TEOLOGIA EM FOCO: O PAI PROCURA ADORADORES

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O PAI PROCURA ADORADORES


No encontro de Jesus com a mulher samaritana no poço no poço de Jaco, Ele revelou a ela alguns dos seus ensinamentos mais importantes sobre adoração que temos. A seguir, apresento o versículo principal desta passagem.

I.       DEUS PROCURA

Jesus disse à mulher de Samaria: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (Jo 4.23).

De acordo com o dicionário Expositor de Vine, a palavra grega que é traduzida aqui como “procura” pode significar “esforçar-se por obter ou desejar” (Mt 12.46-47; Lc 9.9), “requerer, pedir ou exigir”, (Lc 12.48, 1ª Co 4.2) e “informar-se, querer, perguntar e investigar” (Jo 16.19, At 9.11).

Creio que esta seja a única passagem na qual encontramos a expressão de que Deus está “procurando” adoradores. Por que este Deus onipresente estaria procurando adoradores? Diversas passagens deixam claro que não há nenhum lugar na terra privado da presença de Deus.

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? - diz o SENHOR” (Jr 23.23-24).

Uma vez que a onipresença de Deus enche a terra, ele está cercando todos os adoradores. Por isso, deve haver outra manifestação de Sua presença que “procura” adoradores. Ele não enche a terra com esta expressão de si mesmo, mas a manifesta a indivíduos. Podemos, na verdade, “entrar” em Sua presença.

“Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Sl 100.2-3).

Deus procura os verdadeiros adoradores! Ele não está procurando pessoas religiosas que simplesmente vão à igreja. Nem busca apenas pessoas para fazerem a limpeza da igreja ou cantores, músicos, obreiros ou professores da Escola Dominical. Não, Deus está à procura de adoradores!

Hoje em dia, as igrejas estão cheias de atividades, congressos, demonstrações especiais de talentos e produção. Muitas igrejas classificam seus cultos como cultos de adoração, mas, com frequência, ocorre pouca adoração. Por conseguinte, ninguém é transformado. Não há manifestação da presença de Deus.

Na adoração, devemos aproximar-nos de Deus com o coração. Você não pode adorá-lo apenas vendo os outros se apresentar. Você se esforça para adorar a Deus, mas sempre termina sendo espectador no culto. Você aproxima com o intelecto. Isto não é agradável a Deus. Ele não responderá ao intelecto. Qualquer pessoa que adora a Deus deve adorá-lo em espírito e verdade.

Você nunca experimentará a verdadeira adoração até aprender adorar em espírito. Você sabe que existe um Deus que criou todas as coisas. Você crê que Ele o salvou e purificou, mas agradece a Ele com uma atitude mental. A elevação mental não é adoração - meditação. A fim de que a verdadeira adoração exista, deve haver reciprocidade – a presença de Deus deve ser manifesta a você. Você não pode entrar nas coisas profundas de Deus como um mero espectador. Nós crentes devemos nos apresentar a Ele hinos de louvor, cânticos de adoração e dedicar nosso coração a Ele e se cheio de Sua vida. Assim estaremos literalmente ligados ao coração de Deus e receberemos d’Ele Sua natureza, Seu caráter, Sua bondade, misericórdia e Seu amor.

Para sermos semelhante a Ele, precisamos adorar em verdade e espírito, ter desejo de Deus, ter amor no coração, ter jubilo na Sua presença.

Quanto mais você adora a Deus, mais anseia por entrar em Sua presença. Quanto mais você adora, maior é Sua pressa em adorá-lo novamente. Como suspira a corça pelas correntes águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma” A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Sl 42.1-2).

Quando você permanecer na presença de Deus, todas as forças que Satanás tem tentado colocar em sua vida cairão por terra. Quaisquer que forem, todas elas operam sob a lei do pecado e da morte. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2).
Quando você começa a adorar a Deus, ativa a lei do Espírito de vida em Jesus Cristo. Você começa a libertar-se de todas as atrações terrenas. Ela mudará a sua vida para sempre. Ninguém precisará pedir que você adore a Deus. Não é correto ter de forçar as pessoas a adorar a Deus. Ele está buscando aqueles que têm fome e sede de justiça e querem adorá-lo.

O Senhor não vai derramar o Seu Espírito onde não tem fome d’Ele. Ele procura pelos famintos. Ter fome significa não estar satisfeito com a “meninice”, porque ela nos obriga a viver sem o Senhor em Sua plenitude. Ele só vem quando você está disposto a se voltar totalmente para Ele.

Tudo o que tem a ver com o louvor e adoração é baseada na verdade fundamental da lei de plantar e colher. A religião diz: “Não cante, não dance, não emita sons altos”. A Bíblia incentiva-nos a fazer barulho. Cantar, dançar, bater palmas, glorificar. Quando você dá a Deus seu fôlego de vida através do louvor e adoração, Deus retribui com Suas bênçãos celestiais.

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome” (Sl 193.1).

O livro de Salmos foi escrito para nos ensinar o valor e o significado de entrar na presença de Deus. Quando você entra na presença de Deus da forma bíblica, entra diante d’Ele com cantos, entra em Seus átrios com louvor, você da graça a Ele e bendiz o Seu nome (Sl 100.4). O louvor é o nível mais elevado de fé na terra e faz com que a visão se volte para Deus. Quando você ativa o princípio do louvor, isso faz com que você se dê a conhecer na presença de Deus, e que a presença de Deus se faz conhecer a você. Ela automaticamente dissipa as trevas e “silencia o inimigo que busca vingança” (Sl 8.2).

Precisamos aprender que as pessoas podem ser facilmente persuadidas, mas, com a mesma facilidade, podem também se desviar. As pessoas podem ser atraídas pela nossa música, mas só permanecerão enquanto gostarem da música. Não devemos concorrer com o mundo nas áreas em que ele é muito competente, ou até melhor que nós. Mas existe algo com que o mundo não é capaz de competir conosco: a presença do Eterno.


Quando adoramos a Deus, somos levados à Sua presença e nos aproximamos d’ele. Quando a presença de Deus vem sobre sua vida, tudo o mais perde a importância. Você é colocado acima das circunstâncias e situações em que se encontra, pelo amor e as misericórdias de Deus.

Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário