TEOLOGIA EM FOCO

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

A CRIAÇÃO DE EVA, A PRIMEIRA MULHER



Leitura bíblica.
Gênesis 2.18-25 “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. 19 - Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. 21 - Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. 22 - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. 23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 25 - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.”

INTRODUÇÃO
- Na lição de hoje, estudaremos sobre a mulher no plano de Deus; pontuaremos aspectos da criação da mulher; e por fim, as características da missão da mulher como: governar bem a sua casa, ser uma excelente mãe, e ser submissa e auxiliadora do seu marido.

Nesta lição, mostraremos o lugar da mulher na criação divina e no âmbito familiar [...] Aos olhos de Deus, Eva era tão importante quanto Adão. Embora iguais, cada qual tinha uma missão específica a cumprir. Todavia, foi ao homem que Deus confiou a chefia do lar e o governo da Igreja. Mas, para que a missão do esposo e do pastor seja bem-sucedida, a participação de uma mulher virtuosa e cheia do Espirito Santo é imprescindível.

Deus criou o homem e a mulher distintos e com objetivos específicos. O homem e a mulher são distintos, todavia, se ajusta perfeitamente.

I. A MULHER NO PLANO DE DEUS

Eva, a esposa de Adão sempre esteve no projeto divino, ela não é um acabamento na obra, antes sua forma final. Deus prepara tudo em seu tempo (Ec 3.1), em seu projeto tudo tem a hora exata para acontecer. Ambos foram criados no mesmo dia (Gn 1.27), e a diferença no texto dos cap. 1 e 2 deve-se a linguagem semítica, eles sempre partem do âmbito geral para o particular, ou seja, primeiro apontam como Deus fez tudo, depois em detalhes mostram como Deus fez. Podemos ver o mesmo em (Gn 10.20) aonde nos é contado como as nações foram organizadas de acordo com suas línguas e em (Gn 11.7-9) como foi essa divisão das línguas e o porquê. Logo podemos afirmar que Eva é a mesma mulher dos capitulo 1 e 2 de Gêneses. Vejamos agora algumas importantes características desta criação:

1. A mulher já estava nos planos de Deus. Desde o começo da criação, Deus já tinha colocado como objetivo criar Eva, ela não foi criada por causa de Adão, mas sim porque Deus já tinha definido.

Ele criou macho e fêmea de todas as espécies, porquê faria diferente com homem?
Em Gn 1.26 a palavra ali FAÇAMOS O “homem” é no sentido de “humanidade – raça humana”, não no sentido de “homem mesmo”.

A palavra usada é אדם (Adam), segundo dicionário James Strong – Ref 119, 120 – Podemos traduzir como “em contraste com uma mulher, ser humano, a raça humana em geral”.

2. A mulher foi criada no final do sexto dia. No final do sexto dia da criação, Deus viu tudo o que havia feito e declarou que era “muito bom” (Gn 1.31). Mas, então, Deus diz que há algo em seu mundo maravilhoso que não é bom: o homem está só. Na realidade, no texto hebraico as palavras: “Não é bom” aparecem logo no início da declaração do Senhor em (Gn 2.18).

2.1. Porque não é bom estar só? Porque no plano de Deus Ele criou o homem para viver em sociedade, por isso o Eterno diz: “não é bom”. Afinal, Adão podia ter comunhão com Deus, aproveitar a beleza do jardim, comer de seus frutos, realizar seu trabalho diário e até brincar com os animais. O que mais ele poderia desejar? Deus sabia do que Adão precisava: de “uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (v. 18) (WIERSBE,2010, p. 25).

3. A decisão de formar a mulher. A formação de Eva foi um ato de amor e bondade de Deus.
Aqui entra a grande questão: A mulher foi feita para o Homem – para ser ajudadora e para o homem não viver só? Ou tem algo a mais?

Muitas pessoas dizem que a mulher foi “criada” porque o homem Estava só, porém a Bíblia não diz isso.
Que estou querendo dizer: A mulher foi criada porque Deus queria, mas não porque “Adão se sentia sozinho”, como muitos dizem. A decisão de formar a mulher foi unânime da “trindade – “FAÇAMOS”. Sempre foi o propósito de Deus a criação de Eva.

4. A mulher foi criada para ser uma auxiliadora idônea. Gênesis 2.18 “Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. (Trad. NVI).

A Bíblia corrigida fiel usa o termo ajudadora. Mas porque Deus caracterizou Eva como uma “ajudadora”? Muitos concluíram que a mulher foi feita para ser uma secretária ou assistente do homem.

A palavra ajudadora na língua hebraica, no entanto, não subentende necessariamente subordinação. O Antigo Testamento usa a mesma palavra em mais de 15 outras oportunidades para designar o próprio Deus como o nosso auxiliador e libertador (Salmo 70.5).

