terça-feira, 22 de abril de 2025

A CARTA Á IGREJA DE ÉFESO

 

Ap 2.1-7 “A o anjo da igreja em Éfeso escreve: estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 3 E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. 4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas: ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. 

INTRODUÇÃO: Quando Deus revelou o livro de Apocalipse, João estava na ilha de Pátmos exilado, condenado, sozinho e destinado a morrer ali. 

O livro de apocalipse é sobre Jesus e sua Igreja. É um livro sobre revelação, onde mostra os acontecimentos do fim dos tempos. 

I. O CONTEXTO HISTÓRICO 

1. A cidade de Éfeso. A igreja de Éfeso era a maior igreja da Ásia Menor (atual Turquia), foi um dos centros urbanos mais importantes do mundo antigo, tanto em termos comerciais quanto a cultura religiosa; era uma cidade cheia de idolatria, onde tinha cultos a Deusa Artêmis também conhecida como deusa Diana. 

A cidade era marcada por intensa imoralidade associada ao culto a Diana, onde o templo funcionava como centro de prostituição sagrada. 

A cidade era centro de práticas supersticiosas mágicas. A crendice de amuletos para curar doenças, garantir boa sorte ou proteção. 

2. O início da Igreja. Paulo chegou à cidade de Éfeso por volta de 53-54 d.C. na sua segunda viagem missionária (At 18.19-20), contudo foi na sua terceira viagem, que durou mais de dois anos onde ele se estabeleceu para pregar o evangelho (At 19.10), o qual muitas pessoas se renderam a Cristo e tiveram um avivamento ali.

Depois de 40 anos, Jesus escreve uma carta para a igreja de Éfeso que estava afundada. Veremos a mensagem de Jesus para a igreja. 

II. QUEM DIZ ESTAS COISAS? (v. 1). 

É Jesus que revela a situação das sete Igrejas da Ásia ao apóstolo amado. 

III. QUEM É O ANJO DA IGREJA E AS SETE ESTRELAS? (v. 1). 

O anjo e as sete estrelas são os pastores que o Senhor tem confiado a pregação do Evangelho ao mundo perdido. 

IV. OS SETE CANDEIRO QUEM SÃO? (v. 1). 

É a Igreja que o Senhor Jesus comprou com Seu sangue. 

V. QUEM FALA É UM DEUS ONISCIENTE (V. 2). 

1. Conhece todas as coisas. V. 2a “Conheço as tuas obras...”.

Nada escapa de Seu olhar. Hb 4.13 “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” 

2. Jesus mostra as virtudes da Igreja. V. 2b tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos.” 

2.1. Tinha obras. Enérgica em obras, esforço, trabalho, ação, evangelismo. 

2.2. Perseverança. Uma Igreja que não esmorece perante os ataques do diabo. 

2.3. Uma Igreja tem discernimento - ortodoxa: “...e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos”. 

Aquela que é fiel à doutrina bíblica. Uma Igreja que não suporta os falsos pregadores. A Igreja de Éfeso havia colocado a prova os pregadores da época. A Bíblia nos ensina a provar se os espíritos são de Deus ou não (Jo 4.1).  Aqueles que pregam sem a ortodoxia bíblica devem ser rejeitados. Não devemos aceitar aqueles que se intrometem no meio da Igreja de Cristo para difundir suas heresias e enganos. 

Mt 7.15 “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” 

At 20.29-30 “Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho. 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” 

Mas a igreja de Éfeso não tolerou esses erros doutrinários. 

2.4. Uma Igreja de fibra: V. 3E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.” 

A. Uma Igreja que não abando a fé por qualquer coisa. 

B. Uma igreja que não esmorecia.

Jesus declara que a igreja de Éfeso tinha “perseverança”, ou seja, “resistência inabalável”, isso significa que ela não desistiu diante das tribulações. Os membros não abandonaram a fé, mas permanecem firmes mesmo diante dos sofrimentos. 

Jesus não livrou a igreja do sofrimento, ou seja, todos os cristãos estão sujeitos a passarem por sofrimento. 

Jo 16.33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” 

C. Tiago declara que o cristão precisa se alegrar nas tribulações. Tiago 1.2-4 “Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações. 3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” 

VI. JESUS FAZ UMA RECLAMAÇÃO 

V. 4 “tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.” 

1. Esta Igreja havia perdido o primeiro amor. V. 4 “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.”

1.1. A supremacia do amor. 1ª Co 13.1-7 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 

Faltou amor por Cristo, e pelos irmãos que tinham no início da vida cristã; o amor original, puro, fervoroso, alegre. 

1.2. Quem amo perdoa. Colossenses 3.13,14 “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” 

1.3. 1ª João 4.8 “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 

1.4. 1ª João 4.7 “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” 

1.5. Pv 10.12 “O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados.” 

Mt 22.37-39 “Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo.” 

VII. JESUS TRAZ UM CONSELHO A ESTA IGREJA (v. 5). 

V. 5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” 

1. “Arrepende-te”. Transforma tua maneira de pensar e de agir.

Atos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” 

Mt 3.8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.”

2. “Volta á prática das primeiras obras”. A igreja de Éfeso tinha a devida escolha de voltar ao primeiro amor ou não. 

Quando Éfeso é chamada ao arrependimento ela estava sendo chamada para voltar a prática das primeiras obras. Ou seja ela precisava fazer as coisas que eram feitas no início. Primeiras obras não significa fazer tudo novo e diferente, mas sim fazer as mesmas coisas só que com entusiasmos motivados pelo amor original ou seja um amor rejuvenescido. 

3. Candeeiro. “....venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” 

Significa, aqui uma visitação especial de julgamento. 

Candeeiro é um suporte para segurar uma lâmpada. Jesus está dizendo que a Igreja é a luz de Cristo nesse mundo.

João 8.12 “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” 

Mt 5.13-16 “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” 

Mas, ela não brilha sozinha, precisa ter intimidade com o Senhor e se perder a intimidade e perder o amor a Jesus, ela deixará de brilhar e estará em trevas. 

4. Odiava os nicolaítas. V. 6 “....tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio”. 

Qual Era a Doutrina dos Nicolaítas? O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. Eles ensinavam um evangelho sem renúncia, liberal e sem proibições, ou seja, pode tudo. Ele dizia que sexo fora do casamento não é pecado e incentivava os crentes a comer carne sacrificada aos ídolos. 

O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes. 

Nicolaítas: O nome significa “dominador do povo”, mas os Nicolaítas são desconhecidos fora do Apocalipse. 

O erro destes foi de encorajar os crentes a participar em festas idólatras dos pagãos e praticarem a prostituição (Ap 2.14-15). 

3. A igreja precisa ouvir a voz de Jesus. V. 7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas: ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”.

CONCLUSÃO: Jesus é onisciente conhece nossas obras e esforços que fizemos para Ele ou não.

Ele sabe se estamos dentro da ortodoxia bíblica ou se estamos enganando os nossos irmãos.

Ele nos aconselha arrepender, voltar ao primeiro amor.

Ou Ele vira sobre nós com julgamento. 

Pr. Elias Ribas - Dr. em teologia

Assembleia de Deus

Blumenau-SC

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