TEOLOGIA EM FOCO

sexta-feira, 28 de junho de 2019

NOVOS CÉUS E NOVA TERRA




INTRODUÇÃO. Nesta lição, traremos uma definição sobre o que é o futuro “estado eterno”; analisaremos biblicamente o que será o “novo céu e nova terra”; pontuaremos sobre qual será a condição do povo de Israel na eternidade; falaremos sobre os redimidos e o seu estado eterno; citaremos as características da Nova Jerusalém – a cidade celeste; e por fim, concluiremos vendo as características do perfeito e eterno estado com Deus.

I. O QUE É O ESTADO ETERNO

A expressão “eterno” vem do grego “aiõnios” que significa: “era, século, idade, aquilo que não tem fim” (VINE, 2002, p. 628). O Estado eterno é aquilo que não tem fim, é o estado de bem-aventuranças e inefáveis gozos a ser desfrutado pelos redimidos logo após a consumação de todas as coisas temporais e históricas (2ª Pe 3.13; Ap 21 e 22). O Estado Eterno, que será inaugurado logo após o Juízo Final, terá lugar nos Novos Céus e Terra, onde os salvos estarão a desfrutar do amor de Cristo pelos séculos dos séculos (ANDRADE, 2006, p. 171).

II. O ESTADO ETERNO

No momento que o Trono Branco for recolhido ao Céu de Glória, nós estaremos com o Senhor e o mundo entrará num colapso ou cataclismo mundial e as potências do céu serão abaladas por causa da destruição eminente.

No Estado Eterno o tempo deixará de existir, será eterno. Haverá apenas dois lugares para todos os seres (anjos e homens), que foram criados por Deus. Estado Eterno com Deus. Para aqueles que praticaram a justiça. Estado Eterno sem Deus. Para aqueles que praticaram a injustiça. Para apagar todos os sinais do pecado, haverá a destruição da Terra, das estrelas e galáxias. O céu e a Terra serão abalados (Ag 2.6; Hb 12.26-28) e desaparecerão como fumaça (Is 51.6); as estrelas se derreterão (Is 34.4) e os elementos serão dissolvidos (2ª Pe 3.7, 10, 12). A Terra renovada se tornará a habitação dos homens e de Deus (Ap 21.2, 3, 10; 22.3-5).

Depois destas transformações cósmicas, Deus trará um NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1). “Eis que faço nova todas as coisas” (Ap 21.5).

Depois do Juízo do grande trono branco e da destruição do antigo céu e Terra, o Senhor outra vez “plantará” os céus e fundará a Terra, enquanto esconde os Seus na sombra de Sua mão (Is 51.16). Assim Deus terá separado de Si para sempre todos os rebeldes e incrédulos e trazidos para a Sua presença todos os que aceitaram Jesus por seu Salvador. ALELUIA!

III. O QUE É O NOVO CÉU E NOVA TERRA

É a realidade que passará a existir após a consumação de todas as coisas pertinentes à dimensão material (Is 65.17; 66.22; 2ª Pe 3.7-10; Ap 21.1-3). A Bíblia não explícita se os novos céus e terra serão o resultado do reaproveitamento dos atuais. Em torno do assunto, há muita especulação. De uma coisa, porém, tenhamos certeza: os novos céus e terra serão uma realidade já antevista (Is 66.22). Segundo depreendemos de Apocalipse 21.2, os novos céus estarão interligados à nova terra, formando um todo harmonioso e sem igual. Será uma realidade jamais sonhada pelo ser humano. Uma realidade tão superior a esta dimensão (1ª Co 2.9). A nova terra será apropriada para a presença de Deus (ANDRADE, 2006, p. 118).

IV. ISRAEL E O ESTADO ETERNO

Em muitas passagens da Bíblia (Is 65.17; 66.22; Hb 1.10-12; 2Pe 3.10-14; Ap 20.11; 21.1-4) está declarado que haverá uma nova terra e um novo céu, e que o povo terrestre, Israel, continuará para sempre na terra glorificada, que virá a existir (Is 66.22; Jr 31.36, 37), e que o reino davídico, que é terreno será centrado em Jerusalém e continuará para sempre (Is 9.6, 7; Dn 7.14; Lc 1.31-33; Ap 11.15). A glória eterna da terra é descrita (Ap 21.3, 4). O entendimento humano, acostumado como está à corrupção que se vê na terra, dificilmente pode compreender a ideia de uma nova terra “onde habita a justiça” (2ª Pe 3.13). Uma terra tão pura e santa e apropriada para a habitação de Deus. Deve haver uma nova terra eterna, porque Deus concedeu a Israel a promessa de uma posse eterna na terra (Dt 30.1-10). Está, além disso, declarado por Isaías que a nova terra e o novo céu superarão tanto o presente que as coisas de agora nunca mais serão lembradas (Is 65.17) (CHAFER, 2003, vols 3 e 4, p. 742).

V. OS REDIMIDOS E O ESTADO ETERNO

Está claramente asseverado que o céu é "incomparavelmente melhor" do que a terra (Fp 1.23). É no céu que o filho de Deus será conformado à imagem de Cristo (Rm 8.29; Fp 3.20, 21; 1ª Jo 3.1-3), e ele conhecerá então como Deus conhece agora, e os crentes estarão juntos com o Senhor (1ª Ts 4.16, 17).

Deus criará uma nova ordem de seres humanos, através dos judeus e gentios. Esses compreendem que a nova criação reterá apenas uma pequena lembrança daquilo que eles foram. A cidadania deles terá sido mudada, seus corpos terão sido transformados, o ser total deles terá sido conformado à imagem de Cristo; aqueles que agora estão unidos a Cristo, então, estarão para sempre com Cristo em glória. Por estarem agora em Cristo, eles partilham daquilo que Ele é, e, por estarem casados com Cristo, compartilharão com Ele em todas as coisas (CHAFER, 2003, vols 3 e 4, p. 758).