Infelizmente muitos não compreendem de forma correta esta passagem. Acreditam que por ser criada para ser auxiliadora Eva era inferior a Adão, esse não foi o plano de Deus. O Criador determinou fornecer ao homem uma adjutora que esteja como diante dele, literalmente, uma ajudante que lhe correspondesse, alguém que fosse igual e adequada para ele (LIVINGSTON, 2012, p. 38). Logo o que Deus fez foi fazer alguém igual a Adão para que este experimentasse o sentido real de companheirismo, a expressão: “Esta é agora [...]” em Gênesis 2.23, mostra quanto Adão estava ansioso por alguém igual a ele.

A palavra adjutora quer dizer: a que ajuda, auxilia. Olhando assim, parece estarmos em segundo plano, num nível inferior. Ser ajudadora não é nenhum demérito, pois podemos ver em Êx 18. 4 e Dt 33. 7, Deus colocando-se como ajudador de Israel. A palavra ajudadora não identifica inferioridade. Na realidade descreve uma função digna de grande consideração. O Espírito Santo é nosso auxiliador, assim como a mulher é para o homem! Como auxiliadora do homem a mulher torna-se espiritualmente sua parceira na grande responsabilidade dada pelo Senhor de dominar a terra (Gn 1.28).

Auxiliadora idônea – idônea é ser apta, capaz – Deus criou a mulher com essas qualidades. O termo usado no original expressa “que lhe esteja à altura”, ao lado e podemos até dizer dentro do mesmo propósito. Afinal essa mulher é osso do mesmo osso e carne da mesma carne (Gn 2.23).

Matthew Henry, um escritor famoso, disse a respeito da criação de Eva, que ela “não foi feita a partir da cabeça do homem, para não ter domínio sobre ele, nem foi feita de seus pés, para que não fosse pisada por ele, mas, do seu lado, para ser de igual valor a ele, debaixo de seus braços, para ser protegida e perto de seu coração, para ser amada”.

O varão, a cabeça da mulher (1ª Co 11.3). A maioria de nós sabe que o apóstolo Paulo chama o marido de cabeça de sua mulher e conclama as mulheres a submeterem-se aos seus maridos. Na prática, porém, muitos de nós as tratamos como iguais. Quando somos pressionados, admitimos não existir substituto para o amor e respeito mútuo.

Há um rompimento entre o nosso mundo e aquele do Novo Testamento?
Sabemos que as palavras do apóstolo significavam algo diferente para os leitores gregos, romanos e judeus no primeiro século, do que significam para nós hoje. Nos dias de Paulo, os homens governavam seus lares e as mulheres eram vistas como propriedade.

As mudanças ocorridas entre aquela época e hoje exigem que consideremos cuidadosamente não só a época que os apóstolos viveram, mas o significado de suas palavras. Mais importante ainda, precisamos ler suas cartas à luz da história completa da Bíblia.

Os relacionamentos entre homens e mulheres não envolvem inferioridade, pois, na oração paralela, Cristo não é inferior a Deus, o Pai. Submissão não indica inferioridade, mas subordinação. Assim como Cristo e Deus são igualmente divinos, homens e mulheres são seres semelhantes. Contudo, assim como Jesus e Deus Pai têm papéis diferentes no plano de salvação do Senhor, homens e mulheres receberam papéis diferenciados.

5. A mulher, uma pessoa necessária.
Sem dúvida, a mulher é algo sem palavras e fundamental para vida humana. O homem é para mulher e a mulher é para o homem, observe: “Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus” – 1 Coríntios 11:12

ALGUMAS FUNÇÕES BEM IMPORTANTES DAS MULHERES NOS TEMPOS BÍBLICOS

1. A mulher era autoridade dentro de casa, algumas vezes era ela que escolhia o nome da criança (1º Sm 25.18-19).

2. A mulher era responsável em preparar os alimentos (2º Sm 13.8), a viúva de Serepta também (1º Rs 17.12).

3. A mulher tinha poder para realizar transações comerciais (Pv 31).
3.1. Negociar questões militares (2º Sm 20.15-22).
3.2. Governar (1º Rs 15.13; 21.8-11; 2º Rs 11.1-3).
3.3. Participar de rituais religiosos (1º Sm 1.24-25; Jr 7.18).

II. A CRIAÇÃO DA MULHER

A criação da mulher foi um ato diferente do homem, o homem foi feito do pó da terra (Gn 2.7), já para formar a mulher Deus fez algo novo, diferente e gracioso, Já que Adão sentia falta de alguém como ele, Deus tirou dele mesmo uma de suas costelas e fez a mulher (Gn 2.21).

1. A primeira anestesia.
Seguindo uma linha de pensamento, podemos dizer que antes de Adão e Eva pecarem, eles tinham o “corpo no seu estado natural”, isto é – glorificado, segundo alguns especialistas em antigo testamento.

Ai a grande pergunta que fica é: Por que Deus fez Adão dormir para criar Eva?

Uma suposta resposta para esta pergunta é: Porque as melhores coisas em nossas vidas, Deus faz em oculto e depois nos entrega.

