Mt 16.18-19 Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Foi com referência a esta solene assembleia que Jesus disse: “Edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
INTRODUÇÃO. Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja, que está edificada por meio dos ensinamentos dos apóstolos e do testemunho dos profetas.
“Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Na primeira leitura do texto se depreende que o apóstolo Pedro seria a pedra fundamental sobre a qual a igreja haveria de ser erguida, porém, como toda a Bíblia depõe contra esta primeira leitura, certo é que este é o caso de uma análise na regra da hermenêutica, pois o apóstolo Pedro não era a pedra fundamental (pedra de esquina), antes o próprio Cristo, como o próprio apóstolo atesta em uma de suas epístolas. Jesus refere-se a Si como Pedra Principal, e Rocha não a Pedro.
I. O SIGNIFICADO DA PALAVRA PEDRO E CEFAZ
1. O significado da palavra Pedro. A palavra Pedro no grego é um substantivo masculino, “Petros”, que significa pedra pequena e móvel, ou fragmento de rocha. Pedra no grego é um substantivo feminino, “Petra” que é Rocha Grande e Firme.
2. O significado de Cefas. Cefas é o outro nome pelo do qual o apostolo Pedro é chamado na Escritura (Jo 1.42; 1ª Co 1.12; Gl 2.9; etc.).
No texto bíblico do Novo Testamento em português, o nome Cefas traduz a transliteração grega Kephas do aramaico Kepa, uma palavra que significa “pedra” ou “rocha”.
A Bíblia registra que o nome Cefas foi dado ao apóstolo Pedro pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Na verdade, o nome hebraico de Pedro era Simão, provavelmente uma variação do nome hebraico Simeão que vem de uma raiz cujo significado é “ouvir”.
O texto bíblico diz que quando o apóstolo André levou o seu irmão Simão até Jesus, o nosso Senhor olhou para ele e disse: “Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). (João 1.42). Portanto, Pedro ou Cefas tem o mesmo significado que é pedra pequena ou rocha.
II. PEDRO É A PEDRA REPRESENTATIVA, PORQUE OUTROS APÓSTOLOS TAMBÉM O SÃO
Várias interpretações se têm dado ao vocábulo “pedra” registrado no versículo 18 do cap. 16 de Mateus.
Os romanistas, por exemplo, costumam
afirmar que a pedra é o próprio Pedro, sobre o qual é edificada a Igreja de
Cristo. O Novo Testamento se opõe a esse gravíssimo erro. Pedro é apenas uma
das pedras do fundamento. Jesus é a Rocha e Pedra de esquina do Cristianismo.
1. Oficio profético dado por Jesus a Pedro. “...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...” Essa atribuição de um novo nome a Simão estava diretamente relacionada à grande obra que Deus haveria de realizar em sua vida. Ao dizer que Simão seria chamado Cefas, Jesus agiu em seu ofício profético, ou seja, olhando para o futuro o Senhor Jesus Cristo viu a grande transformação que ocorreria em Simão. Essa transformação seria tão profunda que o impulsivo Simão se tornaria uma rocha sólida, e ficaria conhecido por toda a história como Cefas; especialmente pela forma grega desse nome, Petros, isto é, “Pedro”.
Isso quer dizer que quando Jesus deu a Simão o nome Cefas, Ele estava predizendo o que a graça divina haveria de realizar no coração e na vida daquele discípulo (Hendriksen, 1953).
2. Os apóstolos e profetas são fundamentos. Ef 2.20 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a Pedra Angular”.
3. Todos os cristãos são “pedras vivas”. 1ª Pe 2.4-8 “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.”
4. Pedro apenas é um líder proeminente entre os apóstolos. Lucas 22.24-27 “E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. 23- E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. 24- Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. 25- Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.”
Qual deles deveria ser o maior. Os apóstolos, em comum com os judeus em geral, supunham que o Messias viria como um príncipe temporal, e à maneira de outros príncipes da terra – é claro, que ele teria oficiais de seu governo, ministros de estado, etc. O argumento deles foi fundamentado nessa expectativa, e eles estavam disputando qual deles deveria ser levado ao mais alto cargo. Eles já tiveram uma disputa semelhante. Ver Mateus 18.1; Mateus 20.20-28. Nada pode ser mais humilhante do que o fato de os discípulos terem tido “tais” contendas, e em tal tempo e lugar. Que, assim como Jesus estava contemplando sua própria morte e trabalhando para prepará-los para isso, eles deveriam se esforçar e disputar cargos e posições, mostra quão profundamente está o amor pelo poder; como a ambição encontrará seu caminho nos lugares mais secretos e sagrados; e como até os discípulos do manso e humilde Jesus são às vezes atuados por esse sentimento mais baixo e perverso.
