tag:blogger.com,1999:blog-4451881420212087779.post1432413859569892352..comments2024-02-13T13:21:21.579-08:00Comments on TEOLOGIA EM FOCO: DOMINGO DIA DO SENHORPr. Elias Ribashttp://www.blogger.com/profile/13647048487017749295noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-4451881420212087779.post-79935092181592381622020-12-16T10:23:41.561-08:002020-12-16T10:23:41.561-08:00No capítulo 26 de Levítico deparo as expressões al...No capítulo 26 de Levítico deparo as expressões alusivas ao sábado em três pessoas diferentes: primeira do singular, terceira e primeira do plural: “MEUS sábados” (v. 2); “SEUS sábados” (vv. 34 e 43) e “VOSSOS sábados” (v. 35).<br />Lendo os Evangelhos encontro Jesus a usar esta expressão: “MEU Pai e VOSSO Pai; MEU Deus e VOSSO Deus” (Jo 20.17).<br />Se os sábados chamados por Deus de “MEUS sábados” e os chamados por Oséias 2.11 e Levítico 26.34, 43 de “SEUS sábados” e “VOSSOS sábados” de Levítico 26.35 são diferentes, isto é, essas locuções não designam o mesmo sábado semanal, aquele PAI mencionado por Jesus como “MEU Pai” é diferente do PAI também mencionado por Jesus com a locução de: “VOSSO Pai”.<br />Só porque mudou a pessoa do pronome possessivo, também mudou o PAI? Claro que não!<br />Quanto ao Templo encontro da mesma forma o emprego do pronome possessivo em diferentes pessoas. Em Isaías 56.7 Deus chama de “MINHA casa” e Jesus de: “VOSSA casa” (Mt 23.38). São, porventura, templos diferentes? Um de Deus e o outro dos judeus?<br />Igual circunstância ocorre com os sacrifícios. Em Números 28.3, 6 encontro a menção de sacrifícios ofertas ao Senhor. Em Levítico 10.13 encontro: “ofertas queimadas do Senhor”. Esses sacrifícios, essas ofertas, esses holocaustos, do Senhor, em Deuteronômio 12.6 são chamados de: “VOSSOS sacrifícios”. Em Isaías 42.23-24 são designados por “TEUS sacrifícios”.<br />O holocausto é do sábado E esse sábado do qual Deus associa ao holocausto é o sábado do decálogo o shabat. Os sabatistas dizem que não é. No entanto o que tem que prevalecer é o que diz a Palavra de Deus com a sua verdade inconfundível. E nunca a palavra do homem. Ou seja, a palavra dos sabadistas. De fato, para todos esses atos cerimoniais ficarem concretizados, no culto contínuo perante o Senhor, tinha que ser oferecidos em cada sábado ou em todos os sábados conforme diz o texto.<br />Deixam de ser os mesmos sacrifícios, as mesmas ofertas, os mesmos holocaustos?<br />Em Levítico 23.2 eu me deparo com a referência: “as MINHAS solenidades” e em Isaías 1.14: “as VOSSAS solenidades”. Por acaso não são idênticas às solenidades?<br />A mudança de pessoa no pronome em todos esses exemplos não alterou em nada a unicidade do objeto. O Pai, o Templo, os sacrifícios e as solenidades são sempre os mesmos. Haveria de ocorrer mudança só no sábado?<br />Portanto, é evidente serem os mesmos os sábados mencionados por Oséias 2.11 com a locução “SEUS sábados” e por Ezequiel 20.12,13 com “MEUS sábados”. Neste caso, como nos outros aludidos, a alteração das pessoas do pronome possessivo não muda o objeto do assunto.<br />Pr. Elias Ribashttps://www.blogger.com/profile/13647048487017749295noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4451881420212087779.post-29557162607097739252020-12-16T10:23:18.192-08:002020-12-16T10:23:18.192-08:00Na Escritura de Oséias leio “SEUS SÁBADOS”.