Deus poderia ter feito a mulher com Adão acordado mesmo, mas ele preferiu fazer uma surpresa para ele. A explicação que encontrei foi esta, você pode imaginar outras.

2. A primeira cirurgia – a mulher veio da costela do homem mesmo?
Aqui entra um grande mistério da criação, será mesmo que a Mulher veio da “costela do homem”? Deus fez sua primeira cirurgia, tirando Eva da costela de Adão.

 A palavra usada em hebraico é מִצַּלְעֹתָיו – (MITSALËOTÅYV – SUAS COSTELAS).

A raiz primitiva desta palavra é – צלע – Que significa, segundo dicionário James Strong nas referências 6760, 6761, 6762, 6763: uma costela, ou figurado uma porta, uma forma geográfica, reflexo de algo.

Após mostrar a Adão a necessidade de uma companheira, Deus se encarregou de supri-la. Colocando Adão em um profundo sono, Deus tomou uma de suas costelas e fez a mulher. Este método que Deus utilizou, levou um pregador a se referir à mulher como o “pó duplicadamente refinado e duplamente removido da terra”. Sem dúvida a mulher foi feita do homem e não diretamente do pó, para enfatizar a unidade dos dois e a prioridade do homem.

A criação da mulher aconteceu enquanto o homem estava adormecido. Certamente o motivo óbvio era para que Adão não sentisse dor nenhuma, em um mundo sem a presença do pecado. O Sir James Simpson, que descobriu o clorofórmio, ficou muito impressionado com esta passagem das Escrituras. Ele era um Cristão consagrado, e lutava com a questão moral do uso da anestesia. Foi esta passagem que o convenceu a prosseguir com uma consciência clara e assim beneficiar a humanidade. Ele viu que Deus usou a anestesia na primeira cirurgia.

3. A primeira engenharia genética.
Da costela extraída de Adão, o Senhor forma Eva, a primeira mulher (Gn 2.22).

Aqui, como em toda a Bíblia, não temos nenhuma narrativa mitológica; trata-se de um relato histórico, real e confiável.

Observemos que, da costela de Adão, o Criador coleta o material genético ideal do homem, para a formação da mulher.

Salientamos que Deus não criou Eva como um clone de Adão. Antes, criou-a como uma pessoa autônoma e consciente de sua existência e missão no mundo.

Daquela costela, na qual se achavam as mais perfeitas células tronco, o Pai Celeste criou Eva, um ser bem semelhante a Adão; uma ajudadora idônea, sábia e graciosa. Um milagre que ia além da genética; uma perfeição espiritual, psicológica e física. Justamente por ser um Deus não apenas sapientíssimo, mas a própria sabedoria, foi que tirou a primeira varoa do flanco do primeiro varão. Suponhamos que Eva fosse, à semelhança de Adão, tomada do pó da Terra, e não da costela deste. Nessa hipótese, ainda teríamos dois seres humanos. A humanidade, porém, seria impossível, porque não haveria um tronco genético comum. Além do mais, olhar-se-iam ambos como estranhos, e não como pertencentes à mesma espécie (ANDRADE, 2019, pp. 29-30).

4. Algo novo. Nosso Deus é surpreendente, Ele sempre fará algo novo (Is 43.19). Deus criou uma pessoa para Adão com quem ele se identificasse. Por isso, fazendo-o dormir, tirou-lhe uma parte do corpo, para dela fazer uma mulher “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão” (Gn 2.22). Deus estava criando não apenas um outro indivíduo, mas um indivíduo novo, totalmente diferente, com outro sexo. Adão identificou-se de tal maneira com a mulher que se expressou a respeito dela da seguinte maneira: “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada” (Gn 2.23).

III. A MULHER NO PLANO DE DEUS NO CASAMENTO

Ao criar Eva, Deus está estabelecendo alguns padrões que precisam ser respeitados para que haja harmonia no lar e consequentemente seja resolvido o problema da solidão. Vejamos:

1. União monossomática (mono = um) + (soma = corpo). Deus, de um ser humano, fez dois (Gn 2.21,22), e de dois “macho e fêmea” tinha em mente, com o casamento fazer um “e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24-c). Logo, Adão e Eva poderiam ser considerados não apenas um corpo, mas como duas almas e espíritos unidos pelos laços conjugais. Este é mais um mistério do casamento “serão ambos uma carne” (Gn 2.24).

2. União indissolúvel. A Sagrada Escritura nos revela que no projeto de Deus, o casamento é indissolúvel “e apegar-se-á à sua mulher” (Gn 2.24-b). A expressão “apegar-se” no hebraico “dãbaq” significa: “apegar-se, grudar-se, esconder-se”. Usado no hebraico moderno no sentido de “colar, aderir”, “dabaq” traduz a forma substancial de “cola” e também as ideias mais abstratas de “lealdade e devoção”. O uso no texto de (Gn 2.24) reflete o significado de um objeto (pessoa) ser único a outro (VINE, 2002, p. 42).