5. Pedro foi enviado por outros apóstolos, e obedeceu. “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João (At 8.14).
Chegando lá os apóstolos oraram para que as pessoas recebessem o Espírito Santo, pois isso não havia acontecido ainda.
6. Pedro não é vigário de Cristo na terra. 1ª Pe 5.1 “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar.”
“...que sou também presbítero...”. Pedro se via no mesmo patamar que o resto dos presbíteros. Participante é a palavra-chave da epístola aos Hebreus (Hb 3.1,14). Ela nos mostra que faremos parte do Reino de Cristo quando Ele voltar (Rm 8.17; Ap 2.26-28; 5.9,10). Pedro já sentia que em parte estava participando da glória que um dia ele experimentaria totalmente.
7. O Espírito Santo é o Vigário de Cristo na terra. João 14.16,17 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17- O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 26- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”
III. JESUS É QUEM EDIFICA A IGREJA
1. Qual é a identidade da verdadeira Igreja apresentada por Jesus? Quais suas principais características? Quem é seu fundador? A verdadeira Igreja do Senhor não conhece outro legislador além de Cristo e descobre que seu gozo mais elevado na terra consiste em saber sua vontade e fazê-la. Sua maior glória no futuro será tornar-se semelhante a seu Senhor (1ª Jo 3.1-3). Vestida da justiça de Cristo, cheia de seu amor, revestida de seu Espírito e cumprindo sua vontade, a Igreja eleva os seus olhos ao céu, esperando a volta daquEle a quem ama (1ª Ts 1.9,10).
2. É Jesus quem edifica a igreja. Ele disse “Eu edificarei a minha igreja...” Nenhum líder espiritual tem capacidade ou talentoso para edificar a Igreja. Às vezes fico impressionado com alguns que dizem que Pedro é o líder da Igreja. Deveríamos ficar impressionados/as com Jesus. É ele quem edifica a Igreja.
3. A Igreja pertence a Jesus. Ele disse “a minha igreja”. Logo, se for minha ou sua, então não é igreja. Se for igreja, pertence a Jesus. Lembre-se de que foi Jesus que morreu pela igreja, não foi o pastor, bispo ou papa!
4. Jesus é a Cabeça da igreja. Efésios 5.23 “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.”
Efésios 1.20-23 “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. 21- Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22- E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23- Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”
O apóstolo Paulo afirmou que a igreja pertence a Deus e que ela está sujeita a Cristo, sendo a igreja o seu corpo. O apóstolo Paulo demonstrou que faz parte do corpo de Cristo na condição de servo.
“Á igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1º Coríntios 1.2).
IV. JESUS É PEDRA PRINCIPAL
1. O que significa Pedra angular principal. No grego é akrogoniaios Pedra angular da fundação.
2. A pedra é Cristo. Na resposta de Jesus (v. 18), podemos ver que Ele próprio é a pedra sobre a qual a Igreja está assentada. Quando Ele disse: “Tu és Pedro”, usou a palavra petros que quer dizer “pedrinha” ou “fragmento de pedra”, que pode ser removida. De fato, Pedro demonstrou certa fragilidade, em sua personalidade. Numa ocasião, deixou-se usar pelo inimigo (Mc 8.33); num momento crucial, negou Jesus três vezes (Mt 26.69-75). Por isso, quando Jesus disse: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, Ele utilizou a palavra petra que tem o significado de rocha inamovível, e não petros que é “fragmento”.
3. Jesus é pedra angular. Lucas, o médico amado, registrou um discurso do apóstolo Pedro em que é demonstrado que Jesus é a pedra angular:
“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4.11 -12).
Na arquitetura antiga, a construção de um edifício requeria uma pedra angular. Ela é traduzida como a “pedra mais importante” ou “pedra principal”. Ela era posta no canto do prédio para sustentar o alicerce, firmar e unir toda a estrutura e manter as paredes em linha certa. Para que se tenha uma ideia dessa dimensão, em uma das escavações no local do templo em Jerusalém, foi encontrado um monólito com cerca de 12 metros de comprimento.
A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção.
No cristianismo, a Pedra Angular é
simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas
passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.
No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual (Jesus Cristo, o Messias), conforme se lê: “A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular”. A Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme a planta divina, foi Jesus Cristo.
Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.
4. Jesus a pedra Viva. Quando surge uma
dúvida, o melhor é perguntar à pessoa envolvida. Pedro, quem é a Pedra?” Ele
(Cristo). O apóstolo Pedro descreveu Jesus como uma pedra viva:
Por falta de beleza ou tamanho, ela foi deixada de lado ou considerada imprópria como pedra angular. Isso representa o Senhor Jesus, proposto aos judeus como fundamento ou pedra angular sobre a qual construir a igreja, mas rejeitado por eles – os construtores – por causa de sua falta de beleza ou beleza; isto é, do que eles consideravam agradável ou desejável (Isaías 53.2-3).