VI. A NOVA JERUSALÉM - A CIDADE CELESTE

Em adição a estas duas esferas de habitação “o novo céu e a nova terra” há uma cidade que três vezes é dita descer de Deus, do céu (Ap 3.12; 21.2,10). A conclusão natural é que, de algum modo, essa cidade é separada do novo céu do qual ela desce. Após o Juízo Final do Grande Trono Branco, o Universo dará lugar a esta nova realidade (2ª Pe 3.13; Mt 5.5), na qual haverá uma Santa Cidade (Hb 12.22; Ap 21.1-3), e ali Deus será tudo em todos (1ª Co 15.28). A esperança do cristão não está voltada para a Jerusalém terrestre, mas, para a celestial (Fp 3.20; Hb 11.13-16; 12.22). Lá não existirá mais maldição (Ap 22.3; 21.4,27) (PENTECOST, sd, p. 568). Notemos algumas características desta cidade:

1. A Nova Jerusalém é santa (Ap 21.2,10). A palavra para “santa” no grego é “hagios” que é da mesma raiz de “hagnos” que significa fundamentalmente “separado”. Nesta cidade não haverá pecado, pois há uma separação do santo e do profano (Ap 21.2; 22.15).

2. A Nova Jerusalém tem a glória de Deus (Ap 21.11). A palavra para “glória” no grego é “doxa” que é aplicada para descrever a natureza de Deus em sua auto manifestação (Ap 21.11). Esta cidade será o tabernáculo de Deus com os homens (Ap 21.3).

3. A Nova Jerusalém tem iluminação própria (Ap 21.11). A sua luz desta cidade é semelhante a uma pedra preciosa. Iluminada pela glória de Deus, sua luz tem a resplandecência do jaspe. Não haverá mais templo, Sol, Lua e noite (Ap 21.22,23; 22.5). A existência de algum astro não fará sentido, pois a glória de Deus iluminará a Santa Cidade.

4. A Nova Jerusalém tem uma arquitetura própria (Ap 21.12-14). A cidade possui um grande e alto muro com doze portas sendo três de cada lado e nos fundamentos dos muros estão os nomes dos doze apóstolos. Na antiga cidade de Jerusalém, havia também doze portas, sendo, por assim dizer, uma cópia da Jerusalém celestial (Hb 8.5; 9.23; Ap 21.12).

5. A Nova Jerusalém tem uma dimensão própria (Ap 21.16). O seu arquiteto e construtor é o próprio Deus (Hb 11.10). A cidade é quadrangular perfazendo um total de doze mil estádios de comprimento (Ap 21.16-21). Sua área total, pois, seria equivalente a metade do Continente Americano. A cidade será um perfeito cubo como o Santo dos santos. Por inferência, podemos dizer que a cidade será um imenso “Santos dos santos” (HORTON, 2001, pp. 305,06).

6. A Nova Jerusalém tem um tipo de material próprio (Ap 21.18). O livro do Apocalipse traz muitas alusões ao ouro. Mas, tudo nos leva a crer que o ouro ali descrito refere-se a um material desconhecido aqui na terra, de qualidade infinitamente superior, e que é descrito como ouro apenas para que possamos ter a ideia da beleza que está reservado para os salvos no futuro.

7. A Nova Jerusalém tem um reino próprio (Ap 22.5). O reino de Cristo não está limitado a mil anos, pois, Ele reinará para sempre (2º Sm 7.13,15; Lc 1.32,33; Ap 11.15). O reino milenar se funde com o reino eterno, e então os santos são descritos reinando não apenas por mil anos, mas, continuam a reinar pela eternidade (Sf 3.20) (PENTECOST, sd, p. 573).

VII. AS CARACTERÍSTICAS DO PERFEITO E ETERNO ESTADO

Chegará de fato o fim do mundo (2ª Pe 3.7,10-12), que ensejará um novo início, o começo do “dia da eternidade” (Lc 20.35; 2ª Pe 3.18; Ap 21-22).

- Nos Novos céus e nova terra (Ml 4.1; 2ª Pd 3.7,10), o pecado terminará o seu curso. Os salvos já estarão glorificados e os perdidos estarão no seu lugar, no Inferno.

- Céus e terra serão renovados e tornar-se-ão como eram no princípio no Éden antes da queda (Gn 2.8). Então, Deus será tudo em todos (1ª Co 15.28), e para sempre continuará o eterno e perfeito estado e todas as coisas terão sido restauradas (At 3.21; Dn 7.18). As infinitas belezas celestiais irreveladas começarão a ser conhecidas (1ª Co 2.9) (GILBERTO, 2007, p 103). Vejamos:

1. A comunhão será perfeita (Ap 14.13; 19.1; 21.2,11; 22.4). Através da fé em Cristo, nós podemos desfrutar de uma comunhão com Deus já no presente século (1ª Co 1.9; Fp 2.1; 1ª Jo 1.3). Mas, no futuro, esta comunhão será ainda mais perfeita (1ª Co 13.12; 1ª Jo 3.2).

2 O conhecimento será perfeito (1ª Co 13.10,12; Cl 3.4). Devido às limitações humanas, todos necessitamos de estudos, pesquisas e de aprendizado. Até mesmo para conhecer “as coisas de Deus”, nós necessitamos, além da Bíblia, de livros e de tratados teológicos. Porém, no futuro, os mistérios de Deus serão revelados.

3. O serviço será perfeito. Ao contrário do que muita gente pensa, o céu não é um lugar de ociosidade. Aquele que colocou o homem no primeiro paraíso, e deu-lhe instruções para o lavrar e guardar (Gn 2.15), certamente não deixará o homem sem ter o que fazer no segundo paraíso: “... e os seus servos o servirão” (Ap 22.3).