3. União monogâmica (mono = um) + (gamós = casamento). Monogamia, é o sistema de constituição familiar pelo qual o homem tem uma só mulher e a mulher um só marido. A monogamia é o padrão divino para o casamento (Gn 2.18). O apóstolo Paulo foi enfático quanto ao casamento monogâmico: “cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido” (1ª Co 7.2).

4. União reprodutiva. A procriação é o ato criador de Deus, através do homem. Para tanto, o Senhor dotou o homem e a mulher de capacidade reprodutiva, instituindo o matrimônio e a família para isso (Gn 2.21-24). Quando os fez macho e fêmea, Deus tinha o propósito de tornar possível a reprodução do gênero humano (Gn 1.28-a), visto que dois iguais não se reproduzem, por isso a prática homossexual é vista na Bíblia como uma abominação (Lv 18.22); e, algo antinatural (Rm 1.26,27).
Ao criar a mulher, Deus trouxe-a a Adão e fez o casamento (Gn 2.22-24). Portanto, “o casamento é uma criação de Deus”. É dito também que Deus os abençoou (Gn 1.28-a). A palavra “abençoou” vem do verbo “abençoar” que no hebraico é “beraka” e significa: “o ato de conceder verbalmente boas coisas” (HARRIS, 2001, p. 221). Esta bênção sobre o casal significa: “Deus voltar inteiramente o Seu rosto de modo favorável para o beneficiário” (KIDNER, 2001, p. 49).

IV. A MISSÃO DA MULHER

A Bíblia está repleta de exemplos de grandes mulheres de Deus, Sara, Ana, Maria só para citar algumas, que aceitaram o projeto e a missão divina. Vivemos dias difíceis aonde uma competição demoníaca tem aparecido no mundo. Infelizmente homens e mulheres em muitos casos se tornaram inimigos, quando na realidade foram feitos para serem companheiros.

Paulo destaca pelo menos dois itens muito importantes para mulher: Sejam dignas e não caluniadoras.
Infelizmente, muitas esposas acabando errando nessas duas partes: Não são dignas, isto é – desonra seu esposo e caluniadoras, estão sempre falando mal do esposo para família, amigos e conhecidos.
“As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo” (1ª Tm 3.11).

A missão da esposa é:

1. Ser ajudadora;
2. Ser submissa (sentido de não ir contra tudo que o esposo faz);
3. Ser administradora do lar;
4. Ser amante.

2. Ser uma excelente mãe. Em relação aos filhos, a mulher, orientada e apoiada pelo esposo, é a real e a mais autorizada educadora dos filhos (Pv 1.8).

Na Igreja Primitiva, as irmãs Lóide e Eunice, respectivamente avó e mãe do pastor Timóteo, tornaram-se referências na educação e formação de filhos (2ª Tm 2.5).

Sem o trabalho dessas mulheres, o apóstolo Paulo não teria condições de integrar o jovem à sua equipe missionária.

Embora criado entre duas culturas, Timóteo recebeu uma formação cristã de excelência (At 16.1)
Ainda observando a mulher virtuosa, vemos que ela desempenha de tal forma o seu papel de mãe que os seus filhos a louvam, dizendo que ela é “bem-aventurada” (Pv 31.28 ver também Sl 138). Essa expressão no hebraico é “asar” ou “aser”, que significa “ser equilibrado, correto, feliz, próspero, abençoado”. Além de reconhecer que sua mãe era muito feliz, os seus filhos reconheciam a sua retidão, o seu caráter íntegro. Ela era admirada e respeitada pelos filhos. O marido também a louvava (Pv 31.28,29).

3. A missão como súdita do Reino de Deus.
Ao lado de seus maridos, as santas mulheres poderão ajudar os que ainda não demonstram a esperada maturidade cristã. Haja vista o exemplo de Áquila e Priscila, os orientadores espirituais do erudito e eloquente Apolo (At 18.26).

4. Governar bem a sua casa. Em Provérbios 31.27, fala sobre a mulher virtuosa: “Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça”. O termo hebraico traduzido como “olha”, é a expressão “saphah” e significa: “investigar a distância, observar, estar sobre, vigiar, espiar, ficar esperando, estar de guarda, atalaia”. A mulher virtuosa foi posta como atalaia de sua casa. Ela tem a capacidade de observar cada membro da família e perceber antecipadamente quando algum perigo ou ameaça os rodeiam, assim como faziam os atalaias em Israel (2Rs 9.17,18,20).

5. Ser submissa ao seu marido. Essa é a declaração Bíblia em (Ef 5.22-24; Cl 3.18), em ambos os casos tal submissão deve ser como ao Senhor, isso significa que quando o marido cumpre seu papel de amar sua mulher (Ef. 5. 25-29) como Cristo ama a Igreja, o dever da mulher é ser submissa esta palavra deriva-se de duas palavras: “sub”, que quer dizer: “debaixo de” e “missão”, que significa “vocação”. Em resumo, submissão é exercer missão de apoio, missão de auxílio. A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da esposa pelo esposo. O lar não é local de competição, antes de apoio.