5. A Pedra que os construtores rejeitaram. Lucas 20.17 “Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, essa foi feita cabeça da esquina.”
Jesus Cristo nosso Senhor e salvador, é a ‘pedra viva’ conforme citou o apóstolo Pedro e conforme escreveu o salmista Davi: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Sl 118.22). Embora os homens tenham reprovado a Cristo, a pedra viva aprovada por Deus, para Deus Ele é a pedra eleita e preciosa.
Jesus mesmo diz nos Seu evangelho que Ele é a pedra principal. Mt 21.42 “Nunca leste nas Escrituras; A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a Pedra Angular; o Senhor fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos”.
A pedra. A figura é tirada da construção de uma casa. A principal pedra para o tamanho e a beleza é a que geralmente é colocada como a pedra angular.
6. Nossa Rocha é Jesus Cristo. Romanos 9.33 “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião
uma pedra de tropeço, e uma ROCHA de escândalo.”
É
isso que Jesus Cristo representa para os dois tipos de pessoas do mundo, os que
creem e os que não creem: Uma pedra de tropeço/de escândalo ou uma rocha de
segurança.
Rocha
de tropeço/escândalo para todos os que não aceitam as verdades sobre Ele e não
admitem sua divindade e missão como Filho de Deus. Jesus é uma pedra de tropeço
para os céticos, para os ateus, para os de outras religiões e até mesmo para
certas áreas do conhecimento humano.
Cristo
é uma rocha de escândalo para os que querem viver suas vidas sem prestar contas
a Deus de seus atos, para os obstinados, rebeldes, imorais e idólatras. Um
escândalo para espiritualistas, para os enganados por vãs filosofias.
Disse o salmista: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refúgio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta” (Salmo 18.2).
Os dois fundamentos. Mateus 7.24-27
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica,
assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25- E
desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa,
e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26- E aquele que ouve estas
minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que
edificou a sua casa sobre a areia; 27-E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram
ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
Quero demonstrar esta verdade de uma forma
que evidencia como podemos ser enriquecidos pela leitura da Palavra de Deus.
Jesus usa a palavra “ROCHA” para estimular
seus ouvintes a serem leitores e praticantes de suas palavras. Fez apenas uma
comparação, sem dar qualquer sentido especial à palavra rocha.
No Antigo Testamento, há um episódio
doloroso para Arão, Moisés e seu povo. Deus disse a Moisés para falar à rocha e
teriam água para beber. No entanto, obedecendo a si mesmo e não a Deus: “Moisés
ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a
comunidade e os rebanhos beberam” (Nm 11.20). Por não terem confiado
publicamente em Deus, ele e Arão foram impedidos de entrar na terra prometida.
Só entendemos plenamente a gravidade do
ato de Moisés quando lemos no Novo Testamento o que Paulo escreve: os hebreus
“E bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo” (1ª
Co 10.4).
A rocha da qual saiu água para matar a
sede dos israelitas (Êx 17.6; Nm 20.7-11; Sl 78.15-16). Alguns mestres judeus
diziam que essa rocha acompanhou o povo durante as viagens pelo deserto.
Segundo Paulo, a rocha era espiritual, ou seja, foi através dela que Deus
preservou a vida de seu povo. Nesse sentido, era a presença do próprio Cristo
entre o povo de Deus daquele tempo.
Somos convidados, então, a construir
nossas vidas sobre a ROCHA (com letra maiúscula), que é o próprio Cristo.
Construir nossas vidas sobre a Rocha é reconhecer que Ele é o Salvador e
desejar ser salvo por Ele, o que demanda arrependimento dos pecados e fé n’Ele
como Salvador. Construir nossas vidas sobre a Rocha é reconhecer que Ele é o
Senhor e desejar ser conduzido e protegido por Ele.
Indo ao Antigo Testamento, ficamos
surpresos. Deus é chamado de Rocha (com letra maiúscula) 24 vezes, desde
Gênesis, onde lemos uma promessa de vitória “pela mão do Poderoso de Jacó, pelo
nome do Pastor, a Rocha de Israel” (Gn 49.24).
Os poetas se admiram: Deus “é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é” (Dt 32.4). “Quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus?” (2º Sm 22.32). “Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação” (Sl 95.1).
Um profeta garante: “Não tremam, nem
tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são
minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra
Rocha; não conheço nenhuma” (Is 44.8).