4. A vida será perfeita e abundante (1ª Tm 4.8). Enquanto estivermos aqui no mundo, todos estamos sujeitos ao sofrimento (Jo 16.33). Na eternidade, os salvos estarão livres de todo sofrimento (Ap 21.4; 22.3; Rm 5.12; Is 35.10; 65.19). Ali não haverá mais morte (Ap 20.14; 21.4; 1ª Co 15.26,55; Ap 20.14).

5. Não haverá mais pecado, pecadores e maldição (Ap 21.17; 22.3). Nada que contamine e ninguém que cometa pecado entrarão na Santa Cidade (Ap 21.8; 22.15,). Somente os purificados pelo sangue do Cordeiro, inscritos no livro da vida, entrarão nela pelas portas (Ap 21.27; 22.14). O pecado, e a maldição decorrente dele (Gn 3.17; G1 3.13), serão, então, extinguidos, cumprindo-se plenamente o que está escrito em João 1.29.

6. Terá um governo e habitantes perfeitos (Ap 21.24-26). O seu governante é o próprio Deus na pessoa de seu amado Filho. Tudo será administrado com perfeição máxima. Os redimidos de todas as eras lá estarão. Ali, os patriarcas, profetas e apóstolos receberão elevadas distinções (Lc 13.28; Ap 21.14). As tribos de Israel serão igualmente honradas (Ap 21.12).

CONCLUSÃO.
Vimos que uma das mais belas descrições do livro do Apocalipse é a da “Nova Jerusalém” e dos “Novos Céus e Nova Terra”. Que possamos permanecer firmes até vinda do Senhor Jesus para que tenhamos acesso a essa Nova Cidade e a essa nova Terra futura que está preparada para os fiéis.

FONTE DE PESQUISA

1. ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Lições Bíblicas - Jovens e Adultos (Mestre): Vem o Fim, o Fim Vem - A dourina das últimas coisas. CPAD, 4º trimestre de 2004, p.54-58).
2. ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. CPAD.
3. BÍBLIA SHEDD. Revista Atualizada, 1ª Edição: 1998, Ed. Vida Nova, São Paulo – SP.
4. LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. CPAD.
5. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.  CPAD.
6. ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.

terça-feira, 25 de junho de 2019

O SACERDÓCIO CELESTIAL



TEXTO ÁUREO
“Porque nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e exaltado acima dos céus.” (Hb 7.26).

Verdade Prática
Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote perfeito, porque, sendo Ele a Oferta e o Ofertante, garantiu-nos, no Calvário, uma salvação eficaz e eterna.

LEITURA BÍBLICA

Hebreus 9.11-15; Apocalipse 21.1-4
Hebreus 9.11-15: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12 - nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. 13 - Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 - quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 15 - E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.”

Apocalipse 21.1-4 “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 - E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. 4 - E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.

INTRODUÇÃO.
- Há uma relação especial entre o sacerdócio levítico e o sacerdócio cristão. Enquanto o levítico foi estabelecido em Arão, o do Novo Testamento foi estabelecido em Cristo, segundo a ordem de Melquisedeque. Nesta lição, veremos como se deu a escolha dos sacerdotes do Antigo Testamento. Veremos também a importância de suas vestimentas como sinal de autoridade para o serviço divino. E, finalmente, mostraremos por que o sacerdócio de Cristo é superior. Ele é o Sumo Sacerdote perfeito!

- O apóstolo Paulo escreveu que as festas, a dieta e os dias sagrados são “sombras das coisas futuras” (Cl 2.17). O autor aos Hebreus reafirma que a lei era “a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas” (Hb 10.1). De tudo o que estudamos até a presente lição, podemos dizer que o Tabernáculo de Israel é um tipo do “Tabernáculo Celestial”. E, nesta lição, veremos que Jesus é o Sumo Sacerdote desse Tabernáculo Celestial, em que a sua Igreja é o sacerdócio real.

I. A ESCOLHA DOS SACERDOTES (Êx 28.1)

1. Deus escolheu a linhagem sacerdotal levítica, e não Moisés. Essa escolha indicava a soberania do Senhor para designar obreiros para sua Obra. No ministério cristão, por meio do Espírito Santo, Deus é quem elege líderes para o ministério (At 13.2).

- Servir na liderança da igreja é um ato de culto a Deus e consiste no oferecimento de sacrifícios espirituais a Deus, incluindo oração, supervisão do rebanho, pregação e ensino da Palavra.

2. Os sacerdotes precisavam pertencer à tribo de Levi. O Altíssimo ordenou que Moisés contasse os filhos de Israel, excetuando a tribo de Levi, a fim de que os levitas se encarregassem dos ofícios do Tabernáculo (Nm 1.49,50; 3.6). Assim, o sacerdócio de Levi obteve uma posição proeminente entre as demais tribos de Israel (Nm 1.52,53).

- A tribo de Levi, incluindo Moisés e Arão não foi incluída no censo registrado em Números 1.52,53, porque estava isenta do serviço militar.

- Os levitas deviam servir ao Senhor por meio do transporte e do cuidado do tabernáculo (Nm 3.5-13; 4.1-33,46-49).

2. Características especiais dos levitas. Aqui, destacaremos duas características especiais dos levitas:

2.1. O chamamento específico para o serviço do Tabernáculo.
- Deus escolheu Arão e seus filhos para ministrar no sacerdócio por um ato de sua graça soberana, pois eles certamente não tinham direito a essa posição nem a mereciam. Contudo, o fato de Deus salvar pecadores como nós e de constituir-nos seu “sacerdócio santo” também é um ato da sua graça, e não devemos jamais deixar de admirar esse privilégio espiritual. “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros” (Jo 15:16). Infelizmente, Nadabe e Abiú desobedeceram ao Senhor e foram mortos (Lv 10).