Em out...Na Escritura de Oséias leio “SEUS SÁBADOS”.<br />Em outras passagens encontro o Senhor aludindo a esse dia da semana com o pronome possessivo na primeira pessoa: “MEUS sábados” (cf. Êx 31.13; Ez 20.12, 13, 16, 20, 21; 22.8, 26. 23.28). “MEUS sábados”, disse Deus, por serem eles “DO SENHOR” (cf. Lv 23.3; Dt 5.14).<br />O profeta Oséias, contudo, diz: “SEUS sábados”. O pronome possessivo, embora em ambos os casos esteja no plural, encontra-se em diferentes pessoas. Por quê?<br />Será que ao dizer “MEUS sábados” Deus aludia ao sábado semanal e ao dizer Oséias 2.11 “SEUS sábados” se referia às festas anuais?<br />Estudando o hebraico o pronome MEUS e SEUS naquelas locuções não invalida a profecia de Oséias 2.11 quanto à abolição do sábado semanal.<br />Se o sábado é o SINAL de uma aliança, ou pacto entre Deus e o povo israelita atribuísse-lhe, logicamente, o aspecto de bilateralidade. Concerto ou aliança é um contrato. E todo o contrato é bilateral, isto é, exige o cumprimento de condições para ambas as partes concertantes ou contratantes e concede regalias a ambas também. Então a Aliança ou Concerto pertence a Deus e a Israel. É de Deus e do povo.<br />Em Levítico 23, encontro o sábado semanal incluído entre as solenidades do Senhor: “estas são as MINHAS solenidades” (v. 2):<br />“Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:” (v. 2).<br />O Sábado (v. 3); a páscoa (vv. 4-8); as primícias (vv. 9-22); a dos tabernáculos (vv. 24, 34-36, 39-43); o dia da expiação (vv. 27-32); e as festas anuais (vs. 4 ss).<br />Estas solenidades todas, inclusive o sábado semanal, nos vv. 4 e 37 são chamadas de “solenidades do Senhor”.<br />No v. 2 Deus designa todas as solenidades: o sábado semanal e as festas anuais com o pronome possessivo na primeira pessoa “MINHAS solenidades”.<br />Os sábados pré-figurativos (as festas anuais) foram também cognominadas por Deus de propriedade d’Ele, valendo-se da primeira pessoa no possessivo.<br />Se as festas anuais são pré-figurativas e, portanto, cerimoniais, o sábado semanal também o é. Por conseguinte também ele é cerimonial e sujeito à caducidade, à abolição como sombra dentre as outras sombras ritualísticas judaicas.<br />Se o sábado semanal é uma prescrição moral da Lei e, por isso, não pode ser extinto, por ser em vários lugares das Escrituras chamado por Deus de “MEUS sábados”, teremos que admitir situação semelhante para os sábados SOLENES, o ano sabático e o ano jubileu.<br />Naquele tempo havia o sábado septenário e o sábado jubileu. Depois de seis anos consecutivos de trabalho o sétimo era de repouso total. E também depois de 49 anos de trabalho o quinquagésimo era de descanso completo.<br />Deveriam ser estes dois sábados (o septenário e o do jubileu) também prescrição moral porque também eram do Senhor, O sábado septenário era “um sábado do Senhor” (Lv. 25.2 e 4). O sábado cinquentenário também era do Senhor porque a Ele santificado (cf. Lv. 25: 10 e 12).<br />Nesse caso, deveríamos guardar para sermos coerente o sábado septenário e o sábado cinquentenário. Se o sábado hebdomadário [derivado do grego hebdómada = semana], por haver sido chamado por Deus de “MEUS sábados” é uma disposição moral da Lei eterna, o septenário e o cinquentenário de semelhante maneira o são.<br />Ora, os próprios respeitadores do sábado semanal admitem que o septenário e o cinquentenário foram abolidos. Portanto, a coerência nos leva a aceitar a extinção também do sábado hebdomadário.Pr. Elias Ribashttps://www.blogger.com/profile/13647048487017749295noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4451881420212087779.post-14108885314186132422020-12-16T10:08:40.481-08:002020-12-16T10:08:40.481-08:00Estas Escrituras, a de Oséias e a de Paulo, a prim...Estas Escrituras, a de Oséias e a de Paulo, a primeira anunciando a futura abolição do sábado e a segundo o fato consumado da extinção dele, merecem, por serem de suma importância, exame detido e pormenorizado.<br />Nossa pesquisa, destituída de qualquer juízo temerário e preconcebido, e com propósito de submissão incondicional à Vontade Soberana de nosso Deus.<br />Parte integrante do regime de sombras e das figuras do Velho Testamento, o sábado estava fadado a ser abolido com o aparecimento da realidade em Jesus Cristo, porquanto a Nova Aliança em Jesus Cristo ultrapassa a Antiga Lei.<br />No contexto da vigência da Lei os judeus viviam debaixo da sombra dos bens futuros (cf. Hb 10.1). Ao consumar no calvário a obra objetiva da Redenção, Jesus Cristo, Luz do mundo, extinguiu todas as sombras e n’Ele se consumaram todas as figuras.