Somos convidados, portanto, a construir nossas vidas sobre a rocha (com letra minúscula). A rocha é o conjunto das palavras de Cristo. Seguindo os seus ensinos, somos capacitados a enfrentar as enxurradas da vida.
7. Jesus é a pedra vaticinada pelo profeta Isaias. Is 28.16 “Portanto assim diz o Senhor Deus: Vede, assentai em Sião uma pedra, uma já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido.”
Isaías era também chamado profeta Messiânico,
porque o alvo de suas profecias era o Messias, aquele tão aguardado pelo povo
de Israel.
Colocar uma pedra angular em Sião significa que seu reino seria fundado em uma rocha e estaria seguro em meio a todas as tempestades que pudessem cair sobre ela.
O Targum (do Hebraico תרגום, no plural targumim) são as traduções, comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh), processa isso: “Eu nomeio em Sião um rei, um rei forte, poderoso e terrível. Que a passagem diante de nós se refere ao Messias, não há dúvida. Ou seja, eu ponho uma base firme que nada pode mover. Eu a construo sobre uma rocha para que as tempestades e tempestades da calamidade não possam varrê-la: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” (Mt 7.24-25).
De acordo com a passagem de Isaías, a pedra não serve somente como tropeço. Trata-se também de “uma pedra aprovada, uma preciosa pedra angular, solidamente assentada”, a saber, sobre Sião. O apóstolo Paulo continua dizendo aos Romanos 10.11 “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”
Jesus Cristo mesmo vai dizer que que ouve e pratica as Suas Palavras serão comparados aquele que construiu a casa sobre a Rocha e vindo o vento e a tempestade não puderam destruí-la. (Mt 7.24-25).
E embora muitos tenha falhado e caído ao querem impor suas próprias ideias aos textos bíblico, o que não é permitido, ao examinarmos as Escrituras e mesmo como nossas limitações humanas vejo uma única mensagem cruzando de Genesis ao Apocalipse: Jesus Cristo, a Pedra Principal, Pedra Angular, Pedra de Tropeço e uma Rocha.
Daí a necessidade de conhecermos as Escrituras mais e mais.
V. JESUS É O FUNDAMENTO DA IGREJA
1ª Coríntios 3.11 “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11- Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”
Paulo se comparou a um prudente construtor. Trabalhava como um experiente e habilidoso mestre de obras, distribuindo as tarefas a cada operário. Mas a obra que realizava tinha o fundamento certo. Só existe um fundamento sobre o qual se pode erigir o edifício espiritual – Jesus Cristo (cf. 1ª Pe 2.4-8). Cada obreiro, porém, é responsável quanto ao modo como realiza a obra.
Jesus é o fundamento da Igreja somente por Ele é que o mundo deve ser salvo (At 4.10-12).
VI. JESUS É A BASE DA CONSTRUÇÃO
1. A edificação. Ef 2.20 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a Pedra Angular”.
O apóstolo Paulo ilustra a maneira pela qual os efésios e todos os outros cristãos são admitidos à honra de serem concidadãos dos santos e da casa de Deus. Eles são construídos sobre o fundamento – eles são baseados na doutrina dos apóstolos e profetas. Assim, somos habilitados a distinguir entre uma igreja verdadeira e uma igreja falsa. Isso é da maior importância; pois a tendência ao erro é sempre forte e as consequências do erro são perigosas ao extremo. Nenhuma igreja se vangloria do nome mais alto do que aquelas que têm um título falso e vazio; como pode ser visto em nossos próprios tempos. Para nos proteger do erro, é assinalada a marca de uma igreja verdadeira.
Veja que o texto fala que fomos edificados sobre o Fundamento dos Apóstolos e Profetas. Ou quando vejo isso vejo a história da humanidade ser escrita e vivida para que o Propósito Eterno de Deus de salvar o homem se cumpra.
A nomeação de Jesus de Nazaré para ser o fundamento da Igreja é provada por milagre e profecia como obra de Deus.
O próprio Cristo, a única Fundação verdadeira, foi o grande assunto de seu ministério e a fonte de sua vida. Como um com Ele e Seus companheiros de trabalho, eles também, em um sentido secundário, são chamados de “fundamentos” (Ap 21.14). Os “profetas” estão unidos a eles de perto; pois a expressão é aqui não “fundamentos dos apóstolos e dos profetas”, mas “fundamentos dos apóstolos e profetas”.
O fundamento é um só, logo, os responsáveis por revelar este fundamento são uma unidade (TAYLOR, 2000, p. 203-204), são os agentes divinos da revelação do evangelho, que trata de Jesus, a pedra de esquina, a pedra angular ou a pedra fundamental.