6. Ser auxiliadora de seu marido. Apesar de Eva ser a “auxiliadora idônea” de Adão, ela não foi criada para ser uma escrava. O conhecido comentarista bíblico Matthew Henry escreveu: “Ela não foi feita da cabeça para governar sobre ele, nem dos pés para ser pisada por ele, mas da sua costela para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida por ele, perto de seu coração para ser amada por ele”. Paulo escreveu que "a mulher é glória do homem" (1Co 11.7); pois se o homem é o cabeça (1Co 11.1-16; Ef 5.22-33), então a mulher é a coroa que a enobrece (WIERSBE, 2010, p. 25).

CONCLUSÃO
Concluímos que, assim como o homem, a mulher também tem seu papel na constituição da família. Aprendemos que Deus criou a mulher com propósitos e objetivos bem definidos, e que, ao criá-la, Ele concedeu ao homem o presente de completá-lo suprindo todas as suas necessidades físicas, emocionais e até espirituais.

FONTE DE PESQUISA

1. ANDRADE, Claudionor correia. A RAÇA HUMANA, Origem, Queda e Redenção. CPAD
2. ALMEIDA João Ferreira, Bíblia Sagrada corrigida fiel.
3. KIDNER, Derek. Gênesis: Introdução e comentário. VIDA NOVA
4. LIVINGSTON, George Herbert. Comentário BEACON Vol. 1. CPAD
5. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
6. VINE, W.E, et al. Dicionário VINE. CPAD.
7. WIERSBE, Warrem W. Comentário Bíblico Expositivo Vol. 1. GEOGRAFICA

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

O CHAMADO DIVINO PARA O MINISTÉRIO



1º Reis 19.19-21:Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.20 Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? 21 Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia”.

INTRODUÇÃO. Um proeminente ministro do evangelho, sofrendo de uma enfermidade crônica, foi aconselhado pelo seu médico a afastar-se das atividades pastorais, tendo em vista o prolongamento de sua vida.
Acredito que, se o senhor seguir a minha orientação, ainda possa sobreviver cerca de seis anos; caso contrário, é possível que o nobre pastor tenha menos de três anos de vida – disse-lhe o médico em tom grave.
Ele retrucou: - Bem, doutor, aprecio e agradeço a sua franqueza, mas prefiro viver dois ou três anos na Seara do Mestre, a me entregar a uma ociosidade estéril.  (Manancial de Ilustrações)

I. DEVE SER PLENAMENTE COMPREENDIDO

1. Elizeu compreendeu o gesto de Elias.
1.1. Jogar o manto – um ato simbólico que significava que o poder e a autoridade de Elias passavam a Elizeu.
1.2. “Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo”.

2. A pessoa que é chamada para o ministério deve entender as implicações deste chamado:
2.1. Poderá passar por provações e privações.
2.2. Nem sempre será popular – Elias: Perturbador de Israel.
2.3. É muito mais do que receber um título.
2.4. Exige sacrifício de outros interesses.
·         Nenhum outro interesse pode fazer-nos fugir do chamado.
·         Elizeu liquidou seus negócios como lavrador.
·         Não pode voltar atrás.

II. DEVE SER MAIS FORTE DO QUE LAÇOS EMOCIONAIS ANTIGOS

1. Elizeu precisou deixar sua família.
1.1. Abraão só saiu a peregrinar após a morte de seu pai. Gn 12.1 “Ora o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”
1.2. O homem de Lucas. “E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai” (Lc 9.59).
·         “Permita-me primeiro sepultar meu pai”.
·         “Não posso ser teu discípulo enquanto meu pai estiver vivo” (NTI).
1.3. “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim”.

2. Nenhum laço emocional deve impedir-nos de cumprir a missão.

III. GARANTE-NOS O RESPALDO DIVINO NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO

1. Elizeu recebeu unção.
1.1. Para ministrar a Palavra.
1.2. Para treinar novos profetas.

2. Autoridade.
2.1. Sobre as forças da natureza – machado que flutuou.
2.2. Para realizar milagres.

3. Deus manifestou seu juízo através de Elizeu.
3.1. Geazi ficou leproso como castigo por sua mentira e por tentar tirar proveito próprio do ministério.
3.2. Os 42 rapazinhos que foram mortos por duas ursas.
3.3. Capitão atropelado na porta de Samaria.

4. A presença constante de Deus.

CONCLUSÃO. Você sente o chamado para o ministério? Já atendeu este chamado? Já se dispôs a obedecê-lo? Já compreendeu todas as implicações deste chamado?
Não deixe de atender ao chamado divino!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM



Texto Áureo
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre […] toda a terra […].” (Gn 1.26)

Verdade Prática
O homem não é um mero detalhe no Universo; o ser humano é a obra-prima de Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas.

