesma situação (Rm 15.14; 1Co 10.11). Podemos notar algumas destas falhas
cometida por Davi:
A. Tentou conduzir a arca com animais e
não com os levitas (2º Sm 6.1-10);
B. Adulterou com a mulher de Urias (2º Sm
11.1-5);
C. Planejou a morte de Urias (2º Sm
11.6-17); e,D. numerou o povo (recenseamento) de maneira puramente orgulhosa (1º
Cr 21.1 ver ainda 2º Sm 24.1).
V. O
ADULTÉRIO E O HOMICÍDIO DE DAVI
1.
Pecado gera pecado. No
Salmo 42.7, é dito que um abismo chama outro abismo. A prática pecado gera mais
pecado. Ao tomar ciência de que Bate-Seba estava grávida, Davi engendra um
plano.
- Para esconder a gravidez adulterina de
Bate-Seba, Davi força Urias a deitar-se com a esposa, a fim de se lhe atribuir
o filho ali gerado. Ele fez isso por duas vezes, porém, sem sucesso (2º Sm
11.8,10). Em outra tentativa ele se dispõe a embriagá-lo, mas, mesmo assim,
Urias não foi para casa (2º Sm 11.13). O oficial se revela um soldado fiel,
honrado, leal, contrastando com as atitudes do próprio rei Davi.
- Por fim, Davi revela sua face mais
cruel: escreve uma carta, e ordena que Urias a entregue a Joabe; na carta, o
rei ordena ao general que coloque o valente soldado num front temerário,
imprudente e belicamente infrutífero.
- Uma das faces do pecado é a
dissimulação; leva-nos a situações inimagináveis. Atentemos, pois, para o que o
apóstolo disse: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).
2. O
homicídio de Davi. O
pecado de Davi vai tomando grandes proporções. O rei entrega Urias nas mãos de
Joabe que, por seu turno, coloca-o à frente de uma peleja suicida. Esse ato não
matou apenas Urias, mas também outros soldados (2º Sm 11.17). Ao ser informado
da morte de seu fiel oficial, Davi se manifestou de modo brando, impassível e
calculista, afirmando que tais coisas ocorrem na guerra − a espada ora devora
de um lado, ora do outro (2º Sm 11.25).
- Davi plantou uma grande injustiça e
colherá uma grande amargura. Ele sentirá o peso da espada, enviada da parte de
Deus, sobre sua casa. O pecado destrói, transtorna e desfigura espiritualmente
uma pessoa. O homem segundo o coração de Deus agora fazia a vontade do Diabo.
3.
Davi e seu comandante. Experiente em guerra, Joabe sabia que o pedido de Davi
era uma trama maldosa. Ali, a máscara de Davi cai diante de Joabe. Este não o
verá mais como um rei santo, mas como alguém de caráter duvidoso, que acabara
de fazer um pedido sujo. Joabe era um assassino, pois havia tirado a vida de
Abner (2º Sm 3.26,27). Davi acabara de se igualar ao seu comandante.
- O rei de Israel não era mais o
rei-modelo, espiritual e excelente. Joabe, não somente poderia blasfemar de
Davi, como não mais poderia ser repreendido pelo rei a respeito de Abner (2º Sm
3.28,29).
- A história de Davi e seu comandante,
Joabe, nos mostra que os servos do Senhor devem proceder fielmente em tudo para
que o nome de Cristo não seja blasfemado.
4. A
tentativa de Davi para evitar as suspeitas do seu pecado. Em seu atoleiro
pecaminoso, depois de sete dias de luto, imediatamente Davi tomou Bate-Seba como
esposa. Ele pensava afastar quaisquer suspeitas de um relacionamento
extraconjugal.
- É importante dizer que Bate-Seba teve
grande participação no pecado de Davi. Ela não se resguardou; mostrou-se
pecaminosamente. Era uma mulher ambiciosa, cheia de planos. Isso pode ser
comprovado pelo texto de 1º Reis 1.11-31.
- Tudo poderia ter passado despercebido
perante o povo e logo esquecido, mas o autor sagrado o contraria dizendo:
“Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR” (2º Sm 11.27).
- Deus é onisciente, Ele sabe de tudo. Os
que pecam às ocultas, pensando que Ele não vê, enganam-se; as Escrituras
declaram que “todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem
temos de tratar” (Hb 4.13; cf. Sl 33.13,14; 90.8; 139.11,12).
VI.
OS PASSOS QUE LEVARAM DAVI AO MAIS HORRENDO PECADO
Davi estava vivendo um dos melhores
momentos de sua vida e de seu reinado tais como:
A. Tinha um exército respeitado (2º Sm
8-10).