Os Profetas já anunciavam a necessidade de nos voltarmos para Deus, de nos arrependermos e de nos mantermos firmes com o Senhor.
O Apóstolos. Que nos transmitiram a mensagem e o Evangelho de Jesus Cristo. Retratados no NT.
Essa referência também se adequa exatamente à conexão. A estabilidade do reino de Deus na terra repousa sobre o Messias. Deus havia decidido mandá-lo; e, consequentemente, em meio a todas as agitações e revoluções que poderiam ocorrer entre seu povo antigo, essa promessa era certa, e certa que Ele viria e que sua igreja seria preservada.
VII. O REINADO DE CRISTO JESUS
Daniel 2.44,45 “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre. Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.
1. O sonho de Nabucodonosor. Nabucodonosor viu, em seu sonho, uma Pedra vindo do céu e atingindo a estátua nos pés. Mas o que ela representa? O Reino de Deus, através de Jesus Cristo, que será implantado em breve, cuja capital será Jerusalém. Em várias partes da Bíblia Jesus é comparado a uma Rocha, uma Pedra para edificação e proteção do seu povo, mas também para destruição dos seus inimigos.
2. Este reino é proveniente do céu. O versículo 34 diz: “Uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos” No evangelho segundo Mateus 21.42-44, temos a explanação da profecia da Pedra, dada por Jesus, que é a própria Pedra. A Pedra rejeitada por Israel (At 4.11; Lc 19.14; 1ª Co 10; 1ª Pe 2.4; Ef 2.20).
A Pedra esmiuçará as nações (2.44): “aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó”. Isto é futuro, e refere-se ao Senhor Jesus na Sua vinda em glória, com os santos (a Igreja) e os anjos para esmiuçar (quebrar) as nações e estabelecer o seu reino.
O salmista já fazia suas predições dizendo: “Tu os esmigalharás com vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor” (Sl 2.9-11).
Uma montanha nada mais é do que barro e pedra sob diferentes formas. Isto fala de Jesus que nasceria como homem aqui na terra (Is 53.3), sem intervenção humana, isto é, sendo gerado pelo Espírito Santo, e não pelo homem. Algo idêntico ocorrerá quando o Reino de Deus for estabelecido aqui brevemente, ou seja, sem auxílio humano. Sua conquista não será efetuada por armas carnais: “E então será revelado o iníquo (Anticristo), a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor de sua vinda” (2ª Ts 2.8).
Quanto à expressão “sem o auxílio de mãos” quer dizer, sem o auxílio de mãos humanas (cf. Dn 8.25). A pedra bateu violentamente nos pés da estátua e esmiuçou-a. Quatro vezes está dito que a pedra esmiuçou a imagem (Dn 2.34, 40, 44, 45). Portanto, o mundo não findará convertido pela pregação do Evangelho, e sim destruído com violência sobrenatural na vinda de Jesus. Isto ocorrerá em Armagedom, no tempo do domínio mundial das nações confederadas sob o governo do Anticristo (Ap 17.11-13; 19.11-21).
A pedra que feriu a estátua nos pés, e em seguida destruiu a cabeça, o peito, o ventre e as pernas (2.34). Isto indica que todas as formas de governo representadas por estas partes da estátua, existirão sob a Besta, no futuro que será destruída por Cristo onde será implantado Seu governo por mil anos. Ainda que o Império do Anticristo se reerga, Cristo o destruirá. Nosso Senhor é Aquela pedra que, sem esforço humano, abateu-se sobre a estátua vista por Nabucodonosor.
Hoje a Nova Ordem Mundial está montando o palco para o Anticristo. Note que A estatuado sonho de Nabucodosor começou como uma obra grandiosa e fina, e terminou em pó (2.35). A pedra começou com uma pedra diminuta, mas depois encheu o mundo inteiro: “encheu toda a terra”. Isto mostra a magnitude e poder de Cristo.
A profecia de Daniel afirma: “Então foi
juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais
fizeram-se como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se
podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua
tornou-se uma grande montanha, e encheu toda a terra” (Dn 2.35).
Os reinos do mundo (e todos os seus súditos) serão destruídos e soprados para muito longe, porém o reino da Pedra (e seus súditos) encherão a terra e reinarão para sempre.
O rei Nabucodonosor viu esta Pedra em seu sonho. A Pedra caiu do céu, atingia a grande estátua nos pés e transformava tudo em pó. Isto representa a Segunda Vinda de Cristo para estabelecer o Seu Reino na terra, após julgar e destruir seus inimigos.
O rei Nabucodonosor ficou estarrecido ao
ouvir do profeta Daniel as revelações contidas em seu sonho. Tudo cumpriu-se
exatamente como Deus planejou. Cabe a cada pessoas receber a mensagem do Reino
e permitir que Ele se estabeleça em Sua vida.