LEITURA BÍBLICA
Gênesis 2.1-8 “Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. 2 - E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 3 - E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fi zera. 4 - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus. 5 - Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. 6 - Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra. 7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. 8 - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.”

INTRODUÇÃO
O tema deste trimestre é a doutrina bíblica do homem, a Antropologia Teológica, numa interessante perspectiva, qual seja, a do estudo da origem do homem, da sua natureza e atributos, como também da redenção, ou seja, da aquisição por Deus, por preço do sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário, da salvação deste homem que pecou e destituído foi da glória de Deus.
Com a ajuda de Deus, estudaremos o que a Bíblia Sagrada ensina a respeito do ser humano, a obra-prima da criação divina. Entre outros assuntos, enfocaremos a criação de Adão e Eva, a triste realidade do pecado, a experiência de nossos pais fora do Éden e a nossa própria redenção. E, por fim, mostraremos a glorificação eterna dos que receberam a Jesus Cristo – Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus.
Nesta lição, veremos o que é a doutrina bíblica do homem. Em seguida, consideraremos a criação do primeiro ser humano: Adão, a quem a Bíblia chama de filho de Deus (Lc 3.38 – ARA). Que o Divino Consolador nos ajude a compreender os mistérios da Bíblia Sagrada, a inspirada, a inerrante e a completa Palavra de Deus. Aleluia!

I. A DOUTRINA BÍBLICA DO HOMEM

A doutrina bíblica do homem, entre outras coisas, busca responder a esta pergunta: “Que é o homem” (Sl 8.4). A fim de a conhecermos devidamente, teremos de defini-la, ver os seus fundamentos e estabelecer os seus principais objetivos.

1. Definição. A doutrina bíblica do homem é o ensino sistemático das verdades referentes ao ser humano, que encontramos nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos. Essa disciplina, centrada na Bíblia Sagrada, tem como objetivo estabelecer o lugar do homem na Criação e no Reino de Deus.
Etimologicamente, Antropologia significa ciência do homem; ciência que estuda o homem, suas obras e seu comportamento desde seu aparecimento sobre a Terra.
A palavra homem do hebraico Adam, gênero humano; do grego anthropos, aquele que olha para cima; do lat. homo, originário de humus, chão, terraaquele que veio da terra. Ser racional composto de: espírito, alma e corpo (1ª Ts 5.23).

2. Fundamentos. O principal fundamento da doutrina bíblica do homem encontra-se, obviamente, na Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de fé prática.

3. Objetivos. Estes são os objetivos da doutrina bíblica do homem:

3.1. Responder às grandes perguntas do ser humano: Quem sou eu? De onde vim? O que represento? Qual a minha missão? E para onde vou?.

3.2. Mostrar a dependência do homem em relação a Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas.

3.3. Levar o homem a reatar a sua comunhão com Deus através de Jesus Cristo, o Homem Perfeito.

4.4. E consolar-nos quanto ao nosso destino eterno por meio do sacrifício de Jesus no Calvário – Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus.

II. A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA

Em primeiro lugar, Deus criou os Céus, a Terra e tudo o que neles há. E, só então, veio a formar o homem. Em sua infinita sabedoria, o Criador preparou-nos um lugar perfeito e agradável para habitarmos.

1. A criação dos Céus e dos anjos. A primeira coisa que Deus criou foram os Céus e, em seguida, os anjos (Gn 1.1; Sl 33.6). Depois de chamá-los à existência, o Senhor pôs-se a criar a Terra e tudo quanto nela se contém (Gn 1; Jó 38.1-11).

2. Deus a tudo criou com inigualável sabedoria. Sabiamente, o Pai Celeste, antes de formar o homem, criou a Terra, a fim de colocá-lo num planeta sustentável (Sl 104).

A forma como Deus agiu em toda a sua obra é enaltecida pelo autor sagrado (Pv cap. 8). A sabedoria divina está patente em toda a criação (Sl 19.1-6). Por essa razão, todas as obras do Senhor são admiráveis, sublimes e ricas em variedades (Sl 104.24).

III. A CRIAÇÃO DE ADÃO, O PRIMEIRO SER HUMANO
O homem não é um mero detalhe no Universo nem surgiu por acaso. O ser humano é o resultado de uma decisão amorosa, soberana e livre da Santíssima Trindade. Criado por Deus, a partir do pó da Terra, Adão tornou-se alma vivente.

No livro de Gênesis 1.26-27 a Bíblia descreve a criação do homem: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
Gn 2.7: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”.
A Bíblia nos apresenta um duplo relato da origem do homem, o primeiro relato está em Gênesis capítulo 1, versículos 26 e 27; e o segundo está no capítulo 2, versículos 7, 21-23, do mesmo livro. A primeira narrativa contém o relato da criação de todas as coisas na ordem em que ocorreu, enquanto que a segunda agrupa as coisas em sua relação com o homem, sem nada implicar com respeito à ordem cronológica do aparecimento do homem na obra criadora de Deus, e indica claramente que, tudo que o precedeu, serviu para preparar uma adequada habitação para o homem, como rei da criação. As Sagradas Escrituras nos mostram como o homem foi criado, rodeado pelo mundo animal, vegetal e como iniciou a sua história.