- Quando Arão morreu, Eleazar tornou-se seu sucessor (Nm 20:22-29), e os descendentes de Itamar deram continuidade ao ministério sacerdotal, mesmo depois do cativeiro (Ed 8.1,2). Como povo de Deus nos dias de hoje, devemos nos lembrar de que nosso primeiro dever é agradar e servir ao Senhor. Se fizermos isso, ele trabalhará em nós e por nosso intermédio para realizar sua obra neste mundo.

- O sumo sacerdote, os sacerdotes e os levitas não podiam se vestir como bem entendessem quando ministravam no tabernáculo.

A. Davam ao sacerdote dignidade e glória (Êx 28.2) e distinguiam-nos do resto do povo, como um uniforme identifica um soldado ou uma enfermeira.

B. Revelavam verdades espirituais relacionadas a seu ministério e a nosso ministério hoje em dia.

C. Se os sacerdotes não usassem suas vestes especiais, correriam risco de vida (vv. 35, 43).

2.2. A unidade, pois todos falavam a mesma língua, defendiam o mesmo comportamento e mantinham a mesma fé. Ambas as características apontam para a importância da unidade da Igreja. A igreja local é o Corpo de Cristo, portanto, o chamamento e a unidade são a sua marca (Jo 17.20,21).

- Em João 17.21, em Sua oração sacerdotal, Jesus roga ao Pai para que ‘todos sejam um’; A base dessa unidade centra-se na adesão à revelação que o Pai deu aos primeiros discípulos por meio do Filho. Os crentes também devem estar unidos em fé comum na verdade que é recebida na palavra de Deus (Fp 2.2). Isso não é mais um desejo, mas tornou-se realidade quando o Espírito veio (At 2.4; 1ª Co 12.13). Não é uma unidade experimental, mas a unidade de vida eterna comum partilhada por todos que creem na verdade, e resulta no corpo de Cristo, todos partilhando da vida dele.

- Jesus, nosso precursor, entrou por nós no Santo dos Santos, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Jesus entrou no “Santo dos Santos”, não como um substituto para nosso acesso, mas como um precursor, porque também entraremos nele. O autor se concentra novamente no papel de Jesus como sumo sacerdote, não da ordem de Arão, mas segundo a ordem de Melquisedeque.

3. A consagração sacerdotal tinha um só propósito. Os sacerdotes foram consagrados para servir no Tabernáculo. Separados pelo e para o Senhor, não podiam executar outra atividade que fugisse a esse propósito (Nm 1.50; 3.12). Logo, o método de Deus para os obreiros do Novo Testamento não é diferente: os obreiros do Senhor não se embaraçam “com negócio desta vida” (2ª Tm 2.4). Ratificando esse princípio, nosso Senhor declarou que o vocacionado para “arar a terra” não pode olhar para trás (Lc 9.62). É preciso olhar para frente e fazer a obra divina com perseverança e fé (Hb 10.38).

- No êxodo, o SENHOR reivindicou para si os primogênitos do sexo masculino de Israel (Êx 13.1-2). O primogênito atuava como sacerdote da família. Porém, quando o pleno ministério da economia mosaica foi estabelecido, Deus transferiu os deveres sacerdotais para os levitas, parcialmente talvez por causa do zelo que haviam demonstrado quando do incidente do bezerro de ouro (Êx 32.29). Os levitas substituíram os primogênitos. O chamado de Deus para o ministério vocacional é diferente do chamado à salvação e do chamado que atinge todos os crentes: o serviço. Trata-se de uma convocação de homens selecionados para servir como líderes da igreja. O sacerdócio em Israel e a chamada divina são tratados a partir do capítulo 28 de Êxodo. A razão para esta chamada divina era a necessidade do povo aprender a adorar a Deus. Era necessário que homens chamados por Deus cuidassem da prática do culto ao Senhor no Tabernáculo e também através da congregação de Israel. A tribo de Levi foi separada para o serviço no Tabernáculo e para o santo ministério sacerdotal. Constuma-se esquecer que antes da entrega da lei por Deus a Israel, havia sacerdotes, uma vez que a Bíblia menciona o rei de Salém, Melquisedeque, como “sacerdote do Senhor” (Gn 14.18; Hb 7.1-3).

II. O SACERDÓCIO CELESTIAL TEM UM ÚNICO SUMO SACERDOTE

1. Um novo e perfeito sacerdócio. O autor da Epístola aos Hebreus escreveu: “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei” (Hb 7.12). O sacerdócio levítico era imperfeito (Hb 7.11). Nele, os sacrifícios, o culto, as ofertas e a liturgia dos serviços eram apenas sombra do verdadeiro sacerdócio a ser oficiado por Cristo. O sacerdócio do Filho de Deus veio “segundo a ordem de Melquisedeque”, e não segundo a ordem de Arão. Jesus Cristo foi capaz de reconciliar o homem com Deus, por meio de seu sangue, abrindo o caminho para uma comunhão verdadeira com o Pai. O Evangelho da Nova Aliança havia chegado!”

- Uma vez que Cristo é o Sumo Sacerdote do cristão e veio da tribo de Judá, não de Levi (Mt 2.1,6; Ap 5.5), seu sacerdócio está claramente acima da lei que era a autoridade para o sacerdócio levítico (Hb 7.11). Essa é a prova de que a lei mosaica foi abolida. O sistema levítico foi substituído por um novo Sacerdote, que ofereceu um novo sacrifício, sob uma nova aliança. Ele aboliu a lei ao cumpri-la (Mt 5.17) e oferecer a perfeição que a lei nunca poderia alcançar (Mt 5.20).

2. O sacerdócio do Antigo Testamento tinha Cristo como seu antítipo. Ele incorpora em si mesmo todos os tipos e funções do sacerdócio veterotestamentário. Essa é mesmo a mensagem central da epístola aos Hebreus, parecendo muito radical quando exposta pela primeira vez. Ler a epístola aos Hebreus, principalmente trechos como 2.14-18; 4.14-16; 5.1-10 e seu sétimo capítulo.

2.1. Jesus Cristo também foi o cumprimento cabal do sacerdócio de Melquisedeque (Hb. 7).

2.2. Os deveres sacerdotais de Cristo cumpriram-se após o sacerdócio aarônicos ter cumprido seu papel, sendo um cumprimento desse sacerdócio; o seu oficio como sacerdote seguinte a ordem ou categoria de Melquisedeque.

3. O sacerdócio coletivo dos cristãos.
- Por outro lado, segundo o ensino do Novo Testamento, todo crente, sem distinção, faz parte do “sacerdócio real” (1ª Pe 2.9; Ap 1.6; 5.10). Por meio de Jesus Cristo, podemos oferecer sacrifícios espirituais (1ª Tm 2.5; 1ª Pe 2.5). Acerca disso, o apóstolo Pedro escreveu que os crentes representam um corpo sacerdotal em Jesus Cristo (1 Pe 2.9).

- Em Apocalipse, o apóstolo João retoma esse mesmo princípio: “Aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, poder e glória para todo o sempre. Amém” (Ap 1.5,6). O resgate dessa maravilhosa doutrina remonta à Reforma Protestante e ao Movimento Pentecostal.

- As passagens neotestamentários centrais que ensinam essa doutrina são 1ª Pd 2.5,9; Ef 1.5ss. Os sacerdotes do Novo Testamento (todos os crentes) têm acesso ao trono celeste por meio de seu Sumo Sacerdote, Jesus Cristo (Hb. 10:19-22). O sacerdócio dos crentes é vinculado à filiação deles, o que, por sua vez, é uma maneira de definir a salvação da alma. Visto haver acesso pessoal a Deus, por meio de Cristo, não há necessidade da intermediação de nenhuma casta sacerdotal.

Princípios do Sacerdócio Bíblico:
1. Deus Pai ordena sacerdotes; esse é um privilégio e um ato divino (Hb 5.4-6).
2. Os sacerdotes eram nomeados mediadores entre Deus e os homens, sobretudo no tocante ao pecado, à expiação e à reconciliação dos homens, com Deus (Hb 5.1).
3. A expiação pelo sangue de animais sacrificados ocupava o centro das funções sacerdotais (Hb 8.3).
4. O trabalho intercessor dos sacerdotes do Novo Testamento (os crentes) repousa sobre a natureza eficaz da expiação de Cristo. E é aí que os crentes alcançam a Deus (Hb 8.1 ss).
5. O novo pacto, com base no sacerdócio superior de Cristo. Envolve melhores promessas que aquelas do antigo pacto (Hb 8.6). De fato, o novo pacto anulou totalmente o antigo.

- As características gerais do ministério sacerdotal são: chamado divino (Hb 5.4); purificação (Êx 29.4); unção e santificação (Lv 8.12); submissão (Lv 8.24-27) e vestes santas para glória e ornamento (Êx 28.2; 29.6,9). Ademais, o sacerdote só poderia tomar mulher de sua própria nação, e ela deveria ser ou virgem ou viúva de outro sacerdote (Lv 21). Outra característica importante: o sacerdote não podia ministrar como ele queria, pois estava sujeito às leis divinas especiais para ministrar (Lv 10.8).

- Não há dúvida de que o ministro do Senhor nos dias de hoje também deve observar o chamado divino para sua vida, a santificação e a unção de Deus para exercer o seu ministério, o princípio da submissão no seu dia a dia e a necessidade de exercer o seu ministério conforme a vontade de Deus (1ª Tm 3.1-7; 6.11,12; Tt 1.7-9; 1ª Pe 5.1-4).

- O sacerdote mantinha estreita comunhão com Deus e muitas vezes Deus se comunicava com ele diretamente, além disso, Deus lhe revelava como resolver várias questões surgidas entre o povo. Nós, sacerdotes de hoje, temos os nove dons do Espírito Santo para nos servir de capacitação para nosso ministério.

4. Cristo: o Sumo Sacerdote do Novo Testamento.
- O ministério do Novo Testamento mostra que, na Igreja, não há e não pode haver uma classe sacerdotal exclusiva, como ocorre no catolicismo romano. Ora, a palavra “sacerdote” não se aplica a nenhum indivíduo, senão ao próprio Cristo, que se constituiu Sumo Sacerdote do povo redimido. Na Nova Aliança, Cristo é o único mediador entre nós e o Pai Celeste.

3. Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote no céu.
- Atente, querido irmão, para o seguinte versículo: “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem” (Hb 8.1,2).

- Este texto revela que Nosso Senhor, o Sumo Sacerdote perfeito, está à destra do Pai, nos céus, e que, de maneira singular e verdadeira, ministra no Tabernáculo Celestial. Isso aconteceu porque a sua obra foi completa e perfeita. Por isso, Ele é o nosso mediador, advogado e intercessor. Ele proveu para nós um concerto melhor (Hb 8.6).

III. O Sacerdócio Perpétuo e Perfeito de Cristo

1. Jesus trouxe salvação perfeita (Hb7.25). Os sacerdotes do antigo pacto pereceram (v. 23). O sacerdócio arônico foi constituído por centenas de sacerdotes, que se sucediam constantemente, visto que “pela morte foram impedidos de permanecer”. Os sacerdotes arônicos apenas intercediam pelos homens a Deus, mas não os salvavam. Jesus, nosso Sumo Sacerdote, não só “vive sempre para interceder” por nós, como nos assegurou uma perfeita salvação por seu intermédio (v. 25; Rm 8.34). Jesus garante salvação plena (Jo 5.24), sem depender de um suposto purgatório ou de uma hipotética reencarnação.