B. As fronteiras haviam sido ampliadas (2º
Sm 5.6-12).
C. Tinha uma linda casa nova (2º Sm 5.11).
D. Planejava para construir o templo do
Senhor (2º Sm 7).
- Porém, como acontece geralmente com
todas as pessoas, a queda de Davi não foi repentina, mas gradual, pois algumas
brechas começaram a se abrir em sua vida espiritual. Vejamos:
1. A
ociosidade.
A pessoa que estar ociosa é o mesmo que desocupada; inativa; preguiçosa;
indolente; com ausência de disposição; falta de empenho; preguiça. Como o
reinado estava consolidado, possivelmente Davi achou que não havia necessidade
de ir à batalha com seu exército. Mas, o maior erro dele não foi ficar em
Jerusalém. Além de ficar no palácio desocupadamente, o rei foi passear no
terraço da casa real em plena guerra (2º Sm 11.1,2). As maiores tentações que o
crente enfrenta, não são aquelas que lhe sobrevêm quando ele está à frente da
peleja, e sim, quando está vivendo ociososamente e isto o torna vulnerável. A
Bíblia exorta a fugir da aparência do mal (1ª Ts 5.22), e vigiar para não
cairmos em tentação (1ª Co 10.12,13).
2. A
cobiça.
A cobiça é o mesmo que ganância; cupidez; avidez; ambição; inveja e desejo
desmedido por aquilo que é do outro. Enquanto passeava, Davi viu Bate-Seba que
estava se banhando (2º Sm 11.2). Ao vê-la, Davi a cobiçou, pois era uma mulher
muito formosa (2º Sm 11.2,3). O pecado da cobiça leva o homem à perder o
domínio próprio e ficar sob o domínio da carne (Tg 1.14,15 ver Jó 31.1). Foi
isto que aconteceu com Davi. Ele procurou saber quem era aquela mulher e lhe
informaram que era a mulher de Urias, ou seja, era uma mulher casada, e não era
lícito possuí-la. Mas ele não se conteve e mandou trazê-la. O décimo
mandamento: “não cobiçarás” (Êx 20.17), vai contra a própria raiz do pecado, o
coração pecaminoso e o desejo perverso. Cristo aborda a responsabilidade sobre
o pecado do pensamento, pois toda ação humana começa no seu coração, inclusive
comparou o desejo de pecar ao próprio ato em si (Mt 5.28; Mc 7.21-23).
3. O
adultério.
Mesmo sabendo que aquela mulher era casada, Davi a possuiu e adulterou com ela,
sem pensar nas consequências do seu erro (2º Sm 11.4). Davi ficou “cego” e
transgrediu o mandamento de Deus ao tomar a mulher de outro homem (Êx
20.14,17). A palavra adultério vem do latim,
adulterium, que tem o sentido de “dormir na cama alheia”. É a relação
sexual entre pessoa casada, com outra que não é o seu cônjuge” (RENOVATO, 2013,
p. 69). O sétimo mandamento: “Não adulterarás” (Êx 20.7), tem como objetivo a
abstenção de toda impureza da carne e ainda exorta para conservação do leito
sem mácula, isto é, o amor conjugal e a coabitação. Ele visa proteger o
matrimônio por ser uma instituição sagrada instituída por Deus. Esta prática
nociva se constitui num pecado contra Deus, contra si mesmo e contra o próximo
(Gn 39.9; 1Co 6.18; Rm 13.9).
IV.
TENTATIVAS ERRADAS DE RESOLVER O PECADO
1.
Ocultando o pecado.
Ocultar é o mesmo que esconder; encobrir; disfarçar; dissimular. Assim que Davi
pecou, procurou encobrir o seu erro. No entanto, sua atitude pecaminosa embora
feita as ocultas foi vista pelo Senhor: “esta coisa que Davi fez pareceu mal
aos olhos do SENHOR” (2º Sm 11.27) e no devido tempo viria à luz: “Porque tu o
fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante”
(2º Sm 12.12). O pecado é mal, e ocultá-lo é mais mal ainda (Sl 32.1-5; Pv
28.13).
2.