1. A criação do homem foi precedida por um solene conselho divino.
Antes de mencionar a criação do homem, Moisés nos leva a conhecer o conselho de Deus, relacionado à criação do homem nas seguintes palavras: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).
A formação do ser humano, repito, foi uma decisão amorosa, livre e soberana de Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas (Ap 4.11).

2. Deus formou o homem do pó da terra.
Para formar o corpo do homem, Deus utilizou de matéria existente. Deus tomou o pó da terra e com ele modelou o ser que chamou de “homem”.
A frase hebraica que traduzimos como “pó da terra” é “apar min-hadamah”. APAR significa “poeira” e MIN-HADAMAH significa “do solo”. APAR é o mesmo nome usado na frase muito conhecida de Gênesis 3.19: “pois tu és pó e ao pó tornarás.
A expressão hebraica significa claramente “terra solta que encontramos no chão”.
O homem foi feito do pó da terra, sendo, portanto, da terra (Salmos 10.18). Seu corpo consiste dos elementos da terra, cujas exatas proporções são conhecidas. Segundo as melhores autoridades, foram encontrados 34 elementos químicos no corpo humano. Os principais são:
Oxigênio: 66,0 %.
Carbono: 17,5 %.
Hidrogênio: 10,2 %.
Nitrogênio: 2,4 %.
Cálcio: 1,6 %.
Fósforo: 0,9 %.
Potássio: 0,4 %.
Sódio: 0,3 %.
Cloro: 0,3 %.
Enxofre: 0,2 %.
Magnésio: 0,105 %.
Ferro: 0,005 %.
Há ainda outros elementos que, apesar de importantes, aparecem em quantidades bastante reduzidas. É o caso do manganês, cobalto, iodo, flúor, cobre, alumínio, níquel, bromo, zinco, silício e outros.
Todos estes elementos estão contidos na terra. É, portanto, estritamente e literalmente verdade que o homem é formado do pó da terra.

3. O significado de Adão.
“Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará” (Gn 3.19).
Segundo a Bíblia no Livro de Genesis, Adão e Eva foram o primeiro casal criado por Deus.
Adão (do hebraico אדם relacionado tanto a adamá, solo vermelho ou do barro vermelho, quanto a adom, “vermelho”, e dam “sangue”) é considerado dentro da tradição judaico-cristã o primeiro ser humano criado por Deus. Teria sido criado a partir da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre.

4. O homem como um ser físico.
O físico é o aspecto pelo qual o homem é melhor conhecido.
O homem é composto por: Cabeça; tronco e membros.
O corpo humano possui 13 elementos, sendo 8 sólidos e 5 gasosos.

5. A criação do homem foi um ato imediato de Deus.
Algumas das expressões utilizadas na narrativa da criação do homem indicam que ela acontece de uma forma imediata, ao contrário do que aconteceu na criação dos demais seres e coisas criadas em geral. Observem as seguintes expressões:

5.1. Criou Deus a relva. “E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim foi...” (Gn 1.11).

5.2. Criou Deus a demais coisas. “Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus” (Gn 1.20). “Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez” (Gn 1.24-ARA) Compare estas expressões com a simples declaração:

5.3. Deus cria Adão, o primeiro ser humano. “Criou Deus, pois, o homem” (Gn 1.27). Ele criou as várias espécies e então as deixou para que se desenvolvessem e propagassem segundo as leis do seu ser. Deus planejou a criação do homem, imediatamente o criou.
Em seguida, Deus criou o primeiro homem, do pó da Terra, para que nós, filhos de Adão, a tivéssemos não como mãe, como querem os ecologistas, mas para que nela habitássemos, e para que dela tirássemos nosso sustento (Gn 2.8,16,17).

Por acreditarmos piamente na literalidade do Gênesis, professamos que o ser humano é o resultado de um ato criativo de Deus, e não de um longo e fantasioso processo evolutivo, como ensinam dogmaticamente os evolucionistas. Tudo quanto existe (inclusive o homem) veio a existir como resultado de uma ordem expressa do Todo-Poderoso (Sl 148.5). O criacionismo bíblico é incompatível com o evolucionismo (2 Co 6.14).