2. Jesus, sacerdote perfeito (Hb 7.26). A Palavra de Deus indica aqui as qualificações de Cristo, que o diferenciam de qualquer sacerdote do antigo pacto. “Porque nos convinha tal sumo sacerdote:

2.1. Santo. O sacerdote do Antigo Testamento teria que ser santo, separado, consagrado. Até suas vestes eram santas (Êx 28.2,4; 29.29). Contudo, eram homens falhos, imperfeitos, sujeitos ao pecado. Jesus, nosso Sumo Sacerdote, era e é santo no sentido pleno da palavra.

2.2. Inocente. Porque nunca pecou, Jesus não tinha qualquer culpa. Ele desafiava seus adversários a acusá-lo (Jo 8.46).

2.3. Imaculado. O cordeiro, na antiga Lei, tinha que ser sem mancha (Lv 9.3; 23.12; Nm 6.14). Jesus, como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29), não tinha qualquer mancha moral ou espiritual.

2.4. Separado dos pecados. Jesus viveu entre os homens, comeu com eles, inclusive na casa de pessoa de baixa reputação, como Zaqueu, mas foi “separado dos pecadores”. Ele não se misturou, nem se deixou influenciar pelo comportamento dos homens maus.

2.5. Feito mais sublime do que os céus. Tal expressão fala da exaltação de Cristo, como dele está predito na Bíblia: “Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus” (Rm 14.11).

2.6. Ofereceu-se a si mesmo, uma só vez (Hb 7.27). Os sumos sacerdotes do Antigo Testamento necessitavam de oferecer sacrifícios, muitas vezes, primeiro por eles próprios e, depois, pelo povo. Mas Jesus, por ser imaculado, sem pecado, não precisou fazer isso por si. Tão-somente ofereceu-se num sacrifício perfeito, uma vez, pelos pecadores.

IV. O SACERDÓCIO UNIVERSAL DA IGREJA

1. Uma doutrina bíblica fundamentada na pedra que é Cristo.
Ao longo da Escritura, encontramos várias porções a respeito da “pedra” que é Cristo (Is 28.16; Sl 118.22; Is 8.14). No Novo Testamento, por exemplo, vemos tanto o apóstolo Paulo quanto Pedro citarem Isaías 28.16. Ambos afirmam, mediante o Espírito Santo, que Cristo é a “pedra”. Em Efésios 2.20 está ratificado que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Assim, podemos afirmar que o sacerdócio universal dos crentes, em primeiro lugar, está fundamentado na pedra que é Cristo Jesus, nosso Sumo Sacerdote.

2. Distinguindo “a pedra”, que é Cristo, de “pedras vivas” que são os crentes.
Se Cristo é a principal pedra de esquina, os crentes são as pedras vivas constituídas no grande edifício (1ª Pe 2.4). Todos os membros da Igreja de Cristo são pedras vivas edificadas sobre a Pedra Angular - Jesus, o Cordeiro de Deus.

Essa metáfora bíblica ilustra a doutrina fundamental do sacerdócio universal dos crentes. Deus nos vê como sacerdotes, ministrando em sua presença. Somos ministros de um templo espiritual. E cada “pedra viva” constitui esse edifício.

Por isso, você é chamado para ser um sacerdote nestes dias difíceis. Essa escolha foi feita no Calvário, mediante o sacrifício apresentado pelo Sumo Sacerdote Perfeito. Portanto, os requisitos para a escolha desse ofício não estão baseados na etnia ou em qualquer outra distinção humana; mas na graça de Deus, por meio da fé em Cristo Jesus (Ef 2.8). Como sacerdotes de Cristo, temos acesso ao trono da graça.

V. O MAIOR E MAIS PERFEITO TABERNÁCULO

1. O santuário terrestre.
No santuário terrestre, o Tabernáculo, as atividades litúrgicas eram executadas em três lugares: o Pátio (Átrio), o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. O Pátio era descoberto, mas o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo achavam-se cobertos. A mobília que compunha o Lugar Santo era constituída do Castiçal de Ouro, da Mesa dos Pães da Proposição e do Altar de Incenso. Toda essa imagem tem uma relação especial com o ministério sacerdotal de Jesus Cristo no Santuário Celestial (Jo 6.35; 17.1-26; Hb 7.25).

2. O santuário celestial.
Esse santuário pode ser identificado com o Tabernáculo que não foi feito por mãos humanas (Hb 9.11). É o lugar onde Deus habitará com os homens para sempre (Ap 21.3). Cristo Jesus garantiu-nos essa bênção quando, na consumação de seu sacrifício, o véu do templo rasgou-se de alto a baixo. Assim, o caminho para o Tabernáculo Celestial foi aberto; nosso acesso já está garantido.

3. O sacrifício perfeito de Cristo.
A Palavra de Deus mostra que o sacrifício de Jesus Cristo foi suficiente e eterno (Hb 9.24). Não era preciso passar repetidamente pelo Calvário para garantir-nos a redenção eterna. Bastou um único sacrifício!

Diferentemente do sacrifício antigo, que era parcial, o de Cristo foi definitivo e perfeito. A Bíblia declara que Nosso Senhor, “na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hb 9.26). Que mensagem maravilhosa! Que palavra consoladora!

CONCLUSÃO.
Uma vez que o Tabernáculo mosaico passou, temos agora um santuário maior, um sacrifício suficiente e uma salvação definitiva. Na Aliança Antiga, as pessoas comuns não tinham acesso direto ao Santo dos Santos; na Nova Aliança, qualquer pessoa, independente de etnia ou classe, mediante Cristo Jesus, pode entrar na presença de Deus pelo novo e vivo caminho (Hb 10.20).

Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2019 – CPAD.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

O HOMEM E OS CUIDADOS COM A OBRA DE DEUS



I. A CHAMADA DE DEUS

1. No Antigo Testamento.
1.1. Sacerdotes: A palavra sacerdote no original hebraico Cohem; do lat. Sacerdos. Era o ministro divinamente designado, cuja principal função era representar o homem diante de Deus. Era Deus quem escolhia o sacerdote.
Suas obrigações básicas: santificar o povo, oferecer dons e sacrifícios pelo povo e interceder pelos transgressores (Hb 5.1-3).
No Antigo Testamento todo o sacerdote tinha que ser da tribo dos levitas: “Também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, se hão de consagrar, para que o Senhor não os fira” (Êx 19.22).

1.2. Levitas: Nem todos os levitas eram sacerdotes. Os levitas também eram homens que lidavam com as finanças, ensino, culto e altar.

1.3. Profetas: Eram homens escolhidos por Deus para proclamar a Sua Palavra a nação de Israel.

1.4. Porteiros: Tinha a responsabilidade de cuidar a entrada do Templo.

1.5. Cantores: Eram homens escolhidos por Deus para conduzirem o louvor na Congregação (Ed 2.41, 65).

1.6. Netinis: Servidores do Templo, auxiliares dos levitas, oriundos dos gibionitas, (Js 9.23-27; Ed 2.43-58).

2. No Novo TestamentoEf 4.11-12.
Ministério Geral – Apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.
 Ministério Local – Diácono e auxiliar de trabalho.

II. O OBREIRO É UM MORDOMO

1. O obreiro é um despenseiro - 1ª Pe 4.10: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.

1.1. Na parábola dos talentos Jesus diz: Mt 25.14; Lc 16.1-2: “Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens”.

1.2. Para a igreja de Corinto Paulo escreve dizendo: 1ª Co 4.1-2: “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos ministérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.

III. O PERFIL DE UM OBREIRO

1. Vida pessoal.

1.1. Dedicação - Rm 12.7-8: “Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou quem ensina esmere-se no faze-lo. Ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; que exerce misericórdia, com alegria”.
A Palavra dedicação [no grego paraklesis] significa esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem orgulho; exortando, confortando e encorajando; instruir, ensinar da melhor forma possível.

1.2. Coragem. Coragem no grego tharrheo, significa ter muita coragem, ser de bom ânimo, ser ousado. Ef 6.20: “Eu sou embaixador a serviço desse evangelho, embora esteja agora na cadeia. Portanto, orem para que eu seja corajoso e anuncie o evangelho como devo anunciar”.
Quando Josué sucessor de Moisés assumiu a liderança do povo hebreu o Senhor lhe disse: Js 1.6, 7, 9: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente, sê forte e mui corajoso. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espante, porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

1.3. Diligência. Do Latim diligentia, zelo, cuidado, ativo, atenção, dedicação, empregar todos os meios para o trabalho; execução de serviço; É ter urgência em fazer alguma coisa, ser cuidadoso e atento, pronto, esforçar-se na aplicação dos meios para fazer acontecer o que urge ser feito.
Hb 6.11-12: “Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança. Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daquele que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas”.

1.4. Dignidade. Do Latim dignitas, “o que tem valor”, de dignus, “digno, valioso, adequado, compatível com os propósitos”.
Dignidade é a qualidade de quem é digno, ou seja, de quem é honrado, exemplar, que procede com decência, com honestidade. É um substantivo feminino, que vem do latim dignitate, que significa honradez, virtude, consideração.
1. Qualidade de digno.
2. Modo digno de proceder.
3. Procedimento que atrai o respeito dos outros.
4. Autoridade moral; honesto; responsabilidade.
1ª Tm 3.7: “Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo” (Tg 1.9). “O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade”.

1.5. Tato. Prudência; habilidade; vocação. Cl 4.7-9: “Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará. Eu vo-lo envio com expresso propósito de vos dar conhecimento da vossa situação e de alertar o vosso coração”.

1.6. Agradável. Do grego charis, significa: graça, aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso.
Cl 4.6: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.

1.7. Bom comportamento. Do grego anastrophe, significa: modo de vida, conduta, comportamento, postura. Cl 4.5: “Portai-vos com sabedoria para com os que estão de fora; aproveitai as oportunidades”.

1.8. Discrição. Vem do Latim discretio, discernimento, capacidade de fazer distinções”, de dis-, com a mesma função que de-, mais cernere, “distinguir, separar, peneirar”.
Discernimento; qualidade de quem sabe guardar segredo; modéstia. Seriedade e prudência adequada na relação com pessoas que não são discípulos de Cristo, habilidade e discrição em transmitir a verdade cristã.
Tg 1.19 “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo o homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.

1.9. Porte e asseio - Êx 19.10-11: “Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles suas vestes”. Lavar no verbo (Piel) do hebraico kabac lavar (roupas, pessoa) e no verbo pual significa: ser lavado.
Asseado no dicionário português significa: limpar-se, ornar, vestir com esmero (Franscisco da Silveira Bueno – Dicionário da língua portuguesa).
O obreiro é um embaixador de Cristo na terra e por isso ele deve ter uma boa apresentação em seu porte higiene em geral.
O encontro de Rute com Boas - Rute 3.3: “Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenhas acabado de comer e beber”.
Rute representa a Igreja; Boas tipifica Jesus.

1.10. Cortesia. 1. Qualidade do que é cortês. 2. Educação ou especial cuidado no trato ou no contato com alguém.
Pode significar uma maneira delicada e civilizada de agir, cumprimentar ou mesmo um gesto de doação ou favor para outra pessoa.
1ª Tm 5.1-2: “Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como pai; aos moços, como a irmãos. Às mulheres idosas, como a mães; as moças, como a irmãs, com toda a pureza”.

1.11. Assiduidade. Do latim assiduus ou assiduitate, esta palavra remete para algo ou alguém que é ocupado, constante ou contínuo. Pontualidade; responsabilidade. (Jo 2.4b.).