“Nos dias desses reis...”, isto é, na época da unificação deste reino dividido, no tempo de formação deste último império, em outras palavras: em nossa própria época. O nosso tempo é a formação do reino dos dedos da estátua. Isto já está acontecendo. Agora só falta a pedra.
Portanto, desde Babilônia, está sendo cumprido hoje e será justamente neste período que se levantará o Anticristo (6 é o número do homem rebelde). O 7.º período (O REINO DE JESUS CRISTO) está aproximando-se velozmente. A Profecia é perfeita e a Matemática de Deus também.
VII. A CHAVE DO REINO ESTÁ COM CRISTO
1. A chave segundo a hermenêutica bíblica. “E Eu te darei as chaves do Reino dos céus” (Mt 16.19). Este versículo é aplicado de maneira, similares. Primeiro: a chave é sinal de autoridade concedida aos apóstolos e a Igreja e não somente ao Pedro.
Neste versículo Jesus não está dando a Pedro a chave da igreja ou do reino dos céus, e sim, Jesus está lhe dando poder em Seu nome. Chave é sinal de autoridade”.
1.1. Todo poder emana no nome de Jesus. “É me dado todo o poder nos céus e na terra” (Mt 28.18). Todo o poder nos céus e na terra, está nas mãos d’Aquele que venceu o império da morte e do inferno e ressuscitou ao terceiro dia para glória de Deus Pai. Este poder Ele dá para aqueles que creiam em Seu nome.
“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lc 10.19). Serpentes no judaísmo simbolizam os demônios; esta autoridade é uma proteção contra o poder satânico.
1.2. Esta autoridade é concebida a todos os cristãos. “E estes sinais seguirão aos que crerem: E em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão ao mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Mc 16.17).
Jesus não prometeu autoridade somente para os apóstolos. Todavia, Ele disse que os sinais seguirão aos que creem, e, em Seu nome receberão poder, autoridade (chave) para operar essas maravilhas.
“E estes, porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais, vida em seu nome” (Jo 20.31). “Na verdade, vos digo que aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço, e as farás maiores do que estas, porque, Eu vou para meu Pai. 13- E tudo quanto pedires em meu nome Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14.12-13).
A chave representa a mensagem e o poder do evangelho e do nome de Jesus diante do mundo pecador. Evangelho no gr. significa “as boas novas de salvação”.
Para os cristãos receberem a promessa e o revestimento de poder, era necessário ficar em Jerusalém, pois esta era a ordem de Cristo para Sua Igreja. “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). Antes de Jesus ser assunto ao céu repetiu a mesma ordenança aos Seus discípulos dizendo: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (At 1.8; NTLH).
No dia do pentecoste, 120 pessoas (a Igreja) estavam reunidos no mesmo lugar aguardando descida do Espírito Santo que era a promessa de Jesus.
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2.1-4).
Ao descer o Espírito Santo no dia do pentecoste, a Igreja foi revestida do poder e da autoridade do Espírito Santo, para que em nome de Jesus fosse pregado o Evangelho de salvação a toda criatura. Sem este poder, eles não poderiam cumprir o “Ide de Jesus” (Mt 28.19-20).
Foi nesse poder que o apóstolo Paulo disse: “Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1ª Co 1.24).
Sem está chave deixada por Cristo nem os apóstolos poderiam usá-los. O apóstolo Pedro representa a essencial honra que lhe foi concedida: a de ser o primeiro a anunciar o Evangelho aos judeus (no pentecoste) e aos gentios (na casa de Cornélio), tendo sido o Espírito Santo dado do céu em cada uma dessas ocasiões. Pedro mesmo descreve seu privilégio assim: “Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho, e cressem” (At 15.7). Assim ele anunciou o perdão de pecados a todos os que creem. Deus confirmou do céu o perdão que todos os seus servos podem declarar sobre a terra (v. 19; 18.18; Jo 20.23). Curou muitos enfermos e operou muitas maravilhas”.
Pedro e João foram os primeiros apóstolos a usarem autoridade do nome de Jesus: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda” (At 3.6).
Mediante a fé e o poder do nome de Jesus, a Igreja está autorizada a usar está poderosa arma contra as hóstias infernais da maldade.
2. O ministério da absolvição dos pecados “é o poder especial que Cristo. A interpretação mais coerente que se pode fazer desta questão é aquela que diz que qualquer ministro do evangelho, ao pregar, cria com isso circunstâncias que levam os pecados das pessoas a serem perdoados ou retidos. Ou seja, Jesus diz: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc 16.15,16).