Enganando seu leal escudeiro. Enganar é iludir; induzir ao erro;
lograr; calotear; engrolar. A primeira tentativa de Davi foi mandar buscar
Urias. Após saber como estava a guerra e o exército, mandou que Urias fosse
para sua casa e coabitasse com a sua mulher. Seu intento era que ele deitasse
com Bate-Seba, para que ele não descobrisse que foi traído. Porém, Urias era
tão leal ao rei e aos seus companheiros que não quis se dar ao luxo de estar em
casa com sua esposa, enquanto os homens estavam à frente da peleja. Por isso,
ele se deitou à porta da casa real com os servos do rei, e não foi para sua
casa (2º Sm 11.6-11). Dessa forma, o primeiro plano de Davi foi frustrado e ele
partiu para o segundo plano cumprindo o que a Bíblia nos diz que um pecado gera
outro (Sl 42.7). Quando soube que Urias não havia ido para sua casa, Davi o
convidou para o palácio e juntos comeram e beberam; e Davi, propositalmente o
embebedou, para que ele se esquecesse de suas responsabilidades militares, pelo
menos por uma noite. A estratégia de Davi falhou mais uma vez, pois, mesmo
embriagado, Urias não foi para sua casa, mas permaneceu na corte dormindo com
os servos do rei (2º Sm 11.12,13).
3.
Planejando a morte do marido traído. Planejar é esboçar; projetar; desenhar;
preconceber algo; traçar; arquitetar. Como Davi não conseguiu consumar seu
intento, fazendo com que Urias fosse para casa para dormir com Bate-Seba, para
encobrir o pecado de adultério, Davi tomou uma medida ainda mais drástica.
Escreveu uma carta para Joabe chefe do seu exército pelas mãos do próprio
Urias, para que Joabe colocasse Urias à frente da peleja, para que morresse (2º
Sm 11.14,15). Joabe, então cumpriu o mandado do rei, colocou Urias à frente da
peleja e ele morreu. Este plano funcionou! Ao saber da morte de Urias, Davi
trouxe Bate-Seba para o palácio e a tomou por mulher. A Palavra de Deus nos diz
que: “... esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor” (2º Sm
11.27).
V.
TOMANDO A DECISÃO CORRETA ANTE O PECADO
- Deus enviou o profeta Natã para
repreender a Davi. O profeta contou uma história que fez com que o rei
reconhecesse o seu erro (2º Sm 12.1,4). Ao ouvir a parábola, Davi lhe interrompeu
dizendo: “Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso” (2Sm 12.5).
Nessa ocasião, o profeta lhe diz: “Tu és este homem” (2º Sm 12.7). Aquelas
palavras fizeram com que a ira de Davi se transformasse em pesar. Notemos suas
reações:
1. Confissão
(2º Sm 12.13).
Quando confrontado pelo profeta Natã por causa do seu pecado, Davi com
sinceridade confessou: “Pequei contra o SENHOR” (2º Sm 12.13). No salmo 51
encontramos a oração de Davi diante do Senhor confessando o seu pecado: “Contra
ti, contra ti somente pequei...” (Sl 51.3).
2.
Quebrantamento.
Quando reconheceu o seu pecado, Davi se quebrantou diante do Senhor: “e jejuou
Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra” (2º Sm 12.16). No
salmo 51 vemos ele quebrantado dizendo: “os sacrifícios para Deus são o
espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó
Deus” (Sl 51.17).
3.
Arrependimento.
Davi arrependeu-se amargamente da sua iniquidade e pediu a Deus que lavasse os
seus pecados, e o purificasse (Sl 51.2), que lhe desse um coração puro e um
espírito reto: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um
espírito reto” (Sl 51.10).
VI.
DIFERENÇAS ENTRE SAUL E DAVI ANTE O PECADO
- Alguém pode perguntar porque Deus não
perdoou o pecado de Saul e perdoou o de Davi. A resposta para este
questionamento encontra-se na forma como cada um dos personagens reagiu quando
confrontado pela palavra de Deus. Notemos:
SAUL
- Pecou e tentou justificar o seu erro (1º
Sm 13.11,12).
- Tentou aplacar a ira de Deus com
sacrifícios (1º Sm 15.20-22).
- Entristeceu o Espírito Santo e não
procurou se consertar, antes se apostatou (1º Sm 16.23).
DAVI
- Pecou e confessou o seu erro (Sl
51.1-4).
- Reconheceu que o quebrantamento e não os
sacrifícios agradavam a Deus (Sl 51.16,17).
- Entristeceu o Espírito Santo e buscou a
renovação e pediu misericórdia (Sl 51.10,11).
CONCLUSÃO.
- O registro do pecado de Davi revela a
perfeita justiça de Deus e de sua Palavra. As Escrituras mostram que a prática
do pecado é sempre desastrosa. Portanto, evitemos a ociosidade, desenvolvamos
os dons úteis à obra de Deus. Confessemos o nosso pecado, pois quem o oculta,
torna-o mais grave ainda. Se este for o seu caso, procure o seu pastor;
peça-lhe a ajuda. Quem confessa a sua transgressão e a deixa, alcançará a
misericórdia.