1.12. Liderança. Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
Marcos 10.35-45, encontramos alguns ensinos de Jesus a respeito do exercício da liderança.
“Jesus e os doze caminhavam até a cidade de Jerusalém, quando dois deles, Tiago e João, aproximaram-se do Mestre com este pedido: “Concede-nos que na Tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda” (v.37).
No entender do povo do Oriente, quem se assentava nesses dois lugares exercia grande autoridade e influência no reino. O pedido dos dois era realmente audacioso.
Uma verdade que a Bíblia afirma é que o líder exerce, de fato, autoridade sobre o grupo. Sem o exercício da autoridade, não há uma liderança hábil, eficiente e operosa.
Mt 7.28-29: “Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da Sua doutrina, porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas”.
A autoridade de Jesus incluía até os demônios e a natureza (Mc 9.25,26; Mc 5.1-13; Lc 8.25).

1.13. Modelo. É o exemplo, padrão a ser seguido.
1ª Tm 1.15-16: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.”

1.4. Autocrítica e auto avaliação. É avaliação realizada pelo indivíduo que está sendo avaliado (sobre si mesmo).
A auto avaliação é um método que consiste em valorizar a si mesmo a própria capacidade que se dispõe para tal ou qual tarefa ou atividade, assim como também a qualidade do trabalho que se leva a cabo, especialmente no âmbito pedagógico.
2ª Co 13.5: “Examinando-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”.
Quando temos a visão de Deus, temos também a de nós mesmos e das nossas limitações, Is 6.1-5.

1.15. O obreiro deve cuidar da sua saúde.
1ª Tm 5.23 “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estomago e das tuas frequentes enfermidades”.
O vinho nesta época era uso medicinal. No 3.3 Paulo diz que obreiro não devia ser dado ao vinho, ou seja, o obreiro não devia se embriagar com vinho. Mas no uso da medicina não tinha nada a ver.

2. Vida espiritual.

2.1. Amor divino em seu coração - Jo 21-15: “Depois de ter comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeirinhos”.

2.2. Santidade: É uma ordem imperativa de Deus. 1ª Pe 1.16: “Sede santo, por que eu sou santo”. Ser santo significa uma separação do mal: Is 52.11 “Retirar-vos, retirar-vos, saí de lá, não toqueis coisas imundas; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor”. Lv 20.24 “Ser-me-eis santo, porque Eu, o Senhor, sou santo, e separai-vos dos povos para serdes meus”.
Santo é o ato de santificar; tornar sagrado, santo; separado do mundo e do pecado; dedicado exclusivamente para Deus; ter uma vida de santificação, ou seja, possuir qualidades especificas que nos mantenham ou nos levem a separarmos dos pagãos, das pessoas pecadoras que vivem a vida alienada da presença de Deus; distanciar do pecado e se aproximar de Deus.

2.3. Paciência: É um fruto do Espírito (Gl 5.22).

2.4. Fé: Sem fé é impossível agradar a Deus.

2.5. Fidelidade - 2ª Tm 2.1-2: “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos pra instruir a outros”.
1ª Co 4.2 “Ora, além disso, o que se quer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”. 3 Jo 5 “Amados, precedes fielmente naquilo que praticas pra com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros”.

2.6. Humildade - Mt 11.27: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.
Mt 5.3: “Bem aventurado os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
Tg 4.10: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”.

2.7. Espírito perdoador Mt 6.12: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”.

2.8. Sabedoria espiritual - Pv 3.13: “Feliz é homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”.

2.9. Inteligência espiritual - Cl 1.9: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual”.
1ª Co 1.5: “Porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento”.
Is 11.2: “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.

2.10. Maturidade espiritual - Ec 10.16 e 1ª Tm 3.6: “Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo”.

2ª Tm 2.15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneje bem a palavra da verdade”.

2.11. Visão espiritual na Obra de Deus - Ez 1.1: “Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus”.

2.12. Visão de almas - Mt 9.36-38: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, Então, se dirigiu a seus discípulos e disse: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da Seara que mande trabalhadores para a sua seara”. (Out. ref. Mc 8.24-25 e At 21.20).

2.13. Apto para ensinar - 2ª Tm 2.24: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente”.

3. Vida social.

3.1. Sociabilidade: Viver em sociedade em comunidade; viver bem entre os irmãos; Bom relacionamento. Atos 2. 46:Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”.

3.2. Conhecimento - Is 50.4: “O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boas palavras ao cansado”.
2ª Pe 3.18: “Antes crescei na graça e no conhecimento...”
Jo 5.39: “Examinais, as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.
Examinando as escrituras vamos conhecer Jesus e Ele tem a Palavra de vida eterna, Ele é a vida eterna: esta é a razão.
Pv 23.12: Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento”.

3.3. Autodisciplina - 1ª Co 9.27: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

4. Perigos do ministério.

4.1. Popularidade - 1ª Ts 2.6: “Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros”.
Três coisas derrubam o obreiro: 1. Poder. 2. Dinheiro. 3. Sexo oposto.

4.2. Bajulação - 1ª Ts 2.5: “A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos, Deus disto é testemunha”.

4.3. Ganância - 1ª Pe 5.2: “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”.
1ª Tm 6.5-7: “Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. 6 Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.”
A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos, Deus disto é testemunha.
2ª Co 17: “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus”. (At 20.2830).

4.4. Ganância pelo Poder.
1ª Ts 2.6: “E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados”.

4.5. Sexo oposto - Ne 13.26: “Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado”.
Pv 31.3 “Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos às que destroem os reis”.

5. O obreiro e a mensagem.
5.1. O alvo deve ser sempre o pecador.
5.2. Não confundir poder de Deus com braveza.
5.3. A Mensagem deve ser de acordo com o tipo de culto.
A. Culto evangelístico.
B. Culto de ensino.
C. Culto de Santa Ceia.
D. Culto de Batismo.
E. A mensagem tem três tempos: 1. Introdução.
5.4. Explanação.
5.5. Desfecho – não se deve esquecer o tema.

Pr. Elias Ribas