Assim sendo, todos os creem e são batizados, que exercem o sacerdócio geral, tornaram-se instrumentos de Cristo; porém, de alguma maneira, isso teve base no ministério original dos apóstolos. O perdão de pecados não pertence ao indivíduo, em si mesmo, mas Cristo outorga essa autoridade àqueles que observam seus ensinamentos, atuam na sua causa e pregam a Palavra de Deus. A aceitação ou rejeição dessa mensagem pelas pessoas que a ouvem é que determina o perdão ou ausência de perdão dos pecados.
A igreja tem a incumbência de pregar o evangelho aos perdidos e às pessoas que se arrependem e não os perdoar a quem não se arrepende”. Esse poder vem do Espírito Santo e não é exclusividade dos líderes da Igreja. João 16.7,8, “Todavia, digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8- E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
Do pecado porque ele revela ao mundo que o pior de todos os erros é rejeitar a Cristo. Sem Cristo não há oportunidade de salvação e nem esperança verdadeira. Da justiça porque somos pecadores e não há justiça real em nós. Se tornamos justos depois que o Espírito Santo aplica a justiça de Cristo em nós (Rm 4.25). Do juízo porque Cristo recebeu em nosso lugar o juízo devido e assim venceu a Satanás (1ª Jo 5.4).
3. O Batismo nos integra no sacerdócio geral. “Quem crer e for batizado será salvo...” Nele somos presenteados com o Espírito Santo e, portanto, empoderados para essa missão. Anunciar a graça de Deus é da competência de todo o cristão batizado. Afinal, somos justificados por graça, mediante a fé.
O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que n’Ele crê. O batismo é um ato público de fé.
“Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar. Obedecemos o princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os batizamos depois que puderem crer e professar sua fé.
O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lc 23.39 a 43); ele somente creu e nem pôde ser batizado, mas não deixou de ser salvo por isto. O batismo, portanto, não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo, mas alguém que crê deve obedecer à ordenança de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a Deus, o que poderá impedir-lhe de entrar para a vida eterna.” [Luciano Subirá. http://www.orvalho.com/ministerio/estudos-biblicos/o-batismo-nas-aguas-por-luciano-subira/ - Acesso dia 16/06/2021].
4. Quem tem a chave do Reino dos
Céus.
Jesus é quem vai responder está pergunta: “E o que vivo e fui morto, mas eis
aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do
inferno.” (Ap 1.18).
A palavra traduzida por “inferno” no grego é “αδης” “hades” e se refere apropriadamente ao submundo; a morada dos espíritos, a região dos mortos.
Jesus é que tem a chave da morte e do inferno, em outras palavras da morada dos mortos. Aqui se fala do poder de Jesus sobre todas as coisas criadas e que Jesus tem o poder sobre a própria morte, que ele venceu pela ressurreição. Para todo o ser humano a morte parece ter poder amedrontador para o ser humano. O texto quer dizer que a vitória sobre a morte vem por Jesus e Dele vem a vida que dura para toda a eternidade. Se os seguidores de Cristo Jesus nele acreditarem, não terão mais motivos para temer nada, mesmo a morte que os perseguidores espalham nas comunidades. João 5.24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”
Porque Jesus usou este termo figurativo? A imagem das chaves da morte, é expressão corrente nos escritos judaicos e encontramos nos textos targúmicos assim expressos: falam de um personagem glorioso que possui poder e exercita o domínio: mas o alcance deste domínio caracteriza o poder de Deus (conforme Doglio Claudio, Apocalisse, San Paolo Milano, pág.46). Ter as chaves do hades representava ter o poder sobre o mundo invisível. Era o termo mais adequado para que o Salvador deve representar a Si mesmo como tendo esta autoridade, como Ele próprio tinha sido ressuscitado dentre os mortos pela Sua própria força (cf. Jo 10.18), mostrando assim que o domínio sobre este mundo escuro foi confiado a Ele.
5. A chave é símbolo de Poder. “É me dado todo o poder nos céus e na terra. Todo o poder está nas mãos daquele que venceu o império da morte e dos infernos, e este poder Ele dá a qualquer um que com fé deseja usar o seu nome.” (Mt 28.18).
Todo poder é dado a mim no céu e na terra. O “Filho de Deus”, como “Criador”, tinha o direito original de todas as coisas, de controlá-las e eliminá-las. (Ver Jo 1.3; Cl 1.16-17; Hb 1.8). Mas o universo é colocado sob Ele mais particularmente como Mediador e Remidor de Seu povo; para que Ele possa reunir uma igreja e defender Seus escolhidos; para que Ele subjugue todos os seus inimigos e os derrube dos vencedores e mais do que dos vencedores (Ef 1.20-23; 1ª Co 15.25-27; Jo 5.22-23; Filemom 2.6-11. É com referência a isso, sem dúvida, que ele fala aqui poder ou autoridade comprometida com ele sobre todas as coisas, para que Ele possa resgatar, defender e salvar a igreja comprada com seu próprio sangue. Seu governo mediador se estende, portanto, ao mundo material, aos anjos, aos demônios, aos homens maus e ao seu próprio povo.
