Ap 2.18-29 “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: 19 Eu conheço as tuas obras, e amor, e serviço, e fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. 20 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. 21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. 22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 2 E destruirei com morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as entranhas e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. 25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. 26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. 27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
INTRODUÇÃO:
A mais longa das sete cartas é a que se dirige à menos importante das sete cidades. A carta á Igreja de Tiatira apresenta uma mensagem profunda e desafiadora. Localizadas em uma cidade comercial conhecida por suas guildas (grupamento de pessoas) e industrias de tinturaria, a Igreja enfrentava pressões externas e internas. Jesus Cisto aparece como o Juiz Justo, elogiando os avanços espirituais da Igreja, mas também denunciando sua tolerância ao pecado.
I. CONTEXTO HISTÓRICO
1. Localização. A Igreja de Tiatira estava localizada na província romana da Ásia. Tiatira estava localizada no longo vale que conecta entre si os vales dos rios Hermus e Caico. Ela estava situada a pouco mais de 80 quilômetros de Esmirna e no meio do caminho para Pérgamo, a capital da província. A cidade estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comércio. Atualmente, chama-se Akhisar (significa “castelo branco”), na Turquia. A cidade foi localizada no rio Hermus(atual Gediz).
A cidade de Tiatira é a menos importante mais desconhecida de todas as cidades da Asia. A cidade era regida sob a influência, tanto militar, quanto a política.
Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira, mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.
Atos 16.14-15 “E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”
2. Uma cidade industrial. A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (cf. Atos 16.14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã.
3. Religião. Como as outras
cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluindo
templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (uma deusa chamada Diana
pelos romanos e um santuário a sibila (orácula) Sambate. A importância de
figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o
trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a
idolatria e a prostituição.
II. CRISTO COMO JUSTO JUIZ
V. 18“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente.”
Como todas as cartas, Cristo as introduz se apresentando a Igreja.
1. O Filho de Deus. O Filho de Deus, ou seja, o Messias enviado para salvar a humanidade. É comum no Novo Testamento, especialmente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (Ap 21.7; 1ª Jo 3.1,2, 10; 5.2; Jo 1.12; etc.) Aqui, a expressão obviamente se refere a Cristo.
A referência “Filho de Deus” enfatiza Sua divindade e autoridade sobre a Igreja.
2. Olhos como chama de fogo. Jesus tem olhos
poderosos e penetrantes em saber todas as coisas.
Ap 1.14 “E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo.”
Dn 10.6 “E o seu corpo
era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como
tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e
a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.”
Hb 4.13 “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”
Lc 12.2 “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.”
3. Pés semelhantes ao bronze polido. Esta palavra é usada apenas duas vezes nas escrituras em Apocalipse 1.15, 2.18. O significado parece ser uma liga preciosa, apontando para o brilho do metal ilustrando Cristo como santo juiz. Ele tem força para castigar e até esmagar os seus inimigos.
Dn 10.6 “E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.”
Ap 1.15 “E os seus pés,
semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e
a sua voz como a voz de muitas águas.”
III. ELOGIOS A IGREJA
V. 19 “Eu conheço as tuas obras, e amor, e serviço, e fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.”
Juntamente com a Igreja de Éfeso, Tiatira tem uma lista de boas obras. Jesus reconhece que as obras da Igreja estavam em crescimento, indicando desenvolvimento espiritual e dedicação dos membros.
A carta de Jesus à Igreja de Tiatira destaca as seguintes virtudes:
1. Boas obras. A igreja não se limitava a ter fé e amor, mas as demonstrava através de ações concretas.
Tiago 2.14-18 “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”
Não somos salvos pelas obras. Ef 2.8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
As obras são frutos da nossa fé..