<br />Extintas as sombras e consumadas as figuras, o sábado também caducou porquê das sombras e das figuras faziam parte.<br />Pr. Elias Ribashttps://www.blogger.com/profile/13647048487017749295noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4451881420212087779.post-10114399703494463282020-12-16T10:08:31.020-08:002020-12-16T10:08:31.020-08:00Paulo pregava no Sábado porque a sinagoga judaica ...Paulo pregava no Sábado porque a sinagoga judaica só abria no sábado.<br />Por isso o apóstolo Paulo recomenda aos crentes de Colossos cuidado para que não se tornem presas dos pregadores de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo:<br />“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festas, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (cl 2.16-17).<br /><br />Pr. Elias Ribashttps://www.blogger.com/profile/13647048487017749295noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4451881420212087779.post-51598480335837308712020-12-16T10:05:56.634-08:002020-12-16T10:05:56.634-08:00O profeta Oséias, prediz a abolição de todas as so...O profeta Oséias, prediz a abolição de todas as solenidades, incluindo o sábado do Senhor Lv.23.3, por ser também cerimonial como as demais festas:<br />“E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas solenidades” (Os 2.11).<br />O Profeta agora desce aos pormenores; e, em primeiro lugar, ele diz que o povo ficaria destituído de seus sacrifícios e dias de festas, e de toda aquela pompa exterior, os quais estiveram com eles à guisa de religião.<br />O Senhor Deus está falando ao profeta Oséias da interrupção do Sábado, da lua nova e do culto externo. O povo de Israel, seria destituído desses excelentes dons com os quais havia sido distinguido. O Profeta diz, em primeiro lugar: Eu farei cessar o sábado e os dias de festa. Eles realmente se julgavam abençoados quando celebravam os dias festivos, quando ofereciam sacrifícios e, magnificavam o Senhor, todavia, sabemos que não o adoravam num lugar lícito nem da maneira reta, como ele ordenara na lei; pois mesclavam muitas superstições; mais que isso, a religião, como um todo, estava impura; e, contudo, julgavam que o culto deles agradava a Deus.<br />O anúncio profético de Oséias se cumpriu em Jesus Cristo e, por isso, no Novo Testamento se encontra um texto afim, isto é, sobre o mesmo assunto, do texto do profeta.<br />Pr. Elias Ribashttps://www.blogger.com/profile/13647048487017749295noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4451881420212087779.post-8491797467432882532020-12-12T21:04:40.534-08:002020-12-12T21:04:40.534-08:00Sabado foi abencoado e santificado... Criacao do m...Sabado foi abencoado e santificado... Criacao do mundo.Genesis 2 v 1 a 3...Paulo continou guardando sabado Atos 16 v 13 e Atos 17 v 2 inclusive fora de Israel...Apocalipse 1 v 10 e paralelo com Marcos 2 v 27 e 28 e Mateus 12 v 8 fala q Jesus e o Senhor do sabado...e tbm os 10 Mandamentos estao dentro da arca do concerto Apocalipse 11 v 19 e exodo cap 34 v 28 e foram escrita p Deus Exodo cap 31 v 18 ...sabados abolidos foram de Levitico cap 25...pq estes estao lado da arca e escrito num livro e p Moises.Deuterinomio cap 31 v 24 a 26...Salmos 111 v 7 e 8 fala q Mandamentos e p sempre..Deus nao muda Hebreus 13 v 8 e Malaquias 3 v 6...Apocalipse 12 v 17 e Apocalipse 14 v 12 Fala os q guarda Mandamentos de Deus e a Fe em Jesus...paulo tbm falou q Mandamento e justo ..santo e bom Romanos 7 v 12..e q nao anularia a lei pela fe..Romanos 3 v 31..dia do Senhor sem duvidas e o Sabado..se cumprindo Daniel 7 v 25 q mudariam as leis e o tempos...ocorrendo c imp constantino no anp 321 dc trocando o Sabado p domimgo q na biblia e chamado de primeiro dia da semana..exe Joao 20 v 1...Deus abencoe Fica paz..vc e sua familiaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/08145734082299060892noreply@blogger.com