6. O homem foi feito coroa da criação.
O homem é mostrado na Bíblia como alguém que está no ponto mais elevado de todas as coisas criadas por Deus. Foi coroado como rei da criação e recebeu o domínio sobre todas as criaturas. Como dominador, foi dever do homem fazer com que toda a natureza e todos os seres criados, que foram colocados sob o seu governo, servissem à sua vontade e ao seu propósito, para que ele e todos os seus gloriosos domínios, magnificassem o Todo-poderoso criador e Senhor do Universo (Gn 1.26-28; Sl 8.4-9).
7. O homem torna-se alma vivente.
Em Gênesis 2.7, vemos a distinção clara entre a origem da alma. O corpo foi formado do pó da terra, material preexistente. Na criação da alma, no entanto, não foi usado material preexistente, mas sim a formação de uma nova substancia. Isto quer dizer que a alma do homem foi usada uma nova criação de Deus.

A Bíblia diz que o Senhor soprou nas narinas do homem “...o folego de vida e o homem passou a ser alma vivente”. (Gn 2.7). Portanto o homem difere dos animais, pois ele tem corpo, alma e espírito.

Ao contrário dos animais, o homem foi criado direta e pessoalmente por Deus, para que refletisse a glória divina (1ª Co 11.7). Eis porque Adão tornou-se alma vivente (Gn 2.7). Deus nos chamou à vida com as faculdades necessárias tanto para termos comunhão com Ele quanto para relacionarmo-nos com os nossos semelhantes.

IV. QUE É O HOMEM

O patriarca Jó foi o primeiro dos homens mencionados na Bíblia a interrogar o homem.
“Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o teu pensamento, 18 e cada manhã o visites, e cada momento o proves”? (Jó 7.17-18).
Depois foi a vez do salmista indagar: “Que é o homem, que dele te lembres?” (SI. 8.4), “Senhor, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem para que o estimes?” (Sl. 144.3).
Se quisermos conhecer o homem, temos de ir além do que ensina a filosofia e as demais ciências humanas, temos de tomar posse das Escrituras, pois só elas respondem satisfatoriamente toda e qualquer indagação quanto ao passado, presente e futuro do homem.
Alguém definiu o homem nas seguintes palavras: “O homem é um embrulho postal que a parteira despachou ao coveiro”. A Bíblia fala acerca do homem como um ser cuja a existência física está limitada aos poucos anos que Deus lhe deu na terra.
A. Os dias de um jornaleiro (Jó 7.1).
B.  Uma lançadeira (Jó 7.6).
C. Uma sombra (Jó 8.9).
D. Um corredor rápido (Jó 9.25).
E. A extensão de alguns palmos (Sl 39.5).
F. A urdidura de um tecelão (Is 38.12).
G. A neblina passageira (Tg 4.14).

V. A MISSÃO E A TAREFA DO HOMEM

Deus nos criou, para que desempenhássemos as seguintes tarefas: glorificá-lo, propagar a espécie e administrar o planeta.

1. Glorificar a Deus. O Senhor criou-nos, a fim de refletirmos a sua excelsa glória e majestade (1ª Co 11.7). Ao contrário dos animais, aves e peixes, o ser humano é o único ser vivo criado à imagem e à semelhança de Deus. Por esse motivo, toda vez que alguém, seduzido pelo Diabo, adora à criatura em lugar do Criador, atenta contra a santidade e a glória do Senhor (Rm 1.22,23).

Quando cumprimos a vontade de Deus, cumpre-se, em nós, esta consoladora promessa: “E serás uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real na mão do teu Deus” (Is 62.3).

2. Propagar a espécie. Deus ordenou também ao homem a deixar a casa dos pais, e unir-se à sua esposa, a fim de multiplicar e preservar a espécie humana (Gn 1.28; 2.24). Multiplicar a raça humana é uma obrigação do ser humano; a povoação do planeta glorifica o nome de Deus e cumpre o propósito divino quanto à plenitude de seu Reino em todos os âmbitos da criação.

Deus tem um forte compromisso com a família genuinamente bíblica: heterossexual, monogâmica e indissolúvel. Leia, juntamente com a sua esposa e filhos, o Salmo 128. Uma família bem constituída é uma bênção à Igreja e a toda a nação.

3. Governar e administrar o planeta. Deus, em primeiro lugar, criou a Terra e tudo o que nela há (Gn 2.1). Em seguida, criou Adão que, tendo por lar o Jardim do Éden, recebera como tarefa inicial dar nome a todos os animais e guardar o paraíso (Gn 2.15, 19).

A partir daí o homem haveria de adquirir a experiência necessária para governar e administrar toda a Terra (Gn 1.26). Ele passaria a extrair do solo, do qual fora tirado, tudo quanto viesse a necessitar. Que tudo, pois, seja consagrado para a glória e a honra do nome de Deus.

CONCLUSÃO
Acredito que, nesta lição, conseguimos responder a esta pergunta formulada pelo autor sagrado: “Que é o homem?”. Antes de tudo, o ser humano é a obra-prima de Deus. Fomos chamados à existência para glorificar o seu grande e tremendo nome. Glória a Deus! Aqui estamos para cumprir-lhe a vontade, refletir-lhe a glória e trabalhar como humildes e sábios obreiros em sua grande e imensa vinha. A Deus toda a glória.