2. Amor. O amor era uma característica marcante da igreja, demonstrado em suas interações e ações.
A palavra hebraica básica para o amor, ahavah (אהבה), assim como no português, é usado para descrever sentimentos entre pessoas ou relacionamentos íntimos ou românticos, como o amor entre pais e filhos (Gênesis 22.2; 25.28; 37.3); o amor entre amigos íntimos em 1º Samuel 18.2, 20.17; ou o amor entre um jovem e jovem no Cântico dos Cânticos.
A palavra caridade aparece na Bíblia como tradução e sinônimo de Ágape, que aparece como tradução e sinônimo de Ahava. Ágape é uma das três principais palavras gregas para definir Amor. Ahava é uma das três palavras hebraicas para definir Amor.
Na cultura grega, o amor era visto sob quatro ângulos.
2.1. Amor “eros”. Termo grego para o amor sensual. Daí a palavra “erótico”. Esse é o amor físico, da carícia, da relação sexual. Quando um rapaz diz para a namorada: “Estou apaixonado por você!”, ele quer expressar o amor “eros”. Por isso tal amor é também conhecido como paixão. Apesar de tudo isso, esse amor é passageiro.
2.2. Amor “fileo”. É o amor-amizade, fraternal, social. Desse vocábulo grego (“fileo”) temos algumas palavras derivadas, como Filadélfia (“fileo”, amor-amizade, e “adelfos”, irmãos) que significa “amor entre irmãos” ou “amizade fraternal; Teófilo (“Teos”, Deus, e “fileo”, amizade ou amigo) que quer dizer “amigo de Deus”; Filantropia (“fileo”, amizade, e “antropos”, homem) significa “amor humano”. Em suma, se você possui boas amizades, logo o que está em evidência é o amor “fileo”.
2.3. Amor “storge”. É o amor conjugal, familiar, doméstico. Longe de ser interesseiro, esse amor é humilde, objetivo e sacrificial. É o amor que une o marido à sua mulher bem como os pais aos filhos. Logo, em um lar onde reina a harmonia, está em ação o amor “storge”.
2.4.
Amor “ágape”. Dos quatro,
este é o amor maior, pois tem origem no próprio Deus que é a revelação clara
desse amor (Jo 3.16; 1ª Jo 4.8-18; 1ª Co 13.1-13; Ef 5.25). Esse amor é
incondicional. Ou seja, não espera nada
É bom salientar que, todos os seres humanos possuem, por natureza, os três tipos de amor já mencionados (“eros”, “fileo” e “storge”), entretanto, o amor “ágape” só se adquire quando se nasce de novo, ou seja, ele passa a operar na vida do homem, quando este se torna templo do Espírito Santo (Gl 5.16-22).
Rm 12.9,10 “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
3. Fé. A fé era a base da vida cristã dos membros da igreja, guiando suas decisões e ações.
Rm 10.17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
Hb 11.1, 6 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
1ª Jo 5.4 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
4. Serviço. A Igreja era dedicada ao serviço, tanto aos membros como aos que estavam fora da comunidade.
Mt 20.26-28 “Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal. 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”
Tg 1.27 “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se incontaminado do mundo.”
Cl 3.23,24 “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens. 24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.”
At 20.35 “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”
5. Perseverança. A igreja demonstrava
perseverança em face dos desafios, mantendo-se firme na fé.
Além disso, Jesus reconhece que a igreja estava progredindo, fazendo mais agora do que no princípio. Isso indica um crescimento espiritual e uma maior dedicação dos membros à causa de Cristo.
Tg 1.2-4 “Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações. 3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”
IV. REPREENSÕES A IGREJA DE TIATIRA
Vs. 20-24 “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. 21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. 22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 2 E destruirei com morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as entranhas e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.”
O espírito de Jezabel. Para ilustrar o problema, nesta igreja, Cristo usa a personagem do Antigo Testamento de Jezabel. Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios a qual casou com o rei Acabe, rei de Israel. Ela tentou corromper Israel, a adorar Baal e Astarote, panteão de origem na Babilônia.