6. Este poder Ele deus a Sua Igreja. Mc 16.17 “E estes sinais seguirão aos que crerem: E em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. 18- Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão às mãos sobre os enfermos, e os curarão.
A palavra “seguirão” aos que creem, está no Aoristo do grego, que significa continuo até os confins dos séculos. Portanto, Ele mandou ficar em Jerusalém: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). Com a finalidade de evangelizar o mundo perdido: Atos 1.8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
O texto escrito por Lucas foi pronunciado por Jesus entre sua ressurreição e sua ascensão. Jesus subiria para o céu e derramaria o seu Espírito sobre a igreja. A igreja não deveria sair para cumprir a grande comissão sem antes ser capacitada com poder. Mas no dia do pentecoste cumpriu-se a profecia de Jesus (At 2.1-5).
VIII. AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO
1. “...e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16.18). É uma figura de linguagem que aponta para a morte, para a condenação. Jesus está falando aqui da Sua vitória sobre a morte. Sendo Ele um vitorioso, aqueles que O seguem também serão vitoriosos com Ele. Isso nos indica que apesar da morte física ser uma realidade que o pecado trouxe ao mundo, que os crentes em Jesus podem até ser mortos por perseguições do maligno (como de fato acontece muitas vezes), temos que a obra realizada por Jesus vence a morte em todos os sentidos: “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” (2ª Timóteo 2.11-12). Por isso, as portas do inferno (todo o poder da morte) não têm vitória definitiva contra os servos de Deus. Assim como Jesus, os servos do Senhor morrem fisicamente, mas não eternamente!
As portas do inferno representam Satanás e a totalidade do mal no mundo, lutando para destruir a igreja de Jesus Cristo.
Quando dizemos que a edificação da Igreja depende de levarmos o ataque até as portas do inferno, significa que somos nós que devemos nos mover, espiritualmente falando, através de orações e jejuns e, sobretudo, através da nossa adoração, que será sempre o nosso maior instrumento de batalha espiritual, e não apenas ficarmos na defensiva aguardando as investidas do inferno.
A bíblia declara que as portas do inferno não prevalecerão contra uma igreja que é ativa, e não omissa. Por isso, entendemos que devemos nos mover em direção a essas portas, e exercermos sobre elas o poder soberano de Cristo.
A igreja edificada por Cristo é vitoriosa. Não por méritos próprios, mas pelos méritos do Senhor Jesus! Ele a comprou com seu próprio sangue (At 20.28). Das mãos dele ninguém pode arrebatar os que fazem parte da Igreja verdadeira (Jo 10.29). Ele entregou a si mesmo para quitar a dívida do pecado (Gl 1.4). Todas essas verdades apontam para a realidade de que a Igreja fundamentada por Cristo, não pode ser derrotada nem pelo maligno, nem pela morte, nem por nada. Ainda que possa sofrer nesta terra, a Igreja de Cristo triunfa com Ele na vitória que Ele teve! É por isso que Apocalipse narra a derrota final de todos os inimigos: “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Ap 20.14). Apocalipse 20.10 também narra a derrota final do diabo!
CONCLUSÃO. Concluímos que Jesus é a Pedra Principal o fundamento de nossa vida, e que o Seu nome é uma chave poderosa para abrir as correntes e romper as cadeias que o diabo coloca sobre as pessoas; ele concede uma procuração para aqueles que fazem parte de Sua Igreja possam usar com ousadia. Amém.
O nome do senhor Jesus é uma chave poderosa que abre portas onde homem não pode abrir. Em Seu nome podemos abrir as correntes e romper as cadeias que o diabo coloca sobre as pessoas; Você como filho de Deus também pode usar está chave. Precisa apenas receber e crer neste maravilhoso nome. Ele concede uma procuração para eu e você, usar esse precioso nome. Jesus! Amém. Portanto devemos usar com fé e mediante Sua palavra.
Sobre a Cruz: Para o madeiro Jesus foi
levado, por amor foi elevado aos olhos de todos e demonstrou mais uma vez a
misericórdia. “A Cruz não foi uma eventualidade, mas uma necessidade.” Levado
para o madeiro não ia para uma condenação, mas para uma construção, de nossa
vida, de nossa fé.
Pr. Elias Ribas
Assembleia de Deus
Blumenau -SC