Como a influência da religião grega começou a cair com a propagação do cristianismo, Satanás usou o método usado contra Israel em Jezebel, ele tentou entrar na igreja e incorporar os deuses e deusas da Grécia com um pacote judaico / cristão.
Há duas características do espírito de Jezabel que atua na vida de certas pessoas.
1º Apesar das virtudes, a Igreja de Tiatira foi repreendida por tolerar a profetisa Jezabel, que ensinava e enganava os servos de Cristo para participar nos ritos sexuais pagãos gregos e a comer dos sacrifícios idolátricos. Ela se auto intitulava profetisa, representando um outro Cristo para a Igreja.
Em Tiatira, uma mulher, esposa de pastor
da igreja era uma líder que ensinava e orientava os servos de Cristo para
participar nos ritos sexuais pagãos gregos. Ela se auto intitulava profetisa,
representando um outro Cristo para a Igreja.
Assim como Jezabel do A.T. levou o povo de Israel á idolatria (1º Rs 16.31-33), o espírito de Jezabel promovia imoralidade e heresia na Igreja.
Naquele tempo, haviam muitas festas e adorações à deuses que, segundo eles, realizavam milagres. Nestas festas, aconteciam orgias e celebrações pagãs. E Jezabel dizia para sua Igreja que não havia problema nestas coisas.
Ao que percebe, por se auto intitular “profetisa” e seus discípulos se colocavam como aptos e detentores de capacidade semelhantes ás sacerdotisas de Apolo, conhecidas como “pitonisas.”
2º No contexto cristão, a ideia de “espírito de Jezabel” é frequentemente usada para identificar indivíduos ou grupos que exercem um controle obsessiva para dominar e controlar os outros, especialmente no âmbito espiritual.
Ex. Acabe e a vinha de Nabote (1º Reis 21.3). Esta passagem relata a história de Nabote e sua vinha, uma narrativa que envolve o rei Acabe e sua esposa Jezabel.
Nabote, se recusou a vender sua vinha ao rei Acabe, declarando que era herança e que seria contra a ordem do Senhor (1º Reis 21.3; Lv 25.23). Enquanto Acabe se amuava e reclamava em sua cama para Jezabel a qual mandou incriminar o inocente Nabote e apedrejá-lo até a morte juntamente com seus filhos de modo que não haveria herdeiros, e a terra voltaria para a posse do rei. Essa determinação obstinada de fazer o que quer, não importa quem seja destruído no processo, é uma característica do espírito de Jezabel.
O segundo exemplo é quando João Batista
denunciou publicamente o adultério de herodias com Herodes Antipas. (Mateus 14.4).
Mc 6.18-20 “Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. 19 E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia. 20 Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia.”
Durante a comemoração do aniversário de
Herodes, a filha de Herodias dançou para o rei e seus convidados, agradando
tanto a Herodes que ele prometeu à moça tudo o que ela pedisse (Mt 14.6-7).
Depois de consultar a mãe, a moça pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja
(Mt 14.8).
V. AS PROMESSAS AOS VENCEDORES
Vs. 26-28 “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. 27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
A carta conclui com promessas para aqueles
que vencerem as tentações e permanecerem fieis a Cristo, Ele promete autoridade
sobre as nações e inclui dar a estrela da manhã.
A estrela da manhã (28): Jesus é a estrela da manhã. Qual maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para sempre pela luz de Jesus?
Ap 22.16 “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”
2ª Pe 1.19 “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.”
Quem tem ouvidos, ouça (29): Como nas outras cartas, Jesus encerra esta com um apelo aos ouvintes. Prestem atenção!
CONCLUSÃO: Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre os servos de Satanás e os servos fiéis do Senhor. Para os que insistem em servir ao diabo, ele promete tribulação e morte. Para os discípulos d’Ele, ele promete o dia de Sua presença e o privilégio de reinar com Ele sobre os inimigos.
Pr. Elias Ribas - Dr. em teologia
Assembleia de Deus
Blumenau - SC
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